Home · Baú do Jordão · Camargo Freire  · Campos do Jordão

Crônicas e Contos · Culinária  ·  Fotos Atuais · Fotos da Semana

  Fotografias · Hinos · Homenagens · Papéis de Parede · Poesias/Poemas 

PPS - Power Point · Quem Sou  · Símbolos Nacionais · Vídeos · Contato

 

Fotografias Semanais que contam a
 história de Campos do Jordão.

de 09/01 a 15/01/2015

 

 

Escolas - Sojel - Formatura década 1970


No ano de 1976, foi instalado o Curso Supletivo SOJEL (Sociedade Jordanense de Ensino Limitada) pelos professores: Jarmuth de Oliveira Andrade, Paulo da Costa Miranda, Sergio Oliveira e Elizabeth Janacseck de Andrade. A finalidade desse curso era dar oportunidade aos ex-alunos do Colégio Theodoro Corrêa Cintra - T.C.C. que haviam abandonado a escola para ir trabalhar e ganhar seu sustento, possibilitando-lhes o retorno aos estudos indispensáveis.

Na oportunidade, ainda na década de 1970, solenidade para a entrega de diplomas para os alunos que haviam concluído o curso. Na foto, a linda aluna Rita de Cássia Gonçalves, sendo cumprimentada, recebe seu diploma das mãos do professor Antonio Carlos Furlan. Os professores Sergio Oliveira e Neuza Miravetti de Souza aguardam para cumprimentar a aluna.

OBS: Foto publicada na página do Facebook pela amiga Rita de Cássia Gonçalves, a conhecida Rita do “Escritório do Dr. Pedrinho Paulo”.

 

 

 

Famílias - Família Reis


Uma foto histórica, provavelmente, do ano de 1957 ou 1958. O casal Antonio Reis, sua esposa D. Quintina Pasquarelli Reis e os filhos Cláudia Regina, Carlos Donato e Alfredo Fabiano passeando à noite, no famoso Viaduto do Chá, em São Paulo. É importante prestar atenção na elegância do casal e dos filhos. Sintam através da foto a grande tranquilidade de todos, sem qualquer preocupação com trombadinhas, assaltantes, etc.. Claro, nessa época já existiam esses marginais, especialmente nas grandes metrópoles, porém, ainda era uma época bem mais sossegada e segura.

O Sr. Antonio Reis, durante várias décadas, foi o Agente, o Chefe, dos “Correios e Telégrafos de Campos do Jordão”. Por várias décadas, participou como membro efetivo, dedicado e atuante junto ao Lions Clube de Campos do Jordão, tendo sido seu Presidente. Também participou, como membro atuante e dedicado, junto a diversas entidades assistenciais de Campos do Jordão. Foi vereador junto à Câmara Municipal de Campos do Jordão em sua Terceira Legislatura, no período de 01/01/1956 a 31/12/1959.

D. Quintina sua esposa, uma das filhas da tradicional família composta pelo saudoso casal - Sr. Fabiano Pasquarelli e D. Domenica Fiorentina Pasquarelli (D. Domingas), uma das pioneiras de Campos do Jordão, que prestou relevantes serviços visando o progresso da nossa cidade. D. Quintina, durante vários anos, foi proprietária de uma das mais badaladas lojas de roupas do vestuário feminino da cidade, a saudosa “Cláudia Boutique”, nome dado em homenagem a sua filha primogênita Cláudia Regina.

OBS. Foto gentilmente cedida pela Família Reis.

 

 

 

Escolas - CEENE - Formatura 1966


Foto do ano de 1966, da formatura dos alunos do Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão - CEENE.

Na foto, da esquerda para a direita: O jovem Carlos Donato Reis recebe das mãos de seu pai Sr. Antonio Reis, durante várias décadas, o Agente, o Chefe, dos “Correios e Telégrafos de Campos do Jordão”, seu diploma de conclusão do curso ginasial. Na seqüência, o vereador Sr. Amadeu Carletti Junior, professores Raul Pedroso de Moraes e José Masahiro Arakaki, Sr. Joaquim Paulino Mateus, funcionário do Colégio e Padrinho da Turma de formandos, prefeito municipal Miguel Lopes de Pina (01/01/1963 a 31/12/1966), professor João Gualberto Mafra Machado, Diretor do Colégio Estadual.

Em pé, na mesma ordem: Não identificado, engenheiro agrônomo Dr. Irineu Gonçalves da Silva, da Casa da Lavoura de Campos do Jordão, não identificado e professor Dr. Homero Godliauskas Zen.

OBS. Foto gentilmente cedida pela Família Reis.

