Home · Baú do Jordão · Camargo Freire  · Campos do Jordão

Crônicas e Contos · Culinária  ·  Fotos Atuais · Fotos da Semana

  Fotografias · Hinos · Homenagens · Papéis de Parede · Poesias/Poemas 

PPS - Power Point · Quem Sou  · Símbolos Nacionais · Vídeos · Contato

 

Fotografias Semanais que contam a
 história de Campos do Jordão.

de 25/03 a 31/03/2011

 

 

Escolas - Normalistas do CEENE - década 1950


Normalistas do C.E.E.N.E - Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão na década de 1950.

Na foto, da esquerda para a direita: Ovídia Silva, Darcy Pereira, Maria da Glória O. Seabra, Vilma Pires Pontes, Ruth Saggese, Auta Gomes de Souza, Edith Ogata, Marion Arsch, Clotilde Souza e Nidy Esper Kallás.

 

 

 

Escolas - Normalistas do CEENE - década 1950


- Na década de 1950, alunas do curso normal do C.E.E.N.E - Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão, juntamente com a Professora de música Aurora do Carmo Leonardo Proença.

Na foto, na fileira da esquerda: Maria da Glória Seabra, a Lita, Elda Randoli, Maria Salete Padovan, Keiko Abe.

Na fileira da direita: Clarice Santos Oliveira, Ruth Saggese, Haydée, Marion Arsch e Marilda Lauretti.

 

 

 

Históricas - Primeiro lugar - exame admissão ao Ginásio


No ano de 1948 foi lançada a pedra fundamental em prol da criação do Ginásio Municipal de Campos do Jordão.

Em 02 de janeiro de 1950 foi inaugurado o Ginásio Estadual, sob a direção do Professor Theodoro Corrêa Cintra e, em 23 de março, foi criado o Colégio Estadual.

Também no ano de 1948, como fato histórico importante, foi realizado o Primeiro Exame de Admissão ao Ginásio. Nesse primeiro exame, a aluna Elda Randoli, filha do saudoso casal Sr. Natalino Randoli e Dona Carmela, foi classificada em primeiro lugar, dentre todos alunos que foram submetidos aos exames de conhecimentos. Na oportunidade recebeu solenemente, uma medalha de ouro, como reconhecimento.

Segundo a própria Elda, essa Medalha foi guardada com muito cuidado e carinho até 1970 quando, lamentavelmente, sua casa em São José dos Campos, foi assaltada e os bandidos levaram inclusive, sua preciosa, querida e histórica medalha.

Também, com muita emoção e reconhecimento, Elda disse em certa oportunidade, que, de toda sua família, ela foi a única que conseguiu estudar além do Grupo Escolar e isso somente foi possível graça à generosidade e apoio do Professor Theodoro Corrêa Cintra que lhe deu de presente, todo material escolar e didático necessário.

Disse ainda sobre sua grande gratidão ao querido Professor Theodoro Corrêa Cintra: “Ele foi muito importante para a minha vida. Na primeira série, ele me deu o material escolar completo. No final do ano, (eu tinha 12 anos) ele me chamou para dar aulas para os alunos que tinham ficado para 2ª época. Eu receberia, dinheiro ou material escolar. Escolhi o material. E no ano seguinte, ele me deu a mesma oportunidade. Só na 4ª série, não precisei mais porque já trabalhava com o Raul.” (com o Professor Raul Pedroso de Moraes dando aulas no curso de admissão ao Ginásio)

Na foto, a pequenina Elda, quando agradecia a condecoração e a medalha de ouro recebida, sendo observada pelo Prefeito Municipal Dr. Orestes de Almeida Guimarães (15/12/1947 a 01/07/1949), Vereador Sr. Paulo Cury (0/01/1948 a 312/12/1950), não identificado, Deputado Estadual Osny Silveira, Promotor Público Dr. Jathyl Antonio de Lima Nunes Pereira e logo atrás de um deles o Vereador Joaquim Corrêa Cintra.

 

 

 

Esportes - Equipe Basquete dos Correios - década 1960


A Equipe de Basquetebol dos Correios no Campeonato “Comerciadas” de Campos do Jordão, na década de 1960, provavelmente, no ano de 1965 ou 1966, na época, sob o comando do Técnico Sr. Olavo Sandin, na quadra de cimento existente no mesmo local onde hoje está sediado o Ginásio Esportivo de Campos do Jordão “Armando Ladeira”.

Essa mesma Equipe disputou dois torneios desse Campeonato pelos Correios, em várias modalidades esportivas, sagrando-se campeã nessas duas oportunidades.

