Home · Baú do Jordão · Camargo Freire  · Campos do Jordão

Crônicas e Contos · Culinária  ·  Fotos Atuais · Fotos da Semana

  Fotografias · Hinos · Homenagens · Papéis de Parede · Poesias/Poemas 

PPS - Power Point · Quem Sou  · Símbolos Nacionais · Vídeos · Contato

 

Fotografias Semanais que contam a
 história de Campos do Jordão.

de 27/06 a 03/07/2014

 

 

Históricas - Prédio histórico


Esta foto já é histórica. Esta casa, construída na década de 1940, localizada na área pertencente ao Grande Hotel de Campos do Jordão, situada em Vila Capivari, proximidades da Parada Damas, da Estrada de Ferro Campos do Jordão, inicialmente, por muitos anos, serviu de residência para família de empregados que trabalharam no Grande Hotel. Posteriormente, abrigou o Museu da Tuberculose onde foram expostos equipamentos, utensílios e diversas coisas e peças coletadas junto aos Sanatórios de Campos do Jordão, especializados no tratamento da tuberculose. Esse Museu, infelizmente, foi desativado e o acervo chegou a ficar, por muito tempo, em local incerto e desconhecido. Felizmente, há pouco mais de dois anos, parte desse acervo foi localizado e já serviu para a montagem de uma pequena exposição realizada no prédio do antigo Dispensário Dr. Emílio Ribas, posteriormente Centro de Saúde Dr. Silvestre Ribeiro, atualmente, sede da Prefeitura Municipal de Campos do Jordão.

Esse prédio, depois de reformado e ampliado, mantendo parte de suas características iniciais, atualmente é a Sede do 5º BPMI - Batalhão da Polícia Militar do Interior - “General Salgado”, da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

OBS: Foto disponibilizada no Facebook pelo grande amigo Amauri dos Santos, o conhecido Amauri, da Dolomiti (Importante e conceituada Construtora de Campos do Jordão)

 

 

 

Históricas - Prédio da Incos de Jaguaribe


Uma bela e saudosa fotografia da década de 1980, mostrando os fundos do prédio da antiga INCOS - Companhia Industrial e Comercial de Campos do Jordão, localizado na Vila Jaguaribe, a primeira e mais importante revendedora de materiais para construção que, durante quase cinco décadas, forneceu materiais para construção de inúmeros prédios e casas de Campos do Jordão.

OBS: Foto gentilmente postada no Facebook, pelo amigo Amauri dos Santos, o Amauri da, Dolomiti (Importante e conceituada Construtora de Campos do Jordão)

 

 

 

Históricas - Prédio das Irmãs de N.S.Calvário


O saudoso prédio da década de 1940, localizado na esquina das Ruas Brigadeiro Jordão e Evangelina Jordão, em Vila Abernéssia, quase em frente à Academia de Ginástica “Super Shape”, proximidades do Museu da Imagem e do Som, atualmente, Casa da Cultura “Antonio Fernando Costela”, da Prefeitura Municipal de Campos do Jordão.

Esse prédio, durante muitas décadas, pertenceu à Irmandade de Nossa Senhora do Calvário, das Irmãzinhas que vestiam hábitos azuis. Nesse prédio recebiam como hóspedes, irmãs da mesma congregação sediadas em outras localidades e até alguns hóspedes amigos e ligados à Congregação. Infelizmente foi vendido na década de 2000 e o prédio demolido para abrigar um depósito de materiais para construção (areia, pedra, tijolos e saibro), que já foi desativado e, atualmente, é um terreno vazio.

OBS: Foto gentilmente postada no Facebook, pelo amigo Amauri dos Santos, o Amauri da, Dolomiti (Importante e conceituada Construtora de Campos do Jordão)

 

 

 

Pessoas - Crisma - 1957


Foto do dia 10 de novembro de 1957 quando da cerimônia de Crisma realizada na Igreja Matriz de Santa Teresinha do Menino Jesus, em Vila Abernéssia, Campos do Jordão.

“Segundo a doutrina da Igreja Católica a Crisma ou a Confirmação é um sacramento em que o fiel recebe através da ação do bispo uma unção com a Crisma (óleo). Trata-se de um rito em que o ministro impõe as mãos sobre os confirmandos, invocando o Espírito Santo, e os unge com óleo. Consiste na confirmação do Batismo pelo Espírito Santo, na qual o fiel crismando é enviado ao mundo para testemunhar o Evangelho de Jesus Cristo em atos e palavras.

A Crisma é inseparável do Batismo. Juntamente com o Batismo e a Eucaristia por exemplo, são considerados pela Igreja Católica como sendo os "sacramentos da iniciação cristã". A imposição das mãos é reconhecida pela tradição católica como a origem do sacramento da Confirmação.

