Home · Baú do Jordão · Camargo Freire  · Campos do Jordão

Crônicas e Contos · Culinária  ·  Fotos Atuais · Fotos da Semana

  Fotografias · Hinos · Homenagens · Papéis de Parede · Poesias/Poemas 

PPS - Power Point · Quem Sou  · Símbolos Nacionais · Vídeos · Contato

Fotografias que contam a história de Campos do  Jordão.


 

Fotos antigas que mostram o início da construção da Igreja Matriz


Fotos antigas que mostram o início da construção da Igreja Matriz ((1 - IGM))Foto de Vila Abernéssia da década de 1920, mostra a antiga Estação da Vila, da Estrada de Ferro Campos do Jordão, o prédio do Palacete Olivetti em fase final de construção, atualmente, o mais antigo de Campos do Jordão, onde esteve instalado, durante muitos anos, o tradicional Hotel Montanhês, de propriedade do casal Wolfgang Böhme e Dona Érica Böhme, posteriormente, durante quase dois anos, a sede da Prefeitura Municipal; o prédio da antiga Companhia Sul Mineira de Eletricidade; a Igrejinha de Santa Isabel; o prédio onde esteve estabelecida a antiga e famosa Casa Jarbas e posteriormente a Rematec – Materiais para Construção e, logo acima, a casa atualmente pertencente à Dona Odila Ribeiro, mãe do Dr. Julio Carlos Ribeiro Neto, conhecido Cirurgião Dentista da Cidade e, logo à frente, o terreno onde seria construída a nossa Igreja Matriz de Santa Teresinha do Menino Jesus, de Vila Abernéssia, Campos do Jordão.

 

 

 

 

Fotos antigas que mostram o início da construção da Igreja Matriz


Fotos antigas que mostram o início da construção da Igreja Matriz ((1A -IGM))Foto do ano de 1929 da Igreja de Santa Isabel, a primeira Igreja de Vila Abernéssia, estava localizada entre a Praça da Bandeira e o atual Gazebo Municipal, em frente ao Palacete Olivetti. Neste prédio, o mais antigo de Campos do Jordão, esteve instalado, durante muitos anos, o tradicional Hotel Montanhês, de propriedade do casal Wolfgang Böhme e Dona Érica Böhme, posteriormente, durante quase dois anos, a sede da Prefeitura Municipal.

 

 

 

 

Fotos antigas que mostram o início da construção da Igreja Matriz


Fotos antigas que mostram o início da construção da Igreja Matriz ((2. - IGM))Foto de casamento, em frente à Igreja Matriz de Santa Teresinha do Menino Jesus, de Vila Abernéssia, Campos do Jordão. Essa foto, da década de 1930, mostra a nossa Igreja Matriz em fase de construção, com sua frente totalmente inacabada, fechada por madeira, tendo somente uma porta provisória para acesso ao Templo.

 

 

 

 

Fotos antigas que mostram o início da construção da Igreja Matriz


Fotos antigas que mostram o início da construção da Igreja Matriz ((3. - IGM))Foto do final da década de 1930, mostrando a Igreja Matriz de Santa Teresinha do Menino Jesus, de Vila Abernéssia, Campos do Jordão, em fase de construção, com o vão central onde seria construído o Pórtico de Entrada da Matriz, totalmente aberto e inacabado. Mostra também os vãos laterais ao pórtico onde, posteriormente, seriam instalados dois vitrais.

No primeiro plano da foto a Av.Dr. Januário Miráglia - da esquerda para a direita, o prédio da antiga e tradicional Casa Ferraz, posteriormente Cooperativa de Consumo de Campos do Jordão, o antigo Almoxarifado da Prefeitura Municipal, local onde hoje está sediado o Fórum Embaixador José Carlos de Macedo Soares, o espaço da Feira livre, o prédio do antigo Mercado Municipal e o prédio do Posto Policial e Cadeia Pública, local onde hoje está instalado o prédio da Caixa Econômica Estadual – Nossa Caixa - Nosso Banco. O terreno vazio ao lado é o local onde hoje existe uma pequena praça ao lado da Nossa Caixa - Nosso Banco.