A mesma equipe, com reforço de alguns amigos, disputou os dois últimos torneios desse Campeonato “Comerciadas”, pelo BANESPA - Banco do Estado de São Paulo , sagrando-se também, bicampeã.

Na foto, agachados, da esquerda para a direita: Professor Gad Aguiar, José Barsalini e João Dirou Miura.

Em pé, na mesma ordem: Olavo Sandin, o Técnico, Nelson Ladeira, Efraim Diniz, Paulo Rios e José Marcos Martins, o Marcão, como Árbitro dos Jogos.

OBS: Registros com auxílio do amigo Nelson Ladeira.

 

 

 

Esportes - Equipe de Futebol da COPEL


No início da década de 1960, a Equipe de Futebol da COPEL - Construções Projetos e Engenharia Ltda..

A COPEL como construtora, foi fundada pelo Dr. Marcos Wulf Siegel e tinha como Engenheiro responsável era o Dr. José Ariosto Barbosa de Souza e como Projetista o Sr. Orestes Mário Donato.

Após dois anos de atividade o Engenheiro Fausi Paulo, recém formado, se juntou à Construtora e permaneceu pelo período de um ano.

Inicialmente, o Mestre de Obras foi o Sr. Benedito, mais conhecido como Dito Pituca. Posteriormente, o Mestre de Obras passou a ser o Sr. Waldemar Ferreira da Rocha, meu Pai, que ficou até final da Construtora.

A Copel ficou estabelecida pelo período de 14 anos. Nesse período, construiu sua Sede própria na Rua Engenheiro Diogo de Carvalho, em Vila Capivari, contando com uma Loja de Materiais para Construção, representando, dentre outras firmas de São Paulo, a Eucatex, a Hydra, etc. Durante o período em que esteve em atividade, a COPEL foi responsável pela construção de 85 obras diversas, dentre casas para turistas, Hotéis, Prédios de Apartamentos, etc..

Na foto, agachados, da esquerda para a direita: Orlando Adão, o conhecido Jacaré, Manoel Pêra, o conhecido Tito, Manoelzinho, José Walter Degli Esposti e Geraldo.

Em pé, na mesma ordem: Zé Porrete, Raimundo, filho do Vicentão da INCOS, Luiz Pereira Moysés, o conhecido Tubarão, Paulo J. Santos, não identificado e Pedro Pinto dos Santos, o Pedrão ou Pedro Sapo.

 

 

 

Esportes - Equipe de Futebol da INCOS


Na década de 1960 a Equipe de Futebol da famosa e saudosa casa de materiais de construção de Campos do Jordão, INCOS – Companhia Industrial e Comercial, responsável pela distribuição e abastecimento da construção civil local, durante muitas décadas. Grande maioria das casas, prédios, sanatórios e hotéis de Campos do Jordão foram construídos por engenheiros e empreiteiros diversos, que utilizaram em suas construções os materiais fornecidos pela conhecida INCOS, de Vila Jaguaribe.

Na foto, agachados, da esquerda para a direita: Tomita, José Alves , O Zé da Incos, Antonio Generosos Rodrigues Moro, Carlos da Cruz Fernandes, não identificado.

Em pé, na mesma ordem: Amadeu Carletti Junior, Comandante da Equipe e Gerente da Incos por diversas décadas, Silvestre Bissoli, Darzan Dias Chaves, Manoel..., conhecido como Mané Condenado, Joaquim Galvão de França, dois não identificados.

 

 

 

Esportes - Equipe de Futebol A.A.Jaguaribe


Na década de 1970, a Equipe de futebol da A.A.J. - Associação Atlética Jaguaribe, no campo de futebol do atual Estádio Municipal “Benedito Vaz Dias”, em Vila Abernéssia.

Na foto, agachados, da esquerda para a direita: Zão, Luiz, Ari Clemente, Zé Fausto, José Leão, o Zé Capela, não identificado, Luiz Carlos Leão e Caio Crisol, o Riva. .

Em pé, na mesma ordem: Motinha, Ari Clemente, Antonio de Souza, o Toninho filho do Amado, Geraldo Miravetti, o Geraldeco, Nelson Brügger, João Carlos Guedes Reis, Aristides Miravetti de Souza, o Tidinho e Amadeu José de Souza, o conhecido Amado, Técnico e Dirigente da Equipe de Futebol.

 

 

 

Escolas - Equipe de Futebol da A.A. Jaguaribe


Na década de 1970, a Equipe de futebol da A.A.J. - Associação Atlética Jaguaribe, no seu campo de futebol, atual Estádio Amadeu Carletti Junior, em Vila Jaguaribe.

