Home · Baú do Jordão · Camargo Freire  · Campos do Jordão

Crônicas e Contos · Culinária  ·  Fotos Atuais · Fotos da Semana

  Fotografias · Hinos · Homenagens · Papéis de Parede · Poesias/Poemas 

PPS - Power Point · Quem Sou  · Símbolos Nacionais · Vídeos · Contato

 

Fotografias Semanais que contam a
 história de Campos do Jordão.

de 28/06 a 04/07/2013

 

 

Históricas - Crèmerie - Saudade


Na década de 1960, o tradicional e saudoso ponto de encontro “La Crèmerie”, localizado no centrinho da Vila Capivari. No início foi especializado em produtos lácteos, principalmente leite, queijos e cremes, valorizando-os na variada linha de sobremesas, sorvetes e doces. Também, valorizando na culinária tradicional, o requintado creme de leite ou, como é mais conhecido, com seu nome sofisticado divulgado ao mundo pela França, “Cream Chantilly”. Posteriormente, a Crèmerie se tornou mais conhecida pela sua vasta variedade de sorvetes com cobertura de chantilly, sucos e batidas de frutas em geral, sempre valorizadas pelo creme de leite.

A Cremerie, acabou virando uma verdadeira febre jordanense. Foi, durante muitos anos, o principal ponto de encontro da juventude e de todos que gostavam de se deliciar com a tradicional batida Crèmerie e muitas outras, acompanhadas com maravilhosos e bem elaborados sanduíches lá preparados, especialmente o famoso e tradicional “Hot Dog” (cachorro-quente), com salsicha especial e bastante mostarda ou catchup.

Na foto, da esquerda para a direita:Marcelo Duarte de Oliveira, o conhecido Marcelo da Água Santa, o artista plástico Paulo Persifal, Sr. Heinz Böhme (Hans), famoso cabeleireiro de Campos do Jordão, que trabalhou muitos anos nessa profissão no famoso Salão de Beleza do Grande Hotel, a linda garota Marly Souza Antunes de Lemos, filha do Sr. Jayr e da D. Rita da Foto Capivari; Paulo Alves Teixeira, filho do Sr. João Alves Teixeira, Chefe do Posto Fiscal do Estado e Jayr Antunes de Lemos Junior, irmão da Marly e filho do Sr. Jayr e D. Rita da Foto Capivari.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo Jayr Antunes de Lemos Junior, o Jairzinho.

 

 

 

Históricas - Campo de futebol - Britador


A foto da década de 1970 mostra imagem inédita e histórica. Esse campo de futebol que aparece na foto era o campo do Esporte Clube Britador. Ele estava localizado no Bairro do Britador, às margens do Rio Capivari, abaixo do famoso britador de pedras e da pedreira da Prefeitura Municipal, bem atrás do atual Supermercado Piratininga. Posteriormente, infelizmente, essa área foi, totalmente, ocupada irregularmente, e nela foram construídas, aglomeradamente, muitas residências simples. Nesse Bairro, jamais será possível construir outro campo de futebol, considerando que não existe espaço livre suficiente.

 

 

 

Esportes - Salto em altura


No início da década de 1960, no Estádio Municipal “Benedito Vaz Dias”, de Vila Abernéssia, durante competição esportiva de atletismo, o grande esportista e atleta excepcional, Nelson Ladeira que, normalmente, participava das modalidades esportivas: arremessos de disco, peso e dardo, voleibol, basquetebol e também em saltos diversos, inclusive salto em altura.

Na foto, Nelson Ladeira em plena atividade superando a vareta da altura de 1,65m (um metro e sessenta e cinco centímetros) estabelecida na competição, sagrando-se o campeão da modalidade, sendo observado por outros atletas e companheiros.

 

 

 

Esportes - Futebol - COPEL


Um pouquinho da história. A Empresa Cadij constituía-se de Imobiliária e Construtora. Era propriedade do saudoso Antonio Leite Marques, o Toninho, que já havia resolvido separar as duas atividades e ficou somente com a parte da Imobiliária. O Dr. Marcos Wulf Siegel, que havia chegado em Campos do Jordão em 1953, já como associado da CADIJ, com a separação das atividades, resolveu assumir a parte da Construtora, e assim, em 1954, fundou uma construtora. Essa construtora passou a denominar-se COPEL – nome criado por Orestes Mário Donato –, que mais não é que a abreviatura de Construções, Projetos e Engenharia Limitada. O engenheiro responsável pela COPEL era o Dr. José Ariosto Barbosa de Souza. Também fazia parte da administração o professor Harly Trench. Orestes Mário Donato que, além das suas muitas outras habilidades, era especialista em projetos e desenhos, foi contratado para ser o projetista da COPEL.

