Home · Baú do Jordão · Camargo Freire  · Campos do Jordão

Crônicas e Contos · Culinária  ·  Fotos Atuais · Fotos da Semana

  Fotografias · Hinos · Homenagens · Papéis de Parede · Poesias/Poemas 

PPS - Power Point · Quem Sou  · Símbolos Nacionais · Vídeos · Contato

 

Fotografias Semanais que contam a
 história de Campos do Jordão.

de 10/06 a 16/06/2011

 

 

Pessoas - Reunião de amigos - década de 1960.


Em pé, da esquerda para a direita: Luiz Carlos Pinotti, Cirurgião Dentista, filho do Sr. Enio Pinotti, Luiz Benedito de Toledo, o conhecido Luiz Coelho, Sebastião Lopes, o conhecido Tião Barbeiro; Olimpio Muller, Luiz Ferreira, o Luiz Pipoca, Jorge Gomes Ain, o Jorge Atala; não identificado, não identificado, Egídia Araújo Mazaia, Luiz Mazaia, Norberto Antonio Pagotto, o Boi, Jacira Vieira Pagotto e Armênio Soares Pereira.

Agachados, na mesma ordem: Alberto de Oliveira Pires, o Alberto da “Tupi Recauchutadora de Pneus”, filho do saudoso Sr. Antonio de Oliveira Pires, dono da primeira Empresa de Ônibus Viação São Paulo/Campos do Jordão, também, o primeiro a cultivar oliveiras e a produzir em Campos do Jordão, o primeiro azeite de oliva brasileiro, nas décadas de 1940 a 1960; e Sebastião de Oliveira Pinelli, o Tião Pinelli, grande comerciante da cidade, o mais famoso fornecedor de queijos de diversas qualidades, em seu Armazém Triângulo, do Mercado Municipal.

 

 

 

Personalidades - Título de Cidadão Jordanense


Foto do dia 24 de abril de 1986, da reunião comemorativa ao 112º Aniversário de Campos do Jordão (1874/1986). Na oportunidade, o Sr. Walter Nicolau, um dos mais antigos e bem sucedidos corretores de imóveis de Campos do Jordão, frente à conceituada e tradicional CADIJ Imóveis, inaugurada no ano de 1951, pelo Sr. Antonio Leite Marques e, por ele adquirida, pouco tempo após, recebia, ao lado de sua esposa Sra.Orminda, o título de Cidadão Jordanense.

Ao fundo, da esquerda para a direita: José Aurélio Moreno Leon, Paulo Antenor de Souza, o Paulo Viola, José Corrêa Cintra, Jonas Filipini e Jorge Luiz Carlos, na época Secretário Legislativo.

 

 

 

Personalidades - Título de Reconhecimento


Na Sessão da Câmara Municipal de Campos do Jordão, do dia 19 de junho de 1998, comemorativa à Emancipação Política do Município, durante a entrega de diversos diplomas às pessoas que se destacaram em alguma atividade na vida social da Cidade, a Vereadora Maria Bernadete Franco Veraldi, entrega ao Sr. Paulo de Oliveira, o conhecido Paulo Aço, pai do grande recordista mundial de Salto Triplo João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, merecido diploma de Reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao esporte Jordanense em diversas categorias e modalidades. Paulo de Oliveira, praticamente, durante toda sua vida profissional, foi funcionário da gloriosa Estrada de Ferro Campos do Jordão, onde desempenhou garbosamente, profissionalmente, com muita responsabilidade e dedicação, a importante função de motorneiro, com a séria incumbência do transporte seguro de passageiros entre Campos do Jordão e Pindamonhangaba e vice-versa, subindo e descendo no comando dos Bondes de carreira as montanhas da nossa Serra da Mantiqueira.

Na foto: Paulo de Oliveira, a Vereadora Maria Bernadete Franco Veraldi e logo atrás os vereadores José Roberto Damas Cintra, Ricardo Malaquias Pereira e Valdevino Caetano dos Santos .

 

 

 

Personalidades - Título de Cidadão Jordanense


Na Sessão da Câmara Municipal de Campos do Jordão, do dia 29 de abril de 2004, comemorativa aos 130 anos da Cidade, (1874/2004), o Vereador José Roberto Damas Cintra, entrega ao Sr. Manoel dos Santos, o conhecido Mané do ouro, o Título de Cidadão Jordanense. Seu Manoel como era conhecido, foi um grande comerciante de Campos do Jordão, pessoa dedicada ao esporte, especialmente ao futebol onde prestou relevantes serviços. É importante registrar que, em momento histórico Seu Manoel apitou o primeiro jogo oficial em que o Rei do Futebol, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, participou na Cidade de Santos.

