Home · Baú do Jordão · Camargo Freire  · Campos do Jordão

Crônicas e Contos · Culinária  ·  Fotos Atuais · Fotos da Semana

  Fotografias · Hinos · Homenagens · Papéis de Parede · Poesias/Poemas 

PPS - Power Point · Quem Sou  · Símbolos Nacionais · Vídeos · Contato

Fotografias que contam a história de Campos do  Jordão.


 

7 noites e 7 dias de romance e de poesia


7 noites e 7 dias de romance e de poesia ((FS143 - 00))Cartaz idealizado por Plínio Freire de Sá Campello, vice-diretor de Turismo da Prefeitura Municipal, o criador do encontro erudito de poetas e escritores famosos, para promover o evento “7 noites e 7 dias de romance e de poesia”, realizado em Campos do Jordão-SP. no período de 17 a 27 de novembro de 1961. Esse evento foi promovido pela Prefeitura Municipal, TV Excelsior Canal 9 e Diretoria Municipal de Turismo de Campos do Jordão, com apoio do Grande Hotel de Campos do Jordão. No topo do cartaz, do ano de 1961, a frase idealizada por Campello “Campos do Jordão onde sempre é estação” e, no rodapé a frase que, até hoje e, por muito tempo, continuará promovendo a cidade, também da autoria do Campello, “Campos do Jordão - a 1.700 metros acima das preocupações”.

 

 

 

 

7 noites e 7 dias de romance e de poesia


7 noites e 7 dias de romance e de poesia ((FS143 - 01))No ano de 1961, aspecto da reunião realizada na sede da Diretoria Municipal de Turismo de Campos do Jordão - DMTUR, tendo à frente os dinâmicos Joaquim Correa Cintra e Plínio Freire de Sá Campello, para tratar sobre importante evento. Esse evento, uma promoção lítero - cultural que Campello, grande amante de Campos do Jordão, seu promotor e então vice-diretor de turismo designou de “7 Noites e 7 dias de Romance e de Poesia”.

Na foto, da esquerda para a direita: Não identificado, jornalista Severino Mortari, o médico Dr. José Antonio Padovan, Prefeito Municipal (31/01/1959 a 31/12/1962), Plínio Freire de Sá Campello, vereador Pedro Paulo Filho (1960 a 1963), vereador Joaquim Corrêa Cintra, Diretor de Turismo da Prefeitura Municipal de Campos do Jordão, Sr. Pedro Paulo e Sr. Hans Heinrich Hillebrecht, gerente e filho do proprietário do Grande Hotel de Campos do Jordão.

OBS: Foto gentilmente cedida pela Família Arakaki.

 

 

 

 

7 noites e 7 dias de romance e de poesia


7 noites e 7 dias de romance e de poesia ((FS143 - 02))No período de 17 a 27 de novembro de 1961, aspecto da solenidade de autógrafos de livros, durante a realização de importante e inédito evento promovido pela Diretoria Municipal de Turismo de Campos do Jordão - DMTUR, tendo à frente os dinâmicos Joaquim Correa Cintra e Plínio Freire de Sá Campello. Esse evento, uma promoção lítero - cultural que Campello, grande amante de Campos do Jordão, seu promotor e então vice-diretor de turismo designou de “7 noites e 7 dias de Romance e de Poesia”.

Na foto, em sala da Biblioteca Municipal, o idealizador e promotor do evento, Plínio Freire de Sá Campello, a escritora Eneida de Villas Boas Costa de Moraes (Belém, Pará, 23 de Outubro de 1904 — Rio de Janeiro, 27 de abril de 1971), ou simplesmente Eneida, como ela preferia ser chamada, foi jornalista, escritora, militante política e pesquisadora brasileira e ao fundo, Joaquim Corrêa Cintra, Diretor de Turismo da Diretoria Municipal de Turismo - DMTUR, da Prefeitura Municipal de Campos do Jordão.

OBS: Foto gentilmente cedida pela Família Arakaki.

 

 

 

 

7 noites e 7 dias de romance e de poesia


7 noites e 7 dias de romance e de poesia ((FS143 - 03))No período de 17 a 27 de novembro de 1961, aspecto de momento especial, durante a realização de importante e inédito evento promovido pela Diretoria Municipal de Turismo de Campos do Jordão - DMTUR, tendo à frente os dinâmicos Joaquim Correa Cintra e Plínio Freire de Sá Campello. Esse evento, uma promoção lítero - cultural que Campello, grande amante de Campos do Jordão, seu promotor e então vice-diretor de turismo designou de “7 noites e 7 dias de Romance e de Poesia”.

