Extraído do Livro “O ETERNO FUTEBOL” – 2ª Edição, de autoria do Dr. Mário Trigo. - (T32e – Trigo/Mário – O eterno futebol / Mário Trigo. 2 ed.ver.e ampl.-Brasília:Thesaurus, 2005.364p.;il. – ISBN: 85-72-482-4)
“Cursou o Colégio Salesiano Santa Rosa, em Niterói; o Ginásio do Estado Dom Pedro II, em São Paulo, o Dom Pedro II, no Rio de Janeiro, e formou-se pela Faculdade Nacional de Odontologia da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro.
Foi dentista estagiário da Policlínica Militar no Rio de Janeiro; professor assistente da Cadeira de Anatomia da Faculdade de Odontologia da Universidade do Brasil/RJ; professor assistente da Cadeira de Histologia e Microbiologia da Faculdade de Odontologia da Universidade do Brasil/RJ; professor assistente da Cadeira de História Natural do Colégio Universitário da Universidade do Brasil/RJ; diretor da Confederação Brasileira de Desportos Universitários, de 1940 a 1943; dentista do Fluminense Futebol Clube, em 1944; dentista do Clube de Regatas Vasco da Gama, em 1945; dentista do Bangu Atlético Clube, em 1951; dentista da Seleção Brasileira de Futebol nas campanhas de 1958, 1962, 1966, atendendo, inclusive as seleções olímpicas e os atletas da CBD, até 1978; dentista do Esporte Clube Corinthians Paulista, em 1965; dentista concursado do quadro permanente do ex-IAPETEC – posteriormente INPS e ao final INAMPS, onde ocupou diversos cargos de assessoramento junto aos presidentes daquelas autarquias. Enquanto dentista do ex-IAPETEC, fundou dois colégios: Colégio Helvécio Xavier Lopes, em Bonsucesso/RJ e o Colégio Senador Barros Carvalho, no Recife/PE.
Organizou e implantou o sistema odontológico do ex-IAPETEC, no Estado de São Paulo, tanto para os funcionários da autarquia, quanto para seus segurados, na gestão do Dr. Mário Romeu de Lucca, Delegado em São Paulo, no governo de Laudo Natel.
Fez parte da ACISO nas campanhas realizadas pelo comando do Segundo Exército erradicando problemas de saúde e dentários da população carente em Iguape-Cananéia, em 1970. Foi gerente da Associação dos Servidores Civis, em São Paulo; Diretor da Ájax Corretora e da Augustus Promoções e Vendas. Em Brasília, fez parte dos gabinetes dos ministros Júlio Barata e Arnaldo Prieto, no Ministério do Trabalho e Previdência Social, de 1973 a 1976. Dirigiu a Federal de Seguros, empresa do governo, de 1977 a 1983.
Exerceu, ainda, por duas gestões seguidas a presidência do Jockey Clube de Brasília, de 1979 a 1983, tendo realizado três grandes prêmios, dois em seeplechase, com a presença do sr. Presidente da República, João Figueiredo, um em corrida rasa, com a presença do Governador Aimé Lamaison.
Foi Presidente da Federação de Tênis de Brasília e Vice-presidente do CEUB Esporte Clube.
Assessorou, ainda, o Hospital São Bernardo, em São Bernardo do Campo, na área de convênios e a CAS General Visas and Services, junto ao Ministério de Relações Exteriores.
Proferiu várias palestras em escolas e universidades de clubes de serviço, entre as quais podemos destacar “Procedimentos da Odontologia Esportiva”, “Odontologia no Esporte”, “Odontologia de Guerra” e “Foco Dentário com Repercussão a Distância”.” |