Home · Baú do Jordão · Camargo Freire  · Campos do Jordão

Crônicas e Contos · Culinária  ·  Fotos Atuais · Fotos da Semana

  Fotografias · Hinos · Homenagens · Papéis de Parede · Poesias/Poemas 

PPS - Power Point · Quem Sou  · Símbolos Nacionais · Vídeos · Contato

 

Fotografias Semanais que contam a
 história de Campos do Jordão.

de 19/02 a 25/02/2016

 

 

Famílias - Casamento - Sr. José do Nevada e D. Lourdes


Foto do ano de 1955. Casamento do Sr. José Manuel Gonçalves e D. Maria de Lourdes Gonçalves.

Na foto, da esquerda para a direita: O Manoel dos Reis Bastos Pozada, o Manoelzinho de Fátima, filho da D. Laura Benvinda dos Reis, irmã de D. Gracinda, esposa do Sr. Alberto Bernardino que aparece na seqüência da foto, tendo à frente o filho Alberto de Almeida Bernardinho, o Albertinho; a noiva D. Lourdes Gonçalves, o noivo Sr. José Manuel Gonçalves, D. Gracinda de Almeida Bernardino; Sr. Sidônio Gonçalves e Sra. Lourdes Gonçalves, irmãos do Sr. José Manoel Gonçalves. Dessa foto histórica, somente o Alberto de Almeida Bernardino, o grande e querido amigo Albertinho, continua entre nós. Os demais já cumpriram sua missão terrena.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo Nelson Gonçalves

José Manuel Gonçalves, filho de Domingos de Oliveira e Sara do Nascimento, nasceu em Vinhais Portugal, em 17 de fevereiro de 1924. Veio para o Brasil no dia 05 de abril de 1949, através de uma “Carta de chamada” recebida de meia irmã que morava no Rio de Janeiro. Em seguida, veio morar em São Paulo onde trabalhou na “Confeitaria Bandeirante”, situada na Av. São João.

José Manuel Gonçalves e Lourdes se conheceram em São Paulo na casa de amigos comuns. O casamento foi realizado em Campos do Jordão, na Igreja de São Benedito, em Vila Capivari. Depois do casamento residiram em São Paulo até 1961 e, em seguida, vieram para Campos do Jordão para trabalhar na inauguração do Hotel Estoril, de propriedade do Sr. Alberto Bernardino e D. Gracinda. D. Lourdes era sobrinha do Sr. Alberto Bernardino que, também, era seu tutor, tendo em vista que ela, ainda muito criança, havia perdido os pais em Portugal. Assim sendo, o padrinho e tutor Alberto Bernardino a trouxe para o Brasil e colocou-a para trabalhar em São Paulo na casa de uma família amiga e conhecida.

Depois de trabalhar alguns anos como Gerente do Hotel Estoril, estabeleceu-se no ano de 1965, com o Restaurante Nevada, localizado no centrinho da Vila Capivari, na Av. Macedo Soares, 159.

No mesmo local onde o “Restaurante Nevada” está estabelecido desde o ano de 1965, vários outros estabelecimentos com comércio do mesmo ramo tentaram sucesso. Alguns conseguiram algum êxito, como o Restaurante “Ao Franciscano”, na década de 1950, inicialmente, de propriedade do saudoso Willie Schlote, um dos alemães tripulantes do famoso navio alemão Windhuk , depois, filial do tradicional Restaurante de São Paulo. Também conseguiu sucesso por vários anos, o “Bar e Restaurante Três Irmãos”, de propriedade dos irmãos Abitante (Luiz, Sérgio e Orlando). Outros comerciantes estiveram estabelecidos no mesmo endereço, mas poucos conseguiram sucesso, dentre eles, os italianos Michelli Foschi e Mário Cavandoli, com a Confeitaria Italiana - CONFIT. Outros que se estabeleceram no mesmo local, só conseguiram decepções. Em determinada época, devido aos constantes insucessos dos comerciantes que naquele local tentavam se estabelecer, costumava-se dizer que ali havia caveira de burro enterrada. Esse encanto macabro somente foi definitivamente quebrado com a instalação do tradicional “Restaurante Nevada”, que obteve grande sucesso, introduzido pelas mãos competentes do lusitano de boa estirpe, Sr. José Manuel Gonçalves, também carinhosamente conhecido como Zé do Nevada. O Nevada, como ficou conhecido, permanece até hoje, porém mais sofisticado que outrora, agora, sob o comando e direção da sua segunda esposa Sonia Regina Gonçalves.

