Home · Baú do Jordão · Camargo Freire  · Campos do Jordão

Crônicas e Contos · Culinária  ·  Fotos Atuais · Fotos da Semana

  Fotografias · Hinos · Homenagens · Papéis de Parede · Poesias/Poemas 

PPS - Power Point · Quem Sou  · Símbolos Nacionais · Vídeos · Contato

Fotografias que contam a história de Campos do  Jordão


 

Pedro Paulo Filho na nossa história.


Pedro Paulo Filho na nossa história. ((PPF 01))No início da década 1960, a Equipe de futebol dos Doutores e Professores de Campos do Jordão, com a camisa do Abernéssia Futebol Clube, no campo de futebol do atual Estádio Municipal “Benedito Vaz Dias”, em Vila Abernéssia.

Na foto, agachados, da esquerda para a direita: Professor João Gualberto Mafra Machado, Diretor do Colégio Estadual, Doutores: Jair Rocha Pinheiro, Geraldo Padovan, Moacyr Padovan e Professor Guido Machado Braga.

Em pé, na mesma ordem Doutores: Luiz Cesário Richieri, Fausi Paulo, Pedro Paulo Filho, Maynard Góes, José Antonio Padovan, Luiz Carlos Pinotti e o treinador, técnico e Juiz Ulisses Pessanha da Silva.

 

 

Pedro Paulo Filho na nossa história.


Pedro Paulo Filho na nossa história. ((PPF 02))Na década de 1960, na escadaria de acesso ao saudoso prédio onde esteve estabelecida por vários anos a sede da Prefeitura Municipal de Campos do Jordão, autoridades, funcionários da Prefeitura e admiradores, reúnem-se para saudar o campeão ÉDER ZUMBANO JOFRE, pugilista brasileiro, nascido em São Paulo, no Bairro Peruche, em 26 de março de 1936.

Éder Jofre, maior nome do boxe brasileiro de todos os tempos, começou sua carreira profissional em 1957, na categoria “peso galo”, ficando conhecido como “Galinho de Ouro”. No ano de 1958 já conquistou seu primeiro título de campeão da categoria e permanecendo com o título até 1965. Em 1969, mudando para a categoria “peso pena”, conseguiu 25 vitórias, uma delas, no ano de 1973, frente ao gigante cubano José Legra, conquistando o título mundial em categoria superior àquela em que começou.

Na foto, no primeiro plano, algumas crianças, dentre as quais, Virgínia e Marisa, filhas do Prefeito Municipal Dr. José Antonio Padovan.

Na escadaria, na ordem debaixo para cima, da esquerda para a direita: Romeu Negreiros Mezzacapa, Responsável pela C.M.E. - Comissão Municipal de Esportes, não identificado, ÉDER JOFRE, Dr. José Antonio Padovan, Prefeito Municipal, Professor Orlando da Matta; Joviano Urbina Telles, Engenheiros, Luiz Cesário Richieri e Fausi Paulo; Neme Saloun Nejar, o médico Dr. Silvestre Ribeiro, Álvaro Cavalheiro, Vereador Joaquim Corrêa Cintra, Olegário Frozino e Luiz Carlos Ribeiro; Olympio Muller, Dr. Viriato Klabunde Dubieux, Dr. Moacyr Padovan, Sr.Arakaki Masakasu, Vice-Prefeito e Dr. Pedro Paulo Filho; Horácio Padovan, Geraldo Osório Figueiredo, Guttemberg Queirós Neves e Professor Raul Pedroso de Moraes; por último, o Poeta e Jornalista João de Sá, autor do Hino a Campos do Jordão e Marino Vieira de Novaes.

 

 

Pedro Paulo Filho na nossa história.


Pedro Paulo Filho na nossa história. ((PPF 03))Na década de 1960, no recinto da Câmara Municipal de Campos do Jordão, prefeito, vereadores e pessoas ligadas a diversas classes profissionais da cidade, se reúnem para receber a visita do Governador do Estado de São Paulo, professor Carlos Alberto de Carvalho Pinto (São Paulo, 15/03/1910 - São Paulo, 21/07/1987), o 19º governador do estado (1959 a 1963).

