Home · Baú do Jordão · Camargo Freire  · Campos do Jordão

Crônicas e Contos · Culinária  ·  Fotos Atuais · Fotos da Semana

  Fotografias · Hinos · Homenagens · Papéis de Parede · Poesias/Poemas 

PPS - Power Point · Quem Sou  · Símbolos Nacionais · Vídeos · Contato

 

Fotografias Semanais que contam a
 história de Campos do Jordão.

de 06/06 a 12/06/2014

 

 

Escolas - CEENE - Turma década 1960


Num dos pátios internos do Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão - CEENE, turma do curso ginasial da década de 1960.

Na primeira fileira, da esquerda para a direita: Maria Célia Comparotto, a Celinha e Terezinha Dias Pereira, filha do Sr. Zezé Américo, do Jardim do Embaixador.

Na segunda fileira, na mesma ordem: Leonor Lendini,Marta Ribeiro Ramos, Maria Cristina Comparotto, Maria Inês Pereira, Filha do Seu Zé Padeiro, mãe do Caê e Lucia Barreti .

Na terceira fileira, na mesma ordem: Maria Inês Gomes, atualmente morando e trabalhando em Nova Delhi, na Índia, Maria Luiza Ferreira, Neusa Maria Rosa, Dorotéia, Maria Célia Além, a Celinha e Maria Nobuko Kuno.

Na última fileira, na mesma ordem: Maria Aparecida Toledo, Hiroko Takahashi, Maria Helena de Oliveira Lima e Lazinha Lemos.

 

 

 

Escolas - CEENE - Turma década 1960


Num dos pátios internos do Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão - CEENE, turma do curso ginasial da década de 1960.

Na primeira fileira da frente, da esquerda para a direita: Marta Ribeiro Ramos, Maria Luiza Ferreira, Maria Nobuko Kuno e Hiroko Tahahashi.

Na segunda fileira, na mesma ordem: Benedita Costa de Oliveira, a Benê, irmã do João Costa de Oliveira, Dorotéia, Maria Cristina Comparotto, professora Dora Lygia Cersósimo Richieri, Terezinha Dias Pereira, filha do Sr. Zezé Américo, do Jardim do Embaixador, Elza Pereira, irmã da Maria do Carmo - Roupadada; Lucia Barreti, Maria Inês Gomes, atualmente morando e trabalhando em Nova Delhi, na Índia, Benedita Carmem Costa e Maria Aparecida Toledo.

Na terceira fileira, na mesma ordem: Rosely Antunes de Souza Lemos, Neusa Maria Rosa, Maria Inês Pereira, Filha do Seu Zé Padeiro, mãe do Caê e Maria Helena de Oliveira Lima.

Na última fileira de cima, da esquerda para a direita: Wagner Rodrigues da Cruz, filho da D. Amazília, Carlos Donato Reis, Saburo Jorge Okido, o saudoso Antonio Carlos Teixeira de Faria e Jefferson Akihiro Nagato. .

 

 

 

Escolas - CEENE - Turma de 1966


Parte das doze alunas do Curso Normal, turma de 1966, do Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão - CEENE. Algumas fora e outras dentro da famosa Cantina do Colégio, com a maravilhosa, bondosa e saudosa Dona Etelvina Salgado, a responsável pelos deliciosos quitutes e os especiais sanduíches de mortadela, preparados com muito esmero e dedicação, servidos aos alunos e professores do Colégio que, quem provou, nunca mais esqueceu.

Da esquerda para a direita: as saudosas Iracema Amadi e Vilma Barcelline, Maria da Graça Peixoto Serra, Maria Aparecida Perondini Pina, a Cidinha, Maria Eunice Comparotto, Eliana Maria Gonçalves, Sandra Aguiar, a saudosa Maria Gillei da Silva Moreira; atrás o professor João Gualberto Mafra Machado, Diretor do Colégio, Dona Etelvina Salgado, Maria Tereza de Niemayer, Mary Aparecida Salgado, filha da Dona Etelvina, Terezinha Moraes e Maria da Glória Costa, a Glorinha.

OBS: Foto gentilmente veiculada no Facebook pela amiga Maria Eunice Comparotto.

 

 

 

Escolas - CEENE - Turma 1966


Na foto histórica, no pátio interno, do lado esquerdo do tradicional e maravilhoso “Salão Nobre”, do saudoso Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão - CEENE, a turma de normalistas (alunas do Curso Normal para formação de professores) do ano de 1966.

Da esquerda para a direita: Maria da Glória Costa, a Glorinha, Terezinha Moraes, Maria Aparecida Perondini Pina, a Cidinha, Sandra Aguiar, os saudosos Maria Gillei da Silva Moreira e o Sr. Joaquim Paulino Mateus, funcionário do Colégio, na época, Padrinho da Turma de Formandas, Maria Tereza de Niemayer, atrás Eliana Maria Gonçalves, Maria da Graça Peixoto Serra, Mary Aparecida Salgado, as saudosas: Iracema Amadi e Vilma Barcellini e, agachada Maria Eunice Comparotto.