Posteriormente estabeleceu-se, também, com o Hotel Nevada que, atualmente, está sob a direção do Filho Nelson Gonçalves.

Durante 12 anos seguidos, foi dedicado e responsável presidente da Santa Casa de Campos do Jordão, “Hospital Dr. Adhemar de Barros”. Participou de diversas atividades ligadas a Entidades Assistenciais, sempre, colaborando e prestando relevantes serviços.

Ingressou no Lions Clube de Campos do Jordão no ano de 1973, tendo sido presidente e conselheiro, por várias vezes, participando de congressos nacionais e internacionais.

Em 29 de abril de 1982, durantes as comemorações do 108º Aniversário da Cidade de Campos do Jordão, recebeu na Câmara Municipal, o merecido título de Cidadão Emérito, pelos importantes serviços prestados à comunidade.

Depois de ter ficado viúva de D. Maria de Lourdes Gonçalves, em 1986 casou-se com a Sra. Sonia Regina Gonçalves.

Em 13 de setembro de 1993, recebeu do Departamento Federal de Justiça, do Ministério da Justiça, importante certificado atribuindo-lhe e reconhecendo a Igualdade de Direitos e Obrigações Civis e Direitos Políticos no Brasil conforme artigos 2º , 3º e 5º do Decreto nº 70.436.

Infelizmente veio a falecer no dia 17 de março de 2001, com 77 anos de idade.

Alberto Bernardino - Veio do Rio de Janeiro para Campos do Jordão no início da década de 1940. No Rio de Janeiro, trabalhava como cobrador nos saudosos bondinhos que circulavam pela cidade. Veio para Campos do Jordão em busca do clima invejável, propício para a cura da doença adquirida na Cidade Maravilhosa, a tuberculose.

Após rápido período de tratamento, internado nas dependências do antigo e histórico Sanatório Ebenezer, situado nas proximidades do Bairro Umuarama, conseguiu a tão esperada cura.

Na mesma época em que esteve internado no Sanatório Ebenezer, também, com a mesma finalidade de recuperar a saúde, lá estava internado, o querido e saudoso Professor Expedito Camargo Freire, grande, renomado e premiado pintor que retratou com perfeição e propriedade, as paisagens de Campos do Jordão.

Já curado, o Sr. Alberto Bernardino, trouxe para Campos do Jordão a esposa Dona Gracinda. O filho o Albertinho nasceu em Campos do Jordão. Aos poucos foi trazendo para cá algumas pessoas da sua família, primeiramente, a cunhada Dona Laura Benvinda dos Reis, a Dona Laurinha, com o filho Manoel, o Manoelzinho. Depois, José de Almeida e alguns outros.

Na mesma década de 1940, o Sr. Alberto Bernardino comprou o estabelecimento comercial pertencente ao Sr. Manoel Pereira Alves, a famosa e tradicional “Casa Cânticos”. Esse estabelecimento, com o ramo de Bar e Café, estava situado em Vila Abernéssia, na Rua Brigadeiro Jordão, no prédio onde hoje está estabelecido o Restaurante do Serginho, ao lado do tradicional e elegante Palacete Olivetti, anteriormente de propriedade do saudoso Sr. Wolfgang Böhme (um dos tripulantes do famoso navio alemão Windhuk que, em plena guerra, fugindo das embarcações da marinha inglesa, ancorou no porto de Santos no dia 07 de dezembro de 1939), e de sua esposa D. Érica Böhme e, por último a sede da Prefeitura da Estância de Campos do Jordão.

“Acredito que o nome da “Casa Cânticos” provém do livro de Cântico dos Cânticos, também chamado de Cantares, Cântico Superlativo, ou Cântico de Salomão. Faz parte dos livros poéticos do Antigo Testamento, vindo após Eclesiastes e antes do Livro de Isaías. Representa, em hebraico, uma fórmula de superlativo: significa o mais belo dos cânticos, Cântico por Excelência ou o cântico maior.

