Home · Baú do Jordão · Camargo Freire  · Campos do Jordão

Crônicas e Contos · Culinária  ·  Fotos Atuais · Fotos da Semana

  Fotografias · Hinos · Homenagens · Papéis de Parede · Poesias/Poemas 

PPS - Power Point · Quem Sou  · Símbolos Nacionais · Vídeos · Contato

 

Fotografias Semanais que contam a
 história de Campos do Jordão.

de 12/07 a 18/07/2013

 

 

Esportes - Dia da Cidade - 1966


No de 1966, durante a administração do prefeito Municipal Miguel Lopes de Pina (01/01/1963 a 31/12/1966), durante os festejos realizados, foram mostradas diversas apresentações esportivas, em comemoração ao 92º aniversário da Cidade, comemorado no dia 29 de abril. Nessas apresentações foi importante o grande empenho do saudoso Major João Ferreira Neves, na época, responsável pela Colônia de Férias da Polícia Militar da Guanabara, sediada na Vila Albertina, em Campos do Jordão que conseguiu trazer do Rio de Janeiro, diversos esportistas pertencentes à gloriosa, Polícia Militar do Estado da Guanabara. Esses esportistas fizeram diversas demonstrações, especialmente em artes marciais, contando com a participação de alguns esportistas de Campos do Jordão. Essas apresentações foram realizadas em nosso Estádio Municipal “Benedito Vaz Dias”, localizado no centro de Vila Abernéssia.

Na foto, à esquerda, representando os esportistas de Campos do Jordão: o forte e bem preparado boxeador amador Rotoviano Chiarini, o conhecido Nin.

Ao centro e à direita: o Major João Ferreira Neves e um pugilista representando a Polícia Militar do Estado da Guanabara, infelizmente, não identificado.

 

 

 

Festividades - Passeio Ciclístico - 1977


A foto do ano de 1977, mostra aspectos do Iº Passeio Ciclístico da Sociedade Jordanense de Ensino - SOJEL, curso supletivo organizado pelo professor Jarmuth de Oliveira Andrade, que funcionou no prédio do antigo Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão - CEENE.

Durante as festividades desse passeio ciclístico, foi efetuado sorteio de uma bicicleta e entrega de prêmios e troféus aos que mais se destacaram. Em frente ao Centro Esportivo “Armando Ladeira”, localizado em Vila Abernéssia, o Diretor da SOJEL, professor Jarmuth de Oliveira Andrade entrega um troféu ao Sr. Dino Godoy, um veterano de Campos do Jordão, o mais antigo ciclista presente ao passeio ciclístico, durante muitos anos, o conhecido administrador da Fazenda Lagoinha, da Família Reis Magalhães.

 

 

 

Esportes - Grandes Esportistas


Na década de 1980, no Campo de Futebol da Associação Atlética Jaguaribe - A.A.J., Estádio Amadeu Carletti Junior, um encontro de dois grandes esportistas jordanenses que muito fizeram pelo engrandecimento e valorização do esporte de nossa Cidade.

Na foto, da esquerda para a direita: Noboro Oya, o conhecido Carlos Oya, da Livraria e Papelaria Oya e Antonio Carlos Teixeira de Faria, o conhecido Faria.

 

 

 

Pessoas - Jordanenses da velha guarda


Na década de 1980, um encontro marcante de dois amigos da valorosa, importante e histórica velha guarda de jordanenses de raiz, que muito fizeram para o engrandecimento de Campos do Jordão.

Da esquerda para a direita: Ailton Pazzianotto e Rubens Endel Sirin. Atrás, o professor José Roberto de Oliveira, já da nova geração e um não identificado.

 

 

 

Festividades - Audição de Piano - 1980


Foto da década de 1980, da IIª Audição de Piano do Curso de Piano da professora Maria Aparecida Rocha Alves, professora Cidinha, realizada no Auditório Cláudio Santoro, em Campos do Jordão.

Na foto, da esquerda para a direita: Cristian Pinotti, Gisele, filha do Prof. Sérgio Diretor do Nicola, Fernanda Maria Rios Rosa, professor Jarmuth de Oliveira Andrade, Não identificada, não identificada, Edelaine Gomes da Luz, Betina, de São Bento do Sapucaí, Lucíola Figueiredo Nejar, Juliana Cintra e Gislaine.

 

 

 

Esportes - Grande Esportista


Na década de 2000, numa das quadras do “Campos do Jordão Tênis Clube de Turismo”, localizado em Vila Capivari, o eterno esportista, apaixonado por diversas modalidades esportivas, incluindo o tradicional tênis, que praticava semanalmente, responsável pela manutenção da sua excelente forma física, engenheiro Luiz Cesário Richieri, da importante, conceituada e famosa “Construtora Fausi & Cesário”.

