Home · Baú do Jordão · Camargo Freire  · Campos do Jordão

Crônicas e Contos · Culinária  ·  Fotos Atuais · Fotos da Semana

  Fotografias · Hinos · Homenagens · Papéis de Parede · Poesias/Poemas 

PPS - Power Point · Quem Sou  · Símbolos Nacionais · Vídeos · Contato

Fotografias que contam a história de Campos do  Jordão


 

Monteiro Lobato - final de 1947


Monteiro Lobato - final de 1947 ((ML 01))No final do ano de 1947, o grande fotógrafo Orestes Mário Donato, teve a feliz oportunidade de fotografar, em São Paulo, o grande escritor Monteiro Lobato em solenidade realizada na famosa Livraria Brasiliense. No ano seguinte, Donato como era mais conhecido, veio morar em Campos do Jordão, como muitos, em busca da cura para a tuberculose e, depois de curado aqui ficou residindo durante toda sua vida. Donato sempre dizia: “Esta deve ser uma das últimas fotos de Monteiro Lobato”. A afirmativa é válida considerando que, em abril de 1948, Monteiro Lobato sofre um primeiro espasmo vascular que afeta a sua motricidade, vindo a falecer em 04 de julho de 1948, com 66 anos de idade, vítima de derrame cerebral. Esta foto é um recorte da principal e está com a assinatura do Donato.

 

 

Monteiro Lobato - final de 1947


Monteiro Lobato - final de 1947 ((ML 02))Esta a é a foto principal e original de Monteiro Lobato, tirada pelo grande fotógrafo Orestes Mário Donato, no final do ano de 1947, em solenidade realizada na famosa Livraria Brasiliense de São Paulo.

 

 

Monteiro Lobato em desenho de Joaquim Corrêa Cintra


Monteiro Lobato em desenho de Joaquim  Corrêa Cintra ((ML 03))Desenho do rosto de Monteiro Lobato, do ano de 1949, da autoria do saudoso Joaquim Corrêa Cintra, homem de muitas atividades e grandes talentos.

Joaquim Corrêa Cintra, foi o maior Tribuno que já passou pela Câmara Municipal de Campos do Jordão, prestou inúmeros serviços de grande importância para o Município, tendo participado ativamente junto a diversas Entidades Assistências, Agremiações, Associações, Hospitais, Escolas, Rádio Emissora, Congressos, clubes e movimentos comunitários diversos visando o engrandecimento, fortalecimento e progresso da Cidade.

Durante a Administração do Prefeito Padovan foi Diretor do DMTUR - Departamento Municipal de Turismo, tendo iniciado e desempenhado relevante serviço em prol do desenvolvimento Turístico de Campos do Jordão. Durante várias décadas foi editor, jornalista e responsável pelo Jornal “A Cidade”, que prestou sério e relevante serviço informativo ao Município.

 

 

Maria Pureza em foto do ano de 1912.


Maria Pureza em foto do ano de 1912. ((ML 04))A linda jovem Maria Pureza Natividade Monteiro Lobato (A Purezinha), em foto do ano de 1896, com apenas 12 anos de idade (08/07/1865 a 1958). Monteiro Lobato casou-se com Dona Purezinha, como era carinhosamente chamada em família, em 28 de março de 1908.

 

 

A linda Dona Purezinha em foto da década de 1920.


A linda Dona Purezinha em foto da década de 1920. ((ML 05))A linda esposa de Monteiro Lobato, Maria Pureza Natividade Monteiro Lobato (A Purezinha), como era carinhosamente chamada em família, em foto da década de 1910, na Fazenda do Buquira-SP.

 

 

A linda Dona Purezinha em foto da década de 1920.


A linda Dona Purezinha em foto da década de 1920. ((ML 06))A linda, imponente e altiva esposa de Monteiro Lobato, Maria Pureza Natividade Monteiro Lobato (A Purezinha), como era carinhosamente chamada em família, em foto da década de 1920.

 

 

A linda Dona Purezinha em foto da década de 1920.


