Home · Baú do Jordão · Camargo Freire  · Campos do Jordão

Crônicas e Contos · Culinária  ·  Fotos Atuais · Fotos da Semana

  Fotografias · Hinos · Homenagens · Papéis de Parede · Poesias/Poemas 

PPS - Power Point · Quem Sou  · Símbolos Nacionais · Vídeos · Contato

 

Fotografias Semanais que contam a
 história de Campos do Jordão.

de 11/02 a 17/02/2011

 

 

Artes Plasticas - Natureza morta com uvas e maçãs


Lindo quadro a óleo mostrando uma natureza morta. Esse quadro, denominado “Natureza morta com uvas e maçãs” é da autoria da autoria da artista plástica Silvana Miyasake Silva, que se destaca no cenário artístico de Campos do Jordão. Já participou de diversas exposições, juntamente com artistas de nomes relevantes da cidade que, sempre, procuram difundir e elevar essa nobre arte para fora de nossos limites territoriais.

 

 

 

Históricas - Saudoso Concurso de Jardins


Na década de 1980, no recinto do atual Espaço Cultural Dr. João Pedro Além, na época, ainda o nosso saudoso Cine Glória, foi realizada uma das muitas festividades para a entrega de troféus, medalhas e diplomas aos participantes do famoso e concorrido Concurso de Parques e Jardins de Campos do Jordão.

Esse concurso, organizado pela Prefeitura Municipal de Campos do Jordão, através do Setor responsável de Parques e Jardins, era realizado anualmente, entre os meses de setembro e outubro. Os interessados em concorrer faziam suas inscrições junto ao setor competente da Prefeitura Municipal. Uma vez feita a inscrição, cada participante deveria cuidar de seu jardim, com muito esmero e dedicação e ficar ansiosamente aguardando, durante o período de avaliação, a visita da comissão especializada que, além de fotografar cada jardim, fazia as devidas pontuações, para possibilitar os julgamentos e as classificações finais.

A Comissão era composta de no mínimo quatro pessoas especializadas em jardins e produção de mudas em geral, desempenhando suas funções, sempre acompanhadas de ilustres e simpáticas pessoas do quadro de funcionários da Prefeitura, ligadas à área do concurso. Esse Concurso premiava diversos tipos de jardins, separadamente por categorias, que iam desde: minis, pequenos, médios e grandes jardins, além de jardins de hotéis, pousadas e edifícios de apartamentos que eram classificados separadamente.

É importante registrar, embora correndo o riso de esquecer pessoas importantes que muito contribuíram para o sucesso desses concursos, os nomes de: Dona Elza Mansur, Dona Helena Marinho, Sr. José Corrêa Cintra, o seu Zezinho Cintra, André Luiz Abrantes Sicília, o fotógrafo, dos irmãos Nodomi dos “Jardins Orientais”.

Lamentavelmente, esses maravilhosos Concursos que, visavam o embelezamento da cidade, alegrando o visual para Jordanenses e principalmente para os turistas, com gasto insignificante para a Prefeitura Municipal, foi extinto, a partir do ano 2002.

Na foto, da esquerda para a direita: Dona Elza Mansur, Dona Érika Böhme, Sra.Ignês Santos Silva Padovan, Sr. Horácio Padovan, Sra. Maria Salete Padovan Paulo, a primeira Dama do Município, Engenheiro Fausi Paulo, Prefeito Municipal.

 

 

 

Escolas - Entrega de diploma ginasial


No ano de 1957, no famoso Auditório do C.E.E.N.E. - Colégio e Escola Normal Estadual, em solenidade especial, presidida pelo Diretor do Estabelecimento de Ensino Professor Rosalvo Madeira Cardoso, a Professora da cadeira de História, Beatriz Helena M. Marques Mauro, entrega ao aluno José Roberto Damas Cintra, seu certificado de conclusão do Curso Ginasial .

OBS: Foto gentilmente cedida pela Professora Zezé.

 

 

 

Esportes - Equipe de basquetebol da C.M.E.


