Home · Baú do Jordão · Camargo Freire  · Campos do Jordão

Crônicas e Contos · Culinária  ·  Fotos Atuais · Fotos da Semana

  Fotografias · Hinos · Homenagens · Papéis de Parede · Poesias/Poemas 

PPS - Power Point · Quem Sou  · Símbolos Nacionais · Vídeos · Contato

 

Fotografias Semanais que contam a
 história de Campos do Jordão.

de 11/05 a 17/05/2012

 

 

Pessoas - Lolly Dal Pino


Nestas duas próximas semanas, inicialmente, estarei apresentando fotos de pessoas importantes que fizeram ou participaram da história de Campos do Jordão no decorrer do tempo.

Nesta foto, a linda Maria Ludovica Dal Pino, em foto do dia 01 de dezembro de 1942, a conhecida Lolly do Hotel Refúgio Alpino e, atualmente do Hotel Terrazza, filha do saudoso casal Sr. Mário Dal Pino e D. Nenê Dal Pino.

 

 

 

Pessoas - D. Nenê Dal Pino


- Sr. Mário Dal Pino que, juntamente com sua esposa D. Nenê Dal Pino, foram os idealizadores e proprietários do lindo e aconchegante Hotel Refugio Alpino, localizado em Vila Capivari, por diversas décadas, a partir dos anos de 1940.

 

 

 

Pessoas - Mário Dal Pino


Dona Nenê Dal Pino que, juntamente com o marido, Sr. Mário Dal Pino, foram os idealizadores e proprietários do lindo e aconchegante Hotel Refugio Alpino, localizado em Vila Capivari, por diversas décadas, a partir dos anos de 1940.

 

 

 

Pessoas - Dr. Plínio Barbosa Lima


O médico Dr. Plínio Barbosa Lima, o primeiro e pioneiro médico de Campos do Jordão, que residiu em Vila Capivari, no prédio onde, posteriormente, esteve sediado o Hotel Helvetia.

 

 

 

Pessoas - Dr. Miguel Covello Junior


O médico Dr. Miguel Covello Junior, um dos primeiros médicos que fixaram residência em Campos do Jordão, a partir de 1918. Inicialmente, veio para tratar da tuberculose. Curado, começou a clinicar na cidade, montando consultório, e nele o primeiro aparelho de raio X, onde realizou o primeiro pneumotórax.

 

 

 

Pessoas - Dr. Lincoln Ferreira de Faria


O médico Dr. Lincoln Ferreira de Faria, que clinicou em Campos do Jordão nas décadas de 1930 e 1940, um dos fundadores do Campos do Jordão Tênis Clube de Turismo em 1º de janeiro de 1933, tendo sido seu primeiro presidente.

 

 

 

Pessoas - Dr. Osório Pinto de Oliveira


O médico Dr. Osório Pinto de Oliveira que chegou em Campos do Jordão no ano de 1934 e, durante várias décadas, foi médico do Centro de Saúde e de vários Sanatórios párea tratamento da tuberculose.

 

 

 

Pessoas - João Martins de Aguiar Filho


O Sr. João Martins de Aguiar Filho, uma das inúmeras pessoas que vieram para Campos do Jordão em busca da cura para a tuberculose. Curado, passou a residir na cidade, constituiu família, foi vereador, comerciante e lutou para o seu progresso, tendo sido forte alicerce da sua formação.

 

 

 

Pessoas - Dr. Gastão Mesquita Filho


O engenheiro Dr. Gastão Mesquita Filho, um dos pioneiros de Campos do Jordão. Foi Diretor da pioneira Companhia de Eletricidade de Campos do Jordão a partir do ano de 1929 até sua venda em 1941 para a Companhia Sul Mineira de Eletricidade - CSME. Em sua gestão foram executados os seguintes serviços: a) reforma geral e ampliação da rede de iluminação pública de Campos do Jordão; b) reconstrução e ampliação da Usina do Fojo, cuja barragem havia se rodado com as chuvas de verão; c) compra da Empresa Elétrica de S. Bento do Sapucaí, pelo que a C.E.C.J. passou a operar em Santo Antonio do Pinhal e São Bento do Sapucaí; d) extensão da rede elétrica ao bairro do Zé da Rosa.

 

 

 

Pessoas - João Moysés


O experiente jardineiro, Sr. João Moysés. Pelas suas mãos foram plantados os primeiros rododendros que vieram para Campos do Jordão, trazidos para cá da Inglaterra, na época da Segunda Guerra Mundial (1939 a 1945), aproximadamente em 1940, por Mister William Sebastian Harlet, proprietário do famoso “Ninho de Flora”. Essa linda propriedade particular teve um dos mais belos jardins de Campos do Jordão, sempre, cuidados pelo Sr. João Moysés, hoje pertencente à AFPESP – Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo. O Sr. João Moysés conseguiu, com seu experiente trabalho, produzir as primeiras mudas de rododendros em Campos do Jordão.

 

 

 

Pessoas - João Maquinista


O Sr. João Rodrigues da Silva, o conhecido João Maquinista, que chegou a Campos do Jordão por volta do ano de 1885. Grande proprietário de casas e terrenos, João Rodrigues da Silva era caridoso, deixando transparecer essa virtude, nos repetidos gestos, que tomava, doando terrenos para a construção de sanatórios e hospitais. Foi o autor do assassinato do agrimensor José de Magalhães, em 1896, que fora nomeado para efetuar demarcação de terras em ação divisória promovida pelo Dr. Domingos José Nogueira Jaguaribe, onde João Maquinista era co-proprietário.

 

 

 

Pessoas - Sinhá do Maquinista


Sra.Maria Pereira da Silva, esposa do histórico João Rodrigues da Silva, o conhecido João Maquinista, conhecida como a Sinhá do Maquinista.

 

 

 

Pessoas - Julio Fracalanza


O Sr. Julio Fracalanza, importante e famoso industrial paulista, filho de Angelo Fracalanza que, em 1884, iniciou as atividades da Metalúrgica Fracalanza, especializada na produção de artigos de utilidade doméstica, entre eles, talheres, baixelas, bandejas, panelas, etc., especialmente em aço inoxidável e prata. A indústria foi transformada em S/A no ano de 1922, e Julio Fracalanza assumiu sua direção em 01 de maio de 1923.

Foi um dos pioneiros de Campos do Jordão, tendo iniciado na década de 1920, o cultivo de frutas européias que se adaptaram muito bem ao clima e solo de Campos do Jordão. Implantou belo pomar na encosta do morro de sua Chácara Fracalanza, localizada na entrada da cidade, proximidades da Chácara do Instituto Dom Bosco, margeando com a linha ferra da Estrada de Ferro Campos do Jordão.

Esse pomar chegou a ter cerca de vinte mil árvores, dentre maçãs de diversas qualidades, pêssegos, ameixas e grande quantidade de peras de diversas espécies.

 

 

 

Pessoas - José Odaguiri


Tsutae Odaguiri ou José Odaguiri, o primeiro imigrante japonês que, em junho do ano de 1924, subiu a Serra da Mantiqueira em bondinho da Estrada de Ferro Campos do Jordão. Em junho desse ano, trabalhou inicialmente no comercio, aqui casou-se e constitui família, prestou serviços por muitos anos no Hotel Toriba como chefe dos garçons.

 

 

Veja fotografias publicadas em outras semanas clicando aqui.

 

Voltar

 

- Campos do Jordão Cultura -