Home · Baú do Jordão · Camargo Freire  · Campos do Jordão

Crônicas e Contos · Culinária  ·  Fotos Atuais · Fotos da Semana

  Fotografias · Hinos · Homenagens · Papéis de Parede · Poesias/Poemas 

PPS - Power Point · Quem Sou  · Símbolos Nacionais · Vídeos · Contato

 

Fotografias Semanais que contam a
 história de Campos do Jordão.

de 21/11 a 27/11/2014

 

 

Personalidades - Pedro Paulo Filho - Adeus


Pedro Paulo Filho - Saudade, o perfume da ausência.

Parodiando o próprio Pedro Paulo Filho que um dia escreveu, para homenagear um amigo que partiu para a vida eterna: ...“restou a saudade que é o perfume da ausência.”

Infelizmente Campos do Jordão perdeu Pedro Paulo Filho, advogado, escritor, historiador e jornalista. Participou ativamente, com muita dedicação, em diversos segmentos da vida cotidiana da sua cidade querida. Dentre inúmeras atividades exercidas foi: vereador por três legislaturas (1961/1963, 1964/1968 e 1969/1971), presidente da Câmara Municipal (01.02.1969 a 31.12.1971), prefeito municipal interino (18/09/1971 a 17/10/1971); fundador e primeiro presidente da 84ª Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil - Campos do Jordão; um dos fundadores da Academia de Letras de Campos do Jordão, Presidente do Rotary Clube e do Lions Clube, colunista de diversos jornais da cidade. Durante vários anos foi vice-presidente da Sociedade de Educação e Assistência - SEA - “Frei Orestes” e vice-presidente dos Sanatorinhos - Ação Comunitária de Saúde.

Nas atividades que participou, prestou trabalho sério, dedicado, idôneo, importante e honrado. Foi dos maiores tribunos da nossa Câmara Municipal, grande e consagrado orador, um dos mais brilhantes advogados do nosso Tribunal do Júri da Comarca. O nosso querido “homem da montanha” foi o maior e grande escritor de Campos do Jordão, com mais de trinta livros publicados. Foi e continuará sendo o nosso mais ilustre e expressivo historiador, admirado e respeitado representante da cultura e da história da nossa Montanha Magnífica.

O advogado Pedro Paulo Filho, durante mais de 40 anos trabalhou como assessor jurídico da nossa Estrada de Ferro Campos do Jordão, em seu Escritório na cidade de Pindamonhangaba. Conhecia a fundo toda sua história, desde os primeiros movimentos, idealizados pelos médicos sanitaristas Drs. Emílio Ribas e Victor Godinho, que culminaram na sua construção, iniciada no ano de 1912 e concluída no ano de 1914. Com base no seu amplo conhecimento escreveu o livro “Estrada de Ferro Campos do Jordão - Uma escalada para a vida”.

Sem qualquer preferência ou escolha de data, o nosso Pedrinho Paulo, o maior e insubstituível historiador de Campos do Jordão, partiu para outras moradas no Grande Universo da Vida Celestial, exatamente no dia 15/11/2014, data em que a Estrada de Ferro, completava seu primeiro centenário de existência.

Por mero acaso, a comemoração do Centenário da nossa Ferrovia, ao invés de ter sido programada para o dia 15/11/2014, foi marcada para o próximo dia 06/12/2014 quando contará com a presença do nosso Governador do Estado de São Paulo. Se a comemoração tivesse sido realizada na data correta, certamente seria entristecida com o infausto acontecimento. É certo que, em qualquer momento dessa comemoração, infelizmente, será marcante, saudosa e sentida a falta do Dr. Pedrinho Paulo.

Dr. Pedro Paulo Filho, o nosso Dr. Pedrinho, grande amigo de todos, homem de inúmeras qualidades, insubstituível no seu dedicado trabalho em prol do registro e da divulgação da história e da cultura de Campos do Jordão, infelizmente, nos deixou depois de muita luta e sofrimento. Foi grande apaixonado por Campos do Jordão. Descreveu e registrou, com muito amor e carinho, em diversos de seus escritos, toda paixão que sentia por tudo que existe de maravilhoso em sua terra querida.

Deixou trabalho maravilhoso, feito com muito amor, carinho e dedicação. Deixou, também, “A SAUDADE, O PERFUME DA AUSÊNCIA” que ele sabiamente escreveu. A ausência que sempre será sentida. A saudade que fará seu nome lembrado e eternizado em suas obras literárias, grande herança para nossa história e cultura.

