Home · Baú do Jordão · Camargo Freire  · Campos do Jordão

Crônicas e Contos · Culinária  ·  Fotos Atuais · Fotos da Semana

  Fotografias · Hinos · Homenagens · Papéis de Parede · Poesias/Poemas 

PPS - Power Point · Quem Sou  · Símbolos Nacionais · Vídeos · Contato

 

Fotografias Semanais que contam a
 história de Campos do Jordão.

de 26/04 a 02/05/2013

 

 

Personalidades - Sebastião Oliveira Damas


Na foto, tirada em Portugal, no final da década de 1920, em Castelo de Paiva, o Sr. Sebastião de Oliveira Damas e sua esposa Sra.Isabel de Freitas Damas.

Sebastião de Oliveira Damas, português de nascimento, nascido em Castelo de Paiva, foi o Empreiteiro Responsável pela construção da Estrada de Ferro Campos do Jordão, desde o início, no ano de 1912, até a sua inauguração no ano de 1914. Juntamente com ele trabalharam na construção da ferrovia vários de seus conterrâneos, muitos vindos da mesma Castelo de Paiva.

Fato inédito digno de registro ocorreu em época difícil durante a construção da ferrovia. Sebastião Damas, vendo que as obras teriam de ser obrigatoriamente paralisadas por falta de dinheiro para concluir sua construção, sabendo da importância da ferrovia, único acesso viável para Campos do Jordão, para transportar os doentes, na tentativa de conseguir a cura para a tuberculose, deixou temporária e estrategicamente o local das obras e o Brasil. Voltou para Castelo de Paiva, sua querida terrinha, situada em Portugal. Lá hipotecou todas as suas terras e bens. E voltou para o Brasil com o dinheiro necessário para a conclusão da ferrovia, o que realmente aconteceu, graças a essa sua importante e imprescindível ação. Naquela época, sem medicamentos para a cura da tuberculose, ele sabia da grande importância da Estrada de Ferro para o transporte dos doentes até Campos do Jordão, única tentativa para a cura através do clima, do repouso e da alimentação regrada.

Existe algum outro empreiteiro responsável pela construção de qualquer outra obra que tenha feito tamanha e inédita proeza benemérita?

OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo José Roberto Damas Cintra

 

 

 

Personalidades - Grande Encontro


Na década de 1950, um importante encontro, com certeza, para decidir importantes benefícios para o Município de Campos do Jordão.

Na foto, da esquerda para a direita: não identificado, o Prefeito Municipal de Campos do Jordão Sr. Paulo Cury (01/07/1950 a 03/12/1953), o Vereador Joaquim Corrêa Cintra, Presidente da Câmara Municipal (01.01.1952 a 31.12.1955), o Vereador Luiz Gustavo da Silva (01.01.1952 a 31.12.1955) e não identificado.

OBS: Foto gentilmente cedida pela Família Arakaki

 

 

 

Pessoas - Grande Encontro


No final da década de 1950, um encontro de grandes amigos, para um bom bate papo e muita descontração.

Na foto, da esquerda para a direita: Hans Henrich Hillebrecht, Gerente do saudoso Grande Hotel de Campos do Jordão (filho do Sr. Henrich Hillebrecht, proprietário do Hotel), o médico Dr. Silvestre Ribeiro, Chefe do Centro de Saúde de Campos do Jordão e o Sr. Henry Jean Jacques Perroy, que aportou em Campos do Jordão lá pelos idos de 1941, vindo do Rio de Janeiro para onde os paulistas mandavam os tuberculosos morrer.

Sr. Perroy, com a esposa Jeanette, ficou hospedado no Preventório Santa Clara, que era presidido por Irene Lopes Sodré, de quem era amigo.

Posteriormente, Perroy, como era comumente chamado, adquiriu vasta área de terras, a que denominou, mais tarde, de Descansópolis – foi quando comprou a Fazenda Correntinos, com 700 alqueires.