O prédio à direita está localizado no mesmo local onde posteriormente esteve instalado o armazém “A Campineira”, do Sr. Paulo Cury, onde hoje está instalada a Drogaria São Paulo.

Na Rua imediatamente acima, Rua Brigadeiro Jordão, também da esquerda para a direita, o prédio do Palacete Olivetti, o mais antigo de Campos do Jordão, o prédio da antiga Companhia Sul Mineira de Eletricidade, posteriormente CESP – Companhia Energética de São Paulo, o prédio da antiga Casa Jarbas, posteriormente Rematec – Materiais para Construção, o prédio do antigo e tradicional atacadista de gêneros alimentícios e bebidas, Nestor Pereira Pina S/A., o prédio ainda existente onde, até pouco tempo, estava instalado o Hotel São Francisco, o prédio onde hoje está instalada a Casa Tietê e prédio onde hoje está instalado o Cartório do Primeiro e Segundo Ofícios de Campos do Jordão.

Ao lado direito da Igreja Matriz, o prédio onde abrigou por muitos anos, a famosa e tradicional “Pensão Azul”, local que recebia pessoas que haviam contraído o mal da época, a tuberculose e que vinham para Campos do Jordão em busca da cura que, na época contava somente com o nosso clima privilegiado e com a regularidade do repouso necessário e com alimentação adequada e regular.

 

 

 

 

Fotos antigas que mostram o início da construção da Igreja Matriz


Fotos antigas que mostram o início da construção da Igreja Matriz ((4. - IGM))Foto da década de 1930, mostrando a Igreja Matriz de Santa Teresinha do Menino Jesus, de Vila Abernéssia, Campos do Jordão, em fase de construção, com o vão central, onde seria construído o Pórtico de Entrada da Matriz, totalmente aberto e inacabado. Mostra também os vãos laterais ao pórtico onde, posteriormente, seriam instalados dois vitrais.

No primeiro plano da foto a Av. Dr. Januário Miráglia, - da esquerda para a direita, o prédio da antiga e tradicional Casa Ferraz, posteriormente Cooperativa de Consumo de Campos do Jordão, o antigo Almoxarifado da Prefeitura Municipal, local onde hoje está sediado o Fórum Embaixador José Carlos de Macedo Soares, o espaço da Feira livre, o prédio do antigo Mercado Municipal e o prédio do Posto Policial e Cadeia Pública, local onde hoje está instalado o prédio da Caixa Econômica Estadual – Nossa Caixa Nosso Banco. O terreno vazio ao lado é o local onde hoje existe uma pequena praça ao lado da Nossa Caixa Nosso Banco.

O prédio à direita está localizado no mesmo local onde posteriormente esteve instalado o armazém “A Campineira”, do Sr. Paulo Cury, local onde hoje está instalada a Drogaria São Paulo.

Na Rua imediatamente acima, a Rua Brigadeiro Jordão - também da esquerda para a direita, o prédio do Palacete Olivetti, o mais antigo de Campos do Jordão, o prédio da antiga Companhia Sul Mineira de Eletricidade, posteriormente CESP – Companhia Energética de São Paulo, o prédio da antiga Casa Jarbas, posteriormente Rematec – Materiais para Construção, o prédio do antigo e tradicional atacadista de gêneros alimentícios e bebidas, Nestor Pereira Pina S/A., o prédio ainda existente onde, até pouco tempo, estava instalado o Hotel São Francisco, o prédio onde hoje está instalada a Casa Tietê e prédio onde hoje está instalado o Cartório do Primeiro e Segundo Ofícios de Campos do Jordão.

Ao lado direito da Igreja Matriz, o prédio onde abrigou por muitos anos, a famosa e tradicional “Pensão Azul”, local onde recebia pessoas que haviam contraído o mal da época, a tuberculose e que vinham para Campos do Jordão em busca da cura que, na época contava somente com o nosso clima privilegiado e com a regularidade do repouso necessário e com alimentação adequada e regular.

 

 

 

 

Fotos antigas que mostram o início da construção da Igreja Matriz


Fotos antigas que mostram o início da construção da Igreja Matriz ((5. - IGM))Foto da década de 1930, mostrando a direita, a Igreja Matriz de Santa Teresinha do Menino Jesus, em fase de construção, com sua fachada inacabada e fechada com tapume de madeira, tendo somente uma porta provisória para acesso ao Templo.