OBS: Foto gentilmente veiculada no Facebook pela amiga Maria Eunice Comparotto.

 

 

 

Escolas - CEENE - Turma 1966


Na entrada do Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão - CEENE, em frente das salas da Diretoria e da Secretaria, parte das doze alunas do curso normal, turma do ano de 1966.

Na foto, da esquerda para a direita: As saudosa Vilma Barcellini e Iracema Amadi, Não identificada, Maria Tereza de Niemayer, a saudosa Maria Gillei da Silva Moreira, Eliana Maria Gonçalves, Maria Aparecida Perondini Pina, a Cidinha, Sandra Aguiar; Vera Cimadon, funcionária do Colégio, Mary Aparecida Salgado e Maria da Glória Costa, a Glorinha.

OBS: Foto gentilmente veiculada no Facebook pela amiga Maria Eunice Comparotto.

 

 

 

Escolas - CEENE - Turma 1968/1969


No Palco do saudoso Abernéssia Futebol Clube, alunos da turma de 1968 u 1969 do saudoso Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão - CEENE, no dia da Formatura do Curso Ginasial.

Na fileira de cima, da esquerda para a direita: Luiz Masanobu Takayama, o conhecido Matiã, Oswaldo Minamisako, Maria Helena, não identificado, Fábio Tadeu Biagioni, Joe Lois Mamede da Silva, duas não identificadas e Orlando Soares Filho.

Na penúltima fileira, na mesma ordem: Renata Böhme, Não identificado, Jorge Francisco (filho da D. Nilza) e não identificada.

Na primeira fileira, na mesma ordem: Maria Antonia, Maria Célia Comparotto, a Celinha, quatro não identificadas, Lucia Corrêa Cintra, Vitória Elizabeth Barbosa, o Radialista e Deputado Paulo Planet Buarque, Padrinho da turma de formandos, Inez Gonzalez, Ivete Rodrigues, não identificada; o saudoso André Luiz Abrantes Sicília, Paulo Mukai, Tânia Mara Manhez Nogueira, Luiz Augusto César Caldeira, Reinaldo Martinho Ferreira, Luiz Cláudio, Teiji Nodomi e William.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo Luiz Masanobu Takayama, o conhecido Matiã.

 

 

 

Escolas - VEENE - Turma década 1960


Acredito que o local seja o “Restaurante Nevada”. No local, parte da turma de formandos do curso ginasial, do final da década de 1960, do saudoso Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão - CEENE.

Da esquerda para a direita: Terezinha Paulina de Miranda, Maria Cristina Ballion, não identificada, Mauro Acácio Arakaki, Dunga, Ivan Sarmento Pina, dois não identificados, Eunice Sarmento, Dito, Edson Fujita, Alfredo Fabiano Reis, Marco Antonio Arakaki e a namorada Mitiko Aparecida Okido (depois casados), Sonia Maria de Oliveira Lima e, na frente: Valéria Grabner Raymundo, o saudoso Otávio Lopes de Pina Filho, o Otavinho e a namorada Margareth Biasi Pêra (depois casados).

OBS: Foto gentilmente veiculada no Facebook por Eunice Sarmento..

 

 

 

Escolas - CEENE - Turma 1966


Na famosa Sala dos Professores do saudoso Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão - CEENE, parte das doze alunas do curso normal, turma do ano de 1966.

Na foto, da esquerda para a direita: Maria Tereza de Niemayer, professor José Massahiro Arakaki (o Kakinho), a saudosa Maria Gillei da Silva Moreira, o saudoso professor João Gualberto Mafra Machado, Diretor do Colégio, Eliana Maria Gonçalves, Mary Aparecida Salgado, Terezinha Moraes, Maria da Glória Costa, a Glorinha e em sua frente Maria Eunice Comparotto, Sandra Aguiar, Maria da Graça Peixoto Serra, Maria Aparecida Perondini Pina, a Cidinha, as saudosas Iracema Amadi e Vilma Barcellini .

OBS: Foto gentilmente veiculada no Facebook pela amiga Maria Eunice Comparotto.

 

 

 

Escolas - CEENE - Turma 1966


Em uma das salas do saudoso Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão - CEENE, parte das doze alunas do curso normal, no dia 27 de maio de 1965, durante comemoração da Páscoa dos Estudantes.

Na foto, da esquerda para a direita: Aparecida Célia Bustamante, não identificada, a saudosa Maria Gillei da Silva Moreira, Luiz Carlos Miranda, Odete Neves de Miranda, Cleuza de Souza, atrás Carlos Roberto Ávila, Antonio Marmo de Oliveira Nascimento, o saudoso Antonio Carlos Lourenço (o Toninho Magrela), não identificada: Eliana Maria Gonçalves, Maria Eunice Comparotto, Lyris Maria Frozino e Maria de Lourdes Dias Martins.