 

 

 

Pessoas - Festival de Música Carnavalesca


Foto histórica, possivelmente do final da década de 1960, de edição do FEMUCAR - Festival de Música Carnavalesca de Campos do Jordão, organizado pelo saudoso Sr. José Corrêa Cintra, o Seu Zézinho Cintra. No palco do nosso antigo Cine Glória, atualmente Espaço Cultural Dr. João Pedro Além, apresentando-se na oportunidade Paulo Reis da Cunha, o Paulo Ilhéu, interpretando a música: “Senhora Colombina”, da autoria dos compositores, José Carlos Freire de Carvalho Santos e Paulo Roberto de Carvalho, acompanhado pelos músicos: os gêmeos José Carlos Freire de Carvalho Santos e João Carlos Freire de Carvalho Santos, nos instrumentos de percussão e pelo músico Primitivo Sotello Junior no instrumento de corda, guitarra. Essa música foi a vencedora do FEMUCAR. Na época, também foi apresentada na TV - Gazeta no programa da Clarice Amaral.

 

 

 

Personalidades - Título de Cidadã Jordanense


Na Sessão da Câmara Municipal de Campos do Jordão, do dia 29 de abril de 2001, comemorativa aos 127 anos da Cidade, (1874/2001), o Vereador Eduardo Moreira da Cruz Neto, entrega à Professora Maria José Ávila, a Professora Zezé, artista plástica especializada em pinturas com lápis de cor, poeta, membro da Academia Jordanense de Letras, o título de Cidadã Jordanense.

OBS: Mais informações sobre a Professora Zezé no Site, item fotografias: “Professora Zezé e sua linda pintura com lápis de cor”.

 

 

 

Personalidades - Título de Personalidade do ano


Na Sessão da Câmara Municipal de Campos do Jordão, do dia 19 de junho de 1992, comemorativa da Emancipação Política do Município, durante a entrega de diversos diplomas às pessoas que se destacaram em alguma atividade na vida social da Cidade, a esportista e campeã de ciclismo da categoria Mountain Bike, Adriana Santos Nascimento, 09 vezes campeã brasileira na categoria Cross-Country (1992 a 2002 e 2007), campeã brasileira de down-hill em 1995, pentacampeã do Iron Biker (1995 a 1998 e 2007), campeã Pan-americana em 1997, na Argentina, campeã brasileira de maratona em 2007, entrega a sua querida avó Dona Olga Santos Nascimento, o título de personalidade do ano.

 

 

 

Personalidades - Título de Cidadão Benemérito


Na Sessão da Câmara Municipal de Campos do Jordão, realizada no dia 25 de abril de 1996, comemorativa aos 122 anos da Cidade, (1874/1996), o Vereador Julio César Gonçalves da Silva, entrega ao Sr. Walter Dalla Déa, Escritor, poeta, membro da Academia Jordanense de Letras, o título de Cidadão Benemérito da Causa Pública, pelos relevantes serviços prestados à coletividade e Cidade.

 

 

 

Personalidades - Título de Cidadão Benemérito


Na Sessão da Câmara Municipal de Campos do Jordão, realizada no dia 27 de abril de 1989, comemorativa aos 115 anos da Cidade, (1874/1989), o Vereador Maynard Góes entrega ao Sr. Julio Hiroshi Ishii, o Seu Julio Japonês, o título de Cidadão Benemérito da Causa Pública, pelos relevantes serviços prestados à Comunidade Jordanense, junto à Santa Casa de Campos do Jordão - Hospital Dr. Adhemar de Barros, na área de Laboratório e Enfermagem.

 

 

 

Pessoas - Dois Amigos


Dois amigos e seus bigodes. Na década de 1980 um encontro dos amigos Ênio Pinotti e Scyllas Vieira de Novaes.

Ênio Pinotti, pessoa que veio para Campos do Jordão em busca do clima para a cura da doença do século. Totalmente curado, aqui permaneceu trabalhou muito, estabeleceu-se com o ramo de joalheria e relojoaria, participou de todos movimentos que visavam o bem estar comum de toda população, especialmente daqueles menos favorecidos pela sorte. Integrou-se em grande número de entidades filantrópicas, beneficentes e de serviços que foram sendo fundadas na cidade, delas participando como muita disposição, entusiasmo e dedicação, tendo prestado relevantes e imprescindíveis serviços. Também se dedicou à indústria de malhas, dando oportunidade de emprego a muitas pessoas, ajudando a projetar o nome da cidade no cenário textil brasileiro, na época em que esse tipo de indústria direcionava para nossa região, compradores de nossos produtos, vindos das mais variadas regiões brasileiras e até de países visinhos e distantes.