No primeiro plano a Av. Dr. Januário Miráglia, o prédio da antiga e tradicional Casa Ferraz, posteriormente Cooperativa de Consumo de Campos do Jordão e o antigo Almoxarifado da Prefeitura Municipal, local onde hoje está sediado o Fórum Embaixador José Carlos de Macedo Soares.

Na parte do meio da foto a Rua Brigadeiro Jordão - da esquerda para a direita, o prédio de propriedade do Sr. Próspero Olivetti onde, na parte superior, durante muitos anos, esteve instalado o tradicional Hotel Brasil, de propriedade do Sr. Gontran Emilio Ballion .Na parte térrea desse prédio, hoje está instalado o tradicional “Self Service”e Pizzaria do Serginho. Na seqüência, o Palacete Olivetti, prédio mais antigo de Campos do Jordão, onde, durante muitos anos este instalado o tradicional Hotel Montanhês, de propriedade do casal Wolfgang Böhme e Dona Érica Böhme, posteriormente, durante quase dois anos, a sede da Prefeitura Municipal. Ao lado o prédio da antiga Companhia Sul Mineira de Eletricidade, posteriormente CESP – Companhia Energética de São Paulo, o prédio da antiga Casa Jarbas, posteriormente Rematec – Materiais para Construção e o prédio do antigo e tradicional atacadista de gêneros alimentícios e bebidas, Nestor Pereira Pina S/A..

 

 

 

 

Fotos antigas que mostram o início da construção da Igreja Matriz


Fotos antigas que mostram o início da construção da Igreja Matriz ((6. - IGM))Foto da década de 1930, mostrando a direita, a Igreja Matriz de Santa Teresinha do Menino Jesus, em fase de construção, com sua fachada inacabada e fechada com tapume de madeira, tendo somente uma porta provisória para acesso ao Templo.

No primeiro plano da foto a Av. Dr. Januário Miráglia - da esquerda para a direita, o prédio da antiga e tradicional Casa Ferraz, posteriormente Cooperativa de Consumo de Campos do Jordão, o antigo Almoxarifado da Prefeitura Municipal, local onde hoje está sediado o Fórum Embaixador José Carlos de Macedo Soares, o espaço da Feira livre, o prédio do antigo Mercado Municipal e o prédio do Posto Policial e Cadeia Pública, local onde hoje está instalado o prédio da Caixa Econômica Estadual – Nossa Caixa Nosso Banco. O terreno vazio ao lado é o local onde hoje existe uma pequena praça ao lado da Nossa Caixa Nosso Banco.

Ao lado do Posto Policial e Cadeia Pública, na época, estava instalado um pequeno Circo de touradas e rodeio, também chamado pelos mais antigos como Circo de Tório.

O prédio à direita está localizado no mesmo local onde posteriormente esteve instalado o armazém “A Campineira”, do Sr. Paulo Cury, local onde hoje está instalada a Drogaria São Paulo.

Na parte do meio da foto a Rua Brigadeiro Jordão - da esquerda para a direita, o prédio de propriedade do Sr. Próspero Olivetti onde, na parte superior, durante muitos anos, esteve instalado o tradicional Hotel Brasil, de propriedade do Sr. Gontran Emilio Ballion .Na parte térrea desse prédio, hoje está instalado o tradicional “Self Service”e Pizzaria do Serginho. Na seqüência, o prédio do Palacete Olivetti, o mais antigo de Campos do Jordão, o prédio da antiga Companhia Sul Mineira de Eletricidade, posteriormente CESP – Companhia Energética de São Paulo, o prédio da antiga Casa Jarbas, posteriormente Rematec – Materiais para Construção, o prédio do antigo e tradicional atacadista de gêneros alimentícios e bebidas, Nestor Pereira Pina S/A., o prédio ainda existente onde, até pouco tempo, estava instalado o Hotel São Francisco, o prédio onde hoje está instalada a Casa Tietê e prédio onde hoje está instalado o Cartório do Primeiro e Segundo Ofícios de Campos do Jordão.

