Home · Baú do Jordão · Camargo Freire  · Campos do Jordão

Crônicas e Contos · Culinária  ·  Fotos Atuais · Fotos da Semana

  Fotografias · Hinos · Homenagens · Papéis de Parede · Poesias/Poemas 

PPS - Power Point · Quem Sou  · Símbolos Nacionais · Vídeos · Contato

 

Fotografias Semanais que contam a
 história de Campos do Jordão.

de 02/05 a 08/05/2014

 

 

Históricas - Dia das Mães - 1955


No ano de 1955 o saudoso Sr. Joaquim Corrêa Cintra, pessoa de inúmeras qualidades pessoais, morais, intelectuais, profissionais e artísticas, já com seu famoso de inigualável Jornal “A Cidade”, publicava algumas de suas excelentes criações xilográficas. Posso afirmar com muita certeza que o Sr. Cintra foi o primeiro a trabalhar com essa atividade xilográfica em Campos do Jordão. A xilogravura é a técnica de gravura na qual se utiliza madeira como matriz e possibilita a reprodução da imagem gravada (em forma de entalhes feitos na madeira, de baixo e alto relevo, com a ajuda de instrumentos cortantes como formões e até canivetes.), sobre o papel ou outro material adequado. É um processo muito parecido com um carimbo. Depois de pronta a matriz, utilizando-se um rolo de borracha embebido em tinta e passando sobre as partes elevadas dos entalhes está na hora de colocá-la sobre papel, por exemplo, ou outro material e pressionar levemente para imprimir a figura elaborada.

Esse trabalho do Sr. Cintra foi publicado em seu Jornal “A Cidade”, do ano de 1955 homenageando o Dia das Mães.

 

 

 

Históricas - Vila Paulista - 1990


Esta é uma fotografia histórica de década de 1990 mostrando, parcialmente, a Vila Paulista.

Na foto, ao centro, um belo gramado circundado por uma pista de atletismo, mesmo local onde, na década de 1960 existia um lago nas mesmas proporções ou até um pouco maior. Nesse local, situado em frente ao “Colégio Estadual Professor Theodoro Corrêa Cintra”, mais conhecido como T.C.C., foi construída a Sede da Associação Cristã de Moços - A.C.M. que adota uma abordagem multidisciplinar visando o desenvolvimento espiritual, intelectual e físico das pessoas, especialmente dos jovens, mantendo saudáveis, corpo e mente. Ao redor, as belas casas que foram construídas ao longo do tempo, formando um Bairro simpático, bonito e aconchegante.

À esquerda da foto, bem no alto o prédio do antigo Colégio e Escola Normal Estadual - CEENE que antecedeu o Colégio T.C.C., hoje, Escola Tancredo de Almeida Neves.

OBS: Foto disponibilizada no Facebook, pelo amigo Amauri dos Santos, da Construtora Dolomiti.

 

 

 

Esportes - C.Jordão F.C. - 1950


Foto do dia 01 de abril de 1950 mostrando a equipe de futebol do Campos do Jordão Futebol Clube - C.J.F.C. que, nesse dia, venceu a partida pó 7 gols contra 2 da equipe adversária.

Na foto, em pé, da esquerda para a direita: Orlando Abitante, Silvio Rios, o conhecido Bolinha, na época,m da Incos e depois do Banespa, Felipe, Cornélio Luiz de Queiroz Filho, o conhecido Cornélio do Anternorzinho, Silvestre Bissoli, Ubaldino Biagioni, Leonildo Medeiro e não identificado.

Agachados, na mesma ordem: Rubens Garcia, Victor Ribeiro de Toledo, Suíço (filho de um relojoeiro suiço que residia em Vila Capivari), Manoel Augusto Esteves, o conhecido Mané Cabaça e Paulo Antenor de Souza, o Paulo Viola.

OBS: Foto gentilmente cedida por Rubens Garcia através do amigo comum Nelson Ladeira.

 

 

 

Esportes - A.A.Jaguaribe - 1970


Na década de 1970 a equipe de Futebol de Salão da A.A.J. - Associação Atlética Jaguaribe, na época comandada pelo entusiasta e grande incentivador do esporte de Campos do Jordão, Amadeu José de Souza, o conhecido Amado.

Na foto, agachados, da esquerda para a direita: Milton, Carlos Ferreira Gonçalves, o Café e Oscar da Matta Filho, o Oscarzinho.

Em pé, na mesma ordem: Antonio Julio Ribeiro, o Julião, Aristides Miravetti de Souza, o Tidinho, Luiz Masanobu Takayama, o conhecido Matiã, Rinaldo Takahashi e Amadeu José de Souza, o Amado.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo Luiz Masanobu Takayama, o conhecido Matiã.

 

 

 

Esportes - Dínamo E. Clube - 1960


No campo de futebol de Vila Abernéssia, atualmente Estádio “Benedito Vaz Dias”, a Equipe Infantil Futebol de Campos do Dínamo Esporte Clube - Início da écada de 1960 .

Na foto, agachados, da esquerda para a direita: José Luiz Santiago da Costa, Bentinho, Wilson Siguenobu Takayama, o Nenê, Clóvis de Souza, Neylor Torres, filho do Dr. Pedro Wilson Torres, Juiz de Direito de Campos do Jordão, na época e Paulo Randoli.