Na quadra de cimento existente no mesmo local onde hoje está situado o Ginásio Esportivo Armando ladeira, as tradicionais equipes de Basquetebol da C.M.E. - Comissão Municipal de Esportes, compostas de estudantes do Colégio Estadual de Campos do Jordão que deram muitas glórias ao esporte da nossa cidade. Na época, a C.M.E., era habilmente dirigida e incentivada pelo saudoso, competente, entusiasmado e grande divulgador dos esportes Jordanenses, Romeu Negreiros Mezzacappa.

Na foto, agachados, da esquerda para a direita: José Roberto Damas Cintra, João Dirou Miura. Hermes de Figueiredo, João Antonio Pereira de Castro, Eduardo Neme Nejar, o conhecido Dudu e Homero Godliauskas Zen.

Em pé, na mesma ordem : Aulus Plautus Barbosa de Souza, como Técnico das equipes, João Augusto de Almeida Neves, Paulo Rogério Figueiredo Moraes, Silvio de Mesquita Salles, José Luiz Ferreira, Nelson Ladeira, Edmundo Ferreira da Rocha e Efraim Diniz.

 

 

 

Festividades - Baile de formatura 1964


No mês de dezembro do ano de 1964, na sede social do saudoso A.F.C. - Abernéssia Futebol Clube, participando das festividades do Baile de Formatura dos alunos dos cursos Ginasial, Científico e Normal do C.E.E.N.E. - Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão, Professoras, maridos e namorados, reunidos num amistoso, descontraído e animado bate-papo.

Na foto, do lado esquerdo: o amigo François e a namorada Professora Ana Maria Junqueira Telles, da cadeira de Educação Física, Dora Lygia Cersósimo Richieri, da cadeira de Matemática e o marido Luiz Cezário Richieri.

Do lado direito da foto: Edmundo Ferreira da Rocha e a namorada Professora Anna Maria de Toledo Barbosa, da cadeira de Inglês, Professora Vanda Kara José Pinheiro, da cadeira de Ciências e o marido Jair Rocha Pinheiro.

 

 

 

Festividades - Formandos de 1963


No ano de 1963, o Professor de Matemática José Massahiro Arakaki, Padrinho de formatura da turma do Curso Ginasial do C.E.E.N.E. - Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão, gentilmente ofereceu aos formandos, em sua residência, um delicioso chá especial, com bolos e salgados diversos.

Na foto, alguns dos alunos que lá estiveram presentes. Da esquerda para a direita: Vera Lucia Barbosa, Maria Gillei da Silva Moreira, Maria Naira Pereira, Sandra Aguiar, Professora de Inglês Cecília de Almeida Leite Murayama, Eliana Maria Gonçalves, Professor José Massahiro Arakaki, Eliana Guedes Reis, Alberto de Almeida Bernardino e Mário Alves Gomes.

 

 

 

Festividades - Desfile 07.09.1954


No ano de 1954, na data comemorativa da Independência do Brasil, no dia sete de setembro, alunos do C.E.E.N.E. - Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão, em frente ao Colégio, se preparam para o desfile comemorativo á importante data histórica.

Na frente do Colégio, dentre muitos professores e pais de alunos, o Diretor do Colégio Professor Raul Pedroso de Morais, assiste aos preparativos.

Dentre os muitos alunos, fazendo o possível para não cometer alguma injustiça ou erro, podemos identificar: Dulcy Martins de Almeida, Maria Helena de Oliveira Seabra, Maria Cecília Murray de Rangel Pestana, Maria Pires Pontes, Leila Nejar, Hilda Maria de Azevedo Carvalho, José Roberto Damas Cintra, Aulus Plautus Barbosa de Souza e José Marcos Martins.

 

 

 

Festividades - Lindas normalistas - 1958


No ano de 1958, as lindas normalistas do C.E.E.N.E. - Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão, maravilhosamente vestidas, aguardam a oportunidade para adentrarem garbosamente no saudoso “Grill Room” do Grande Hotel de Campos do Jordão, para participarem do Baile de Formatura.

