Home · Baú do Jordão · Camargo Freire  · Campos do Jordão

Crônicas e Contos · Culinária  ·  Fotos Atuais · Fotos da Semana

  Fotografias · Hinos · Homenagens · Papéis de Parede · Poesias/Poemas 

PPS - Power Point · Quem Sou  · Símbolos Nacionais · Vídeos · Contato

 

Fotografias Semanais que contam a
 história de Campos do Jordão.

de 04/01 a 10/01/2018

 

 

Escolas - CEENE - 1963


No ano de 1963, alunas do C.E.E.N.E. - Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão, num dos pátios do Colégio, se reúnem para foto histórica.

Na foto, da esquerda para a direita: Vilma Barsaline, Iracema Amadi, Maria Eunice Comparotto, Mary Aparecida Salgado, Eliana Maria Gonçalves, Maria da Glória Costa, Sandra Aguiar, Maria Tereza de Niemeyer, Maria Gillei da Silva Moreira, Professora Clarice César.

Logo atrás, duas alunas não identificadas, Professor Guido Machado Braga e Maria Aparecida Perondini Pina.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo Antonio Marmo de Oliveira Nascimento.

 

 

 

Escolas - CEENE - Ano 1954


No ano de 1954, no local onde hoje está sediada a nossa Companhia Telefônica, na parte superior do prédio então existente, onde por muitos anos esteve sediada a Flora Campos do Jordão, de propriedade do Sr. Mário Akiharu Utiyama e, posteriormente, o importante DMTUR - Departamento Municipal de Turismo, da Prefeitura Municipal, em solenidade comemorativa de evento cívico, possivelmente, do dia da nossa Independência, 07 de setembro, ou do Aniversário da Cidade, 29 de abril, o Prefeito Municipal Dr. Antonio Nicola Padula, discursa ao microfone da Rádio Emissora de Campos do Jordão, ZYL-6, a mais alta do Brasil.

Na foto, da esquerda para a direita: Sr. Délio Jácome Rangel Pestana, Oficial do Cartório do Registro de Imóveis de Campos do Jordão, três pessoas não identificadas, Revendo Oswaldo Alves, Freis Getúlio Reimann e Leônidas Rampanelli - OFM - Ordem dos Frades Menores, Professor Frederico Kupper, Professor Raul Pedroso de Moraes, Diretor do C.E.E.N.E - Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão e a Inspetora de alunos, Sra. Lydia Castagno Cersósimo, a querida, mais conhecida como Dona Ligia.

 

 

 

Escolas - CEENE - Década 1950


Na década de 1950, alunas do curso normal do C.E.E.N.E - Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão, juntamente com a Professora de música Aurora do Carmo Leonardo Proença.

Na foto, na fileira da esquerda: Maria da Glória Seabra, a Lita, Elda Randoli, Maria Salete Padovan, Keiko Abe.

Na fileira da direita: Clarice Santos Oliveira, Ruth Saggese, Haydée, Marion Arsch e Marilda Lauretti.

 

 

 

Escolas - CEENE - Ano 1948


No ano de 1948 foi lançada a pedra fundamental em prol da criação do Ginásio Municipal de Campos do Jordão.

Em 02 de janeiro de 1950 foi inaugurado o Ginásio Estadual, sob a direção do Professor Theodoro Corrêa Cintra e, em 23 de março, foi criado o Colégio Estadual.

Também no ano de 1948, como fato histórico importante, foi realizado o Primeiro Exame de Admissão ao Ginásio. Nesse primeiro exame, a aluna Elda Randoli, filha do saudoso casal Sr. Natalino Randoli e Dona Carmela, foi classificada em primeiro lugar, dentre todos alunos que foram submetidos aos exames de conhecimentos. Na oportunidade recebeu solenemente, uma medalha de ouro, como reconhecimento.

Segundo a própria Elda, essa Medalha foi guardada com muito cuidado e carinho até 1970 quando, lamentavelmente, sua casa em São José dos Campos, foi assaltada e os bandidos levaram inclusive, sua preciosa, querida e histórica medalha.

Também, com muita emoção e reconhecimento, Elda disse em certa oportunidade, que, de toda sua família, ela foi a única que conseguiu estudar além do Grupo Escolar e isso somente foi possível graça à generosidade e apoio do Professor Theodoro Corrêa Cintra que lhe deu de presente, todo material escolar e didático necessário.

Disse ainda sobre sua grande gratidão ao querido Professor Theodoro Corrêa Cintra: “Ele foi muito importante para a minha vida. Na primeira série, ele me deu o material escolar completo. No final do ano, (eu tinha 12 anos) ele me chamou para dar aulas para os alunos que tinham ficado para 2ª época. Eu receberia, dinheiro ou material escolar. Escolhi o material. E no ano seguinte, ele me deu a mesma oportunidade. Só na 4ª série, não precisei mais porque já trabalhava com o Raul.” (com o Professor Raul Pedroso de Moraes dando aulas no curso de admissão ao Ginásio)

Na foto, a pequenina Elda, quando agradecia a condecoração e a medalha de ouro recebida, sendo observada pelo Prefeito Municipal Dr. Orestes de Almeida Guimarães (15/12/1947 a 01/07/1949), Vereador Sr. Paulo Cury (0/01/1948 a 312/12/1950), não identificado, Deputado Estadual Osny Silveira, Promotor Público Dr. Jathyl Antonio de Lima Nunes Pereira e logo atrás de um deles o Vereador Joaquim Corrêa Cintra.