Em pé, na mesma ordem: Alexandre Aboud, Gerson Dinamarco Camargo, Celsinho Minamisako, Alexandre Corrêa Cintra, Carlinhos, Benedito Edison Argeu, o conhecido Cebola, Aristides Miravetti de Souza, o Tidinho, Ulisses Pessanha da Silva e Aristides Inácio de Souza, o Tidão.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo

 

 

 

Esportes - Esportistas Jordanenses - 1960


Grandes Esportistas Jordanenses.

No ano de 1960, na antiga quadra de cimento existente em Vila Abernéssia, no mesmo local onde hoje está sediado o nosso Ginásio Esportivo “Armando Ladeira”, dois grandes nomes que muito contribuíram para o engrandecimento do esporte de Campos do Jordão, especialmente do Futebol de Salão, atualmente Futsal.

Da esquerda para a direita: Aristides Miravetti de Souza, o conhecido Tidinho e Wilson Siguenobu Takayama, o Nenê. OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo Luiz Masanobu Takayama, o conhecido Matiã.

 

 

 

Escolas - Viagem de Bonde - 1950


Uma foto histórica do final da década de 1950. Num Bonde de carreira da Estrada de Ferro Campos do Jordão que, normalmente e diariamente, fazia viagens entre Campos do Jordão e Pindamonhangaba, alunos e professores do Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão - CEENE, viajando para Pindamonhangaba para participar de competições enfrentando equipes esportivas daquela cidade.

Na foto, à direita, dentre outros, do início para o fundo do Bonde: João Augusto de Almeida Neves, João Dirou Miura, os irmãos Carlos, o conhecido Carneirão e Edson Carneiro, professor Guido Machado Braga, da cadeira de Desenho, Eliana Guedes Reis, professora Beatriz Helena M. Marques Mauro, da cadeira de História.

À esquerda: A linda Professora Anastácia Leão Brasileiro, da Cadeira de Educação Física Feminina e em pé a professora Maria Augusta Gonçalves de Carvalho, da Cadeira de História.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo Luiz Masanobu Takayama, o conhecido Matiã.

 

 

 

Escolas - CEENE - Amigos - 1960


Na década de 1960, em uma das escadas laterais que existiam no prédio onde estava instalado o Departamento Municipal de Turismo - DMTUR, atualmente, onde está o prédio da antiga Telefônica, situado em frente à Estação de Vila Abernéssia, da Estrada de Ferro Campos do Jordão, os amigos e companheiros do Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão - CEENE, Gerson Yoshinobu Takayama e Shunsuke Kimura, o conhecido Shuscão.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo Luiz Masanobu Takayama, o conhecido Matiã.

 

 

 

Arquitetura - Fórum - Edifício em Construção


Uma foto histórica de qualidade questionável, mostrando, no início da década de 1970, em construção, o prédio onde posteriormente, foi instalado o Fórum Embaixador José Carlos de Macedo Soares, em Vila Abernéssia.

 

 

 

Escolas - CEENE - Formatura - 1960


No ano de 1968, no Salão Social do Abernéssia Futebol Clube - A.F.C., solenidade de formatura dos alunos do curso Ginasial do Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão - CEENE.

Na foto, da esquerda para a direita: O saudoso amigo Eduardo Neme Nejar, o Dudu, e a professora Maria Salete Padovan Paulo, convidados pela turma de formandos como paraninfos, o radialista e, na época Presidente da Assembléia Legislativas de São Paulo, posteriormente, Conselheiro do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, Paulo Planet Buarque, Dr. Marcos Ribeiro de Freitas, Promotor Público de Campos do Jordão, Dr. Roberto Guimarães, Delegado de Polícia de Campos do Jordão e o Vereador Jesus de Carvalho.

Na oportunidade o aluno Luiz Masanobu Takayama, o conhecido Matiã, recebe o seu diploma das mãos do Paraninfo da Turma, Dr. Paulo Planet Buarque.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo Luiz Masanobu Takayama, o conhecido Matiã.

 

 

 

Pessoas - Nelson Ladeira


Foto recente do grande amigo e companheiro de inúmeras jornadas esportivas e estudantis Nelson Ladeira que, na semana passada, acompanhado de uma de suas filhas, a gentil e bela Dani, esteve visitando Campos do Jordão e muitos de seus amigos, matando a saudade. Atualmente reside com a família na cidade de Piracicaba.

Nelson Ladeira sempre foi um grande esportista e apaixonado pelos esportes em geral. No auge da sua atividade esportiva chegou a representar, várias vezes, a cidade de Campos do Jordão em diversos campeonatos realizados em cidades do Vale do Paraíba, inclusive, nos Jogos Abertos do Vale do Paraíba e Jogos Abertos do Interior. Chegou a representar Campos do Jordão, num mesmo campeonato, em diversas modalidades esportivas, dentre elas, arremessos de disco, peso e dardo, voleibol, basquetebol, e também em saltos diversos, inclusive salto em altura.

Atualmente, não perdeu o pique de sempre. Está participando de equipes de basquetebol e voleibol da terceira idade, na cidade de Piracicaba e já conquistou o vice campeonato da região.

 

 

Veja fotografias publicadas em outras semanas clicando aqui.

 

Voltar

 

- Campos do Jordão Cultura -