Na foto, agachados, da esquerda para a direita: Gugu, Cláudio, Luiz Carlos Leão, José Leão, o Zé Capela, Milton Cunhô e Barra Mansa.

Em pé, na mesma ordem: Amadeu José de Souza, o conhecido Amado, Técnico e Dirigente da Equipe de Futebol, Antonio de Souza, o Toninho Souza, filho do Amado, Motinha, Marco Antonio Corrêa Cintra, Jefferson, o Jeff, Caio Crisol, o Riva, Carlos Ferreira Gonçalves, o popular Café e João Carlos Guedes Reis.

 

 

 

Esportes - Equipe de Futebol da INCOS


Na década de 1960 a Equipe de Futebol da famosa e saudosa casa de materiais de construção de Campos do Jordão, INCOS – Companhia Industrial e Comercial, responsável pela distribuição e abastecimento da construção civil local, durante muitas décadas. Grande maioria das casas, prédios, sanatórios e hotéis de Campos do Jordão foram construídos por engenheiros e empreiteiros diversos, que utilizaram em suas construções os materiais fornecidos pela conhecida INCOS, de Vila Jaguaribe.

Na foto, agachados, da esquerda para a direita: João Pazuma, Tomita, Márcio Carletti, Carlos da Cruz Fernandes e Coaracy Inajá Ribeiro.

Em pé, na mesma ordem: Anézio, Toninho, o Varejeira, OmarAntonio Guimarães, Silvestre Bissoli, Ornan Guimarães e José de Lima.

 

 

 

Esportes - Equipe de Futebol da A.A.Jaguaribe


Na década de 1950, a Equipe de futebol da A.A.J. - Associação Atlética Jaguaribe, no seu campo de futebol, atual Estádio Amadeu Carletti Junior, em Vila Jaguaribe.

Na foto, agachados, da esquerda para a direita: Tiãozinho, José Barsaline, Augustinho de Paula Reis, o Augustinho Mecânico, Aroldo e Carlão.

Em pé, na mesma ordem: não identificado, Joaquim Arthur, o Joaquim Cambota, Romeu Negro, Miguel Negro, o famoso Guegué, que depois jogou no Santos Fubebol Clube por alguém tempo, perdendo a vaga para o José Ely de Miranda, o famoso Zito, Bicampeão Mundial de Futebol pela Seleção Brasileira, Pedro Pinto dos Santos, o Pedrão ou Pedro Sapo, dois não identificados.

 

 

 

Históricas - Trio famoso da A.A. Jaguaribe


Na década de 1950, famoso trio de futebol da A.A.J. - Associação Atlética Jaguaribe, no seu campo de futebol, atual Estádio Amadeu Carletti Junior, em Vila Jaguaribe.

Na foto, da esquerda para a direita; Augustinho de Paula Reis, o Augustinho Mecânico, Romeu Negro e Pedro Pinto dos Santos, o Pedrão ou Pedro Sapo.

 

 

 

Esportes - Equipe de Futebol da A.A.Jaguaribe


Na década de 1960, a Equipe de futebol da A.A.J. - Associação Atlética Jaguaribe, no seu campo de futebol, atual Estádio Amadeu Carletti Junior, em Vila Jaguaribe.

Na foto, agachados, da esquerda para a direita: Amadeu José de Souza, o conhecido Amado, Técnico e Dirigente da equipe de futebol, Fio Rosa, Santista, Antonio Julio Ribeiro, o Julião, Ornan Guimarães, Amaury Salgado de Oliveira, Canivete, Argemiro Ferreira, Nê, Paulo Teodoro de Souza, o famoso Paulo Coxinha, um dos mais famosos jogadores de futebol de Campos do Jordão e Careca.

Em pé, na mesma ordem: Joaquim Artur, o Joaquim Cambota, José Vaz, o Vazinho, Aristides Miravetti de Souza, o Tidinho, Luiz André, o Luiz Cabuçu, Ronaldo Dinamarco Camargo, o Nana, Antonio Ferreira, o conhecido Toninho Melão, Benedito Édison Argeu, o conhecido Cebola e Ornan Guimarães.

 

 

 

Esportes - Equipe de Futebol da A.A.Jaguaribe


Na década de 1960, a Equipe de futebol da A.A.J. - Associação Atlética Jaguaribe, no campo de futebol do atual Estádio Municipal “Benedito Vaz Dias”, em Vila Abernéssia.