Na Igreja Católica, o sacramento deve ser ministrado por um Bispo, ou por delegação especial, um padre. No Oriente, este sacramento é administrado imediatamente depois do Batismo; é seguido da participação na Eucaristia, tradição que põe em destaque a unidade dos três sacramentos da iniciação cristã. Na Igreja latina administra-se este sacramento quando se atinge a idade da razão, e normalmente se reserva sua celebração ao Bispo, significando assim que este sacramento corrobora o vínculo eclesial.” Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Na foto, da esquerda para a direita: O saudoso Celso Minamisako, o Celsinho, Américo Richieri Filho, o Ameriquinho, Professor Ayrton de Almeida Tulio, professor do Grupo Escolar Anexo ao Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão - CEENE, na oportrunidade, padrinho da Crisma do Américo e, Francisco Richieri, o Chiquinho, irmão do Américo.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo Américo Richieri Filho. Essa foto também me foi cedida pela amiga Maria Cristina Compartotto que foi esposa do Celsinho Minamisako, porém, sem condições de recuperação devido a várias deteriorações.

 

 

 

Históricas - Crisma - 1957


Este é o verso da foto anterior onde o Professor Ayrton de Almeida Tulio, fez uma dedicatória ao seu afilhado de Crisma Américo Richieri Filho, com os seguintes dizeres: “Ao Américo, no dia da sua Crisma, uma lembrança, com os votos de um futuro brilhante, do professor e padrinho Ayrton. Campos do Jordão, 10-11.57.”

 

 

 

Escolas - CEENE - Turma 1966


Em uma das salas do saudoso Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão - CEENE, parte das doze alunas do curso normal, turma do ano de 1966.

Na foto, da esquerda para a direita: as saudosas Vilma Barcellini e Iracema Amadi, não identificada, Maria da Glória Costa, a Glorinha, o saudoso professor João Gualberto Mafra Machado, Diretor do Colégio, Maria da Graça Peixoto Serra, Mary Aparecida Salgado, Maria Aparecida Perondini Pina, a Cidinha, Sandra Aguiar, a saudosa Maria Gillei da Silva Moreira, Maria Eunice Comparotto, Maria Tereza de Niemayer e atrás, c Eliana Maria Gonçalves.

OBS: Foto gentilmente veiculada no Facebook pela amiga Maria Eunice Comparotto.

 

 

 

Escolas - CEENE - Turma 1966


No Salão Nobre do saudoso Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão - CEENE, parte das doze alunas do curso normal, turma do ano de 1966, durante a solenidade do Juramento das Formandas, as novas professorinhas do Curso Normal.

Na foto, Na primeira fileira da esquerda, da frente para trás: Maria Eunice Comparotto, Maria Aparecida Perondini Pina, a Cidinha, Eliana Maria Gonçalves e a saudosa Iracema Amadi.

Na segunda fileira, na mesma ordem: Maria da Graça Peixoto Serra, Maria da Glória Costa, a Glorinha, Maria Tereza de Niemayer e a saudosa Maria Gillei da Silva Moreira.

Na terceira fileira, na mesma ordem: Mary Aparecida Salgado, Sandra Aguiar, não identificada e a saudosa Vilma Barcellini.

OBS: Foto gentilmente veiculada no Facebook pela amiga Terezinha Moraes.

 

 

 

Escolas - CEENE - 1958


Uma bela lembrança do tempo do Grupo Escolar anexo ao Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão - CEENE, do ano de 1958, da aluna Neusa Costa.

OBS: Foto gentilmente veiculada no Facebook pela amiga Neusa Costa.

 

 

 

Escolas - CEENE - Turma década 1960


Uma foto histórica do Baile de Formatura das alunas da turma da década de 1960, do Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão - CEENE, realizado no Salão Social do Abernéssia Futebol Clube - A.A.F.C..

Na foto, da esquerda para a direita: O Saudoso Claro Manhez Nogueira com a irmã Encarnação Olinda Manhez Nogueira, o saudoso Dr. Marcos Wulf Siegel com a filha Helena Morris Siegel, o saudoso Willie Schlote com a filha Helga Schlote. E mais um casal não identificado.

OBS: Foto gentilmente veiculada no Facebook pela amiga Helga Schlote.

 

 

 

Festividades - Aniversário - década 1960


Foto do início da década de 1960 mostrando uma festinha de aniversário, acredito, realizada na residência do casal Sr. Jayr de Souza Lemos e Sra. Rita de Souza Lemos.