Scyllas Vieira de Novaes, Grande amigo, nascido em Ubatuba-SP., veio para Campos do Jordão com a família e trabalhou boa parte da sua vida na Mantivel - Mantiqueira de Veículos Limitada, Empresa pertencente ao Grupo Padovan, dedicada a venda de veículos e Oficina autorizada, representante da marca Volkswagen, onde desempenhou funções de Gerente. Foi também, durante algum tempo, funcionário da Prefeitura Municipal de Campos do Jordão, onde trabalhou na Diretoria de Serviços Públicos. Amante do futebol, Corinthiano apaixonado, dedicou-se ao esporte Jordanense, sendo grande incentivador do futebol, especialmente junto ao A.F.C. - Abernéssia Futebol Clube, onde desempenhou diversas e importantes funções administrativas, inclusive, como responsável e zeloso batalhador pela manutenção e preservação da Sede Social do Clube.

 

 

 

Personalidades - Título Destaque


Na década de 1980, em Sessão Comemorativa ao Dia da Cidade, o Vereador Rodolfo Lopasso entrega ao Sr. Dirceu Berti, o título conquistado pela Indústria de Chocolate Caseiro Montanhês, como destaque do ano no Ramo Empresarial.

 

 

 

Pessoas - Premiado no Concurso


Na década de 1980, o Sr. Albano Alves, Secretário de Turismo da Prefeitura Municipal de Campos do Jordão, entrega ao Sr. Paulo Reis da Cunha, o Paulo Ilhéu, o troféu por ele conquistado como intérprete da música: “Senhora Colombina”, da autoria dos compositores José Carlos Freire de Carvalho Santos e Paulo Roberto de Carvalho, vencedora do Concurso do FEMUCAR - Festival de Músicas Carnavalescas.

 

 

 

Personalidades - Título - Desportista Emérito


No ano de 2004, em Sessão da Câmara Municipal de Campos do Jordão, comemorativa aos 130 anos da Cidade, (1874/2004), o Vereador José Cláudio Centofante, entrega ao Sr. Adelson Alves, o popular “Chinho”, o título de Desportista Emérito, pelos relevantes serviços prestados ao Município no campo esportivo, especificamente na modalidade ciclismo, onde conquistou diversas medalhas e troféus, em disputas realizadas na cidade, no Vale do Paraíba e no Estado de São Paulo, onde se sagrou campeão em várias oportunidades.

 

 

 

Personalidades - Homenagem singela


Na administração do Prefeito Municipal Dr. José Antonio Padovan, é inaugurada em frente ao Colégio Estadual T.C.C. - Theodoro Corrêa Cintra, a Rua Joaquim Corrêa Cintra, uma singela e humilde homenagem ao grande homem público que, durante toda sua vida, prestou relevantes serviços ao Município e sua população, tendo sido vereador em seis legislaturas, inclusive na primeira, quando da fundação da Câmara Municipal no período de 1948 a 1951, e nos demais períodos: 1952 a 1955, 1956 a 1959, 1960 a 1963, 1964 a 1968 e 1969 a 1972. Foi também, Presidente da Câmara Municipal no período 01.01.1952 a 31.12.1956.

Joaquim Corrêa Cintra, o maior Tribuno que já passou pela Câmara Municipal de Campos do Jordão, prestou inúmeros serviços de grande importância para o Município, tendo participado ativamente junto a diversas Entidades Assistências, Agremiações, Associações, Hospitais, Escolas, Rádio Emissora, Congressos, clubes e movimentos comunitários diversos visando o engrandecimento, fortalecimento e progresso da Cidade.

Durante a Administração do Prefeito Padovan foi Diretor do DMTUR - Departamento Municipal de Turismo, tendo iniciado e desempenhado relevante serviço em prol do desenvolvimento Turístico de Campos do Jordão. Durante várias décadas foi editor, jornalista e responsável pelo Jornal “A Cidade”, que prestou sério e relevante serviço informativo ao Município.

