Home · Baú do Jordão · Camargo Freire  · Campos do Jordão

Crônicas e Contos · Culinária  ·  Fotos Atuais · Fotos da Semana

  Fotografias · Hinos · Homenagens · Papéis de Parede · Poesias/Poemas 

PPS - Power Point · Quem Sou  · Símbolos Nacionais · Vídeos · Contato

Fotografias que contam a história de Campos do  Jordão


 

Adeus a Pedro Paulo Filho


Adeus a Pedro Paulo Filho ((FS218 - 01))Pedro Paulo Filho - Saudade, o perfume da ausência.

Parodiando o próprio Pedro Paulo Filho que um dia escreveu, para homenagear um amigo que partiu para a vida eterna: ...“restou a saudade que é o perfume da ausência.”

Infelizmente Campos do Jordão perdeu Pedro Paulo Filho, advogado, escritor, historiador e jornalista. Participou ativamente, com muita dedicação, em diversos segmentos da vida cotidiana da sua cidade querida. Dentre inúmeras atividades exercidas foi: vereador por três legislaturas (1961/1963, 1964/1968 e 1969/1971), presidente da Câmara Municipal (01.02.1969 a 31.12.1971), prefeito municipal interino (18/09/1971 a 17/10/1971); fundador e primeiro presidente da 84ª Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil - Campos do Jordão; um dos fundadores da Academia de Letras de Campos do Jordão, Presidente do Rotary Clube e do Lions Clube, colunista de diversos jornais da cidade. Durante vários anos foi vice-presidente da Sociedade de Educação e Assistência - SEA - “Frei Orestes” e vice-presidente dos Sanatorinhos - Ação Comunitária de Saúde.

Nas atividades que participou, prestou trabalho sério, dedicado, idôneo, importante e honrado. Foi dos maiores tribunos da nossa Câmara Municipal, grande e consagrado orador, um dos mais brilhantes advogados do nosso Tribunal do Júri da Comarca. O nosso querido “homem da montanha” foi o maior e grande escritor de Campos do Jordão, com mais de trinta livros publicados. Foi e continuará sendo o nosso mais ilustre e expressivo historiador, admirado e respeitado representante da cultura e da história da nossa Montanha Magnífica.

O advogado Pedro Paulo Filho, durante mais de 40 anos trabalhou como assessor jurídico da nossa Estrada de Ferro Campos do Jordão, em seu Escritório na cidade de Pindamonhangaba. Conhecia a fundo toda sua história, desde os primeiros movimentos, idealizados pelos médicos sanitaristas Drs. Emílio Ribas e Victor Godinho, que culminaram na sua construção, iniciada no ano de 1912 e concluída no ano de 1914. Com base no seu amplo conhecimento escreveu o livro “Estrada de Ferro Campos do Jordão - Uma escalada para a vida”.

Sem qualquer preferência ou escolha de data, o nosso Pedrinho Paulo, o maior e insubstituível historiador de Campos do Jordão, partiu para outras moradas no Grande Universo da Vida Celestial, exatamente no dia 15/11/2014, data em que a Estrada de Ferro, completava seu primeiro centenário de existência.

Por mero acaso, a comemoração do Centenário da nossa Ferrovia, ao invés de ter sido programada para o dia 15/11/2014, foi marcada para o próximo dia 06/12/2014 quando contará com a presença do nosso Governador do Estado de São Paulo. Se a comemoração tivesse sido realizada na data correta, certamente seria entristecida com o infausto acontecimento. É certo que, em qualquer momento dessa comemoração, infelizmente, será marcante, saudosa e sentida a falta do Dr. Pedrinho Paulo.

Dr. Pedro Paulo Filho, o nosso Dr. Pedrinho, grande amigo de todos, homem de inúmeras qualidades, insubstituível no seu dedicado trabalho em prol do registro e da divulgação da história e da cultura de Campos do Jordão, infelizmente, nos deixou depois de muita luta e sofrimento. Foi grande apaixonado por Campos do Jordão. Descreveu e registrou, com muito amor e carinho, em diversos de seus escritos, toda paixão que sentia por tudo que existe de maravilhoso em sua terra querida.

Deixou trabalho maravilhoso, feito com muito amor, carinho e dedicação. Deixou, também, “A SAUDADE, O PERFUME DA AUSÊNCIA” que ele sabiamente escreveu. A ausência que sempre será sentida. A saudade que fará seu nome lembrado e eternizado em suas obras literárias, grande herança para nossa história e cultura.

Sempre trabalhou muito, até exageradamente. Com certeza, já deve estar continuando sua gloriosa jornada de pesquisador, escritor e historiador, agora no plano celestial.

Edmundo Ferreira da Rocha - 17/novembro/2014.

 

Voltar

 

Outras Categorias de fotos

 

ATENÇÃO – AVISO

 

- As fotografias exibidas neste site, com exceção daquelas de minha própria autoria, são de fotógrafos desconhecidos e não identificados.

 

- Esforços despendidos e diversas pesquisas realizadas, com pessoas antigas da cidade, especialmente com as possuidoras das fotos, não foram suficientes para identificar os autores dessas fotos antigas, considerando que  a maioria delas, data de mais de setenta anos.

 

- Se alguém tiver alguma informação segura sobre os nomes dos fotógrafos autores dessas imagens, por favor, entrem em contato conosco clicando aqui, para que possamos estar divulgando os créditos das autorias.

 

Obrigado,   

 

Edmundo Ferreira da Rocha

 

- Campos do Jordão Cultura -