Home · Baú do Jordão · Camargo Freire  · Campos do Jordão

Crônicas e Contos · Culinária  ·  Fotos Atuais · Fotos da Semana

  Fotografias · Hinos · Homenagens · Papéis de Parede · Poesias/Poemas 

PPS - Power Point · Quem Sou  · Símbolos Nacionais · Vídeos · Contato

 

Fotografias Semanais que contam a
 história de Campos do Jordão.

de 24/06 a 30/06/2011

 

 

Históricas - Lions Clube de Campos do Jordão


A Instituição foi fundada em 24 de agosto de 1957, tendo como padrinhos Átila Casal e o Lions Clube de Santos-Centro. Recebeu a sua carta constitutiva em 27 de setembro de 1958. Foram seus sócios fundadores Agripino Lopes de Moraes, Almyr E. Cordeiro Cortes, Antonio Leite Marques, Arakaki Masakazu, Aristides Corrêa Cintra, Bruno Taioli, David Brito de Aguiar, Eduardo Moreira da Cruz, Edvard Marques de Paula, Ernesto Friedman, Fausto Bueno de Arruda Camargo, Ferdinand Bergamer, Francisco Azevedo, Fumio Chibata, Harly Trench, João Alves Teixeira, João Geraldo de Alvena, José Ariosto Barbosa de Souza, José Ferreira Areal, José Masahiro Arakaki, José Schäefer, José Walter Sprovieri, Manoel do N. E. Furtado, Mário de Oliveira Salgado, Silvio da Costa Rios, Walter Pellegati e Wilson Brügger.

Seu primeiro presidente foi Sílvio da Costa Rios.

Em 30 de junho de 1970, o Lions Clube, sob a presidência de Nobuharu Miyaoka, fundou o Clube dos Castores.

Integram, presentemente, o Lions Clube - Jarbas Alves (presidente), Antonio Fernando De Marco, Antonio Carlos Furlan, Adolfo Torrezin, Arakaki Masakazu, Aristides Cintra, Dirceu Prata, Edwair Bogiani, Fausto Camargo, Ismar da Silva Pinto, Francisco Pereira Saraiva, Joaquim João da Silva, José Magnotti, José Manuel Gonçalves, José de Siqueira e Silva, José Tomas da Silva, João Batista Tabarim, José Rubens Camargo Leme Saraiva, Luiz Pereira Moyses, Márcio Salgado de Oliveira, Nobuharo Myaoka, Carlos Roberto Grazinoili, Sérgio Jesus Oliveira, Shisuto José Murayama, Shoichi Shiromoto, Sylvio Pereira Moyses, Sylvio da Matta, Ronando Fenilii, Thomas R. Câmara, Wilson Toledo da Silva e Aristides Correa Cintra Jr..

OBS: Do Livro: História de Campos do Jordão, da autoria de Pedro Paulo Filho - Editora Santuário - 1986 - Página 771.

 

 

 

Pessoas - Lions Clube de C. Jordão


Reunião Festiva do Lion Clube de Campos do Jordão, no ano de 1966, recebendo a Rainha da Festa do Pinhão e as Princesas.

A Festa do Pinhão de Campos do Jordão já foi considerada, a mais tradicional da Cidade, desde sua criação no ano de 1961, atraindo turistas e jordanenses que todo ano apreciavam exposições agropecuárias, shows, bailes de gala e desfiles.

Esta Festa foi idealizada pelo Dr. Fausto Bueno de Arruda Camargo e iniciada no ano de 1961, na gestão do Dr. José Ariosto Barbosa de Souza, quando Presidente do Lions Clube de Campos do Jordão. A Festa do Pinhão, durante quase toda sua existência, desde o ano de 1961 até o ano de 2004, foi organizada e incentivada pelo Lions Clube de Campos do Jordão. A partir de então, passou a ser organizada pela Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal.

Na foto, no primeiro plano: a jovem Guiomar Helena Areal.

