Home · Baú do Jordão · Camargo Freire  · Campos do Jordão

Crônicas e Contos · Culinária  ·  Fotos Atuais · Fotos da Semana

  Fotografias · Hinos · Homenagens · Papéis de Parede · Poesias/Poemas 

PPS - Power Point · Quem Sou  · Símbolos Nacionais · Vídeos · Contato

 

Fotografias Semanais que contam a
 história de Campos do Jordão.

de 08/02 a 14/02/2013

 

 

Históricas - Primeira Igreja de Vila Capivari


A antiga, famosa e saudosa Igrejinha de Vila Capivari, no ano de 1939, na época, denominada Igreja de Santa Terezinha do Menino Jesus. Esta Igreja foi construída no ano de 1929 e demolida no início da década de 1940. No mesmo local, foi construída a atual Igreja de São Benedito. O nome de Santa Terezinha, posteriormente, passou a denominar a nossa Igreja Matriz de Vila Abernéssia, em substituição à primeira Igreja de Santa Izabel que estava sediada próximo ao antigo Gazebo Municipal, ao lado de nosso Jardim da Praça da Bandeira e do Fórum Embaixador José Carlos de Macedo Soares. Na foto, em frente à Igrejinha, a jovem Odete Pavan, alguns anos mais tarde, Pavan da Rocha, casando-se com Waldemar Ferreira da Rocha, meus queridos pais.

 

 

 

Históricas - Igreja São Benedito - Pedra Fundamental


Folheto amplamente distribuído na cidade de Campos do Jordão, datado do dia 06 de fevereiro de 1944, convidando o povo de Campos do Jordão para a Missa Solene do dia 20 de fevereiro de 1944, no horário da 09:30 horas da manhã. Na seqüência dessa Missa aconteceu a grande solenidade de lançamento da pedra fundamental da nova Igreja de Emílio Ribas, como na época, era denominada a Vila que, posteriormente, passou a ser conhecida como Vila Capivari. Essa Igreja recebeu o nome de Igreja de São Benedito.

Há quem diga que o nome da Igreja de São Benedito foi dado pelo Embaixador José Carlos de Macedo Soares, freqüentador assíduo de Campos do Jordão, proprietário da linda casa que existia na Avenida que leva o seu nome, onde hoje está sediado o Center Suiço; grande benfeitor de Campos do Jordão, doador de quase todas as terras onde foram construídos os Sanatórios que tiveram fator preponderante na época áurea da tuberculose e que prestaram relevantes serviços nesse processo da cura da doença do século.

A primeira Missa nessa nova Igreja de São Benedito foi celebrada no dia 21 de fevereiro de 1930.

 

 

 

Históricas - Igreja São Benedito - Pedra Fundamental


Nesse magnífico desenho, o maravilhoso projeto da Igreja de São Benedito de Vila Capivari que constou do folheto distribuído à população de Campos do Jordão, para a Missa e lançamento da pedra fundamental dessa Igreja, ocorrido no dia 20 de fevereiro de 1944. O projeto dessa Igreja é da autoria dos famosos e conceituados arquitetos Américo Salfati e Mário Buchighani.

 

 

 

Atualidades - Igreja de São Benedito - Vila Capivari


A foto, da década de 1960, um cartão postal 67, produzido pela Brasilcólor, amplamente vendido na cidade, mostra a Igreja de São Benedito e a Praça do mesmo nome, totalmente florida, situadas em Vila Capivari, Campos do Jordão.

 

 

 

Atualidades - Igreja de São Benedito - Vila Capivari


A foto, da década de 1960, um cartão postal 05, produzido pela Brasilcólor, amplamente vendido na cidade, mostra a bela Igreja de São Benedito e a Praça do mesmo nome, de Vila Capivari, mostrando do lado esquerdo parte da antiga Fonte Luminosa, com formato de flor de vitória régia ou nenúfar, utilizada por alguns anos, com o mesmo sucesso da outra de Vila Abernéssia. Essas duas fontes foram construídas durante a administração do prefeito municipal Miguel Lopes de Pina (01/01/1963 a 31/12/1966). A fonte de Vila Capivari foi desativada e acredito, demolida em meados da década de 1980, para dar lugar à concha acústica utilizada para shows diversos e, especialmente, durante algumas apresentações do Festival de Inverno de Campos do Jordão.