Em 1942, adquirindo mais terras, por intermédio da Agricobraz – Sociedade da Expansão Agrícola e Comercial Ltda., de sua propriedade, Henry Jean Jacques Perroy criou vários loteamentos e construiu residências, dando a cada um deles os nomes de seus filhos – Chantal, Marie-France, Cristiane, Bernard e Olivier. Também criou os loteamentos Águas Claras e Passos na Mantiqueira

Henry Jean Jacques Perroy, idealizador do famoso e tradicional Hotel Rancho Alegre, que dignificou a classe hoteleira de Campos do Jordão nas décadas de 1940 a 1960, também fervoroso propagador das qualidades climáticas e naturais de Campos do Jordão, divulgando-as no país e no exterior, vislumbrando no desenvolvimento da "indústria sem chaminés" a única alternativa de progresso da Estância. Foi escritor e poeta. Um dos poemas – "Ballade de la Maison du Poète" – foi escrito, conjuntamente, por Guilherme de Almeida e Jacques Coeur (pseudônimo adotado por Jacques Perroy), obedecendo, em cada verso, a língua de um e de outro, poema escrito durante uma tertúlia na Casa do Poeta, em março de 1946, na “Montanha Magnífica”.

 

 

 

Famílias - Família Sampaio Camargo


No final da década de 1930, numa das praias do litoral paulista, o casal Paulo Sampaio Camargo, a esposas Palmyra Rocha Camargo e o filhinho Paulo Sampaio Camargo Filho, o Paulinho.

Palmyra era a sétima filha do casal pioneiro de Campos do Jordão, Joaquim Ferreira da Rocha e Maria Gütler da Rocha que teve quatorze filhos, exatamente a do meio da prole.

Paulo Sampaio Camargo, até a década de 1940, foi escrivão de polícia em Campos do Jordão. Era um dos filhos de Dona Maria Emília Sampaio Camargo, uma das pessoas que prestou relevantes serviços para a cidade de Campos do Jordão, especialmente no auxílio financeiro prestado ao Sanatorinhos - Ação Comunitária de Saúde, sendo por isso considerada Presidente Honorária e Benemérita da Instituição.

Paulinho Camargo, logo após sua reforma como Coronel da Polícia Militar do Estado de São Paulo, faleceu de ataque cardíaco.

Na foto, também, agachado à esquerda, Cristiano Sampaio Camargo, irmão de Paulo Camargo e, em pé à esquerda, um não identificado e à direita, Waldemar Ferreira da Rocha, irmão de Palmyra, meu Pai.

 

 

 

Esportes - Grandes amigos


Foto do final da década de 1940, mostrando, no campo de futebol do Esporte Clube Mantiqueira, parte dos jogadores de futebol dessa antiga equipe esportiva de Campos do Jordão. No local desse campo de futebol está sediada a Sociedade de Educação e Assistência - SEA - Frei Orestes Girardi.

Na foto, da esquerda para a direita: Luiz Cezário Richieri, Fausi Paulo e Arnaldo Padovan, sobrinho do casal Sr. Horácio Padovan e D. Nair Padovan.

 

 

 

Festividades - Desfile década de 1950


No final da década de 1950, a pequena, porém, gloriosa Fanfarra do nosso C.E.E.N.E. - Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão, desfilando na Av. Dr. Januário Miráglia, pista atualmente denominada Frei Orestes Girardi, localizada em frente à antiga Estação de Vila Abernéssia, da Estrada de Ferro Campos do Jordão. A Fanfarra, dava o compasso e a cadência para os demais alunos que participavam do desfile.

Na foto, na primeira fileira, da esquerda para a direita: João Augusto Ferreira Neves, Efraim Diniz e José Hajime Nodomi.

Na segunda fileira, na mesma ordem: José Gilberto da Silva Moreira, João Antonio Pereira de Castro e Eduardo Neme Nejar, o Dudu.

Na terceira fileira, na mesma ordem: Shintaro Miura e Gerson Yoshinobu Takayama.

Na quarta fileira, até seu final: Lothário Wiechert São Thiago e Tetsuo Igaki.

No final da primeira fileira: o Professor Guido machado Braga e à sua direita, a aluna Céris Ignes Pereira e diversas, infelizmente, não identificadas.

 

 

 

Festividades - Cidade contra Cidade


No ano de 1970, na sede social do Abernéssia Futebol Clube, um maravilhoso desfile preparatório para a participação da Cidade de Campos do Jordão, no famoso Programa de Televisão “Cidade contra Cidade”, comandado pelo magistral Silvio Santos.

Na foto, desfilando, a linda Mitiko Okido. Ao fundo, diversas pessoas assistem ao desfile. Na mesa do lado esquerdo, o casal Célio Duval Motta e a esposa Amália Sagesse Motta, a Lia.