Normalmente, os Bailes de Formatura, tanto dos cursos Ginasial, Científico e Normal, eram revestidos de solenidades marcantes que, com certeza absoluta, ficaram registrados eternamente na memória de todos que dele puderam participar e vivenciar aquela oportunidade especial e inesquecível.

Esses Bailes eram abrilhantados por Orquestras famosas e maravilhosas, de renome regional, estadual e nacional. Muitos desse Bailes foram realizados ao som inconfundível e maravilhoso da Orquestra “Biriba Boys”, da cidade de São José dos Campos, do nosso amigo Sérgio Weiss.

Na foto, da esquerda para a direita: Nhura Vasconcellos, Carmem Miranda Lopes da Fonseca, a Carminha Miranda, Maria Helena Alves Magalhães, Maria Aparecida da Costa, a Costinha, Hilda Maria de Azevedo Carvalho, Tioco Igaki, Stella Maris Bueno Galvão, Janete Nejar, Professora Maria José Ávila, Professora Zezé, Professor Guido Machado Braga e Vera Maria Góes.

OBS: Foto gentilmente cedida pela Professora Zezé.

 

 

 

Escolas - Comemoração no Salão Nobre


Em festividade comemorativa realizada no Salão Nobre do C.E.E.N.E. - Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão, no ano de 1963, alunos do Colégio, em posição educada, acompanhados ao piano, cantam respeitosamente o Hino Nacional Brasileiro.

Na primeira fileira, da esquerda para a direita: Luiz Carlos Miranda, Alexandre Aboud, não identificada, Rosa Yriya, Eunice da Matta, Diva Soares Guedes, Aparecida Célia Bustamante e Benedicta Regina Vieira Pinto.

Na segunda fileira, na mesma ordem: Lyrys Maria Frozino, Maria Alice Munhoz Martins, Sonia Maria Uribbe e outras não identificadas.

Na terceira Fileira, na mesma ordem: José Bráulio de Almeida Ramos Junior, Armando Sueyoshi, Márcio Carletti, Yoshihissa Tsuda, Massahiro Okuno, Elizabeth Janacseck de Andrade, Ruth Ambühl.

Mais ao fundo, dentre outras: Carolina Aparecida Galvão Muller, Rosy Mary Serruotti Gizzi, Maria da Glória Costa, Maria Eunice Comparotto e Sandra Aguiar.

 

 

 

Escolas - Alunos e Professores - Década 1960


Foto da década de 1960, acredito que do ano de 1962, tirada na Av. Dr. Januário Miráglia,em frente à Estação de Vila Abernéssia, da Estrada de Ferro Campos do Jordão e às tradicionais lojas: Foto Hollywood, Farmácia Santa Izabel, Relojoaria Guarinon, Casa Líder. Esta pista, atualmente, é denominada Av. Frei Orestes Girardi. Ao centro, o Diretor do C.E.E.N.E. - Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão, Professor Rosalvo Madeira Cardoso, sob chuva e início do frio, reúne-se com diversos professores e alunos, para uma foto histórica, logo após a realização de desfile comemorativo, acredito, do dia da Cidade, no dia 29 do mês abril.

Na foto, dentre muitos, da esquerda para a direita: Ivo Gonçalves, Édison dos Santos, Décio Yriya, Roberto Gonçalves, Massahiro Okuno, Iuzi Nodomi; Professor Douglas Peres Belomo, da cadeira de Matemática, Professora Aparecida Maria Di Muzio Miranda, da cadeira de português; Marly Souza Antunes de Lemos, Professora Clara Perret, da cadeira de Francês, Professora Maria José Ávila, a Professora Zezé, da cadeira de Educação e Matemática, Professora Cecília de Almeida Leite Murayama, da cadeira de Inglês, Maria Augusta Gonçalves de Carvalho, da cadeira de História; Valquíria Barbosa, Maria Eunice Comparotto e as meninas Margareth Serruotti Gizzi e Oriete Elias.