Sempre trabalhou muito, até exageradamente. Com certeza, já deve estar continuando sua gloriosa jornada de pesquisador, escritor e historiador, agora no plano celestial.

Edmundo Ferreira da Rocha - 17/novembro/2014.

Clique Aqui e conheça Homenagem a Pedro Paulo Filho

 

 

 

Escolas - CEENE - Turma 1963


Na foto do ano de 1963 os formandos da turma do curso ginasial do saudoso Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão - CEENE. Essa era a minha turma. Infelizmente não apareço nesta foto e em várias outras em que aparece a minha turma. Normalmente, o fotógrafo não aparece nas fotos. Acredito que, desde essa época, eu já era escalado como fotógrafo. Daí o motivo de não aparecer nas fotos.

Essa foto foi tirada no final do ano de 1963, em frente à residência do saudoso professor de matemática, José Massahiro Arakaki, nosso padrinho de formatura. Na oportunidade, gentilmente, havia nos convidado para um delicioso chá especial, com bolos e salgados diversos.

Na fila da frente, da esquerda para a direita: As saudosas Iracema Amadi e Wilma Barseline, Helena Kawakami, Mary Aparecida Salgado, Maria Naira Pereira, Eliana Maria Gonçalves, Cecília Marin Ruiz, Sandra Aguiar, Maria Eunice Comparotto, Lucio Flávio Andreoli, a saudosa Vera Lucia Barbosa, Eduardo Shimite Nishikawa e Alberto de Almeida Bernardino, o Albertinho.

Na fila de trás, na mesma ordem: Gilberto de Menezes Lima, Ayrton César Marcondes, Francisco Richieri, o Chiquinho, Maria Gillei da Silva Moreira, Paulino da Fonseca Simões, Eliana Guedes Reis, Luiz Hayashida, Alexandre Brisola dos Santos, Augusto Mitsunori Sakane, Mário Alves Gomes, Carlos Roberto Ávila, Dalton Godliauskas Zen, não identificado e Paulo Caetano da Silva.

 

 

 

Escolas - CEENE - Turma 1968


Foto do Baile de formatura das novas professoras do saudoso Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão - CEENE, do ano de 1968.

Na foto, no Salão Social do saudoso Abernéssia Futebol Clube - A.F.C., a nova professora Neusa Miravetti de Souza dança com seu padrinho de formatura, seu tio, o saudoso Álvaro de Freitas Damas.

 

 

 

Festividades - Debutantes - 1971


Foto do Baile das Debutantes, realizado no mês de março do ano de 1971, no Salão Social do saudoso Abernéssia Futebol Clube - A.F.C..

Na foto, a jovem Ivani Faria Franco dançando com seu padrinho o saudoso José Magnotti.

 

 

 

Escolas - T.C.C. - 1970


Foto da década de 1970 mostrando professores do Colégio “Theodoro Cora Cintra - T.C.C.”, participando de jantar de confraternização.

Na foto, da esquerda para a direita: Não identificada, Fátima, João Marcos, Alexandre Aboud, Shirley Esper Kalas Cintra, Eduwirges e Valdecir Reis.

 

 

 

Históricas - Agência Ford - Jaguaribe


Uma foto histórica de meados da década de 1950, mostrando o prédio do pequeno Posto de Combustíveis e da Agência Ford de Vila Jaguaribe, de propriedade da Família Mudat, de São José dos Campos. Estava situado no local onde hoje está sediada a Igreja Universal, bem em frente à ponte existente em Vila Jaguaribe, nas proximidades da antiga Oficina Mecânica do ZECA e da Auto Funilaria do Marinho.

Nesse mesmo prédio, anteriormente, esteve instalado o antigo e pequeno Posto de Combustíveis “Anglo-Mexicana” de propriedade de O.L.Cardoso & Cia. (Orivaldo Lima Cardoso), também, um dos principais idealizadores e principal proprietário da antiga, famosa, saudosa e pioneira casa de materiais de construção de Campos do Jordão, INCOS – Companhia Industrial e Comercial, responsável pela distribuição e abastecimento da construção civil local, durante muitas décadas. Grande maioria das casas, prédios, sanatórios e hotéis de Campos do Jordão foram construídos por engenheiros e empreiteiros diversos, que utilizaram em suas construções os materiais fornecidos pela conhecida INCOS, de Vila Jaguaribe.