OBS: Foto gentilmente veiculada no Facebook pela amiga Maria Eunice Comparotto.

 

 

 

Escolas - CEENE - Turma 1966


Na Sala da Diretoria do saudoso Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão - CEENE, parte das doze alunas do curso normal, turma de 1966.

Na foto, da esquerda para a direita: Os Saudosos: Secretário do Colégio Pedro Corrêa Cintra e a aluna Vilma Barcellini; Maria da Glória Costa, a Glorinha, Sandra Aguiar; os saudosos - professor João Gualberto Mafra Machado, Diretor do Colégio, Sr. Jarbas, da Secretaria do Colégio e Iracema Amadi. Na seqüência, em pé: Maria da Graça Peixoto Serra, Maria Aparecida Perondini Pina, a Cidinha, Terezinha Moraes e a professora Maria José Ávila, a conhecida professora Zezé. Sentadas: a saudosa Maria Gillei da Silva Moreira, Mary Aparecida Salgado, Eliana Maria Gonçalves, Maria Eunice Comparotto, Maria Tereza de Niemayer e a saudosa e querida professora Dora Lygia Cersósimo Richieri.

 

 

 

Escolas - CEENE - Turma 1966


Em uma das salas de aula o saudoso Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão - CEENE, parte das doze alunas do curso normal, turma do ano de 1966.

Na foto, da esquerda para a direita: Maria Eunice Comparotto e Eliana Maria Gonçalves. Atrás: não identificado e Eduardo Shimite Niskikawa.

OBS: Foto gentilmente veiculada no Facebook pela amiga Maria Eunice Comparotto.

 

 

 

Esportes - Dínamo E. Clube - década 1960


Equipe de futebol de salão, atualmente Fut-sal, da gloriosa equipe do Dínamo Esporte Clube, de Campos do Jordão, da década de 1960.

Um pouco da história do Dínamo Esporte Clube de Campos do Jordão:

Durante as décadas de 1960 e 1970, o grande incentivador do esporte de Campos do Jordão Alexandre Aboud, resolveu criar e patrocinar algumas atividades esportivas em Campos do Jordão. Aboud, sempre foi um grande apaixonado pelo esporte, especialmente pelo futebol e futebol de salão. Veio para Campos do Jordão na década de 1950, em busca da cura para a tuberculose. Obtendo cura rápida e eficiente, resolveu aqui se radicar definitivamente, especialmente, devido às diversas e eternas amizades, que conquistou junto aos estudantes do nosso Colégio Estadual que, diariamente, no caminho quase obrigatório, passavam em frente à saudosa Pensão Primavera onde estava hospedado. Contando com sua simpatia e interesse em saber sobre o ensino em nosso Colégio e sobre diversos esportes, Aboud e os estudantes firmaram grandes amizades que jamais foram interrompidas.

Já totalmente curado, na década de 1960, totalmente às suas expensas, montou uma equipe de futebol de salão à qual denominou Dínamo Esporte Clube, fornecendo uniformes, bolas e todo aparato necessário para que essa equipe pudesse participar dos diversos campeonatos realizados na cidade e, também, em partidas realizadas fora dos limites de Campos do Jordão. O Dínamo como ficou conhecido, firmou-se na categoria Futebol de Salão, conquistando por diversas vezes, o título de campeão Jordanense da categoria. Posteriormente, o Dínamo, sempre comandado pelo ativo e apaixonado esportista Aboud, também se destacou na modalidade Futebol de Campo, onde obteve grande e destacado sucesso.

O Dínamo, até hoje é relembrado com grande admiração e saudade. Muitos daqueles que se destacaram nessa equipe e que, por força da necessidade da procura de mercado de trabalho mais promissor, foram obrigados a sair de Campos do Jordão, sempre que aqui retornam, fazem questão de procurar o Aboud para um forte e saudoso abraço, aproveitando a oportunidade para relembrar passagens importantes e inesquecíveis daquela época áurea do nosso esporte Jordanense.

Na década de 1960, na antiga quadra de cimento existente em Vila Abernéssia, no mesmo local onde hoje está sediado o nosso Ginásio Esportivo “Armando Ladeira”, uma das equipes de futebol de salão do Dínamo Esporte Clube, do Alexandre Aboud.

Agachados, da esquerda para a direita: o saudoso Amaury Salgado de Oliveira, Alexandre de Souza Cintra, Luiz Masanobu Takayama, o conhecido Matiã, José Luiz Santiago da Costa e Elmir Morais.

Em pé, na mesma ordem: Francisco Richieri, o Chiquinho, Aristides Miravetti de Souza, o Tidinho, Afonso dos Santos Junior, o Afonsinho, Wilson Siguenobu Takayama e Antonio Ferreira da Silva, o conhecido Toninho Melão.

 

 

Veja fotografias publicadas em outras semanas clicando aqui.

 

Voltar

 

- Campos do Jordão Cultura -