 

 

 

Sanatórios e Pensões - Sanatório N.S.Mercês


Esta foto, do dia 25 de agosto de 1947, mostra o lançamento da pedra fundamental do Sanatório Nossa Senhora das Mercês.

Na foto, dentre muitas pessoas e diversas representantes da Congregação das Irmãs Mercedárias da Caridade, da esquerda para a direita: o segundo, de pulôver com losangos, o construtor Floriano Rodrigues Pinheiro, responsável contratado para a construção do prédio do Sanatório e outros não identificados.

Ao centro, ao lado das Irmãs, o Prefeito Municipal de Campos do Jordão (01/04/1947 a 02/10/1947), Médico Dr. Januário Miráglia, D. Arlete Miráglia, Padre Theodomiro Lobo, reitor do Seminário de Taubaté, Madre Inês Zanguitu, o médico pneumologista e tisiologista Dr. Guilherme Schultz e a esposa D. Ignês Schultz.

Um pouco sobre o: Sanatório Nossa Senhora das Mercês

Em 18 de abril de 1941, o Instituto de Caridade das Irmãs Mercedárias recebeu um terreno em Campos do Jordão, de 94.000m2., para a construção de um sanatório para tuberculose, doado à Congregação das Irmãs Mercedárias da Caridade pelo Dr. José Carlos de Macedo Soares e sua esposa, dona Mathilde, que eram parentes próximos da primeira irmã mercedária brasileira: Glória de Almeida Baptista Pereira.

Como a Congregação não possuía numerário, cercou-se o terreno, plantando-se árvores frutíferas.

Os anos foram se passando, quando em 1943, Madre Ignez Zanguitto, Superiora do Sanatório Sta. Cruz, soube que o Sanatório Maria Auxiliadora se achava vazio, e logo se comunicou com a Madre Provincial, Dolores Aramburu, que tanto desejava um nosocômio, no clima saudável de Campos do Jordão para o tratamento de enfermos do pulmão.

Infelizmente, apesar das rápidas providências adotadas pela Ordem, não foi possível alugar o sanatório, e no mês seguinte, nova proposta surgia à Congregação, a Pensão Campos do Jordão, situada no Centro de Vila Abernéssia.

A Madre Provincial alugou-a, imediatamente. A nova casa passou a denominar-se Pensão Sanatório Nossa Senhora das Mercês, e começou a funcionar com 31 quartos.

Graças à solicitude das Irmãs, em 1944, a Pensão já abrigava 81 enfermos, e daí para a frente, esse número foi aumentando, gradativamente, motivo pelo qual, começou a amadurecer a idéia de construção de um sanatório.

Uma diretoria foi constituída para iniciar a construção do nosocômio: Sóror Maria Mercedes Baptista Pereira (Presidente); Sóror Eulália Dias Lima (secretária); Sóror Ignês Zanquito (tesoureira), Sóror Dolores Aramburu (2ª tesoureira) e Sóror Teófila Sanches (procuradora).

Com efeito, a 25 de agosto de 1947, foi lançada a pedra fundamental do Sanatório N. S. das Mercês e depois de muita luta, em janeiro de 1960, era inaugurado o Hospital, presentes autoridades civis e eclesiásticas, e entre elas, o prefeito Januário Miráglia e o Padre Theodomiro Lobo, reitor do Seminário de Taubaté, representante do Bispo Diocesano.

O primeiro médico do Sanatório foi o Dr. Guilherme Schultz; atualmente é diretor-clínico o médico José Antonio Padovan.

Os seus internados, em 1° de março de 1950, fundaram o Grêmio Cultural e Recreativo N. S. das Mercês.

OBS: Histórico do Livro “História de Campos do Jordão” da autoria do Escritor Pedro Paulo Filho, Editoria Santuário - 1986, Páginas 305 e 306.

 

 

 

Famílias - Casal Felix da Silva


Foto do final da década de 1930 mostrando o casal José Felix da Silva e a esposa Ana de Assis Silva. O Sr. José Felix como era muito conhecido, foi um grande profissional ligado à área da arte na pintura da construção civil de Campos do Jordão. Durante várias décadas, ele e a equipe de experientes pintores, foram os responsáveis pela pintura de inúmeras residências e prédios comerciais de Campos do Jordão. Trabalhou nesses serviços desde a década de 1940 até a década de 1970, época em que os pintores, sabiam e eram obrigados a preparar diversos tipos de tintas, com inúmeras tonalidades, misturando vários materiais e diversas pigmentações. Nessa época, ainda não existiam as tintas prontas e já preparadas, como hoje encontramos em qualquer loja especializada.