 

 

 

Históricas - Igreja N.S.da Saúde - Pedra Fundamental


Nesse magnífico desenho, o maravilhoso projeto da Igreja de Nossa Senhora da Saúde, de Vila Jaguaribe que constou do folheto distribuído à população de Campos do Jordão, para a Missa e lançamento da pedra fundamental dessa Igreja, ocorrido no dia 15 de agosto de 1943. O projeto dessa Igreja é da autoria dos famosos e conceituados arquitetos Américo Salfati e Mário Buchighani.

 

 

 

Atualidades - Igreja de N.S. da Saúde - Jaguaribe


Foto da década de 1980 mostrando a bela Igreja de Nossa Senhora da Saúde, de Vila Jaguaribe, construída de acordo com o projeto original da autoria dos famosos e conceituados arquitetos Américo Salfati e Mário Buchighani.

 

 

 

Históricas - Praça da Bandeira - 1930


Vila Abernéssia - Final da década de 1930.

No primeiro plano, a nossa saudosa e original Praça da Bandeira ou Jardim de Vila Abernéssia. Esse Jardim, inaugurado no dia 19 de novembro de 1942, tinha seus canteiros bordados com os tradicionais e inesquecíveis buxinhos, ao fino estilo clássico francês, desenhados, especialmente, pelo saudoso, famoso e hábil artista plástico Carlos Barreto, que residiu em Campos do Jordão, em busca da cura para a tuberculose. O tradicional Jardim de Vila Abernéssia e os lindos canteiros de buxinhos, infelizmente, foi quase totalmente descaracterizado, no ano de 2012.

Ao centro a famosa, tradicional e saudosa pérgula das glicínias que, na década de 1960 foi eliminada para a construção da atual fonte luminosa, recentemente reformada.

Ao Fundo, da esquerda para a direita, o prédio do “Palacete Olivetti”, de propriedade do Sr. Próspero Olivetti, inaugurado no ano de 1921. Na época da foto abrigava a Pensão e Sanatório Campos do Jordão. Nesse prédio, posteriormente, por várias décadas, esteve estabelecido o Hotel Montanhês, de propriedade do casal Wolfgang e Érika Böhme. Ele, um dos tripulantes do famoso navio alemão Windhuk que, em plena guerra, fugindo das embarcações da marinha inglesa, ancorou no porto de Santos no dia 07 de dezembro de 1939. Foi utilizado como sede da Prefeitura da Estância de Campos do Jordão entre 2001 e 2004. Atualmente, na parte térrea está instalada a Cervejaria “Dom Sabor”.

No prédio ao lado, esteve estabelecida por muitos anos a Cia. Sul Mineira de Eletricidade e, posteriormente, por pouco tempo, a CEMIG-Centrais Elétricas de Minas Gerais, em seguida, a CESP-Companhia Energética de São Paulo que reformou totalmente o prédio, com sua mão-de-obra especializada em construções, fazendo, inclusive, toda a parte de esquadrias (portas, janelas, etc.), fabricadas em suas oficinas localizadas na Cidade de Ilha Solteira-SP.. Depois da privatização da CESP, a ELEKTRO esteve estabelecida no mesmo prédio por algum tempo. Agora, nesse prédio, está o Posto da Receita Federal.

Na seqüência, também o prédio onde funcionou por vários anos a tradicional Casa Jarbas, do Sr. Jarbas de Almeida Ramos e irmão Bráulio; o prédio onde esteve estabelecido o famoso atacadista de gêneros alimentícios etc. "Nestor Pereira, Pina e Cia.".

Ao fundo, a nossa linda a magnífica Igreja Matriz de Santa Terezinha do Menino Jesus.