Ao lado direito da Igreja Matriz, o prédio onde abrigou por muitos anos, a famosa e tradicional “Pensão Azul”, local onde recebia pessoas que haviam contraído o mal da época, a tuberculose e que vinham para Campos do Jordão em busca da cura que, na época contava somente com o nosso clima privilegiado e com a regularidade do repouso necessário e com alimentação adequada e regular.

 

 

 

 

Fotos antigas que mostram o início da construção da Igreja Matriz


Fotos antigas que mostram o início da construção da Igreja Matriz ((07. -IGM))Foto da década de 1930, mostrando a direita, a Igreja Matriz de Santa Teresinha do Menino Jesus, em fase de construção, com sua fachada inacabada e fechada com tapume de madeira, tendo somente uma porta provisória para acesso ao Templo.

Na parte do meio da foto a Rua Brigadeiro Jordão - da esquerda para a direita, o prédio de propriedade do Sr. Próspero Olivetti onde, na parte superior, durante muitos anos, esteve instalado o tradicional Hotel Brasil, de propriedade do Sr. Gontran Emilio Ballion .Na parte térrea desse prédio, hoje está instalado o tradicional “Self Service”e Pizzaria do Serginho. Na seqüência, o prédio do Palacete Olivetti, o mais antigo de Campos do Jordão, o prédio da antiga Companhia Sul Mineira de Eletricidade, posteriormente CESP – Companhia Energética de São Paulo, o prédio da antiga Casa Jarbas, posteriormente Rematec – Materiais para Construção, o prédio do antigo e tradicional atacadista de gêneros alimentícios e bebidas, Nestor Pereira Pina S/A., o prédio ainda existente onde, até pouco tempo, estava instalado o Hotel São Francisco, o prédio onde hoje está instalada a Casa Tietê e prédio onde hoje está instalado o Cartório do Primeiro e Segundo Ofícios de Campos do Jordão.

Ao lado direito da Igreja Matriz, o prédio onde abrigou por muitos anos, a famosa e tradicional “Pensão Azul”, local onde recebia pessoas que haviam contraído o mal da época, a tuberculose e que vinham para Campos do Jordão em busca da cura que, na época contava somente com o nosso clima privilegiado e com a regularidade do repouso necessário e com alimentação adequada e regular.

 

 

 

 

Fotos antigas que mostram o início da construção da Igreja Matriz


Fotos antigas que mostram o início da construção da Igreja Matriz ((8. -IGM))Foto da década de 1930, mostrando a direita, a Igreja Matriz de Santa Teresinha do Menino Jesus, em fase de construção, com sua fachada inacabada e fechada com tapume de madeira, tendo somente uma porta provisória para acesso ao Templo.

No primeiro plano da foto a Av. Dr. Januário Miráglia - da esquerda para a direita, o prédio da antiga e tradicional Casa Ferraz, posteriormente Cooperativa de Consumo de Campos do Jordão, o antigo Almoxarifado da Prefeitura Municipal, local onde hoje está sediado o Fórum Embaixador José Carlos de Macedo Soares, o espaço da Feira livre, o prédio do antigo Mercado Municipal e o prédio do Posto Policial e Cadeia Pública, local onde hoje está instalado o prédio da Caixa Econômica Estadual – Nossa Caixa Nosso Banco. O terreno vazio ao lado é o local onde hoje existe uma pequena praça ao lado da Nossa Caixa Nosso Banco.

Na parte do meio da foto a Rua Brigadeiro Jordão - da esquerda para a direita, o prédio de propriedade do Sr. Próspero Olivetti onde, na parte superior, durante muitos anos, esteve instalado o tradicional Hotel Brasil, de propriedade do Sr. Gontran Emilio Ballion .Na parte térrea desse prédio, hoje está instalado o tradicional “Self Service”e Pizzaria do Serginho. Na seqüência, o prédio do Palacete Olivetti, o mais antigo de Campos do Jordão, o prédio da antiga Companhia Sul Mineira de Eletricidade, posteriormente CESP – Companhia Energética de São Paulo, o prédio da antiga Casa Jarbas, posteriormente Rematec – Materiais para Construção, o prédio do antigo e tradicional atacadista de gêneros alimentícios e bebidas, Nestor Pereira Pina S/A., o prédio ainda existente onde, até pouco tempo, estava instalado o Hotel São Francisco, o prédio onde hoje está instalada a Casa Tietê e prédio onde hoje está instalado o Cartório do Primeiro e Segundo Ofícios de Campos do Jordão.