A COPEL, como construtora, inicialmente esteve estabelecida na Av. Emílio Ribas, 908, ali no bairro do Capivari, nas proximidades do atual Hotel JB e do Posto Esso, já existente na época. A casa onde se estabeleceu, na época da sua fundação, era de propriedade do saudoso amigo Adauto Camargo Neves.

Após dois anos de atividade, o engenheiro Fausi Paulo, recém-formado, se juntou à Construtora e nela permaneceu pelo período de um ano.

Inicialmente, o mestre de obras da COPEL foi o Sr. Benedito, mais conhecido como Dito Pituca. Posteriormente, também trabalhou como mestre de obras da COPEL o Sr. Waldemar Ferreira da Rocha, meu pai, que ficou na Construtora até seu final.

A Copel ficou estabelecida pelo período de 14 anos. Na sede própria da Rua Engenheiro Diogo de Carvalho, em Vila Capivari, contava com uma loja de materiais para construção, representando, entre outras firmas de São Paulo, a Eucatex, a Hydra, etc. Durante o período em que esteve em atividade, a COPEL foi responsável pela construção de 85 obras diversas, entre casas para turistas, hotéis, prédios de apartamentos, etc..

Na foto, da década de 1960, o time de futebol da Copel, composto de diversos profissionais que trabalhavam em diversas atividades, nas obras construídas pela Copel.

Em pé da esquerda para a direita: Manoel Pêra, o conhecido Tito, Dr. Marcos Wulf Siegel, Isaac Jerônimo dos Santos, o conhecido Mocão, Aroldo, Luiz Pereira Moysés, o Tubarão, Porrete, Sylvio Pereira Moysés, o conhecido Tiu, Pedro Pinto dos Santos, o Pedrão e Nelson Degli Esposti, o Nelson Carroça.

Agachados, na mesma ordem: Valdomiro Adão, o Mirinho, Orlando Adão, o Jacaré, Manezinho, Mascote, o Tratorista e Moquinho.

 

 

 

Esportes - Fubebol de salão - Abernéssia F.C.


Equipe de futebol de salão, o atual Fut-sal, do Abernéssia Futebol Clube - AFC, do ano de 1973.

Na foto, em pé, da esquerda para a direita: O responsável pela equipe, técnico e treinador, o grande esportista Nelson Ladeira, Paulo Faria, Benedito Braz da Silva, o conhecido Sapinho, Luiz Carlos Ferreira Gonçalves, o conhecido Café; Marinho e Sr. José Ferreira Areal, o presidente do Abernéssia Futebol Clube.

Agachados, na mesma ordem: Reginaldo, o conhecido Ré, Zezinho, Benedito Aparecido de Oliveira, o Benê e Ademir Soares Ferreira, o Teco.

 

 

 

Escolas - Formatura - 1970


Na década de 1970, solenidade de entrega de diplomas aos alunos formandos do curso ginasial do Colégio “Theodoro Corrêa Cintra - TCC”, de Campos do Jordão.

Na foto, o aluno Mitsuo Marcos Okidorecebe seu diploma das mãos do vereador Danilo Delácio, na época, presidente da Câmara Municipal de Campos do Jordão (01.02.1975 a 31.01.1977).

Na mesa, dentre outros, os professores Expedito Camargo Freire e Jarmuth de Oliveira Andrade.

 

 

 

Escolas - Feira do Livro - TCC - 1996


No ano de 1996, nas dependências do Colégio “Theodoro Corrêa Cintra - TCC”, de Campos do Jordão, momento importante da instalação da IIIª Feira do Livro “Dr. Maynard Góes”.

Na foto, da esquerda para a direita: professora Elizabeth Janacseck de Andrade, Ana, Não identificada, professora Lucimara Reusing, professora Leda Góes e o marido, professor Maynard Góes e professora não identificada.

 

 

 

Escolas - T.C.C. - década 1970


Na década de 1970, no Colégio “Theodoro Corrêa Cintra - TCC”, de Campos do Jordão, uma exposição sobre agricultura.