De acordo com o título, o cântico dos cânticos foi escrito por Salomão, filho do Rei Davi. Pode-se dizer que é "de Salomão", pois a expressão hebraica "de Salomão" pode ser traduzida "de" Salomão (como o seu autor) ou "para Salomão (como a pessoa à qual o livro é dedicado). A opinião tradicional entre judeus é a de que Salomão foi o seu autor (Cf. 1Rs.4.32). Para os católicos este livro pertence ao agrupamento dos Sapienciais, que condensam a sabedoria infundida por Deus no povo de Israel. Como pertence ao grupo dos sapienciais recebe como autor a figura simbólica de Salomão, o modelo da sabedoria em Israel, tem sua escrita estimada por volta do ano 400 a.C, e constitui-se de uma coletânea de hinos núpcias. (Wikipedia, a Enciclopédia livre)”

Posteriormente, o Sr. Alberto Bernardino, sempre contando com o grande apoio de sua esposa Dona Gracinda, transferiu-se para Vila Capivari, onde estiveram estabelecidos, entre final da década de 1940 até a década de 1960, com a tradicional “Casa Ferraz”, na época, denominado Armazém de Secos e Molhados, na realidade, especializado em gêneros alimentícios diversos, bebidas, artigos de limpeza, ferramentas, etc.. Enfim, em seu estoque, tinha um pouco de tudo que pudesse atender as exigências e preferências da freguesia. Esse Armazém estava situado na esquina da Av.Victor Godinho com a Rua Ribeiro de Almeida, em Vila Capivari.

No mesmo período em que estiveram estabelecidos com a tradicional “Casa Ferraz”, o Sr. Alberto Bernardino, no período de 1957 a 1958, ingressou como sócio do Sr. Joaquim Pinto Seabra no estabelecimento comercial “Empório São Paulo”. Ingressou como sócio na vaga decorrente da saída do sócio João Alves Teixeira que, deixou a sociedade, para exercer as funções de Agente Fiscal de Rendas, da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. O “Empório São Paulo”, com as mesmas atividades da tradicional “Casa Ferraz”, estava situado em Vila Capivari, na Rua Engenheiro Diogo de Carvalho, bem ao lado da Praça de Vila Capivari, hoje denominada Praça de São Benedito. Posteriormente, o Sr.Alberto Bernardino vendeu sua parte da sociedade para o Sr.Seabra que ficou como único proprietário do estabelecimento comercial.

Na década de 1960, com grande e dedicado trabalho, conseguiu junto ao Governo do Estado de São Paulo, na administração do Professor Carlos Alberto de Carvalho Pinto, um financiamento, para ajudar a construir, na Avenida Macedo Soares, 241, em Vila Capivari, o tão desejado e esperado Hotel Estoril. O Hotel Estoril foi inaugurado no dia 25 de janeiro de 1962. Para esse prédio, transferiu para o piso térreo a “Casa Ferraz” que, sempre, ficou sob a responsabilidade da dedicada esposa Dona Gracinda.

Posteriormente ao falecimento do Sr. Alberto Bernardino, já sob administração do filho Albertinho, foi construído ao lado do Hotel Estoril que passou a ser identificado como Estoril I, o Hotel Estoril II. Atualmente, os hotéis dessa rede, são administrados, habilmente, pelo experiente casal Alberto de Almeida Bernardino, o Albertinho, a esposa Sonia e filhos. Dinâmicos e bem sucedidos no ramo hoteleiro, formaram uma rede de hotéis, anexando aos pioneiros, o maravilhoso Hotel Serra da Estrela e, recentemente, incorporando o tradicional e conhecido Hotel Bologna.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo Nelson Gonçalves

 

 

 

Históricas - Restaurante Nevada


Uma foto histórica do início da década de 1970, mostrando o Bar anexo ao Restaurante Nevada, situado na Av. Macedo Soares, 159, bem no centrinho turístico da Vila Capivari, em Campos do Jordão.