No segundo plano, da esquerda para a direita: Sr. Antonio de Oliveira Damas e a esposa Sra. Maria de Freitas Damas, Srs. Joaquim Corrêa Cintra e Aristides Corrêa Cintra, Dr. José Ariosto Barbosa de Souza, na época, Presidente do Lions Clube de Campos do Jordão, Sr. Benedito Máximo de Carvalho, o conhecido Dito Fazanelo, na época, como Delegado de Polícia em exercício, Sr. José Ferreira Areal, Sr. Arakaki Masakasu e Major Sr. João Ferreira Neves.

No último plano, na mesma ordem: Sr. Laurindo Fonseca, a Princesa da Festa do Pinhão Leila Fonseca e sua mãe, Sra. Rosa Setsuko Nodomi e a filha, a Rainha da Festa do Pinhão Keiko Nodomi e seu pai Sr. Mitsuo Nodomi, Sr. Willie Schlote e esposa e a filha Helga Schlote, Sr. Antonio Reis, não identificada, Sra. Quintina Pasquarelli Reis, não identificada e Princesa da Festa do Pinhão Ângela de Souza Cintra e seu pai Sr. Sebastião Corrêa Cintra.

 

 

 

Pessoas - Lions Clube C. Jordão


Reunião do Lions Clube de Campos do Jordão, na década de 1960, aproximadamente ano de 1966 ou 1967.

Na foto, da esquerda para a direita: Sr. Salomão Baracat, Pedro Paulo Filho, Dr. Fausto Bueno de Arruda Camargo, Sr. Antonio Reis, Sr. Aristides Corrêa Cintra, Sr. Jurandir, da Loja “Vila das Lembranças”, Sr. Walter Barros Vasconcellos e Sr. José Ferreira Areal.

 

 

 

Pessoas - Lions Clube C.Jordão


Leões e domadoras em visita ao Centro da Hospitalidade do Lions Clube do Rio de Janeiro - Jardim de Ala - Exprinter, levando uma linda faixa “Do clube mais alto do Brasil a saudação dos Leões da Montanha - Campos do Jordão - Distrito L - 16 - 1.700 metros acima de suas preocupações”.

Na foto, da esquerda para a direita: Sr. Antonio Reis, Sra. Rosa Miyaoka, não identificada, Sr. Quintina Pasquarelli Reis, Sr. Major Ferreira Neves e esposa e Sr. Nobuharu Miyaoka.

 

 

 

Pessoas - Lions Clube C.Jordão


Foto história quando Leões do Lions Clube de Campos do Jordão, na década de 1960, receberam a visita do ilustre Jornalista Maurício Loureiro Gama (1912/2004).

Na foto, da esquerda para a direita: Sr. Nobuharu Miyaoka, Sr. Maurício Loureiro Gama, Sr. Antonio Reis, Sr. Arakaki Masakasu e Dr. Fausto Bueno de Arruda Camargo.

Um pequeno histórico sobre o ilustre visitante:

“Ponto final

E assim foi. Mauricio entrou para a Faculdade de Direito, mas não gostou. Ficou só até o terceiro ano, tendo, porém, completado o curso bem mais tarde. O que ele gostava mesmo era de escrever. E se interessou também por figuras da política. Seu primeiro emprego foi no “Correio de São Paulo” e ganhava o dinheiro que só dava para um sanduiche e um chope. E como ele era “foquinha”, era só isso que lhe davam. Então ele atravessou a rua, foi para o “Diário da Noite”, de Assis Chateaubrinad; depois foi para o “Diário de São Paulo”, para o “Correio Paulistano” , para a “Gazeta”, para a “A Hora”.

E sempre trabalhou em vários jornais ao mesmo tempo, pulando durante todo o dia, de um jornal para o outro. Até que foi para a Rádio Tupi onde escrevia uma crônica, mas sua pronúncia interiorana o impedia de lê-la. E veio a televisão. Era 1950. Mauricio recebeu um memorando dizendo: “Prepare-se para falar pela televisão”. Não sabia o que era. “Despreparado, conta ele, fez apenas ler um comentário, mas na verdade começou a ler com graça, bonito ele era, e gostaram de seu jeito. Recebeu um elogio de Chateaubrinad, seu patrão, e também jornalista: “O senhor é que sabe fazer televisão”.