 

 

 

Famílias - Família Felix da Silva


Foto da década do início da década de 1940, mostrando o casal Sr. José Felix da Silva e Sra.Ana de Assis Silva, com os filhos Marly José Felix da Silva, a conhecida Marly e Waldyr Felix da Silva.

O Sr. José Felix como era muito conhecido, foi um grande profissional ligado à área da arte na pintura da construção civil de Campos do Jordão. Durante várias décadas, ele e a equipe de experientes pintores, foram os responsáveis pela pintura de inúmeras residências e prédios comerciais de Campos do Jordão. Trabalhou nesses serviços desde a década de 1940 até a década de 1970, época em que os pintores, sabiam e eram obrigados a preparar diversos tipos de tintas, com inúmeras tonalidades, misturando vários materiais e diversas pigmentações. Nessa época, ainda não existiam as tintas prontas e já preparadas, como hoje encontramos em qualquer loja especializada.

 

 

 

Famílias - Famílias: Reusing e Felix da Silva


Foto do final da década de 1950 mostrando, da direita para a esquerda: casal Gustavo Reusing Filho e esposa Marly da Silva Reusing, a Marly e seus pais Sra.Ana de Assis Silva e Sr. José Felix da Silva.

A Família Reusing, composta pelo Patriarca Sr. Gustavo Reusing e pela Matriarca Sra. Jandyra foram, no início da década de 1950, proprietários de famoso comércio de combustíveis, óleos automotivos, lavagem e lubrificação de veículos, com o nome de Posto GULF, sob a bandeira da Gulf do Brasil, instalado em prédio por eles construído, situado na Av. Dr. Januário Miráglia, local onde posteriormente esteve sediada a Agência do Expresso da Mantiqueira, concessionária dos transportes coletivos intermunicipais entre Campos do Jordão, Vale do Paraíba e São Paulo e vice-versa.

O Sr. José Felix como era muito conhecido, foi um grande profissional ligado à área da arte na pintura da construção civil de Campos do Jordão. Durante várias décadas, ele e a equipe de experientes pintores, foram os responsáveis pela pintura de inúmeras residências e prédios comerciais de Campos do Jordão. Trabalhou nesses serviços desde a década de 1940 até a década de 1970, época em que os pintores, sabiam e eram obrigados a preparar diversos tipos de tintas, com inúmeras tonalidades, misturando vários materiais e diversas pigmentações. Nessa época, ainda não existiam as tintas prontas e já preparadas, como hoje encontramos em qualquer loja especializada.

 

 

 

Pessoas - Lucy Mara Reusing


Foto da década de 1960 mostrando a linda garota Lucy Mara Reusing, filha do casal Gustavo Reusing Filho e Marly da Silva Reusing, a conhecida Marly.

 

 

 

Esportes - Pedestrianismo - 1950


Esta foto, do início da década de 1950, mostra parte da Av. Dr. Januário Miráglia, nesse lado, atualmente denominada Av. Frei Orestes Girardi. Na oportunidade, passava por alí uma corrida de pedestrianismo realizada em período noturno. É importante ressaltar que, naquela oportunidade chovia, não intimidando os atletase, muito menos, o público que assistia. Muitas pessoas de guarda-chuvas empunhados assistiam atentamente a passagem dos corredores.

Ao centro, à direita, o famoso atleta e exímio corredor Olívio Pereira da Silva, um dos maiores atletas do pedestrianismo que já passaram por Campos do Jordão, em todos os tempos. No momento da foto passavam em frente à famosa e saudosa Livraria e Papelaria Seabra, na época, de propriedade do Sr. Joaquim Pinto Seabra, o conhecido Seu Seabra.

A Livraria e Papelaria Seabra ficava, praticamente em frente à Estação de Vila Abernéssia, da Estrada de Ferro Campos do Jordão, entre a famosa e inesquecível Relojoaria Guarinon, do saudoso Sr. Fernando Guarinon e da maravilhosa Casa Líder, representante dos famosos produtos Renner, existentes até hoje, na época, de propriedade do saudoso Sr. Orlando Lauretti.

 

 

 

Pessoas - Churrasco amigo


Foto do dia 21 de maio de 1995 mostrando o médico Dr. Rodolfo Lopasso, em frente da churrasqueira de sua casa, preparando um belo e delicioso churrasco para os amigos.

Na foto, da esquerda para a direita: Dr. Rodolfo Lopasso, Sérgio, o engenheiro Luiz Cezário Richieri e o dentista Julio Carlos Ribeiro Neto, o Julinho.

 

 

Veja fotografias publicadas em outras semanas clicando aqui.

 

Voltar

 

- Campos do Jordão Cultura -