Na foto, dentre outros: Luiz Tadeu Mastrandréa e Marcelo Duarte de Oliveira, o conhecido Marcelo da Água Santa.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo Nelson Gonçalves

 

 

 

Históricas - Restaurante Nevada


Uma foto histórica do início da década de 1970, mostrando o Bar anexo ao Restaurante Nevada, situado na Av. Macedo Soares, 159, bem no centrinho turístico da Vila Capivari, em Campos do Jordão.

Na foto, dentre outros: No fundo, de camisa amarela, Paulo Randoli. No balcão do bar, o Sr. José Manuel Gonçalves, o seu Zé do Nevada e seu filho Nelson Gonçalves.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo Nelson Gonçalves

 

 

 

Históricas - Restaurante Nevada


Uma foto histórica do início da década de 1970, mostrando o Bar anexo ao Restaurante Nevada, situado na Av. Macedo Soares, 159, bem no centrinho turístico da Vila Capivari, em Campos do Jordão.

Na foto, dentre outros: De chapéu na cabeça o José Rubens Marinho, o conhecido Lê. Dentro do balcão do bar o Sr. José Manuel Gonçalves, o seu Zé do Nevada e sua saudosa esposa D. Lourdes.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo Nelson Gonçalves

 

 

 

Festividades - Festa do Pinhão -1970


Uma foto histórica da década de 1970, mostrando aspecto de uma animada festividade junina promovida pelo Lions Clube de Campos do Jordão, durante a realização da tradicional “Festa do Pinhão”, criada no ano de 1961. A Festa do Pinhão foi criada pelo Lions Clube de Campos do Jordão. Permaneceu sob sua organização e incentivo até o ano de 2004. A partir daí, passou a ser organizada pela Secretaria da Cultura da Prefeitura Municipal de Campos do Jordão.

Na foto: O saudoso casal Seu Zé do Nevada (José Manuel Gonçalves) e sua esposa D. Maria de Lourdes Gonçalves, dançando no animado forró, realizado no salão do saudoso Abernéssia Futebol Clube - AFC.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo Nelson Gonçalves

 

 

 

Festividades - Festa do Pinhão -1970


Uma foto histórica da década de 1970, mostrando aspecto de uma animada festividade junina promovida pelo Lions Clube de Campos do Jordão, durante a realização da tradicional “Festa do Pinhão”, criada no ano de 1961. A Festa do Pinhão foi criada pelo Lions Clube de Campos do Jordão. Permaneceu sob sua organização e incentivo até o ano de 2004. A partir daí, passou a ser organizada pela Secretaria da Cultura da Prefeitura Municipal de Campos do Jordão.

Na foto: O saudoso casal Seu Zé do Nevada (José Manuel Gonçalves) e sua esposa D. Maria de Lourdes Gonçalves, cumprimentam a todos que estavam participando do animado baile caipira da festividade junina da Festa do Pinhão, realizada no salão do saudoso Abernéssia Futebol Clube - AFC.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo Nelson Gonçalves

 

 

 

Festividades - Natal do Lions na SEA - 1970


Uma foto histórica da década de 1970, mostrando aspecto de uma das Festividades de Natal que o Lions Clube de Campos do Jordão promovia em benefício das crianças amparadas por entidades assistências, dentre elas a SEA - Sociedade de Educação e Assistência - Frei Orestes Girardi, de Campos do Jordão.

Na foto: O maravilhoso e saudoso Papai Noel de Campos do Jordão, durante várias décadas, interpretado magistralmente pelo grande amigo Aristides Corrêa Cintra, pertencente à laboriosa Família Cintra que, prestou relevantes e importantes serviços em prol do desenvolvimento de Campos do Jordão. Ao seu lado, o saudoso Sr. José Manuel Gonçalves, o conhecido Seu Zé do Nevada, na época, presidindo o Lions Clube de Campos do Jordão e batendo no sino para chamar atenção de todos que assistiam a festividade. Atrás, algumas crianças alegres e impacientes esperando seus presentes trazidos pelo Papai Noel.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo Nelson Gonçalves

 

 

 

Festividades - Natal do Lions na SEA - 1970


Uma foto histórica da década de 1970, mostrando aspecto de uma das Festividades de Natal que o Lions Clube de Campos do Jordão promovia em benefício das crianças amparadas por entidades assistências, dentre elas a SEA - Sociedade de Educação e Assistência - Frei Orestes Girardi, de Campos do Jordão.