 

 

 

Pessoas - Tênis Clube - 1960


Na década de 1960, no “Campos do Jordão Tênis Clube de Turismo”, o simpático, dinâmico e saudoso presidente Plínio Freire de Sá Campello que, durante quase três décadas esteve à frente da sua diretoria, no palco, segurando o microfone, pronto para entrevistar a linda associada Carmem Miranda Lopes da Fonseca, a Carminha Miranda, filha do casal pioneiro de Campos do Jordão Sr. Benedito Olimpio de Miranda e D. Jovelina Lopes da Fonseca Miranda.

OBS: Esta foto é da autoria do grande e saudoso amigo, Orestes Mário Donato, um dos maiores fotógrafos que já conheci e que teve a oportunidade de registrar belas paisagens de Campos do Jordão e momentos importantes da nossa história. A foto foi gentilmente disponibilizada pelas queridas amigas Malú Donato e Luciana Donato, respectivamente, sua esposa e filha.

 

 

 

Escolas - Formatura 1981


Foto do ano de 1981 mostrando o querido amigo Walter Reusing e sua linda filha Evelyn Reusing, durante a solenidade da sua colação de grau no curso de Direito.

Walter Reusing, durante vários anos, foi funcionário do saudoso Banco Mercantil de São Paulo cuja sede, na época, estava sediada ao lado da antiga Livraria e Papelaria Pinheiro, a Livraria dos Estudantes, do saudoso Romeu Rodrigues Pinheiro, mais conhecido como Zito Pinheiro, atualmente Livraria e Papelaria Oya. Posteriormente, a Família Reusing, com o pai Gustavo Reusing e os filhos Gustavo Reusing Filho, Walter Reusing e Paulo Oriel Reusing, o Paulinho, foram os proprietários do saudoso e tradicional Posto Gulf, com comércio de combustíveis, óleos automotivos, lavagem e lubrificação de veículos, sob a bandeira da Gulf do Brasil. Esse posto estava instalado em prédio por eles construído, situado na Av. Dr. Januário Miráglia, esquina com a atual Rua Brigadeiro Jordão, logo após o famoso Supermercado “Pão de Açúcar”.Esse posto, posteriormente, passou para a bandeira Ipiranga e ficou sob a responsabilidade de Walter Reusing.

Depois que o Posto Ipiranga encerrou suas atividades, na década de 1970, o prédio foi transformado em várias lojas comerciais. Dentre aqueles que estiveram estabelecidos nesse local, em duas dessas lojas, durante quase duas décadas ou mais, esteve instalada a Agência do Expresso da Mantiqueira, concessionária dos transportes coletivos intermunicipais entre Campos do Jordão, Vale do Paraíba e São Paulo e vice-versa. Ao lado, está sediado o famoso Conjunto Ipiranga, de lojas comerciais e apartamentos.

OBS: Esta foto foi gentilmente postada através do Facebook pela amiga Evelyn Reusing.

 

 

 

Famílias - Família Cintra


Uma foto histórica e maravilhosa mostrando parte da laboriosa Família Cintra, em uma das inúmeras apresentações no saudoso Bar e Restaurante Elite, posteriormente Senadinho.

Durante quase cinco décadas, a partir dos anos 40, o Bar, Café, Confeitaria e Restaurante, no início denominado L´ IT (o “it”, atração, charme), depois popularizado como ELITE, de propriedade dos irmãos Cintra – Joaquim, Aristides e Daniel –, foi o grande ponto de atração e encontros de boa parte da sociedade de Campos do Jordão.

Localizado ali, junto à pista da anteriormente Av. Dr. Januário Miráglia, hoje Frei Orestes Girardi, quase em frente à estação de Vila Abernéssia, da Estada de Ferro Campos do Jordão, o popular e prestigiado Bar, Café, Confeitaria e Restaurante Elite foi palco de inúmeras, inesquecíveis e engraçadas histórias protagonizadas pelos seus assíduos frequentadores, que o elegeram como ponto de encontro diário, para tomarem um café, uma cerveja, um aperitivo, um bom vinho ou comer alguma das iguarias ou pratos especiais lá preparados com muito carinho e criatividade, sob o comando dos irmãos Aristides, Daniel e Lourdes Cintra. Lá, nesses momentos especiais de descontração e felicidade, aproveitavam para trocar idéias, tomar algumas decisões, contar piadas, casos, histórias diversas ou bater um longo e despretensioso papo sobre muitos assuntos de interesse, claro, incluindo a grande paixão de muitos, a política. Esse local, devido ao grande volume de conversas políticas que acabavam dominando o ambiente, posteriormente, passou a ser chamado de “Senadinho”. Com o novo nome, mesmo em outro local, situado nas proximidades do estabelecimento inicial, continuou em plena atividade, muitos anoso sob a responsabilidade do saudoso e querido Daniel Cintra.