Daí para frente não deixou mais de aparecer. Assim mesmo continuou seus pulos de lá para cá, chegando a trabalhar em 7 empregos ao mesmo tempo. No começo era repórter geral, mas depois se especializou em comentários políticos, e, embora achasse a política uma coisa sórdida, conheceu de perto todos os grandes políticos, que sempre o respeitaram. Além da Tupi, Mauricio também trabalhou na TV Bandeirantes por 4 vezes onde fez-se amigo da casa, e na TV Record. Entre seus programas destacam-se: “Ponta de lança”, “Edição Extra”, “Jornal do Meio Dia”, este na TV Record. Mas, em verdade, Mauricio Loureiro Gama considerava-se um homem de jornal, embora tenha trabalhado mais em rádio e televisão, sempre com muito sucesso.

Volta ao chão da infância o menino que se deslumbrava com os livros de Paulo Setúbal.

Regressa à Tatuí ancestral o adolescente fascinado com a oratória de Ibrahim Nobre e a poesia de Guilherme de Almeida. Ah! Os idos de 32, quando a epopéia fazia de cada lar uma trincheira!

Volta à redação dos Diários o moço enamorado da notícia, o garimpeiro de fatos, o condutor da opinião pública, o lidador do bom combate.

Regressa aos estúdios da Televisão Tupi o comentarista que trazia a paz em seus cabelos brancos e o entusiasmo nos comentários lúcidos e corajosos.

Uma edição extraterrestre anuncia em caixa-alta de nuvens:

"Atenção, atenção! Acaba de chegar ao céu o jornalista Maurício Loureiro Gama". E ponto final.

Paulo Bomfim”

 

 

 

Pessoas - Lions Clube C.Jordão


Reunião de Leões e domadoras na década de 1970.

Na foto, na segunda fileira, da esquerda para a direita: Sra. Irene F. Neves, esposa do Major João Ferreira Neves, Sra. Leonor Gonçalves, esposa do Sr. Rubens Gonçalves, Sra. Quintina Pasquarelli Reis e o marido Sr. Antonio Reis.

Na terceira fileira, na mesma ordem: Sr. Rubens Gonçalves, Dirceu José Faria Prata, Sr. Willie Schlote e a filha Edith Schlote.

Na última fileira: Nelson Brügger e duas pessoas não identificadas.

 

 

 

Pessoas - Lions Clube C.Jordão


No ano de 1961, o Lions Clube de Campos do Jordão, sob a Presidência do Dr. José Ariosto Barbosa de Souza, em uma de suas reuniões mensais, no Hotel Vila Inglesa.

Na foto, da esquerda para a direita: não identificado, Sr. Joaquim Corrêa Cintra, Sr. Antonio Reis, Dr. José Ariosto Barbosa de Souza e Sr. Major João Ferreira Neves.

 

 

 

Pessoas - Lions Clube C. Jordão


No ano de 1961, o Lions Clube de Campos do Jordão, sob a Presidência do Dr. José Ariosto Barbosa de Souza, em uma de suas reuniões mensais, no Hotel Vila Inglesa.

Na foto, da esquerda para a direita: Dr. Rubens Álvaro Bueno, Sr. Jesus de Carvalho, não identificado, Sr. Joaquim Corrêa Cintra, Sr. Antonio Reis, Dr. José Ariosto Barbosa de Souza, Sr. Major João Ferreira Neves, não identificado e Sr. Agripino Lopes de Moraes.

 

 

 

Pessoas - Lions Clube C. Jordão


No final da década de 1960, o Lions Clube de Campos do Jordão, em uma de suas reuniões mensais.

Na foto, de frente, da esquerda para a direita: Sr. Aristides Corrêa Cintra, Sr. Durval Marques Rosa, Não identificado, Sr. José Gonzaga Cintra e Sr. Jurandir, da Loja “Vila das Lembranças”.

 

 

 

Pessoas - Lions Clube C. Jordão


No final da década de 1960, o Lions Clube de Campos do Jordão, em uma de suas reuniões mensais.

Na foto, da esquerda para a direita: Dr. Luiz Carlos Pinotti, Dr. Luiz Cesário Richieri, Sr. Molica, de Guaratinguetá, Sr.......Gerente do Banespa - Banco do Estado de São Paulo, Sr. Guttemberg Queiroz Neves.