 

 

 

Históricas - Praça da Bandeira - 1960


A foto, da década de 1960, um cartão postal 23, produzido pela Brasilcólor, amplamente vendido na cidade, mostra a nossa saudosa e original Praça da Bandeira ou Jardim de Vila Abernéssia. Esse Jardim, inaugurado no dia 19 de novembro de 1942, tinha seus canteiros bordados com os tradicionais e inesquecíveis buxinhos, ao fino estilo clássico francês, desenhados, especialmente, pelo saudoso, famoso e hábil artista plástico Carlos Barreto, que residiu em Campos do Jordão, em busca da cura para a tuberculose. O tradicional Jardim de Vila Abernéssia e os lindos canteiros de buxinhos, infelizmente, foi quase totalmente descaracterizado, no ano de 2012.

Ao centro a famosa, Fonte Luminosa construída durante a administração do prefeito municipal Miguel Lopes de Pina (01/01/1963 a 31/12/1966), no local da tradicional e saudosa pérgula das glicínias, eliminada na década de 1960, para a construção da fonte luminosa, recentemente reformada.

Ao fundo, a torre da Igreja Matriz de Santa Terezinha do Menino Jesus.

 

 

 

Históricas - Vila Capivari - década 1940


Linda foto de Vila Capivari no início da década de 1940, mostrando no primeiro plano, a quadra de voleibol da primeira sede do Campos do Jordão Tênis Clube, fundado em 01 de janeiro de 1933.

No segundo plano, a área onde estão sediados atualmente, dentre outros, a tradicional Casa de Pedra, na Rua Heitor Penteado; a famosa Churrascaria e Restaurante “Churrasco ao Vivo”, o Hotel “Serra da Estrela” e, bem mais acima, o badalado “Market Plaza”.

As casas que aparecem ao centro da foto, dentre várias, da direita para a esquerda: a casa, de propriedade do Sr. Antonio Elias Jacob, local onde esteve estabelecida por vários anos, a “Imobiliária Rocha”, de Waldemar Ferreira da Rocha, local onde hoje está sediado o tradicional “Hotel Europa”;

-a segunda casa, anteriormente de propriedade do famoso escritor Monteiro Lobato, onde residiu do ano de 1937 até início da década de 1940, local onde, posteriormente, estiveram estabelecidos a Pensão da Dona Adelaide Gracie e a “Imobiliário Rondon”, de Geminiano Nunes da Silva Rondon, local onde atualmente está estabelecido o “Fort House”;

-a terceira casa, local onde, dentre outras utilizações, foi sede da primeira agência do tradicional “Expresso Zefir”, empresa de transporte de passageiros entre Campos do Jordão e São Paulo ou Santos e vice-versa, em automóveis normais, posteriormente, em micro ônibus e ônibus. No local, atualmente, está sediado o Shopping “Jardim Miranda”;

-a quarta casa, mais à esquerda, pertencente ao Embaixador José Carlos de Macedo Soares, local onde, atualmente, está sediado o “Center Suíço”.

Um pouco mais acima, a casa que pertenceu ao Sr. Benedito Olimpio Miranda, onde, atualmente, está sediado o Restaurante “Gato Gordo”; na mesma seqüência, e bem à esquerda, dentre outros, a primeira casa, que pertenceu ao Sr. Orivaldo Lima Cardoso, da Companhia Industrial e Comercial de Campos do Jordão - INCOS, onde funcionou o tradicional Hotel Berekê, da saudosa Dona Odila Dileta Jacomone Santos, a conhecida Dona Leta.

No morro à esquerda da foto, bem próximo à parte inferior da mata existente, o local onde, no ano de 1944, foi construído o Grande Hotel de Campos do Jordão, atualmente, Grande Hotel SENAC.

 

 

 

Atualidades - Lago do Teleférico - Vila Capivari


A foto, da década de 1970, um cartão postal 21, produzido pela Brasilcólor, amplamente vendido na cidade, mostra o lindo lago com “pedalinhos” de aluguel, existente próximo à Estação de Embarque e desembarque do Teleférico que transporta, em cadeirinhas especiais, pessoas em geral, especialmente turistas, desde o sopé até ao topo ou cume do Morro do Elefante. Está localizado em propriedade pertencente à Estrada de Ferro Campos do Jordão, em Vila Capivari, proximidades da Estação Emílio Ribas.