A linda Dona Purezinha em foto da década de 1920. ((ML 07))A linda, imponente e altiva esposa de Monteiro Lobato, Maria Pureza Natividade Monteiro Lobato (A Purezinha), como era carinhosamente chamada em família, em foto da década de 1920.

 

 

A linda Dona Purezinha em foto da década de 1920.


A linda Dona Purezinha em foto da década de 1920. ((ML 08))A linda, imponente e altiva esposa de Monteiro Lobato, Maria Pureza Natividade Monteiro Lobato (A Purezinha), como era carinhosamente chamada em família, em foto da década de 1920.

 

 

A família de Monteiro Lobato - década de 1930


A família de Monteiro Lobato - década de 1930 ((ML 09))Foto do final da década de 1930, tirada em frente a uma casa que, acredito, seja a mesma que Monteiro Lobato comprou em Campos do Jordão no ano de 1937 e morou com a família até início da década de 1940. Um lindo sobrado situado na Avenida Macedo Soares, em Vila Capivari. Na época, o sobrado tinha o número 33, posteriormente, com base em novas demarcações de toda área de Vila Capivari, passou a ser o número 400. Nesse tempo em que Monteiro Lobato morou em Campos do Jordão, com a esposa Maria Pureza (Purezinha) e filhos, em frente a sua casa, do outro lado da rua, estava sediado o maravilhoso sobrado pertencente ao benemérito e magnânimo Embaixador José Carlos de Macedo Soares, assíduo freqüentador de Campos do Jordão, com certeza, um dos grandes amigos de Monteiro Lobato.

Considerando que a foto tenha sido tirada no ano de 1930. Na frente da casa: Dona Purezinha com 45 anos de idade e Monteiro Lobato com 48 anos de idade.

Atrás, da esquerda para a direita, os filhos do casal: Martha, com 21 anos, Edgard, com 20 anos, Guilherme com 18 anos e Ruth, com 14 anos de idade.

 

 

Filhos de Monteiro Lobato


Filhos de Monteiro Lobato ((ML 10))Esta foto está identificada como sendo os filhos do casal Monteiro Lobato e Dona Purezinha: Martha, Edgard e Guilherme.

Faço aqui minhas observações pessoais com relação a esta foto. É provável que esta foto tenha sido tirada no ano de 1914 e que sejam eles mesmos. Considerando que: Martha nasceu em março de 1909; Edgard em maio de 1910 e Guilherme, em 26 de maio de 1912. Portanto, Martha era mais velha que Edgard 01 ano e mais velha que Guilherme, 03 anos. Edgard era mais velho que Guilherme 02 anos. Pelas diferenças de idade entre Edgard e Guilherme (02 anos) e pela diferença entre Martha e Edgard (03 anos), o visual da foto contribui para comprovar que sejam os três primeiros filhos do escritor Monteiro Lobato e Dona Purezinha.

Confirmando a hipótese acima, que a foto tenha sido tirada no ano de 1914. Martha deveria ter 05 anos, Edgard 04 anos e Guilherme 02 anos.

Com relação ao local da foto, acredito que não seja Campos do Jordão e que tenha sido tirada na propriedade que, após a morte do avô, Monteiro Lobato herdou em 1911, localizada no local denominado Buquira, próxima a São José dos Campos, atualmente, a partir de 1948, em sua homenagem, município de Monteiro Lobato.

 

[1/7]

Voltar

 

Outras Categorias de fotos

 

ATENÇÃO – AVISO

 

- As fotografias exibidas neste site, com exceção daquelas de minha própria autoria, são de fotógrafos desconhecidos e não identificados.

 

- Esforços despendidos e diversas pesquisas realizadas, com pessoas antigas da cidade, especialmente com as possuidoras das fotos, não foram suficientes para identificar os autores dessas fotos antigas, considerando que  a maioria delas, data de mais de setenta anos.

 

- Se alguém tiver alguma informação segura sobre os nomes dos fotógrafos autores dessas imagens, por favor, entrem em contato conosco clicando aqui, para que possamos estar divulgando os créditos das autorias.

 

Obrigado,   

 

Edmundo Ferreira da Rocha

 

- Campos do Jordão Cultura -