Pedro Paulo Filho - Saudade, o perfume da ausência.
Parodiando o próprio Pedro Paulo Filho que um dia escreveu, para homenagear um amigo que partiu para a vida eterna: ...“restou a saudade que é o perfume da ausência.”
Infelizmente Campos do Jordão perdeu Pedro Paulo Filho, advogado, escritor, historiador e jornalista. Participou ativamente, com muita dedicação, em diversos segmentos da vida cotidiana da sua cidade querida. Dentre inúmeras atividades exercidas foi: vereador por três legislaturas (1961/1963, 1964/1968 e 1969/1971), presidente da Câmara Municipal (01.02.1969 a 31.12.1971), prefeito municipal interino (18/09/1971 a 17/10/1971); fundador e primeiro presidente da 84ª Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil - Campos do Jordão; um dos fundadores da Academia de Letras de Campos do Jordão, Presidente do Rotary Clube e do Lions Clube, colunista de diversos jornais da cidade. Durante vários anos foi vice-presidente da Sociedade de Educação e Assistência - SEA - “Frei Orestes” e vice-presidente dos Sanatorinhos - Ação Comunitária de Saúde.
Nas atividades que participou, prestou trabalho sério, dedicado, idôneo, importante e honrado. Foi dos maiores tribunos da nossa Câmara Municipal, grande e consagrado orador, um dos mais brilhantes advogados do nosso Tribunal do Júri da Comarca.
O nosso querido “homem da montanha” foi o maior e grande escritor de Campos do Jordão, com mais de trinta livros publicados. Foi e continuará sendo o nosso mais ilustre e expressivo historiador, admirado e respeitado representante da cultura e da história da nossa Montanha Magnífica.
O advogado Pedro Paulo Filho, durante mais de 40 anos trabalhou como assessor jurídico da nossa Estrada de Ferro Campos do Jordão, em seu Escritório na cidade de Pindamonhangaba. Conhecia a fundo toda sua história, desde os primeiros movimentos, idealizados pelos médicos sanitaristas Drs. Emílio Ribas e Victor Godinho, que culminaram na sua construção, iniciada no ano de 1912 e concluída no ano de 1914. Com base no seu amplo conhecimento escreveu o livro “Estrada de Ferro Campos do Jordão - Uma escalada para a vida”.
Sem qualquer preferência ou escolha de data, o nosso Pedrinho Paulo, o maior e insubstituível historiador de Campos do Jordão, partiu para outras moradas no Grande Universo da Vida Celestial, exatamente no dia 15/11/2014, data em que a Estrada de Ferro, completava seu primeiro centenário de existência.
Por mero acaso, a comemoração do Centenário da nossa Ferrovia, ao invés de ter sido programada para o dia 15/11/2014, foi marcada para o próximo dia 06/12/2014 quando contará com a presença do nosso Governador do Estado de São Paulo. Se a comemoração tivesse sido realizada na data correta, certamente seria entristecida com o infausto acontecimento. É certo que, em qualquer momento dessa comemoração, infelizmente, será marcante, saudosa e sentida a falta do Dr. Pedrinho Paulo.
Dr. Pedro Paulo Filho, o nosso Dr. Pedrinho, grande amigo de todos, homem de inúmeras qualidades, insubstituível no seu dedicado trabalho em prol do registro e da divulgação da história e da cultura de Campos do Jordão, infelizmente, nos deixou depois de muita luta e sofrimento. Foi grande apaixonado por Campos do Jordão. Descreveu e registrou, com muito amor e carinho, em diversos de seus escritos, toda paixão que sentia por tudo que existe de maravilhoso em sua terra querida.
Deixou trabalho maravilhoso, feito com muito amor, carinho e dedicação. Deixou, também, “A SAUDADE, O PERFUME DA AUSÊNCIA” que ele sabiamente escreveu. A ausência que sempre será sentida. A saudade que fará seu nome lembrado e eternizado em suas obras literárias, grande herança para nossa história e cultura.
Sempre trabalhou muito, até exageradamente. Com certeza, já deve estar continuando sua gloriosa jornada de pesquisador, escritor e historiador, agora no plano celestial.
Edmundo Ferreira da Rocha - 17/novembro/2014. |