 

 

 

Pessoas - Lions Clube C. Jordão


Na década de 1970, o Lions Clube de Campos do Jordão, em uma de suas reuniões mensais.

Na foto, da esquerda para a direita: Sr. Lázaro de Oliveira Medeiro, Sr. Willie Schlote, Sr. Nobuharu Miyaoka, Sr. Antonio Salles e Sr. José Rubens de Camargo Leme Saraiva.

 

 

 

Pessoas - Lions Clube C. Jordão


No final da década de 1960, o Lions Clube de Campos do Jordão, em uma de suas reuniões festivas, no Hotel Vila Inglesa.

Na frente da foto, da esquerda para a direita: As lindas moças - Ângela de Souza Cintra, Guiomar Helena Areal e Edih Schlote, respectivamente, filhas dos Leões - Sr. Sebastião Corrêa Cintra, Sr. José Ferreira Areal e Sr. Willie Schlote.

Na segunda fileira, na mesma ordem: O saudoso poeta Dr. Benedito Dalmo Florence, na época, nosso Delegado de Polícia de Campos do Jordão, Sr. Joaquim Corrêa Cintra, Sr. Antonio Reis, Dr. Pedro Paulo Filho, Dr. José Ariosto Barbosa de Souza e Sr. Aristides Corrêa Cintra.

 

 

 

Pessoas - Lions Clube C. Jordão


Na década de 1970, em uma das Festas do Chopp, domadoras e um Leão solitário.

Na foto, da esquerda para a direita:Sra. Rosa Cintra, esposa do Sr. Aristides Corrêa Cintra, Sra. Rosa Miyaoka, esposa do Sr. Nobuharu Miyaoka, Sra. Irene F. Neves, esposa do Sr. Major João Ferreira Neves, Sra. Margarida Medeiros, esposa do Sr. Lázaro de Oliveira Medeiros, Sra. Quintina Pasquarelli Reis, esposa do Sr. Antonio Reis e o Leão solitário - Sr. Guttemberg Queiroz Neves.

 

 

 

Pessoas - Lions Clube C. Jordão


No final da década de 1960, reunião festiva do Lions Clube de Campos do Jordão, no Hotel Vila Inglesa.

Na foto, da esquerda para a direita: Dr. Fausto Bueno de Arruda Camargo, Sra. Janice Góes Brügger, esposa do Sr. Wilson Brügger, não identificada, Sra. Mafalda Cintra, esposa do Sr. José Gonzaga Cintra, Sr. Mary Aparecida de Arruda Camargo, não identificada, Sr. Dirce Maluf, esposa do Sr. Aziz Maluf, esposa do Sr. Major João Ferreira Neves e demais não identificados.

 

 

 

Pessoas - Lions Clube C. Jordão


Reunião festiva do Lions Clube de Campos do Jordão, durante a década de 1960.

Na foto, à esquerda; Sr. Aziz Maluf, Sr. Waldomiro Buozzi e Sr. Wadih Assaf Sobrinho, o conhecido Didi e não identificado.

À direita: Sr. Durval Marques Rosa, Nelson Brügger, filho do Sr. Wilson Brügger, Sr. Walter Barros Vasconcelos, Sr. Neme Saloum Nejar, Professor José Massahiro Arakaki e Sr. Aristides Corrêa Cintra.

 

 

 

Pessoas - Lions Clube C. Jordão


Reunião festiva do Lions Clube de Campos do Jordão, durante a década de 1960.

Na foto, à esquerda: não identificado e Sr. Aristides Corrêa Cintra.

Ao fundo o Dr. José Ariosto Barbosa de Souza, Presidente do Lions Clube de Campos do Jordão e Sr. João Geraldo de Oliveira.

À direita, do fundo para o começo: Sr. Wilson Brügger. Dr. Geraldo Padovan, Aulus Plautus Barbosa de Souza, um dos filhos do Dr. José Ariosto, não identificado, Sr. José Schäffer, Gerente do Hotel Vila Inglesa e Não identificado.

 

 

 

Pessoas - Lions Clube C. Jordão


Reunião festiva do Lions Clube de Campos do Jordão, durante a década de 1960.