Na foto, nas dependências do maravilhoso, tradicional e famoso Hotel Toriba, aspecto do famoso “Chá das cinco”. Da esquerda para a direita: Sr. Josef Jurt, Gerente do Hotel, Não identificada, Plínio Freire de Sá Campello e não identificada.

OBS: Foto gentilmente cedida pela Família Arakaki.

 

 

 

 

7 noites e 7 dias de romance e de poesia


7 noites e 7 dias de romance e de poesia ((FS143 - 04))No período de 17 a 27 de novembro de 1961, aspecto de momento especial, durante a realização de importante e inédito evento promovido pela Diretoria Municipal de Turismo de Campos do Jordão - DMTUR, tendo à frente os dinâmicos Joaquim Correa Cintra e Plínio Freire de Sá Campello. Esse evento, uma promoção lítero - cultural que Campello, grande amante de Campos do Jordão, seu promotor e então vice-diretor de turismo designou de “7 noites e 7 dias de Romance e de Poesia”.

Na foto, nas dependências do tradicional e importante e saudoso Grande Hotel de Campos do Jordão, da esquerda para a direita: O escritor Walter Campos de Carvalho, (Uberaba, 1º de novembro de 1916 — São Paulo, 10 de abril de 1998), foi um escritor cujos trabalhos são singulares na literatura brasileira. Em 1938 formou-se em direito, tendo se aposentado como procurador do estado de São Paulo; Não identificado, vereador e presidente da Câmara Municipal de Campos do Jordão, Dr. Fausto Bueno de Arruda Camargo (01.01.1960 a 31.12.1963) e professor Harly Trench.

OBS: Foto gentilmente cedida pela Família Arakaki.

 

 

 

 

7 noites e 7 dias de romance e de poesia


7 noites e 7 dias de romance e de poesia ((FS143 - 05))No período de 17 a 27 de novembro de 1961, aspecto da solenidade de autógrafos de livros, durante a realização de importante e inédito evento promovido pela Diretoria Municipal de Turismo de Campos do Jordão - DMTUR, tendo à frente os dinâmicos Joaquim Correa Cintra e Plínio Freire de Sá Campello. Esse evento, uma promoção lítero - cultural que Campello, grande amante de Campos do Jordão, seu promotor e então vice-diretor de turismo designou de “7 noites e 7 dias de Romance e de Poesia”.

Na foto, em sala da Biblioteca Municipal, em pé, da esquerda para a direita: Homero Marcos de Toledo Grillo, o jornalista e poeta João de Sá, autor do magnífico Hino a Campos do Jordão; a romancista, contista e cronista Dinah Silveira de Queiroz (São Paulo 09.11.1911/Rio de Janeiro 27.11.1982), autora do premiado romance “Floradas na Serra”, de 1939, relatando a história e o drama vivido por aqueles que vinham para Campos do Jordão, em busca da cura da tuberculose: Joaquim Corrêa Cintra e outras pessoas não identificadas. Autografando livros, o escritor Walter Campos de Carvalho, (Uberaba, 1º de novembro de 1916 — São Paulo, 10 de abril de 1998), foi um escritor cujos trabalhos são singulares na literatura brasileira. Em 1938 formou-se em direito, tendo se aposentado como procurador do estado de São Paulo e a escritora Helena Silveira, irmã da famosa e, também, grande escritora Dinah Silveira de Queirós.

OBS: Foto da autoria do grande fotógrafo Orestes Mário Donato, gentilmente cedida pela Família Arakaki.

 

 

 

 

7 noites e 7 dias de romance e de poesia


7 noites e 7 dias de romance e de poesia ((FS143 - 06))No período de 17 a 27 de novembro de 1961, aspecto da solenidade de autógrafos de livros, durante a realização de importante e inédito evento promovido pela Diretoria Municipal de Turismo de Campos do Jordão - DMTUR, tendo à frente os dinâmicos Joaquim Correa Cintra e Plínio Freire de Sá Campello. Esse evento, uma promoção lítero - cultural que Campello, grande amante de Campos do Jordão, seu promotor e então vice-diretor de turismo designou de “7 noites e 7 dias de Romance e de Poesia”.

Na foto, em sala da Biblioteca Municipal, da esquerda para a direita: a romancista, contista e cronista Dinah Silveira de Queiroz (São Paulo 09.11.1911/Rio de Janeiro 27.11.1982), autora do premiado romance “Floradas na Serra”, de 1939, relatando a história e o drama vivido por aqueles que vinham para Campos do Jordão, em busca da cura da tuberculose; Helena Silveira, sua irmã, escritora e jornalista (falecida em 31.08.1984, com 73 anos); Plínio Freire de Sá Campello e Joaquim Corrêa Cintra, vice-diretor e diretor de Turismo da Prefeitura Municipal de Campos do Jordão.