Na foto, na primeira fileira, da esquerda para a direita: Olympio Muller, Armênio Soares Pereira, o médico Dr. José Antonio Padovan, prefeito municipal (31/01/1959 a 31/12/1962), professor Carlos Alberto de Carvalho Pinto, governador do Estado de São Paulo (1959 a 1963), Jesus de Carvalho, Luiz Marcondes Costa, Pedro Paulo Filho, Moacir Cerqueira, Pedro Paulo e Antonio Francisco Nogueira Junior.

Na segunda fileira, na mesma ordem: Fausi Paulo, não identificado, Dlélio Jácome Rangel Pestana, não identificado, Marcos Wulf Siegel, Amadeu Carletti Junior, Samuel Barbosa da Costa e Anjo Kakeasi.

Na terceira fileira: dois não identificados.

 

 

Pedro Paulo Filho na nossa história.


Pedro Paulo Filho na nossa história. ((PPF 04))Na década de 1960, reunidos na Câmara Municipal de Campos do Jordão, sob a Presidência do Vereador Pedro Paulo Filho, o Prefeito Municipal Dr. José Antonio Padovan e o Vereador Sr. Arakaki Masakasu.

 

 

Pedro Paulo Filho na nossa história.


Pedro Paulo Filho na nossa história. ((PPF 05))Vereadores da Câmara Municipal de Campos do Jordão, da legislatura 1964.

Na foto, da esquerda para a direita, sentados : Amadeu Carletti Junior, Benedito Severiano Barbosa, Prefeito Municipal Dr. José Antonio Padovan, Pedro Paulo Filho, Presidente da Câmara, Tarcísio Coutinho e Arakaki Masakasu - Vice-Prefeito.

Em pé: Joaquim Corrêa Cintra, Álvaro José Francisco, Jesus de Carvalho, Armênio Soares Pereira e Miguel Lopes de Pina.

 

 

Pedro Paulo Filho na nossa história.


Pedro Paulo Filho na nossa história. ((PPF 06))Vereadores de Campos do Jordão, da legislatura 1969 a 1972 quando, no ano de 1969 participaram do XII Congresso Estadual de Municípios, na época, realizado na Cidade de Campos do Jordão, no período de 13 a 19 de abril.

Na foto, da esquerda para a direita, os Vereadores: Armênio Soares Pereira, Luiz Marcondes Costa, Benedito Severiano Barbosa, o conhecido Batatais, Pedro Paulo Filho, na época, o Presidente da Câmara Municipal, Amadeu Carletti Junior, Tarcísio Coutinho, Miguel Lopes de Pina e Álvaro José Francisco.

 

 

Pedro Paulo Filho na nossa história.


Pedro Paulo Filho na nossa história. ((PPF 07))A Laboriosa e importante família Pedro Paulo. A foto, da década de 1970, mostra a família do saudoso Patriarca Sr. Pedro Paulo e Matriarca Dona Izabel Cury Paulo, acompanhados dos valorosos filhos: Sérgio Cury Paulo, Fausi Paulo e Pedro Paulo Filho.

O Sr. Pedro Paulo foi um dos mais importantes comerciantes de Campos do Jordão, tendo iniciado seu trabalho com a famosa “Casa Pedro Paulo”. Inicialmente sediada em Vila Capivari no tradicional prédio que, posteriormente, abrigou o Empório São Paulo de propriedade dos Srs. Alberto Bernardino e Joaquim Pinto Seabra, Loja de Decorações Henry Matarasso e a loja da Malú Decorações, no mesmo local até hoje em novo e moderno prédio. A Casa Pedro Paulo ficou famosa aqui em Vila Abernéssia, situada quase em frente à Estação ferroviária da Estrada de Ferro Campos do Jordão, onde funcionou por quase cinco décadas. No local, atualmente está sediada a loja de bijuterias e presentes “pink Bijou”.

 

 

Pedro Paulo Filho na nossa história.