Na foto, dentre várias pessoas, da esquerda para a direita: as professoras Mary Aparecida de Arruda Camargo e Anna Maria Barbosa Rocha, da cadeira de Inglês, a conhecida “Teacher”, o vereador Dr. Fausto Bueno de Arruda Camargo, os professores Maria Gillei da Silva Moreira e Jarmuth de Oliveira Andrade.

 

 

 

Escolas - Formatura - década 1970


Na década de 1970, solenidade de entrega de diplomas aos alunos formandos do curso ginasial do Colégio “Theodoro Corrêa Cintra - TCC”, de Campos do Jordão.

Na foto, a aluna Renata Abrantes recebe seu diploma do curso ginasial das mãos do professor Expedito Camargo Freire.

 

 

 

Pessoas - Jogo do Bicho


Nas décadas de 1950 e 1960 e, em muitas outras, anteriores, posteriores e atuais sempre existiu, não só em Campos do Jordão, como nas cidades brasileiras, o famoso bicheiro do “Jogo do Bicho”. Embora atividade proibida, considerada uma contravenção pela legislação penal brasileira, continua a ser praticado em larga escala nas ruas das principais cidades do Brasil.

Nesta foto, no centrinho da Vila Capivari, um dos famosos bicheiros do “Jogo do Bicho” de Campos do Jordão, nas décadas de 1950 e 1960. Depois que anotava os números dos bichos de preferências dos jogadores, no tradicional bloquinho de papel branco, sempre utilizando carbono azul, sempre muito gentil e educado, agradecia e dizia: “Boa sorte. É preciso ter fé!”. Por causa dessa sua mania e, por culpa da corruptela das palavras (Modo errado de escrever ou pronunciar uma palavra ou locução) acabou conhecido como Tefé ou seu Tefé. Posso garantir, praticamente todos que conheceram o Tefé, jamais souberam o seu nome verdadeiro.

 

 

 

Festividades - Passeio ciclistico - 1978


No ano de 1978, o IIº Passeio Ciclístico da Sociedade Jordanense de Ensino - SOJEL, curso supletivo organizado pelo professor Jarmuth de Oliveira Andrade, que funcionou no prédio do antigo Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão - CEENE. A foto mostra momentos antes da largada, nas proximidades do Mercado Municipal, Fórum Embaixador José Carlos de Macedo Soares e Praça da Bandeira.

Na frente, o professor Paulo da Costa Miranda, das cadeiras de geografia e estudos sociais, o galã da época, junto com as viaturas de apoio da Polícia Militar do Estado de São Paulo, dando total apoio e cobertura ao evento.

 

 

 

Politica - Câmara Municipal - 1974


No mês de maio de 1974, numa das reuniões da Câmara Municipal de Campos do Jordão, da Tribuna Joaquim Corrêa Cintra, o vereador Amadeu Carletti Junior, da Câmara Municipal de Campos do Jordão, fala aos presentes.

Na foto, da esquerda para a direita: vereadora Carmem Astolfi, prefeito Municipal, o médico Dr. José Antonio Padovan (01/01/1967 a 09/07/1975), o Dr. Augusto Ângelo Pereira Basile, Promotor Público, o vereador e presidente da Câmara Municipal Benedito Severiano Barbosa, o conhecido Batatais (01.02.1974 a 31.01.1975); Dr. Ricardo Antonio Arcoverde Credie, Juiz de Direito da Comarca, Deputado Estadual Ricardo Izar e Frei Paulo Rebein, Pároco da Igreja Matriz de Santa Teresinha do Menino Jesus.

 

 

 

Festividades - Passeio Ciclistico - 1977


A foto do ano de 1977, mostra aspectos do Iº Passeio Ciclístico da Sociedade Jordanense de Ensino Limitada - SOJEL, curso supletivo organizado pelo professor Jarmuth de Oliveira Andrade, que funcionou no prédio do antigo Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão - CEENE.

Durante as festividades desse passeio ciclístico, foi efetuado sorteio de uma bicicleta. No momento da entrega, em frente ao Centro Esportivo “Armando Ladeira”, localizado em Vila Abernéssia, da esquerda para a direita: Sargento Ormindo, da tradicional Polícia Montada do Palácio Boa Vista de Campos do Jordão, o Sr. Paulo de Oliveira, o conhecido Paulo Aço, administrador do Centro Esportivo "Armando Ladeira", o ganhador da bicicleta; o Diretor da SOJEL, professor Jarmuth de Oliveira Andrade e o Sr. Dino Godoy, um veterano de Campos do Jordão, o mais antigo ciclista presente ao passeio ciclístico, durante muitos anos, o conhecido administrador da Fazenda Lagoinha, da Família Reis Magalhães.