Na foto, da esquerda para a direita: a menina Juliana, neta do homenageado, o garoto Luiz Daniel Cunha, sobrinho do homenageado, o Escritor e poeta Walter Dalla Déa, a viúva do homenageado Sra. Noêmia Damas Cintra, seu filho e filho do homenageado, Engenheiro José Roberto Damas Cintra com a neta do homenageado Mariana ao colo, a cunhada do homenageado, Aurora Damas Romão Cunha, avó do garoto Luiz Daniel Cunha, anteriormente identificado, Prefeito Municipal Dr. José Antonio Padovan (01/01/1967 a 09/07/1975) e o radialista João Martinez Benitez, o J.M. Benitez, da Rádio Emissora de Campos do Jordão ZYL-6, a mais alta do Brasil.

 

 

 

Transportes - Transporte de passageiros - década de 1960


Início da década de 1960. Local, bem no Centrinho Turístico de Vila Capivari, quase em frente ao sobradinho onde esteve estabelecida a Loja de Lembranças "A Tirolesa" ou “Jordanense” do Sr. Karl Polhüber e sua esposa D. Ernestina. Nesse mesmo prédio, muitos anos depois, já bastante modificado, agora em frente ao Hotel Estoril I, esteve estabelecida a Esquina do Pastel do José Luiz Santiago e da Mila Padula Santiago. Atualmente, em prédio moderno, totalmente remodelado, está a Osteria Peretti, do amigo Luiz Fernando Peretti, Restaurante especializado em risotos, galetos e Massas artesanais da nobre culinária italiana.

Um automóvel da marca FORD, de propriedade da Empresa, “Expresso Zefir”, inicialmente, especializada no transporte de passageiros entre as cidades de Santos-SP. e a Capital São Paulo e vice-versa. Posteriormente, esse tipo de transporte passou a ser feito, também, pela mesma Empresa, “Expresso Zefir”, transportando passageiros entre Campos do Jordão e São Paulo, Campos do Jordão e Santos e vice-versa. Esse transporte era feito em veículos normais de passeio, como chamados, transportando, além do motorista, mais três ou quatro passageiros.

Posteriormente, essa mesma Empresa, substituiu esse tipo de veículo, passando utilizar, num primeiro momento, micro-ônibus e depois ônibus normais que transportavam de trinta a quarenta passageiros.

Na foto, o veículo de número 26 da Empresa “Expresso Zefir”, com o motorista de paletó, com as mãos no bolso que, infelizmente não conseguimos identificar e o Sr. David de Brito, com um dos pés apoiado no pára-choques do veículo. David foi comerciante no Centro da Vila Capivari onde, juntamente com o sócio Marques de Paula, foram estabelecidos com a famosa “Livraria Paula & Brito”, localizada ao lado da Farmácia Emílio Ribas. Essa Livraria, anteriormente, de propriedade do Sr. Joaquim Pinto Seabra, posteriormente, passou para as mãos do Sr. José Benedito Pires.

OBS: Foto gentilmente cedida pela amiga Lucinda Brito

 

 

 

Paisagens - Cachoeira do Véu da Noiva


Foto do ano de 1950 mostrando, dentre uma bela mata com diversas exemplares de pinheiro ou pinheiro do Paraná (araucária angustifolia ou brasiliensis) e alguns pinhos-bravos (podocarpus lambertii) a linda e aconchegante Cachoeira do Véu da Noiva. Na época, embora já com alguma poluição, as águas do Rio Capivari, ainda eram bem mais límpidas que hoje em dia que, lamentavelmente, estão completamente poluídas, considerando que grande parte do esgoto de Campos do Jordão, infelizmente, ainda é despejado em suas águas.

 

 

 

Famílias - As lindas irmãs Damas


Linda foto histórica mostrando as filhas do casal Sr. José de Oliveira Damas e Dona Eugênia Damas. A família do Sr. José de Oliveira Damas residiu durante muitos anos em sua propriedade, situada ao lado da tradicional e conhecida Parada Damas, da Estrada de Ferro Campos do Jordão. Essa estação foi assim denominada em homenagem à Família Damas, que prestou relevantes serviços durante a época da construção da ferrovia, especialmente seu tio, o grande Empreiteiro da Ferrovia, o memorável Sr. Sebastião de Oliveira Damas.

Na foto, da esquerda para a direita: as lindas filhas do casal: Dulce, Arminda, Maria José , a Lola, Terezinha, Áurea, Maria Izabel, Eunice e Ana Maria.

OBS: Foto gentilmente cedida pela amiga Sra. Eunice Damas Sirin.

 

 

Veja fotografias publicadas em outras semanas clicando aqui.

 

Voltar

 

- Campos do Jordão Cultura -