OBS: Foto gentilmente cedida pela Professora Zezé.

 

 

 

Escolas - Normalistas de 1962


No ano de 1962, alunas do curso normal do C.E.E.N.E. - Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão em foto histórica.

Na foto, da esquerda para a direita: Aparecida Paulina de Miranda, Keiko Takahashi, a Marisa, Vilma Saloun Nejar, Clarice Paulina de Miranda, Professora Aparecida Maria Di Muzzio Miranda, da cadeira de Português, Professor não identificado, Idilla Helena da Penha Medeiros, Professora Maria José Ávila, da cadeira de Educação, Maria Tereza Vaz Dias e Kioko Takahashi.

OBS: Foto gentilmente cedida pela Professora Zezé.

 

 

 

Históricas - Vila Abernéssia - década 1930


Linda paisagem da Vila Abernéssia do final da década de 1930, mostrando no primeiro plano, da esquerda para a direita: o prédio da antiga Cooperativa de Consumo de Campos do Jordão, posteriormente Casa Ferraz, de propriedade do Sr. Carvalho, o antigo almoxarifado da Prefeitura Municipal, onde hoje está o Fórum Embaixador José Carlos de Macedo Soares; o antigo e saudoso Mercado Municipal e a Cadeia Pública, local onde hoje está a segunda Agência do Banco do Brasil, até pouco tempo, Nossa Caixa Nosso Banco; um pequeno Circo, montado no local onde hoje está o prédio onde está sediada a Drogaria São Paulo, o prédio seguinte, ainda existente e bastante modificado, onde está sediado, dentre outros, a Lanchonete do Daniel; o prédio ainda existente, onde esteve sediada por várias décadas, a famosa e antiga Casa Paulista do saudoso Sr. Atala Abib Ain.

Ao centro da foto, o prédio do Palacete Olivetti, posteriormente Pensão e Sanatório Campos do Jordão, Hotel Montanhês e, por algum tempo, sede da Prefeitura Municipal e alguns prédios ainda existentes.

Na parte mais alta da foto, a Igreja de Santa Teresinha do Menino Jesus, a nossa Matriz, em fase de construção e ao lado direito em destaque o prédio onde esteve estabelecida a famosa “Pensão Azul”, posteriormente, no dia 06 de agosto de 1945, totalmente destruída por um pavoroso incêndio.

 

 

 

Paisagens - Vila Abernéssia - década 1940


Linda vista da Vila Abernéssia da década de 1940.

No primeiro plano, um simples portão de madeira e uma cerca de moirões e arame farpado que delimitava a propriedade da Estrada de Ferro Campos do Jordão onde estava localizada a antiga Estação da Vila Abernéssia. Essa área, posteriormente, totalmente modificada, continua abrigando a nova e atual Estação da Vila. O restante da área foi cedido ao Poder Público para modernização e ampliação necessária do sistema viário da cidade.

Pouco mais acima, à esquerda o prédio ainda existente onde, na época, estava sediado o Hotel Brasil onde, na parte térrea está sediado o Restaurante e Pizzaria do Serginho;

o prédio do Palacete Olivetti, onde, durante muitos anos, esteve estabelecido o Hotel Montanhês, do casal Sr. Wolfgang Böhme e Dona Érica Böhme e, posteriormente, por alguns anos, a sede da Prefeitura Municipal;

o antigo prédio onde por várias décadas estiveram sediados, os Escritórios, da Companhia de Eletricidade de Campos do Jordão, CSME - Companhia Sul Mineira de Eletricidade, CEMIG - Centrais Elétricas de Minas Gerais, CESP - Companhia Energética de São Paulo. Nesse local, a Cesp construiu um novo prédio e, ainda permaneceu por muitos anos; posteriormente a Elektro, na época em que ocorreu a privatização da CESP, assumiu o controle da distribuição da energia elétrica para a cidade, permanecendo no local por algum tempo, com Escritório e Agência de Atendimento.;