Na foto: O maravilhoso e saudoso Papai Noel de Campos do Jordão, durante várias décadas, interpretado magistralmente pelo grande amigo Aristides Corrêa Cintra, pertencente à laboriosa Família Cintra que, prestou relevantes e importantes serviços em prol do desenvolvimento de Campos do Jordão, segura a ponta da Bandeira do Lions Clube, conduzida pelo saudoso Sr. José Manuel Gonçalves, o conhecido Seu Zé do Nevada, na época, presidindo o Lions Clube de Campos do Jordão.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo Nelson Gonçalves

 

 

 

Históricas - Reunião do Lions - 1970


Uma foto histórica da década de 1970, mostrando no Bar anexo ao Restaurante Nevada, situado na Av. Macedo Soares, 159, bem no centrinho turístico da Vila Capivari, em Campos do Jordão, uma das reuniões da diretoria do Lions Clube de Campos do Jordão, durante a presidência do Sr. José Manuel Gonçalves, o conhecido Seu Zé do Nevada.

Na foto, da esquerda para a direita: O saudoso Sr. Aristides Corrêa Cintra, da laboriosa Família Cintra que, prestou relevantes e importantes serviços em prol do desenvolvimento de Campos do Jordão; o saudoso Sr. José Manuel Gonçalves, o conhecido Seu Zé do Nevada, presidindo a reunião, José de Siqueira e Silva, o conhecido Zé da Cremèrie ou carinhosamente Zé Maloca e um não identificado. No fundo do bar, no balcão, o saudoso garção Luiz André.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo Nelson Gonçalves

 

 

 

Históricas - Amigos - Restaurante Nevada


Uma foto histórica da década de 1970, mostrando no Bar anexo ao Restaurante Nevada, situado na Av. Macedo Soares, 159, bem no centrinho turístico da Vila Capivari, em Campos do Jordão, um encontro de amigos para tomar uma cervejinha ou um refrigerante e comer as deliciosas guloseimas preparadas pelo Bar do Nevada Restaurante.

Na foto, da esquerda para a direita: O saudoso Túlio Dalpiaz, na época, proprietário da tradicional Padaria Roma, o saudoso médico Dr. Silvio da Costa Rios que prestou relevantes serviços médicos em Campos do Jordão, especialmente, durante a fase crítica da tuberculose; os saudosos Sr. José Manuel Gonçalves, o conhecido seu Zé do Nevada, o proprietário do tradicional Bar e Restaurante Nevada e o Sr. Adolfo Torresin, proprietário do tradicional Hotel Vila Regina, também pertencente ao Lions Clube de Campos do Jordão e, durante uma época, laborioso Secretário da Cultura da Prefeitura Municipal de Campos do Jordão. Ao fundo, no balcão do bar, o saudoso. Wilson, mais conhecido como Ceará.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo Nelson Gonçalves

 

 

 

Históricas - Reunião do Lions - 1970


Uma foto histórica da década de 1970, mostrando no Bar anexo ao Restaurante Nevada, situado na Av. Macedo Soares, 159, bem no centrinho turístico da Vila Capivari, em Campos do Jordão, uma das reuniões da diretoria do Lions Clube de Campos do Jordão, durante a presidência do Sr. José Manuel Gonçalves, o conhecido Seu Zé do Nevada.