Dentre as várias pessoas presente, podemos identificar à esquerda, de costas, o Dr. Fausto Bueno de Arruda Camargo e ao seu lado a Sra. Janice Góes Brügger, esposa do Sr. Wilson Brügger.

Do lado direito: a primeira, não identificada, a segunda Sr. Darcy Pereira Assaf, esposa do Sr. Wadih Assaf, o Didi, Guiomar Helena Areal, filha do Sr. José Ferreira Areal, não identificada e Janete Nejar, filha do Sr. Neme Saloum Nejar.

 

 

 

Pessoas - Lions Clube C. Jordão


Foto, possivelmente do início da década de 1970. Em uma das tradicionais Festas do Pinhão, realizada em galpão especialmente montado em terreno localizado ao lado do Edifício do Fórum Embaixador José Carlos de Macedo Soares, no local onde hoje é ocupado pelo Gazebo Municipal, da esquerda para a direita Não identificado, e os leões de Campos do Jordão, Sr. Antonio Reis, Sr. Arakaki Masakasu, Dr. Pedro Paulo Filho e Dr. Irineu Gonçalves da Silva.

A Festa do Pinhão foi idealizada pelo Dr. Fausto Bueno de Arruda Camargo e iniciada no ano de 1961, na gestão do Dr. José Ariosto Barbosa de Souza, quando Presidente do Lions Clube de Campos do Jordão. A Festa do Pinhão, durante quase toda sua existência, desde o ano de 1961 até o ano de 2004, foi organizada e incentivada pelo Lions Clube de Campos do Jordão. A partir de então, passou a ser organizada pela Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal.

 

 

 

Pessoas - Lions Clube C. Jordão


Reunião festiva do Lions Clube de Campos do Jordão, durante a década de 1960.

Na foto, na cabeceira da mesa: Sr. Major João Ferreira Neves.

Do fundo para o início Dr. José Antonio Padovan, Prefeito Municipal de Campos do Jordão (31/01/1959 a 31/12/1962), o renomado médico tisiologista e cirurgião especialista em torocoplastia (Operação que consiste em modificar a estrutura da caixa torácica pela ressecção de uma ou várias costelas, para tratamento da tuberculose pulmonar), Dr. Radyr de Queiroz, não identificado, Sr. Geraldo Ozório de Figueiredo e não identificado. Em pé, de óculos escuros, o Radialista da Rádio Emissora de Campos do Jordão ZYL6, a mais alta do Brasil, Sr. Adib Yasbeck.

 

 

 

Pessoas - Lions Clube de C. Jordão


Foto, possivelmente do início da década de 1970. Em uma das tradicionais Festas do Pinhão, realizada em galpão especialmente montado em terreno localizado ao lado do Edifício do Fórum Embaixador José Carlos de Macedo Soares, no local onde hoje é ocupado pelo Gazebo Municipal, da esquerda para a direita: Alguns não identificados, Sr. Wilson Andreatta, o popular Batatinha, Sr. Moreira, funcionário da Casa B.O.Miranda de armarinhos e roupas, situada na Av. Victor Godinho em Vila Capivari e os leões de Campos do Jordão, Sr. Antonio Reis e Dr. Pedro Paulo Filho, juntamente com o Sr. Benedito Máximo de Carvalho, o conhecido Dito Fazanelo, na época respondendo pela Delegacia de Polícia de Campos do Jordão e o Sr. Adib Yasbeck, Radialista da Rádio Emissora de Campos do Jordão ZYL6, a mais alta do Brasil.

A Festa do Pinhão foi idealizada pelo Dr. Fausto Bueno de Arruda Camargo e iniciada no ano de 1961, na gestão do Dr. José Ariosto Barbosa de Souza, quando Presidente do Lions Clube de Campos do Jordão. A Festa do Pinhão, durante quase toda sua existência, desde o ano de 1961 até o ano de 2004, foi organizada e incentivada pelo Lions Clube de Campos do Jordão. A partir de então, passou a ser organizada pela Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal.

 

 

Veja fotografias publicadas em outras semanas clicando aqui.

 

Voltar

 

- Campos do Jordão Cultura -