o antigo prédio onde esteve sediada por muitos anos a Casa Jarbas dos irmãos Bráulio e Hanaud de Almeida Ramos. No mesmo local, também, por vários anos, esteve sediada a REMATEC - Revendedora de Materiais para Construção;

o prédio onde, por muitos anos esteve estabelecido o importante e conceituado comércio atacadista de gêneros alimentícios e bebidas Nestor Pereira, Pina S/A .;

o prédio ainda existente, onde até pouco tempo esteve sediado o Hotel São Francisco, na esquina com a travessa Próspero Olivetti que dá acesso à nossa Igreja Matriz de Santa Teresinha do Menino Jesus, cuja torre central aparece ao fundo da foto.

do lado direito da foto, o nosso Jardim em fase inicial de formação para, posteriormente, ser transformado em Praça da Bandeira e receber a linda e saudosa pérgula de glicínias que encantava Jordanenses e turistas, infelizmente destruída na década de 1960.

 

 

 

Escolas - Professoras


Professoras do nosso C.E.E.N.E. - Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão nas décadas de 1950 e 1960.

Da esquerda para a direita: Professora Beatriz Helena M. Marques Mauro, da cadeira de História, Professora Maria José Ávila, da cadeira de Educação e Matemática e Professora Georgina Del Bianco, Professora da cadeira de Geografia.

OBS: Foto gentilmente cedida pela Professora Zezé.

 

 

 

Escolas - Alunas e Professores - 1963


No ano de 1963, alunas do C.E.E.N.E. - Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão, num dos pátios do Colégio, se reúnem para foto histórica.

Na foto, da esquerda para a direita: Vilma Barsaline, Iracema Amadi, Maria Eunice Comparotto, Mary Aparecida Salgado, Eliana Maria Gonçalves, Maria da Glória Costa, Sandra Aguiar, Maria Tereza de Niemeyer, Maria Gillei da Silva Moreira, Professora Clarice César.

Logo atrás, duas alunas não identificadas, Professor Guido Machado Braga e Maria Aparecida Perondini Pina.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo Antonio Marmo de Oliveira Nascimento.

 

 

 

Pessoas - Lions Clube - década 1970


Em reunião do Lions Club de Campos do Jordão, na década de 1970, presidida pelo Sr. Arakaki Masakasu, acompanhado dos leões José Tomás da Silva, Antonio Fernando De Marco e José Manuel Gonçalves, ouvem o pronunciamento do companheiro Dr. Shizuto José Murayama.

 

 

 

Personalidades - Evento cívico - 1954


No ano de 1954, no local onde hoje está sediada a nossa Companhia Telefônica, na parte superior do prédio então existente, onde por muitos anos esteve sediada a Flora Campos do Jordão, de propriedade do Sr. Mário Akiharu Utiyama e, posteriormente, o importante DMTUR - Departamento Municipal de Turismo, da Prefeitura Municipal, em solenidade comemorativa de evento cívico, possivelmente, do dia da nossa Independência, 07 de setembro, ou do Aniversário da Cidade, 29 de abril, o Prefeito Municipal Dr. Antonio Nicola Padula, discursa ao microfone da Rádio Emissora de Campos do Jordão, ZYL-6, a mais alta do Brasil.

Na foto, da esquerda para a direita: Sr. Délio Jácome Rangel Pestana, Oficial do Cartório do Registro de Imóveis de Campos do Jordão, três pessoas não identificadas, Revendo Oswaldo Alves, Freis Getúlio Reimann e Leônidas Rampanelli - OFM - Ordem dos Frades Menores, Professor Frederico Kupper, Professor Raul Pedroso de Moraes, Diretor do C.E.E.N.E - Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão e a Inspetora de alunos, Sra. Lydia Castagno Cersósimo, a querida, mais conhecida como Dona Ligia.

 

 

Veja fotografias publicadas em outras semanas clicando aqui.

 

Voltar

 

- Campos do Jordão Cultura -