Na foto, da esquerda para a direita: O saudoso Sr. José Manuel Gonçalves, o conhecido seu Zé do Nevada, o proprietário do tradicional Bar e Restaurante Nevada, na época, presidindo o Lions Clube de Campos do Jordão, José de Siqueira e Silva, o conhecido Zé da Cremèrie ou carinhosamente Zé Maloca; um não identificado, o conhecido e grande artista plástico Luiz Pereira Moysés, o conhecido Tubarão e o saudoso Rubens Gonçalves, grande projetista, responsável por memoráveis projetos de residências maravilhosas, prédios comerciais e prédios de apartamentos de Campos do Jordão.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo Nelson Gonçalves

 

 

 

Históricas - Jantar festivo Lions Clube


Uma foto histórica da década de 1970, mostrando no Bar anexo ao Restaurante Nevada, situado na Av. Macedo Soares, 159, bem no centrinho turístico da Vila Capivari, em Campos do Jordão, um jantar festivo do Lions Clube de Campos do Jordão, durante a presidência do Sr. José Manuel Gonçalves, o conhecido Seu Zé do Nevada.

Na foto, da esquerda para a direita: O saudoso vereador Agripino Lopes de Moraes, pertencente ao Lion Clube, o saudoso Sr. Ionel Strass, proprietário do tradicional Hotel Savoy, de Campos do Jordão e, posteriormente, vice-prefeito de Campos do Jordão (01/02/1983 a 31/12/1988), o saudoso prefeito municipal de Campos do Jordão, o médico Dr. José Antonio Padovan (01/01/1967 a 09/07/1975), José de Siqueira e Silva, o conhecido Zé da Cremèrie ou carinhosamente Zé Maloca e Sr. José Manuel Gonçalves, o conhecido Seu Zé do Nevada, na época, presidente do Lions Clube de Campos do Jordão.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo Nelson Gonçalves

 

 

 

Históricas - Jantar festivo Lions Clube


Uma foto histórica da década de 1970, mostrando no Bar anexo ao Restaurante Nevada, situado na Av. Macedo Soares, 159, bem no centrinho turístico da Vila Capivari, em Campos do Jordão, um jantar festivo do Lions Clube de Campos do Jordão, durante a presidência do Sr. José Manuel Gonçalves, o conhecido Seu Zé do Nevada.

Na foto, da esquerda para a direita: Sr. José Manuel Gonçalves, o conhecido Seu Zé do Nevada, na época, presidente do Lions Clube de Campos do Jordão, o saudoso Rui, do Restaurante Itapeva de Campos do Jordão e o José de Siqueira e Silva, o conhecido Zé da Cremèrie ou carinhosamente Zé Maloca.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo Nelson Gonçalves

 

 

 

Históricas - Amigos - Lions Clube


Uma foto histórica da década de 1970. Um encontro de amigos do Lions Clube de Campos do Jordão.

Na foto, da esquerda para a direita: Albano Alves e seu irmão Julio Alves Junior, o Julinho, proprietário do tradicional Campel Hotel, localizado no centro da Vila Capivari, Sr. José Manuel Gonçalves, o conhecido Seu Zé do Nevada, na época, presidente do Lions Clube de Campos do Jordão e Waldyr Barros Vasconcellos.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo Nelson Gonçalves

 

 

 

Históricas - Jantar festivo Lions Clube


Uma foto histórica da década de 1970, mostrando momentos de um jantar festivo do Lions Clube de Campos do Jordão, durante a presidência do Sr. José Manuel Gonçalves, o conhecido Seu Zé do Nevada.

Na foto, da esquerda para a direita: Não identificado, José Manuel Gonçalves, o conhecido Seu Zé do Nevada, na época, presidente do Lions Clube de Campos do Jordão, José de Siqueira e Silva, o conhecido Zé da Cremèrie ou carinhosamente Zé Maloca, o saudoso Augustín Soliva, fundador do Lions Clube da região do Vale do Paraíba, pertencente ao Lions Clube de São José dos Campos. Atrás, não identificado e o Sr. Julio Alves Junior, o Julinho, proprietário do tradicional Campel Hotel, localizado no centro da Vila Capivari.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo Nelson Gonçalves

 

 

 

Históricas - Jantar festivo Lions Clube


Uma foto histórica da década de 1970, mostrando no Bar anexo ao Restaurante Nevada, situado na Av. Macedo Soares, 159, bem no centrinho turístico da Vila Capivari, em Campos do Jordão, um jantar festivo do Lions Clube de Campos do Jordão, durante a presidência do Sr. José Manuel Gonçalves, o conhecido Seu Zé do Nevada.