 

 

 

Escolas - CEENE - Década 1970


Na década de 1970 as Professoras do C.E.E.N.E. - Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão, Maria José Ávila, a Professora Zezé e Elizabeth Janacseck de Andrade, elegantemente vestidas, quando chegavam ao Salão de Festas da SEA - Sociedade de Educação e Assistência - Frei Orestes Girardi, para mais uma cerimônia de formatura de alunos do Colégio.

 

 

 

Escolas - CEENE - Ano 1958


No ano de 1958, no Jardim da Praça das Bandeiras de Vila Abernéssia, Professores de nosso C.E.E.N.E. - Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão.

No banco, sentadas, da esquerda para a direita: Maria de Nazareth Pereira e Maria José Ávila, a Professora Zezé, com sua filhinha ao colo, Helena Maria, a Leninha.

Atrás, em pé, da esquerda para a direita: Guido Machado Braga e José Firmino de Mello.

 

 

 

Escolas - CEENE - Década 1960


Foto de formatura do Curso Primário Anexo ao C.E.E.N.E. - Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão, no início da década de 1960.

Na foto, no primeiro plano, a esposa do Diretor do Colégio Professor João Gualberto Mafra Machado, entrega o diploma à aluna da Escola, Marisa Bitetti, filha do casal Sr. Waldyr Bitetti e D. Helena Bitetti.

Sentadas à esquerda:

- Professora Maria José Ávila (Zezé), grande professora, pessoa amiga, inteligente, sensível, de inúmeras qualidades e habilidades, maravilhosa artista plástica, especialista na arte de pintar lindos quadros com lápis de cor, poeta que sabe tudo sobre as técnicas necessárias para a poesia perfeita.

- A saudosa Dora Lygia Cersósimo Richieri, pessoa maravilhosa, amiga inesquecível dos colegas e amigos contemporâneos do saudoso C.E.E.N.E. - Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão, onde iniciou seus estudos. Depois de formada em nível superior, integrou o quadro de professores, destacando-se pela contagiante simpatia, beleza, competência profissional e capacidade de ensinar, angariando eterna amizade de colegas de trabalho, especialmente, dos alunos que tiveram oportunidade de tê-la como excelente Professora de matemática.

Juntamente com o saudoso e querido amigo, Engenheiro Luiz Cesário Richieri, formou linda e privilegiada família. Infelizmente não teve oportunidade de participar, da completa criação e educação dos filhos queridos e de longa companhia e apoio ao marido adorado. Dora Lygia, mesmo com partida prematura, deixou grande herança, brindando e doando à comunidade Jordanense cinco filhos maravilhosos, hoje engrandecendo e destacando-se em nossa sociedade e coletividade.

Lamentavelmente, quis o destino levá-la muito cedo, privando-nos da sua agradável e querida convivência e companhia, impedindo-a de novas conquistas no campo do ensino e, com certeza, em todas demais atividades que pudesse ter tido oportunidade de participar e demonstrar sua capacidade de ação e profissional.

Nesta foto, as filhas Lygia e Marília ao lado da mãe querida Dora Lygia.

Ainda aparecem na foto: o Dr. Fausto Bueno de Arruda Camargo e, bem ao fundo, a Professora Margot Tedesco Padovan, Diretora da Escola Primária anexa ao CEENE.

 

 

 

Escolas - CEENE - Década 1960


Na década de 1960, provavelmente no ano de 1962, Professores do C.E.E.N.E. - Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão, reunidos em cerimônia de formatura de alunos do Colégio.

Na foto, na primeira fileira, da esquerda para a direita: Janete Nejar, Maria José Ávila, Anastácia Leão Brasileiro, Rosalvo Madeira Cardoso, Diretor do Colégio, Maria Augusta Gonçalves de Carvalho, Sr. Daniel Perret, marido da Professora Clara Perret e Suely Piedade.

Na fileira dupla atrás, na mesma ordem: Dirce Maluf, Wilson Antonio Amato e a esposa, Expedito Camargo Freire, Clara Perret, Gad Aguiar, Aparecida Maria Di Muzio Miranda, Dr. Shizuto José Murayama, Cecília de Almeida Leite Murayama, não identificado, Sr. Clóvis Soares de Azevedo, José Massahiro Arakaki, não identificada, não identificado e Shirley Esper Kallas Cintra.

 

 

Veja fotografias publicadas em outras semanas clicando aqui.

 

Voltar

 

- Campos do Jordão Cultura -