Na foto, agachados, da esquerda para a direita: não identificado, José da Cruz, Sr. Pereira e não identificado.

Em pé, na mesma ordem: José Alves de Andrade, o Zezinho, filho do saudoso Geral Alves de Andrade, o conhecido Geraldo Botinha da Companhia Sul Mineira de Eletricidade - C.S.M.E., o Guarazinho, João dos Santos, José Café, não identificado, Henrique Mudat, Adauto Gomes da Costa e dois não identificados.

OBS: Foto gentilmente cedida pela amiga Teresa Cristina Mudat, mais conhecida como Sissi, filha da saudosa Alda Maria Miranda Mudat (Astolfi), a Aldinha.

 

 

 

Esportes - Trio Arbitragem - 1973


Foto do dia 09 de dezembro de 1973, tirada no campo de futebol do Estádio Municipal “Benedito Vaz Dias”, em Vila Abernéssia, antes da realização de uma partida de futebol.

Na foto, da esquerda para a direita: O saudoso, inigualável, maravilhoso e saudoso locutor da Radioemissora de Campos do Jordão, ZYL-6, a mais alta do Brasil, José Dias Chaves, o bandeirinha Benedito Édison Argeu, o conhecido Cebola, o juiz de futebol Nascimento e o bandeirinha Vicentão, os saudosos René Nogueira Barros e Antonio Carlos Teixeira de Faria.

OBS: Foto gentilmente cedida pela Família Miguel Lopes de Pina.

 

 

 

Esportes - Futebol - década 1950


Foto histórica do início da década de 1950, tirada no campo de futebol do Parque Mantiqueira, em Vila Abernéssia, na época, utilizado pelo Comercial Esporte Clube de Campos do Jordão. Nesse local, atualmente, está sediada a Sociedade de Educação e Assistência - SEA, Frei Orestes Girardi.

Na foto, à esquerda Miguel Lopes de Pina que, foi vereador em Campos do Jordão em várias legislaturas e prefeito municipal (período de 01/01/1963 a 31/12/1963) e, à direita, o Dr. Jathil Antonio de Lima Nunes, na época, Promotor Público de Campos do Jordão.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo Miguel Lopes de Pina.

 

 

 

Históricas - Histórica - Década 1940


Foto histórica da década de 1940, mostrando o prédio existente na Av. Dr. Januário Miráglia, em Vila Abernéssia onde, na época, na parte térrea, estava estabelecida a famosa “Casa Paulista”, de propriedade do saudoso Sr. Atala Abib Ain que, durante muitas décadas, foi responsável pela venda de: peças para veículos, ferragens diversas, pregos, parafusos, arruelas e porcas, ferramentas, panelas, louças diversas, tintas, fogos de artifício, enfim, tudo que era possível colocar à disposição do público consumidor. Era difícil procurar alguma coisa que não estivesse dentro do estoque da Casa Paulista.

Na parte superior desse prédio, na época, estava estabelecida a Pensão Carioca para aqueles que vinham para Campos do Jordão em busca do clima, na tentativa da cura para a tuberculose. Na fachada do prédio estavam afixadas duas placas importantes: uma delas informando que, no local, tirava-se Chapas - Raios X e a outra informando que no local existia um Laboratório de Análises Clínicas.

Esse prédio existe até hoje e sua parte térrea, ainda é utilizada comercialmente e, a parte superior, por um dos filhos do Sr. Atala Dib Ain, o amigo Issa Gomes Ain.

Na foto, a camioneta da S.E.R. - Serviços de Entregas Rápidas, estabelecido no prédio ao lado da Casa Paulista, com motorista, infelizmente não identificado. Sentado no pára-lamas da camioneta Miguel Lopes de Pina, na época, também, um dos motoristas dessa empresa de transportes e cargas.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo Miguel Lopes de Pina.

 

 

 

Pessoas - Carro de Praça - 1950


Foto do início da década de 1950 tirada na Av. Dr. Januário Miráglia, em Vila Abernéssia, em frente ao Ponto Elite, de carros de praça, como eram conhecidos naquele época, atualmente, Ponto de Táxi.

Na foto, da esquerda para a direita: O saudoso José Santiago da Costa, o conhecido gigante, Miguel Lopes de Pina e João Teresinha, o Joãozinho.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo Miguel Lopes de Pina.

 

 

Veja fotografias publicadas em outras semanas clicando aqui.

 

Voltar

 

- Campos do Jordão Cultura -