Home · Baú do Jordão · Camargo Freire  · Campos do Jordão

Crônicas e Contos · Culinária  ·  Fotos Atuais · Fotos da Semana

  Fotografias · Hinos · Homenagens · Papéis de Parede · Poesias/Poemas 

PPS - Power Point · Quem Sou  · Símbolos Nacionais · Vídeos · Contato

 

Fotografias Semanais que contam a
 história de Campos do Jordão.

de 01/04 a 06/04/2011

 

 

Históricas - Equipe de basquetebol - ano 1934


Equipes de Basquetebol da A.C.F. - Associação de Cultura Física de Campos do Jordão, aproximadamente ano de 1934, na quadra de saibro existente no local onde hoje está sediado o Mercado Municipal.

Na foto, agachados, da esquerda para a direita: Antonio Buffa, Cabo Henrique, Amandio Padovan, e Mamiliano Barsalini, mais conhecido como Emiliano Barsalini.

Em pé, na mesma ordem: José Pires Magalhães, o Pirinho, Floriano Rodrigues Pinheiro, Paulo Sampaio Camargo, Hamleto Astolfi, Otacílio, José Alves, Palmyra Rocha Camargo, esposa do Paulo Sampaio Camargo, quando solteira Palmyra Ferreira da Rocha,.....o Alfaiate, Felício Raimundo Neto, Silvio Santa Clara, José Alves, Jamil Pedro Zaiter, Luiz Pires Magalhães e Cristovão, Motorista.

É importante registrar que, dessa foto, a única pessoa que ainda está viva é Palmyra Ferreira da Rocha, depois Palmyra Rocha Camargo, atualmente com 101 anos de idade.

 

 

 

Esportes - Seleção juvenil feminina - década 1970


Seleção de Voleibol Juvenil do C.E.E.N.E. - Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão, década de 1970, na oportunidade da partida final em Pindamonhangaba.

Na foto, agachadas, da esquerda para a direita: Marcinha, Sheila Delácio, Giovana Zoffoli, e Silvinha Padovan Paulo.

m pé, na mesma ordem: Suzi Pessanha, Verinha Francisco, Nanci, Janice Arakaki, Lídia.

 

 

 

Esportes - Equipe de basquetebol - década 1950


Equipe de Basquetebol do G.E.J. - Grêmio Estudantil Jordanense, do C.E.E.N.E. - Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão, final da década 1950, na quadra de cimento existente no mesmo local onde hoje está situado o Ginásio Esportivo Armando Ladeira, que deu muitas glórias ao esporte da nossa cidade.

Na foto, agachados, da esquerda para a direita: Condelac Bueno Chaves, o Condinho, João Dirou Miura, Eduardo Neme Nejar, o Dudu, e Shintaro Miura.

De pé, na mesma ordem: O Técnico da Equipe e Juiz de muitas partidas, José Marcos Martins, o Marcão. João Antonio Pereira de Castro, Homero Godliauskas Zen, Nelson Ladeira, Efraim Diniz e Lincoln Parra Vasquez.

 

 

 

Esportes - Equipe de Basquetebol - década 1950


Equipe de Basquetebol do G.E.J. - Grêmio Estudantil Jordanense, do C.E.E.N.E. - Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão, final da década 1950, na quadra de cimento existente no mesmo local onde hoje está situado o Ginásio Esportivo Armando Ladeira, que deu muitas glórias ao esporte da nossa cidade.

Na foto, agachados, da esquerda para a direita: Aulus Plautus Barbosa de Souza, Luiz Carlos Pinotti e Efraim Diniz.

Em pé, na mesma ordem: Armando Ladeira, o grande esportista Jordanense que tem seu nome identificando nosso Ginásio Esportivo de Campos do Jordão “Armando Ladeira”, Hermes de Figueiredo e Mariano Câmara Neto.

 

 

 

Esportes - Equipe do Grêmio Estudantil - 1950


Equipe de Basquetebol do G.E.J. - Grêmio Estudantil Jordanense, do C.E.E.N.E. - Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão, na da década 1950, na quadra anexa ao Colégio.

Na foto, agachados, da esquerda para a direita: Francisco Aquino Neto, o conhecido Chico Menezes, Fernando Antonio Conceição, Algari Rubbo Barbosa de Souza, Léo Kókis da Silva e Julio Vaz Dias.

Em pé, na mesma ordem: Fernando Azevedo Carvalho, Luiz Carlos Vaz Dias, Naércio Menezes, Wolney Procópio Marques e Professor Raul Pedroso de Moraes, Diretor do Colégio.

 

 

 

Históricas - Equipe de Basquetebol - década 1930


Equipes de Basquetebol da A.C.F. - Associação de Cultura Física de Campos do Jordão, aproximadamente ano de 1935, na quadra de saibro existente no local onde hoje está sediado o Mercado Municipal.

Na foto, agachados, da esquerda para a direita: Jamil Pedro Zaiter, Nabi Narsch, Amandio Padovan e Antonio Buffa.