 

 

 

Festividades - Passeio Ciclístico - 1977


A foto do ano de 1977, mostra aspectos do Iº Passeio Ciclístico da Sociedade Jordanense de Ensino - SOJEL, curso supletivo organizado pelo professor Jarmuth de Oliveira Andrade, que funcionou no prédio do antigo Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão - CEENE.

Na foto, da esquerda para a direita:Sr. José dos Santos, Diretor da Radioemissora de Campos do Jordão - ZYL-6, a mais alta do Brasil, pertencente à Cadeia Verde Amarela Norte Sul, da Rádio Bandeirantes de São Paulo; professor Jarmuth de Oliveira Andrade, Diretor da SOJEL, professora Terezinha Caldeira Tavares Andrade, da cadeira de inglês da SOJEL e a professora Ângela, Diretora da Escola do SESI 183, de Campos do Jordão, Com sede nas dependências da Sociedade de Educação e Assistência - SEA - Frei Orestes Girardi.

 

 

 

Festividades - Passeio Ciclístico -1977


A foto do ano de 1977, mostra aspectos do Iº Passeio Ciclístico da Sociedade Jordanense de Ensino - SOJEL, curso supletivo organizado pelo professor Jarmuth de Oliveira Andrade, que funcionou no prédio do antigo Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão - CEENE.

Na foto, dentre muitos, à frente do passeio ciclístico, a equipe do Colégio “Theodoro Corrêa Cintra”, que ganhou o Troféu de maior equipe do Iº Passeio, tendo à frente o entusiasmado e dinâmico professor Jarmuth de Oliveira Andrade.

 

 

 

Festividades - Festa do Refrigerante - 1970


A foto da década de 1970 mostra, no campo de futebol da Associação Atlética Jaguaribe - A.A.J., Estádio “Amadeu Carletti Junior”, aspecto da entrega de prêmios, efetuada pelas autoridades jordanenses, aos vencedores das competições da Iª Festa do Refrigerante de Campos do Jordão.

Essa Festa foi organizada pela Sociedade Jordanense de Ensino - SOJEL, curso supletivo organizado pelo professor Jarmuth de Oliveira Andrade, que funcionou no prédio do antigo Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão - CEENE. Durante as festividades foi distribuído um caminhão lotado de Coca-cola para os participantes. Alunas do Colégio “Theodoro Corrêa Cintra” e do SESI 183, de Campos do Jordão, apresentaram grupos de danças. Os Escoteiros do Grupo Oyaguara de Campos do Jordão, sob a coordenação de Mitsuo Okido, fizeram distribuição generosa de refrigerantes para os presentes.

Na foto, da esquerda para a direita: O simpático e dinâmico Sr. José Corrêa Cintra, o seo Zezinho Cintra, o jovem Marcinho, representante da Coca-cola, não identificado, professor Jarmuth de Oliveira Andrade, Diretor da SOJEL, Sra. Carmem Moreira da Cruz; o empreiteiro Isaac Jerônimo dos Santos, o conhecido Moção, o prefeito Municipal de Campos do Jordão, engenheiro Fausi Paulo, (20/05/1979 a 31/01/1983), o vereador Lydio Benedito de Toledo, o Pastor Metodista Reverendo Laurindo Prieto, jovens da Radioemissora de Campos do Jordão com o locutor Toninho Abel Fernandes, conhecido como Toninho Rosa.

 

 

 

Festividades - Passeio Ciclístico - 1978


A foto do ano de 1978, mostra aspectos do IIº Passeio Ciclístico da Sociedade Jordanense de Ensino - SOJEL, curso supletivo organizado pelo professor Jarmuth de Oliveira Andrade, que funcionou no prédio do antigo Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão - CEENE.

Na foto, da esquerda para a direita, em frente à Praça da Bandeira de Vila Abernéssia, a equipe de coordenação do passeio, antes da largada: não identificado, Terezinha Caldeira Tavares Andrade, da cadeira de inglês da SOJEL, professora Leila Fouchi, professor Jarmuth de Oliveira Andrade, o médico veterinário Dr. Henrique Oliveira Ebling e um soldado da Polícia Militar do Estado de São Paulo não identificado.

 

 

Veja fotografias publicadas em outras semanas clicando aqui.

 

Voltar

 

- Campos do Jordão Cultura -