Pedro Paulo Filho na nossa história. ((PPF 08))Foto, possivelmente do início da década de 1970. Em uma das tradicionais Festas do Pinhão, realizada em galpão especialmente montado em terreno localizado ao lado do Edifício do Fórum Embaixador José Carlos de Macedo Soares, no local onde hoje é ocupado pelo Gazebo Municipal, da esquerda para a direita: Não identificado, e os leões de Campos do Jordão, Sr. Antonio Reis, Sr. Arakaki Masakasu, Dr. Pedro Paulo Filho e Dr. Irineu Gonçalves da Silva.

A Festa do Pinhão foi idealizada pelo Dr. Fausto Bueno de Arruda Camargo e iniciada no ano de 1961, na gestão do Dr. José Ariosto Barbosa de Souza, quando Presidente do Lions Clube de Campos do Jordão. A Festa do Pinhão, durante quase toda sua existência, desde o ano de 1961 até o ano de 2004, foi organizada e incentivada pelo Lions Clube de Campos do Jordão. A partir de então, passou a ser organizada pela Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal.

 

 

Pedro Paulo Filho na nossa história.


Pedro Paulo Filho na nossa história. ((PPF 09))Foto, possivelmente do início da década de 1970. Em uma das tradicionais Festas do Pinhão, realizada em galpão especialmente montado em terreno localizado ao lado do Edifício do Fórum Embaixador José Carlos de Macedo Soares, no local onde hoje é ocupado pelo Gazebo Municipal, da esquerda para a direita: Alguns não identificados, Sr. Wilson Andreatta, o popular Batatinha, Sr. Moreira, funcionário da Casa B.O.Miranda de armarinhos e roupas, situada na Av. Victor Godinho em Vila Capivari e os leões de Campos do Jordão, Sr. Antonio Reis e Dr. Pedro Paulo Filho, juntamente com o Sr. Benedito Máximo de Carvalho, o conhecido Dito Fazanelo, na época respondendo pela Delegacia de Polícia de Campos do Jordão e o Sr. Adib Yasbeck, Radialista da Rádio Emissora de Campos do Jordão ZYL6, a mais alta do Brasil.

A Festa do Pinhãofoi idealizada pelo Dr. Fausto Bueno de Arruda Camargo e iniciada no ano de 1961, na gestão do Dr. José Ariosto Barbosa de Souza, quando Presidente do Lions Clube de Campos do Jordão. A Festa do Pinhão, durante quase toda sua existência, desde o ano de 1961 até o ano de 2004, foi organizada e incentivada pelo Lions Clube de Campos do Jordão. A partir de então, passou a ser organizada pela Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal.

 

 

Pedro Paulo Filho na nossa história.


Pedro Paulo Filho na nossa história. ((PPF 10))Foto do dia 10 de setembro de 1.999, quando da inauguração da “Exposição Manoel Luiz Ferreira”, uma viagem ao passado, no Museu da História Imagem e Som - M.H.I.S. de Campos do Jordão, situado na Rua Brigadeiro Jordão, 1.236, em Vila Abernéssia uma exposição de caráter permanente mostrando 320 fotos antigas. Nessa data, a exposição foi prestigiada por mais de cem pessoas.

Durante a Exposição, da esquerda para a direita: Carlos Alberto Ferreira, o grande amigo Carlão, filho do homenageado Sr. Manoel Luiz Ferreira, Edmundo Ferreira da Rocha, organizador da exposição e o escritor, advogado e jornalista Pedro Paulo Filho.

 

[1/8]

Voltar

 

Outras Categorias de fotos

 

ATENÇÃO – AVISO

 

- As fotografias exibidas neste site, com exceção daquelas de minha própria autoria, são de fotógrafos desconhecidos e não identificados.

 

- Esforços despendidos e diversas pesquisas realizadas, com pessoas antigas da cidade, especialmente com as possuidoras das fotos, não foram suficientes para identificar os autores dessas fotos antigas, considerando que  a maioria delas, data de mais de setenta anos.

 

- Se alguém tiver alguma informação segura sobre os nomes dos fotógrafos autores dessas imagens, por favor, entrem em contato conosco clicando aqui, para que possamos estar divulgando os créditos das autorias.

 

Obrigado,   

 

Edmundo Ferreira da Rocha

 

- Campos do Jordão Cultura -