Em pé, na mesma ordem: Noêmia Damas, José Pires Magalhães, o Pirinho, Badih Salem, Luiz Pires Magalhães, Sebastião Pires Magalhães, Paulo Sampaio Camargo, Hamleto Astofi, Otacílio, José Alves e Vicentina Evaristo Pereira.

 

 

 

Esportes - 1ª Equipe de Futebol Feminino


No ano de 1963 a primeira Equipe de Futebol Feminino de Campos do Jordão, no campo de Futebol do Estádio Benedito Vaz Dias, em Vila Abernéssia.

Na foto, agachados, da esquerda para a direita: Alexandre Brizola dos Santos, Incentivador, Márcia Chaves de Andrade, Não identificada, Victória Elisabeth Barbosa, Nanci Miriam Sarmento Pina, Não identificada, Ângela de Souza Cintra, Rosy Mary Serruoti Gizzi, Ana Maria Ruggiero, Carolina Aparecida Galvão Muller e Dulce Rita Chaves de Andrade.

Em pé, na mesma ordem: Paulo Roberto de Almeida Murayama, o Shizutinho, Incentivador, Dr. Shizuto José Murayama, Incentivador, Ana Maria de Freitas Damas, Sidnéya Maluf, José Ubaldo Biagioni, Técnico, Ana Regina Pereira, Ana Maria Damas, Maria Aparecida Perondini Pina, Maria Elizabeth Nascimento e não identificada.

 

 

 

Históricas - Equipe de basquetebol - década 1950


Equipe do Esporte Clube Comercial de Campos do Jordão, no início da década de 1950 na quadra existente no Parque dos Cedros de Vila Abernéssia.

Na foto, agachados, da esquerda para a direita: Célio Duval Motta, Não identificado, Aniano Gonçalves Abrantes, Não identificado, não identificado.

Em pé, na mesma ordem: dois não identificados, José Gonçalves da Fonseca, o Juca, não identificado, Fausi Paulo, Não identificado, Armando Ladeira e João Dias.

 

 

 

Esportes - Campeão de atletismo - cem metros rasos


No início da década de 1960, em competição esportiva de atletismo, como parte dos Jogos Abertos de Campos do Jordão, realizada no Estádio Benedito Vaz Dias, em Vila Abernéssia, o sensacional rompimento da faixa dos 100 (cem) metros rasos, vencida garbosamente, com muita alegria e satisfação pelo atleta Julio Carlos Ribeiro Neto, o Julinho dentista.

Na foto, observando o feito extraordinário, dentre outros: Vitor Toledo, Condelac Bueno Chaves, o Condinho, Renato, o popular Ganso, Eduardo Neme Nejar, o Dudu, Silvio Mesquita Sales, o Silvio Preto, Mário Grecco, Paulo Antenor de Souza, o Paulo Viola, Sylvio Pereira Moysés, o Tio e Olavo Sandim.

 

 

 

Esportes - Atletismo - década 1960


Na década de 1960, o pódio dos vencedores da prova pedestre como parte dos Jogos Abertos da Cidade de Campos do Jordão.

No pódio, como vencedor o atleta Argemiro Ferreira e os dois atletas que conquistaram o segundo e terceiro lugar, José Benedito de Oliveira, o Zezinho do Correio e Alonso.

Na foto, mais ao fundo o Engenheiro Fausi Paulo, o Prefeito Municipal Dr. José Antonio Padova, o médico Dr. Silvestre Ribeiro e o Sr. Romeu Negreiros Mezzacappa, o maior desportista que já passou por Campos do Jordão, sempre muito interessado na divulgação e valorização dos esportes em geral. Foi, por diversos anos, enquanto esteve em Campos do Jordão, o comandante da atualmente extinta e saudosa CME - Comissão Municipal de Esportes que engrandeceu e divulgou o esporte da nossa Cidade.

Ao lado esquerdo da foto o atleta José Abel Fernandes.

 

 

 

Pessoas - Adversários só no esporte


No final da década de 1940, no campo de Futebol onde hoje está sediado o Estádio Municipal Benedito Vaz Dias, em Vila Abernéssia. Dois grandes craques do futebol Jordanense, os irmãos Carlos Pereira Alves, o conhecido Carlucho, com a camisa do seu clube querido, A.F.C. - Abernéssia Futebol Clube e irmão Manoel Pereira Alves Filho, com a camisa do seu Clube Comercial de Campos do Jordão.

 

 

 

Esportes - Equipe de Basquetebol do CEENE


Na quadra do Colégio, na década de 1950, a Equipe de Basquetebol do C.E.E.N.E. - Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão. Embora com camiseta com as iniciais G.E.B.M. - Capital, é a equipe de Campos do Jordão.

No foto, da esquerda para a direita: Arthur Bastos, o homem borracha, Lincoln Parra Vasquez, Luiz Carlos Ribeiro Vaz, Paulo Vaz Dias, Paulo Pasquarelli e Anor Minamisako.