OBS: Foto gentilmente cedida pela Família Arakaki

 

 

 

Históricas - Grande Restaurante


O tradicional e inesquecível Restaurante Jardim do Embaixador, na época, um dos melhores de Campos do Jordão, lotado de turistas apreciando suas iguarias, talvez, num maravilhoso chá ou lanche da tarde ou café da manhã. Esse restaurante pertenceu à saudosa Dona Ilse Kolleritz Wolf, a introdutora do delicioso Apfelstrudel na cidade. Dona Ilse aparece em pé, de vestido escuro, ao fundo da foto.

O APFELSTRUDEL, acredito, foi introduzido na gastronomia de Campos do Jordão através da habilidade e conhecimento de Dona ILSE KOLLERITZ WOLF, por volta do final da década de 1940, nesse tradicional, famoso e procurado Restaurante Jardim do Embaixador, situado no bairro de mesmo nome.

O Restaurante Jardim do Embaixador foi um dos mais sofisticados de Campos do Jordão, por quase três décadas. Devido ao seu charme especial, foi utilizado como palco de algumas cenas do filme “Floradas na Serra”, baseado no romance de autoria de Dinah Silveira de Queiroz, com o mesmo nome, filmado em Campos do Jordão no ano de 1954. O filme foi produzido pela saudosa Companhia Cinematográfica Vera Cruz e, lamentavelmente, o último dela. Figuraram no elenco desse filme, entre outros, os seguintes atores e atrizes: Cacilda Becker (Lucília de Castro Reis), Jardel Filho (Bruno), Ilka Soares (Elza Maia), John Herbert (Flávio), Célia Helena (Turquinha), Rubens Costa (Moacir), Marina Freire (Sofia), Silvia Fernanda (Olívia), Gilda Nery (Belinha), Liana Duval (Firmina), Lola Brah (Olga) e Bárbara Fazio.

Dona Ilse continuou com o Restaurante Jardim do Embaixador até início da década de 1970, quando, por motivos de saúde e idade, fechou suas portas para sempre. Deixou um vazio na área gastronômica de Campos do Jordão, área que prestigiou com grandiosidade, excelência, esmero, dedicação, reconhecida capacidade e competência, durante todos os anos em que esteve atendendo a população jordanense e, especialmente, o turista, que visitou Campos do Jordão durante aquele tempo maravilhoso e pôde comprovar a qualidade e sabores indescritíveis dos pratos e iguarias servidos no restaurante.

Fica aqui o registro necessário, para que, no futuro, em qualquer época, fique comprovado que o APFELSTRUDEL foi introduzido aqui em Campos do Jordão pela Dona ILSE KOLLETRITZ WOLF, no seu Restaurante Jardim do Embaixador.

OBS: Foto gentilmente cedida pela Família Arakaki

 

 

 

Politica - Câmara Municipal


Foto da década de 1970, no interior da Câmara Municipal de Campos do Jordão, com certeza, em dia da entrega de títulos honoríficos.

Na foto, da esquerda para a direita: aparecendo somente sua cabeça, Dr. Ricardo Antonio Arcoverde Credie, Juiz de Direito da Comarca de Campos do Jordão, a Advogado Dra. Maria Lucia, o Vereador Amadeu Carletti Junior, Presidente da Câmara Municipal (01.01.1972 a 31.12.1972), o Prefeito Municipal, o médico Dr. José Antonio Padovan (01/01/1967 a 09/07/1975). Ao fundo, dentre outras pessoas, o Padre Claudino, Chefe do Gabinete do Prefeito Municipal.

OBS: Foto gentilmente cedida pela Família Carletti.

 

 

 

Esportes - Seleção Jordanense


Na década de 1960, parte da Seleção Jordanense de Futebol, no campo do Estádio “Benedito Vaz Dias”, em Vila Abernéssia.

Na foto, da esquerda para a direita: Moacyr Cerqueira, Silvio Fernandes da Silva, o conhecido Pachola, Gilberto Lopes da Fonseca Miranda, o Gilbertinho Miranda, Argemiro Ferreira da Silva, Sylvio Pereira Moysés, o Tiu, Antonio Julio Ribeiro, o Julião e Antonio Baptistela. Ao fundo, o grande esportista e excelente jogador de futebol, Soldado Augusto.

 

 

 

Esportes - Premiação Futebol


No mês de novembro de 1980, durante a administração do Prefeito Municipal Engenheiro Fausi Paulo (20/05/1979 a 31/01/1983), cerimônia de premiação aos melhores do futebol de Campos do Jordão, comandada pelo Chefe de Gabinete Professor Jarmuth de Oliveira Andrade.