Muitos casos e acontecimentos ocorridos naqueles bons tempos ficaram gravados na memória de muitos daqueles frequentadores que, dependendo da oportunidade, relembram, revivem e se divertem com momentos engraçados acontecidos, contando para pessoas amigas, casos importantes da nossa história.

Na foto, da esquerda para a direita: Aristides Corrêa Cintra, Daniel Corrêa Cintra, José Corrêa Cintra, o Zezinho Cinta e Ângelo Corrêa Sobrinho, o conhecido Zico Cintra. Atrás, João Carlos Freire de Carvalho Santo e José Conde, o Condinho.

 

 

 

Pessoas - Amigos - década 1960


Uma foto histórica da década de 1960 mostrando um “happy Hour” com a presença de vários amigos de Campos do Jordão.

Na foto, da esquerda para a direita: Não identificado, o saudoso Condelac Chaves de Andrade Filho, o Condinho, Paulo de Andrade, o conhecido Paulinho da Livraria e Papelaria Pinheiro, do saudoso Romeu Rodrigues Pinheiro, o conhecido Zito Pinheiro, Antonio Correia, na época funcionário da saudosa e tradicional “Casa Jundi”, do saudoso Abrahim Jundi, Ronaldo Dinamarco Camargo, filho do saudoso Theodolindo Sampaio Camargo, conhecido por Dino Camargo, um dos filhos da saudosa e benemérita D. Maria Emília Sampaio Camargo, casada com o Sr. Sebastião Carlos Camargo que teve além do Dino Camargo, os seguintes filhos, (não pela ordem de nascimento): Olinda Sampaio Camargo; Paulo Sampaio Camargo (que foi casado com minha tia Palmyra Ferreira da Rocha); Cristiano Sampaio Camargo, e o conhecido Zinho Camargo, que não consegui descobrir o nome. Acredito que era Sebastião Sampaio Camargo que, afetivamente, era chamado de Sebastiãozinho e, automaticamente, de Zinho; por último Luiz Carlos Albano de Oliveira, filho do saudoso Sr. Alcebino Albano de Oliveira, mais conhecido como Alcebíades que, durante as décadas de 1940 e 1950, foi um dos valorosos motoristas ou “chauffeurs” de carros de praça de Campos do Jordão, atualmente denominados taxistas.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo Gerson Dinamarco Camargo, irmão do Ronaldo.

 

 

 

Escolas - CEENE - década 1960


Foto histórica da década de 1960, mostrando aspecto da formatura dos alunos do curso ginasial do Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão - CEENE, realizado nas dependências da Câmara Municipal de Campos do Jordão.

Na foto, da esquerda para a direita:O Governador Laudo Natel (06/junho/1966 a 31/janeiro/1967, substituindo o governador eleito Adhemar de Barros), entrega o diploma para a formanda Victória Elizabeth Barbosa; o vereador Dr. Fausto Bueno de Arruda Camargo, presidente da Câmara Municipal de Campos do Jordão (01.01.1964 a 31.12.1964 e 01.01.1966 a 31.12.1966) e o Deputado Estadual Dr. Paulo Planet Buarque.

OBS: Foto gentilmente disponibilizada através do Facebook pela amiga Victória Elizabeth Barbosa.

 

 

 

Escolas - CEENE - Década 1960


Foto histórica da década de 1960 mostrando as lindas alunas do nosso saudoso Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão - CEENE, no campo de futebol do Estádio “Benedito Vaz Dias”, em Vila Abernéssia, em solenidade cívica de comemoração, acredito, do Dia da Cidade ou Dia da Independência, apresentando-se com a maravilhosa ginástica rítmica.

Na foto, dentre muitas, a primeira da esquerda para a direita, a aluna Victória Elizabeth Barbosa.

OBS: Foto gentilmente disponibilizada através do Facebook pela amiga Victória Elizabeth Barbosa.

 

 

 

Politica - Câmara Municipal - 1969


Foto do dia 01 de janeiro de 1969, às 21 horas e quinze minutos, mostrando aspecto de reunião da Câmara Municipal de Campos do Jordão de entrega de títulos a vereadores que se destacaram em suas atividades.

Na foto, da esquerda para a direita: O vereador Jesus de Carvalho recebe das mãos do vereador suplente, major João Ferreira Neves, seu diploma de reconhecimento. Ao fundo Lino Custódio da Silva, na época funcionário de destaque da Secretaria da Câmara Municipal, vereadora suplente Carmem Altofi (de costas), não identificado e o vereador suplente Adib Yazbeck.

 

 

Veja fotografias publicadas em outras semanas clicando aqui.

 

Voltar

 

- Campos do Jordão Cultura -