 

 

 

Pessoas - Professoras - Década 1970


Na década de 1970 as Professoras do C.E.E.N.E. - Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão, Maria José Ávila, a Professora Zezé e Elizabeth Janacseck de Andrade, elegantemente vestidas, quando chegavam ao Salão de Festas da SEA - Sociedade de Educação e Assistência - Frei Orestes Girardi, para mais uma cerimônia de formatura de alunos do Colégio.

 

 

 

Pessoas - Professores - ano 1958


No ano de 1958, no Jardim da Praça das Bandeiras de Vila Abernéssia, Professores de nosso C.E.E.N.E. - Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão.

No banco, sentadas, da esquerda para a direita: Maria de Nazareth Pereira e Maria José Ávila, a Professora Zezé, com sua filhinha ao colo, Helena Maria, a Leninha.

Atrás, em pé, da esquerda para a direita: Guido Machado Braga e José Firmino de Mello.

 

 

 

Personalidades - Professoras - década 1960


Foto de formatura do Curso Primário Anexo ao C.E.E.N.E. - Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão, no início da década de 1960.

Na foto, no primeiro plano, a esposa do Diretor do Colégio Professor João Gualberto Mafra Machado, entrega o diploma à aluna da Escola, Marisa Bitetti, filha do casal Sr. Waldyr Bitetti e D. Helena Bitetti.

Sentadas à esquerda:

- Professora Maria José Ávila (Zezé), grande professora, pessoa amiga, inteligente, sensível, de inúmeras qualidades e habilidades, maravilhosa artista plástica, especialista na arte de pintar lindos quadros com lápis de cor, poeta que sabe tudo sobre as técnicas necessárias para a poesia perfeita.

- A saudosa Dora Lygia Cersósimo Richieri, pessoa maravilhosa, amiga inesquecível dos colegas e amigos contemporâneos do saudoso C.E.E.N.E. - Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão, onde iniciou seus estudos. Depois de formada em nível superior, integrou o quadro de professores, destacando-se pela contagiante simpatia, beleza, competência profissional e capacidade de ensinar, angariando eterna amizade de colegas de trabalho, especialmente, dos alunos que tiveram oportunidade de tê-la como excelente Professora de matemática.

Juntamente com o saudoso e querido amigo, Engenheiro Luiz Cesário Richieri, formou linda e privilegiada família. Infelizmente não teve oportunidade de participar, da completa criação e educação dos filhos queridos e de longa companhia e apoio ao marido adorado. Dora Lygia, mesmo com partida prematura, deixou grande herança, brindando e doando à comunidade Jordanense cinco filhos maravilhosos, hoje engrandecendo e destacando-se em nossa sociedade e coletividade.

Lamentavelmente, quis o destino levá-la muito cedo, privando-nos da sua agradável e querida convivência e companhia, impedindo-a de novas conquistas no campo do ensino e, com certeza, em todas demais atividades que pudesse ter tido oportunidade de participar e demonstrar sua capacidade de ação e profissional.

Nesta foto, as filhas Lygia e Marília ao lado da mãe querida Dora Lygia.

Ainda aparecem na foto: o Dr. Fausto Bueno de Arruda Camargo e, bem ao fundo, a Professora Margot Tedesco Padovan, Diretora da Escola Primária anexa ao CEENE.

 

 

 

Personalidades - Professores - década 1960


Na década de 1960, provavelmente no ano de 1962, Professores do C.E.E.N.E. - Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão, reunidos em cerimônia de formatura de alunos do Colégio.

Na foto, na primeira fileira, da esquerda para a direita: Janete Nejar, Maria José Ávila, Anastácia Leão Brasileiro, Rosalvo Madeira Cardoso, Diretor do Colégio, Maria Augusta Gonçalves de Carvalho, Sr. Daniel Perret, marido da Professora Clara Perret e Suely Piedade.

Na fileira dupla atrás, na mesma ordem: Dirce Maluf, Wilson Antonio Amato e a esposa, Expedito Camargo Freire, Clara Perret, Gad Aguiar, Aparecida Maria Di Muzio Miranda, Dr. Shizuto José Murayama, Cecília de Almeida Leite Murayama, não identificado, Sr. Clóvis Soares de Azevedo, José Massahiro Arakaki, não identificada, não identificado e Shirley Esper Kallas Cintra.

 

 

 

Festividades - Saudação de estudantes


Na década de 1970, durante um desfile comemorativo em homenagem à Abertura dos Jogos Estudantis de Campos do Jordão, alunos do nosso Colégio Estadual, exibem faixa com os dizeres ”As Autoridades saúdam os participantes dos Primeiros Jogos Estudantis”. Lamentavelmente, há muito tempo não assistimos essas maravilhosas demonstrações de esportividade e civismo.

 

 

Veja fotografias publicadas em outras semanas clicando aqui.

 

Voltar

 

- Campos do Jordão Cultura -