Na foto, da esquerda para a direita: Terezinha Caldeira Tavares Andrade, o marido, Professor Jarmuth de Oliveira Andrade e o grande futebolista Benedito Braz, o conhecido Sapinho, recebendo sua estatueta de melhor jogador de futebol.

 

 

 

Politica - Câmara Municipal


Em reunião da Câmara Municipal de Campos do Jordão, durante a Legislatura (1969 a 1972), vereadores e outras pessoas da cidade, assistem a sessão.

Na foto, na primeira fileira, da esquerda para a direita: vereador Benedito Eugênio de Oliveira, Dr. Marcos Wulf Siegel, Vereadores Jesus de Carvalho, Amadeu Carletti Junior, presidente da Câmara (01.01.19722 a 31.12.1972) e Clóvis Soares de Azevedo.

Na segunda fileira, na mesma ordem: Arquiteto José Roberto Damas Cintra, seu tio Ângelo Corrêa Cintra, o conhecido Zico Cintra, Marcos Damas Caldeira, Gerente da Companhia Telefônica da Estrada de Ferro Campos do Jordão, um militar e outras pessoas não identificadas.

OBS: Foto gentilmente cedida pela Família Carletti.

 

 

 

Festividades - 92º aniversário da Cidade


No de 1966, durante a administração do prefeito Municipal Miguel Lopes de Pina (01/01/1963 a 31/12/1966), durante os festejos realizados, foram mostradas diversas apresentações esportivas, em comemoração ao 92º aniversário da Cidade, comemorado no dia 29 de abril. Nessas apresentações foi importante o grande empenho do saudoso Major João Ferreira Neves, na época, responsável pela Colônia de Férias da Polícia Militar da Guanabara, sediada na Vila Albertina, em Campos do Jordão que conseguiu trazer do Rio de Janeiro, diversos esportistas pertencentes à gloriosa, Polícia Militar do Estado da Guanabara. Esses esportistas fizeram diversas demonstrações, especialmente em artes marciais, contando com a participação de alguns esportistas de Campos do Jordão. Essas apresentações foram realizadas em nosso Estádio Municipal “Benedito Vaz Dias”, localizado no centro de Vila Abernéssia.

Na foto, dois atletas participantes se exibem para a grande platéia presente ao Estádio Municipal, sendo observados mais de perto pelo boxeador Rotoviano Chiarini, o Nin e pelo Major João Ferreira Neves.

OBS: Foto gentilmente cedida pela família de Miguel Lopes de Pina

 

 

 

Históricas - Inauguração Belvedere


Durante a administração do Prefeito Municipal, Dr. José Antonio Padovan (01/01/1967 a 09/07/1975), inauguração do Restaurante do Belvedere do Morro do Elefante, em Vila Capivari, um dos primeiros projetos do arquiteto José Roberto Damas Cintra.

Na foto, da esquerda para a direita: Cirurgião Dentista Dr. Sergio Cury Paulo, Sra. Benedita Regina Vieira Cintra e o marido arquiteto José Roberto Damas Cintra, sua mãe D. Noêmia Damas Cintra, um pouco ao fundo Sra. Eufride Ruhig, a primeira Dama do Município de Campos do Jordão Sra. Zélia Padovan e o marido Dr. José Antonio Padovan, Prefeito Municipal, logo atrás o Vereador Agripino Lopes de Morais, não identificado, Sr. Jesulino Cândido de Freiras, Gerente da Agência local do BANESPA - Banco do Estado de São Paulo, Sr. Hildo, da Estrada de Ferro Campos do Jordão e seu cunhado Sr.José Rubens de Camargo Leme, Gerente da Agência local do Bando Mercantil de São Paulo, Sr. Miguel Abrahão Feres, Gerente do atacadista de gêneros alimentícios Nestor Pereira Pina S/A., Sr. Bento Rodrigues do Prado, o conhecido Pracinha, ao microfone, fazendo a saudação o vereador Joaquim Corrêa Cintra, o locutor Adib Yazbeck e o Francisco Gonçalves, o Chiquinho, ambos funcionários da Rádio Emissora de Campos do Jordão, a mais alta do Brasil, vereador Pedro Paulo Filho, Presidente da Câmara Municipal ((01.02.1969 a 31.12.1971), o Sr. Horácio Padovan e o Vereador Luiz Marcondes Costa.

OBS: Foto gentilmente cedida pela Família Arakaki.

 

 

Veja fotografias publicadas em outras semanas clicando aqui.

 

Voltar

 

- Campos do Jordão Cultura -