Ao lado direito da Igreja Matriz, o prédio onde abrigou por muitos anos, a famosa e tradicional “Pensão Azul”, local onde recebia pessoas que haviam contraído o mal da época, a tuberculose e que vinham para Campos do Jordão em busca da cura que, na época contava somente com o nosso clima privilegiado e com a regularidade do repouso necessário e com alimentação adequada e regular.

 

 

 

 

Fotos antigas que mostram o início da construção da Igreja Matriz


Fotos antigas que mostram o início da construção da Igreja Matriz ((9 - IGM))Foto do início da década de 1930. Nesta foto, no primeiro plano a Rua Brigadeiro Jordão e logo à esquerda, o prédio da primeira Igreja de Vila Abernéssia, em homenagem a Santa Isabel, construída em terreno doado pelo Engenheiro Robert John Reid, cujo prédio esteve sempre inacabado e nunca foi concluído. Mesmo assim, foi utilizada por vários anos. Na parte superior, a Igreja Matriz de Santa Teresinha do Menino Jesus, em fase de construção, com sua fachada inacabada, com o vão central, onde seria construído o Pórtico de Entrada da Matriz, totalmente aberto e inacabado. Mostra também os vãos laterais ao pórtico onde, posteriormente, seriam instalados dois vitrais.

No primeiro plano da foto a Av. Dr. Januário Miráglia - da esquerda para a direita, o prédio da antiga e tradicional Casa Ferraz, posteriormente Cooperativa de Consumo de Campos do Jordão, o antigo Almoxarifado da Prefeitura Municipal, local onde hoje está sediado o Fórum Embaixador José Carlos de Macedo Soares, o espaço da Feira livre, o prédio do antigo Mercado Municipal e o prédio do Posto Policial e Cadeia Pública, local onde hoje está instalado o prédio da Caixa Econômica Estadual – Nossa Caixa Nosso Banco. O terreno vazio ao lado é o local onde hoje existe uma pequena praça ao lado da Nossa Caixa Nosso Banco.

Na parte do meio da foto a Rua Brigadeiro Jordão - da esquerda para a direita, o prédio do Palacete Olivetti, o mais antigo de Campos do Jordão, o prédio da antiga Companhia Sul Mineira de Eletricidade, posteriormente CESP – Companhia Energética de São Paulo, o prédio da antiga Casa Jarbas, posteriormente Rematec – Materiais para Construção, o prédio do antigo e tradicional atacadista de gêneros alimentícios e bebidas, Nestor Pereira Pina S/A., o prédio ainda existente onde, até pouco tempo, estava instalado o Hotel São Francisco, o prédio onde hoje está instalada a Casa Tietê e prédio onde hoje está instalado o Cartório do Primeiro e Segundo Ofícios de Campos do Jordão.

Ao lado direito da Igreja Matriz, o prédio onde abrigou por muitos anos, a famosa e tradicional “Pensão Azul”, local onde recebia pessoas que haviam contraído o mal da época, a tuberculose e que vinham para Campos do Jordão em busca da cura que, na época contava somente com o nosso clima privilegiado e com a regularidade do repouso necessário e com alimentação adequada e regular.

 

 

 

[1/2]

 

 

 

Outras Categorias de fotos 

 

ATENÇÃO – AVISO

 

- As fotografias exibidas neste site, com exceção daquelas de minha própria autoria, são de fotógrafos desconhecidos e não identificados.

 

- Esforços despendidos e diversas pesquisas realizadas, com pessoas antigas da cidade, especialmente com as possuidoras das fotos, não foram suficientes para identificar os autores dessas fotos antigas, considerando que  a maioria delas, data de mais de setenta anos.

 

- Se alguém tiver alguma informação segura sobre os nomes dos fotógrafos autores dessas imagens, por favor, entrem em contato conosco clicando aqui, para que possamos estar divulgando os créditos das autorias.

 

Obrigado,   

 

Edmundo Ferreira da Rocha

 

- Campos do Jordão Cultura -