Na foto, da esquerda para a direita: a saudosa Sra. Rita de Souza Lemos, a filha Marly Souza Antunes de Lemos, Helena Morris Siegel, a menina Elisinha Gonçalves da Fonseca e o menino Paulo Gonçalves da Fonseca e a mãe Sra. Olga Elisa Gonçalves da Fonseca. Atrás, uma senhora não identificada e em seu colo o garoto Jayr Antunes de Lemos Junior, o Jairzinho.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo Jayr Antunes de Lemos Junior, o Jairzinho.

 

 

 

Esportes - A.A.Jaguaribe - 1962


Foto do dia 17 de abril do ano de 1962, mostrando a temida equipe de futebol da Associação Atlética Jaguaribe - A.A.J., no campo de futebol existente na área pertencente ao Campos do Jordão Tênis Clube de Turismo, em Vila Capivari, na época, à disposição do Campos do Jordão Futebol Clube - C.J.F.C..

Na foto, em pé, da esquerda para a direita: Amadeu José de Souza, o popular Amado, Técnico doa equipe, um goleiro de nome não identificado que, na época, vinha de Pindamonhangaba, o popular Farofa, Geraldo Miravetti, o conhecido Geraldeco, Antoninho, do Grande Hotel, mais conhecido como Toninho Rolinha, Roberto, o conhecido Velo, Joaquim Arthur, o conhecido Joaquim Cambota e Manoel da Costa, o conhecido Mané condenado.

Agachados, na mesma ordem: O popular Louro, do Grande Hotel, Motinha, Argemiro Ferreira da Silva, Paulo Teodoro de Souza, o conhecido Paulo Coxinha e Mateus, da Padaria Santa Clara.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo Manoel da Costa, o Mané Condenado.

 

 

 

E.F.C.J. - EFCJ - Estção Pinda - 19580


Foto da década de 1950 mostrando a antiga plataforma de embarque dos Bondes da Estrada de Ferro Campos do Jordão, na Estação de Pindamonhangaba, situada ao lado da Estação da Estrada de Ferro Central do Brasil. Olhando nesta posição da foto, do lado esquerdo dessa plataforma, embarcavam e desembarcavam os passageiros da Estrada de Ferro Campos do Jordão que faziam o percurso entre as cidades de Pindamonhangaba e Campos do Jordão. Do lado direito dessa mesma plataforma, embarcavam e desembarcavam os passageiros da Estrada de Ferro Central do Brasil que utilizavam os trens com destino a São Paulo, Rio de Janeiro e diversas cidades localizadas ao longo desse percurso.

Na foto, junto à Plataforma de embarque e desembarque, o Bonde A 1 da Estrada de Ferro Campos do Jordão.

 

 

 

Festividades - Casamento Valéria e C.Donato


Foto do dia 12 de junho de 1976. Nesse dia, na Igreja de São Benedito, em Vila Capivari, em Campos do Jordão, a cerimônia do casamento dos amigos Carlos Donato Reis e Valéria Grabner Raymundo. Ele, filho do saudoso casal Sr.Antonio Reis, durante muitos anos, Chefe da Agência dos Correios e Telégrafos de Campos do Jordão e Sra. Quintinha Pasquarelli Reis. Ela, filha do saudoso casal Sr. Felício Raymundo Neto e Sra.Hildegard Maria Grabner Raymundo.

Na foto, o saudoso amigo Sr. Felício Raymundo Netto entrando na Igreja de São Benedito, em Vila Capivari, conduz ao altar, sua linda filha Valéria Grabner Raymundo para o casamento com o jovem Carlos Donato Reis. Após o casamento Valéria passou a chamar-se Valéria Grabner Reis.

O Sr. Felício Raymundo Netto, mais conhecido por todos da sua época, como Felicinho do Grande Hotel, foi um dos mais importantes funcionários da linha de frente e gerencial do saudoso Grande Hotel de Campos do Jordão, orgulho da classe hoteleira jordanense e nacional. Lembro-me muito dele, especialmente com seu famoso Fordinho, lindo e maravilhoso, capota de lona preta, acredito que ano 1929, trafegando pelas Ruas e Avenidas de Campos do Jordão. Cheguei a pegar carona com ele em várias oportunidades. Nos finais de semana gostava de ir para seu sítio, situado na descida da serra, na Rodovia SP.50, que liga Campos do Jordão a São José dos Campos. Grande pessoa que deixou muita saudade e inúmeros amigos.

OBS: Foto disponibilizada no Facebook pelo casal amigo Carlos Donato e Valéria.

 

 

Veja fotografias publicadas em outras semanas clicando aqui.

 

Voltar

 

- Campos do Jordão Cultura -