OBS: Foto da autoria do grande fotógrafo Orestes Mário Donato, gentilmente cedida pela Família Arakaki.

 

 

 

 

7 noites e 7 dias de romance e de poesia


7 noites e 7 dias de romance e de poesia ((FS143 - 07))No período de 17 a 27 de novembro de 1961, aspecto da solenidade de autógrafos de livros, durante a realização de importante e inédito evento promovido pela Diretoria Municipal de Turismo de Campos do Jordão - DMTUR, tendo à frente os dinâmicos Joaquim Correa Cintra e Plínio Freire de Sá Campello. Esse evento, uma promoção lítero - cultural que Campello, grande amante de Campos do Jordão, seu promotor e então vice-diretor de turismo designou de “7 noites e 7 dias de Romance e de Poesia”.

Na foto, em sala da Biblioteca Municipal: a romancista, contista e cronista Dinah Silveira de Queiroz (São Paulo 09.11.1911/Rio de Janeiro 27.11.1982), autora do premiado romance “Floradas na Serra”, de 1939, relatando a história e o drama vivido por aqueles que vinham para Campos do Jordão, em busca da cura da tuberculose, autografa um livro, na presença do Diretor de Turismo da Prefeitura Municipal de Campos do Jordão, Joaquim Corrêa Cintra.

OBS: Foto da autoria do grande fotógrafo Orestes Mário Donato, gentilmente cedida pela Família Arakaki.

 

 

 

 

7 noites e 7 dias de romance e de poesia


7 noites e 7 dias de romance e de poesia ((FS143 - 08))No período de 17 a 27 de novembro de 1961, aspecto da solenidade de autógrafos de livros, durante a realização de importante e inédito evento promovido pela Diretoria Municipal de Turismo de Campos do Jordão - DMTUR, tendo à frente os dinâmicos Joaquim Correa Cintra e Plínio Freire de Sá Campello. Esse evento, uma promoção lítero - cultural que Campello, grande amante de Campos do Jordão, seu promotor e então vice-diretor de turismo designou de “7 noites e 7 dias de Romance e de Poesia”.

Na foto, em sala da Biblioteca Municipal: Romancista, Não Identificada, autografa um livro, tendo ao seu lado, à direita: as irmãs, escritora e romancista - Dinah Silveira de Queiroz e escritora e jornalista Helena Silveira e, mais ao fundo, outras pessoas não identificadas.

OBS: Foto da autoria do grande fotógrafo Orestes Mário Donato, gentilmente cedida pela Família Arakaki.

 

 

 

 

7 noites e 7 dias de romance e de poesia


7 noites e 7 dias de romance e de poesia ((FS143 - 09))No período de 17 a 27 de novembro de 1961, aspecto da solenidade de autógrafos de livros, durante a realização de importante e inédito evento promovido pela Diretoria Municipal de Turismo de Campos do Jordão - DMTUR, tendo à frente os dinâmicos Joaquim Correa Cintra e Plínio Freire de Sá Campello. Esse evento, uma promoção lítero - cultural que Campello, grande amante de Campos do Jordão, seu promotor e então vice-diretor de turismo designou de “7 noites e 7 dias de Romance e de Poesia”.

Na foto, em sala da Biblioteca Municipal: à esquerda escritora Não Identificada e à direita a escritora e jornalista Helena Silveira. Ao fundo, em pé, dentre outros, a romancista, contista e cronista Dinah Silveira de Queiroz (São Paulo 09.11.1911/Rio de Janeiro 27.11.1982), autora do premiado romance “Floradas na Serra”, de 1939, relatando a história e o drama vivido por aqueles que vinham para Campos do Jordão, em busca da cura da tuberculose.

OBS: Foto da autoria do grande fotógrafo Orestes Mário Donato, gentilmente cedida pela Família Arakaki.

 

 

 

[1/2]

 

 

 

Outras Categorias de fotos 

 

ATENÇÃO – AVISO

 

- As fotografias exibidas neste site, com exceção daquelas de minha própria autoria, são de fotógrafos desconhecidos e não identificados.

 

- Esforços despendidos e diversas pesquisas realizadas, com pessoas antigas da cidade, especialmente com as possuidoras das fotos, não foram suficientes para identificar os autores dessas fotos antigas, considerando que  a maioria delas, data de mais de setenta anos.

 

- Se alguém tiver alguma informação segura sobre os nomes dos fotógrafos autores dessas imagens, por favor, entrem em contato conosco clicando aqui, para que possamos estar divulgando os créditos das autorias.

 

Obrigado,   

 

Edmundo Ferreira da Rocha

 

- Campos do Jordão Cultura -