 

 

 

Famílias - Família Carlquist


Esta foto, provavelmente é do início da década de 1930 e mostra membros da tradicional e pioneira família Carlquist.

No primeiro plano, da esquerda para a direita: Francisca (a conhecida tia Chica, que foi casada com Luiz Ferreira da Rocha, o tio Luiz Rocha), e os pais, a Matriarca e o Patriarca da Família Carlquist, Sra. Maria Julia e João Carlquist, ele, de nacionalidade sueca, veio para Campos do Jordão na década de 1910. Trabalhou e foi figura de grande importância técnica na implantação e instalação da Usina hidrelétrica, que recebeu a denominação de “Usina Evangelina Jordão”, em homenagem à esposa de Alfredo Jordão Jr.. Essa usina, posteriormente, passou a ser conhecida como Usina Velha de Abernéssia ou Usina de Baixo. A Usina, inicialmente pertenceu à Companhia de Eletricidade de Campos do Jordão, sendo idealizada pelo Dr. Robert John Reid e Sr. Alfredo Jordão Junior. Sua construção foi iniciada no ano de 1918, e as obras ficaram a cargo do construtor Floriano Rodrigues Pinheiro. Foi inaugurada em 15 de agosto de 1919. Posteriormente, a partir da década de 1940, para a responsabilidade da antiga CSME - Companhia Sul Mineira de Eletricidade, responsável pela distribuição da energia elétrica para toda cidade, até o ano de 1966.

No segundo plano da foto, da esquerda para a direita, mais três filhos do casal Carlquist: Jorge, o conhecido e respeitado professor Jorge que lecionou durante muitos anos no Grupo escolar Dr. Domingos Jaguaribe, Sr. Antonio e Sr. João Carlquist Filho, o conhecido “Nego Sueco”, ambos, antigos funcionários de destaque da Companhia Sul Mineira de Eletricidade - CSME. Antonio trabalhou por muitos anos na Usina construída posteriormente, no caminho do Horto Florestal, denominada “Usina do Fojo” e, o conhecido Nego Sueco, junto à Usina Evangelina Jordão, em Vila Abernéssia.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo, primo, médico e professor Dr. Ivan Carlquist que, desde 1965, esteve prestando valoroso trabalho junto à Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. O Dr. Ivan é filho do saudoso professor Jorge Carlquist e da Sra. Maria Carlquist e neto do casal pioneiro de Campos do Jordão, Maria Julia e João Carlquist. Graças à modernidade e maravilhas da internet, felizmente, depois de aproximadamente 64 (sessenta e quatro) anos, o Dr. Ivan me localizou através deste site.

 

 

 

Históricas - Garage Grande Hotel - década 1950


Foto do final da década de 1950, da antiga e tradicional “Garage Grande Hotel”, localizada nas dependências do tradicional e famoso Grande Hotel de Campos do Jordão. Essa Garage Grande Hotel, durante muitos anos, foi de propriedade do Dr. Moacyr Padovan, Sr. Marino Vieira de Novais e do Sr. Jurgen Albert Fiolka e era a representante dos veículos da famosa marca Volkswagen. Além da venda de veículos novos e semi-novos, mantinha ampla e bem montada oficina mecânica, com mecânicos especializados e treinados pela própria Volkswagen, para executar as revisões necessárias à manutenção da garantia da marca, bem como, para a realização de serviços rotineiros e de emergência.

Na foto, dois exemplares da famosa Kombi Volkswagen, utilitário muito usado durante muitas décadas.

 

 

 

Históricas - Banco Mercantil São Paulo


Foto da década de 1960, mostrando o prédio construído pelo construtor pioneiro Floriano Rodrigues Pinheiro, onde esteve estabelecida unidade do grande, tradicional, famoso e saudoso Banco Mercantil de São Paulo - BMSP, de propriedade do Dr. Gastão Vidigal, que prestou relevantes serviços ao comércio e população de Campos do Jordão, durante muitas décadas. Neste prédio, atualmente, está sediada unidade das Casas Bahia, de propriedade do Sr. Samuel Klein.

 

 

Veja fotografias publicadas em outras semanas clicando aqui.

 

Voltar

 

- Campos do Jordão Cultura -