Na foto, agachados, da esquerda para a direita: Não identificado, Augustinho de Paula reis, o Augustinho Mecânico, Antonio..., o conhecido Toninho muito vivo, Pedro Pinto dos Santos, o Pedrão ou Pedro Sapo e Olavo Bertoni.

Em pé, na mesma ordem: Não identificado, José Barsalini, Tido, Manézinho, Major, Joaquim Artur, o Joaquim Cambota, Pelé.

 

 

 

Esportes - Equipe de Futebol da A.A.Jaguaribe


Na década de 1960, a Equipe de futebol da A.A.J. - Associação Atlética Jaguaribe, no campo de futebol do atual Estádio Municipal “Benedito Vaz Dias”, em Vila Abernéssia.

Agachados, da esquerda para a direita: Cláudio, Sergio..., Antonio Julio Ribeiro, o Julião, Aristides Miravetti de Souza, o Tidinho e Luiz Carlos Leão.

Em pé, na mesma ordem: Beto Germano, José Fausto, de São Bento do Sapucaí, Antonio de Souza, o Toninho do Amado, Geraldo Miravetti, o Geraldeco, Motinha e João Carlos Guedes Reis.

 

 

 

Escolas - Formandos Grupo Rio Branco - 1956


Foto dos formandos do saudoso Grupo Escolar Municipal Rio Branco, do ano de 1956. Esse Grupo Escolar estava sediado no mesmo local e prédio onde, atualmente, está sediada a Escola EMEF - Monsenhor José Vila, ali nas proximidades da Vila Ferraz.

Primeira Fileira - Da esquerda para a direita: Professoras - Nadir..., Ana Elisa Bueno Galvão, a Dona Anita, Diretora da Escola e Elda Randoli. Alunas - Iracema, Anita Zequinato e Magali.

Segunda Fileira - na mesma ordem: Bento, Cláudio, Laszlo Tibor Zombori, Miguel, Walter Francisco, Não identificado, Sonia, Odete Miranda, Sonja Okamura, Não identificada, Lyris Maria Frozino, Wanda Marina Gandra Camargo e Maria Aparecida Perondini Pina.

Terceira Fileira, na mesma ordem: Francisco Gonçalves, Firmino, Paulo, Massuso, Miguel, Márcio Chaves de Andrade, Antonio Marmo de Oliveira Nascimento, Irene, Expedita, Não identificada, Julia Iriya.

OBS: Foto cedida pela grande amiga e Professora do curso de admissão ao Ginásio, Elda Randoli.

 

 

 

Esportes - Equipe de Futebol do C.Jordão F. Clube


No início da década de 1950, a Equipe de futebol da C.J.F.C. - Campos do Jordão Futebol Clube, no campo de futebol que existia na propriedade do Campos do Jordão Tênis Clube, em Vila Capivari.

Na foto, agachados, da esquerda para a direita: Palha Roxa, Odair Pintor, Louquinho, Manoel Pera, o Tito e Biscoito.

Em pé, na mesma ordem: Leto Astolfi, Darcy Vitor, Manoel Augusto Esteves, o Mané Cabaça, Zé Orelha, Paco, Silvestre Bissoli e José Medeiros.

OBS:Registros com auxílio do amigo Sylvio Pereira Moysés, o Tio..

 

 

 

Esportes - Equipe de Futebol do C. Jordão F.Clube


No início da década de 1960, a Equipe de futebol da C.J.F.C. - Campos do Jordão Futebol Clube, no campo de futebol que existia na propriedade do Campos do Jordão Tênis Clube, em Vila Capivari.

Na foto, agachados, da esquerda para a direita: Antonio Carlos Lourenço, o Toninho Magrela, Cláudio Ribeiro, Luiz Carlos Miranda, o Luiz Barrica, Paulo Silvino de Oliveira, o Paulo do Tênis Clube, Benedito Sergio Lourenço e José Walter Degli Esposti.

Em pé, na mesma ordem: ... Gomes, Benedito Valadares Pereira, o Dito do Correio, Joaquim, o conhecido Joaquim Carniça (seu pai era funcionário do Matadouro Municipal), Nelson Degli Esposti, o Nelson Carroça, Francisco Candido Pereira Saraiva, o Chicão e seu irmão José Eleutério Pereira, o Zé Meu e Paulo, conhecido como Paulo peito de pombo, irmão do Renato Ganso.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo José Luiz Esteves.

 

 

Veja fotografias publicadas em outras semanas clicando aqui.

 

Voltar

 

- Campos do Jordão Cultura -