Na foto, da esquerda para a direita: O saudoso vereador Agripino Lopes de Moraes, pertencente ao Lions Clube, o saudoso Sr. Ionel Strass, proprietário do proprietário do tradicional Hotel Savoy, de Campos do Jordão e, posteriormente, vice-prefeito de Campos do Jordão (01/02/1983 a 31/12/1988); o saudoso prefeito municipal de Campos do Jordão, o médico Dr. José Antonio Padovan (01/01/1967 a 09/07/1975), José de Siqueira e Silva, o conhecido Zé da Cremèrie ou carinhosamente Zé Maloca e Sr. José Manuel Gonçalves, o conhecido Seu Zé do Nevada, na época, presidente do Lions Clube de Campos do Jordão.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo Nelson Gonçalves

 

 

 

Históricas - Lions Clube - Festa do Chopp


Uma foto histórica da década de 1970, mostrando aspecto de uma das Festividades de Natal que o Lions Clube de Campos do Jordão promovia para promover a cidade de Campos do Jordão. Esta foto mostra um aspecto de uma das primeiras festas do Chopp de Campos do Jordão.

Na foto: José de Siqueira e Silva, o conhecido Zé da Cremèrie ou carinhosamente Zé Maloca brinda com sua caneca de chopp o companheiro do Lions Clube de Campos do Jordão, Sr. José Manuel Gonçalves, o conhecido Seu Zé do Nevada.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo Nelson Gonçalves

 

 

 

Históricas - Lions - Natal - SEA


Uma foto histórica da década de 1970, mostrando aspecto de uma das Festividades de Natal que o Lions Clube de Campos do Jordão promovia em benefício das crianças amparadas por entidades assistências, dentre elas a SEA - Sociedade de Educação e Assistência - Frei Orestes Girardi, de Campos do Jordão.

Na foto, dentre muitos: Maurício Zoffoli e a irmã Giovana Zoffoli, o saudoso Luiz Gonçalves, sobrinho e filho de criação do casal Sr. José Manuel Gonçalves e D. Maria de Lourdes Gonçalves, D. Maria de Lourdes Gonçalves e o marido Sr. José Manuel Gonçalves, o conhecido Seu Zé do Nevada, na época, presidente do Lions Clube de Campos do Jordão e seu filho Nelson Gonçalves, sua avó Sra. Sara do Nascimento Gonçalves, mãe do Seu Zé do Nevada. Bem atrás, de camisa amarela e mão na cabeça, Edmundo Ferreira da Rocha, de terno cinza e óculos, o saudoso Sr. César Vassimon, Oficial do Cartório do Segundo Ofício de Campos do Jordão; a saudosa D. Etelvina Salgado, grande amiga e, durante vários anos, responsável pela tradicional e querida cantina do nosso saudoso Colégio e Escola Normal de Campos do Jordão - CEENE e sua filha Mary Aparecida Salgado.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo Nelson Gonçalves

 

 

 

Históricas - Lions Clube - Festa do Chopp


Uma foto histórica da década de 1970, mostrando aspecto de uma das Festividades de Natal que o Lions Clube de Campos do Jordão promovia para promover a cidade de Campos do Jordão. Esta foto mostra um aspecto de uma das primeiras festas do Chopp de Campos do Jordão.

Na foto, sentados, da esquerda para a direita : A saudosa Sra. Sara do Nascimento Gonçalves, mãe do Seu Zé do Nevada, a saudosa D. Maria de Lourdes Gonçalves e o marido Sr. José Manuel Gonçalves, o conhecido Seu Zé do Nevada, na época, presidente do Lions Clube de Campos do Jordão. Atrás, em pé, da esquerda para a direita: o saudoso Luiz Gonçalves, sobrinho e filho de criação do casal Sr. José Manuel Gonçalves e D. Maria de Lourdes Gonçalves, Hildo, funcionário da Estrada de Ferro Campos do Jordão e, todo sorridente com a caneca na mão, o saudoso Michelli Zoffoli.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo Nelson Gonçalves

 

 

Veja fotografias publicadas em outras semanas clicando aqui.

 

Voltar

 

- Campos do Jordão Cultura -