Home · Baú do Jordão · Camargo Freire  · Campos do Jordão

Crônicas e Contos · Culinária  ·  Fotos Atuais · Fotos da Semana

  Fotografias · Hinos · Homenagens · Papéis de Parede · Poesias/Poemas 

PPS - Power Point · Quem Sou  · Símbolos Nacionais · Vídeos · Contato

 

Fotografias Semanais que contam a
 história de Campos do Jordão.

de 09/08 a 15/08/2013

 

 

Pessoas - Visita oportuna


No dia 14 de outubro de 2010 tive a grata satisfação de receber em minha casa, depois de muitos anos de ausência, o meu querido, grande colega e companheiro de formatura do curso ginasial do saudoso Colégio e Escola Normal de Campos do Jordão - CEENE, Paulo Roberto de Almeida Murayama. Embora não tendo o prenome do pai Shizuto, por força do hábito, o filho acabou mais conhecido como Shizutinho. Ele, filho do casal Dr. Shizuto José Murayama e professora Cecília de Almeida Leite Murayama. Dr. Shizuto Murayama, durante vários anos, foi o competente e dinâmico Chefe da nossa Casa da Lavoura de Campos do Jordão, posteriormente, Casa da Agricultura. Dr, Murayama, o grande idealizador das tradicionais Festas Nacionais da Maçã, realizadas em Campos do Jordão, durante os anos de 1953 a 1962. A professora Cecília de Almeida Leite Murayama, foi nossa querida professora da cadeira de inglês do nosso CEENE.

Na foto, da esquerda para a direita: a querida Patrícia, a Pat, filha do Shizutinho, com a minha querida “filha” Tuquinha” no colo, e o Paulo Roberto de Almeida Murayama, o Shizutinho e Edmundo Ferreira da Rocha.

 

 

 

Pessoas - Rotary Club - década 1950


Foto histórica da década de 1950, mostrando em um Congresso do Rotary Club, realizado fora de Campos do Jordão, em momento de espera, representantes da unidade de Campos do Jordão.

Na foto, da esquerda para a direita: o médico Dr. Silvestre Ribeiro, o grande construtor de Campos do Jordão, Floriano Rodrigues Pinheiro, o vereador Olympio Muller e o gerente da Companhia Industrial e Comercial de Campos do Jordão - INCOS, grande revendedora de materiais para construções, durante várias décadas, Amadeu Carletti Junior.

OBS: Foto gentilmente cedida pela família Carletti.

 

 

 

Pessoas - João Leite


As figuras populares surgem por algum tempo, perduram por algumas décadas e desaparecem da memória do povo.

João Leite chegou à cidade em 1.941, procedente de São Bento do Sapucaí, indo parar na Fazenda São Geraldo, de Raul Barbosa Lima.

Certa feita, levou uma chifrada de um boi bravo, na barriga, conseguiu a muito custo salvar-se, mas ficou meio abobalhado.

Ele tinha dois amigos fiéis, o cachorro Piloto e o saudoso Marcelo Duarte de Oliveira, que sempre levava, aos domingos, um prato de salgadinhos para João Leite.

Ele era um verdadeiro Jeca Tatu, de Monteiro Lobato, redivivo. Velho e encarquilhado, pachorrento, ficava sempre sentado em algum banco da Praça São Benedito em Vila Capivari, seu lugar predileto, onde passava horas e horas sentado, quase sempre dormindo sentado, com as moscas a rondar seu nariz adunco e a face enrugada.

O andar era característico por causa do joelho valvo, acompanhado de seu fiel cão amarrado por uma corda.

As calças eram erguidas até quase o peito e uma calça estava sempre dobrada até as canelas. Sempre de paletó e chapeuzinho enterrado na cabeça. Era realmente um tipo popular que chamava a atenção de todo mundo.

João Leite tinha a mania de falar sozinho, resmungando e xingava a molecada que brincava com ele.

Ele tinha um jeito todo especial de tratar as pessoas a quem queria agradar, chamando-as de “minha égua” ou “minha cabrita”.

Ele faleceu aos 104 anos de idade no Sanatório São Paulo.

OBS: Parte da crônica “João Leite está no céu”, da autoria do escritor, poeta e jornalista Pedro Paulo Filho.

 

 

 

Personalidades - Eder Jofre visita o prefeito


No final do ano de 1962, no campo do futebol do nosso Estádio Municipal “Benedito Vaz Dias”, inaugurado em 18 de março do mesmo ano, para receber a nossa Seleção Brasileira de Futebol que veio treinar em Campos do Jordão para ir disputar a Copa do Mundo na Cidade de Viña Del Mar, no Chile, onde veio a se tornar bicampeã mundial de futebol, o médico e prefeito Municipal Dr. José Antonio Padovan (01/01/1959 a 31/12/1962) passeia pelo gramado acompanhado do grande campeão ÉDER ZUMBANO JOFRE, pugilista brasileiro, nascido em São Paulo, no Bairro Peruche, em 26 de março de 1936.

Éder Jofre, maior nome do boxe brasileiro de todos os tempos, começou sua carreira profissional em 1957, na categoria “peso galo”, ficando conhecido como “Galinho de Ouro”. No ano de 1958 já conquistou seu primeiro título de campeão da categoria e permanecendo com o título até 1965. Em 1969, mudando para a categoria “peso pena”, conseguiu 25 vitórias, uma delas, no ano de 1973, frente ao gigante cubano José Legra, conquistando o título mundial em categoria superior àquela em que começou

 

 

 

Esportes - Passeio ciclístico - 1977


A foto do ano de 1977, mostra aspectos do Iº Passeio Ciclístico da Sociedade Jordanense de Ensino Limitada - SOJEL, curso supletivo organizado pelo professor Jarmuth de Oliveira Andrade, que funcionou no prédio do antigo Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão - CEENE.

Durante as festividades desse passeio ciclístico, foi efetuado sorteio de uma bicicleta. No momento da entrega, em frente ao Centro Esportivo “Armando Ladeira”, localizado em Vila Abernéssia, da esquerda para a direita: Sargento Ormindo, da tradicional Polícia Montada do Palácio Boa Vista de Campos do Jordão, o Sr. Paulo de Oliveira, o conhecido Paulo Aço, administrador do Centro Esportivo “Armando Ladeira”, o ganhador da bicicleta; o Diretor da SOJEL, professor Jarmuth de Oliveira Andrade e o Sr. Dino Godoy, um veterano de Campos do Jordão, o mais antigo ciclista presente ao passeio ciclístico, durante muitos anos, o conhecido administrador da Fazenda Lagoinha, da Família Reis Magalhães.

 

 

 

Históricas - Prédio Prefeitura


Foto da década de 1990, mostrando o antigo Prédio onde esteve sediada a Sede da Prefeitura Municipal de Campos do Jordão, durante cinqüenta e seis anos.

Esse prédio foi construído na final da década de 1920 e pertencia à Sra. Maria Camargo, servindo como sua residência por alguns anos.Além desse prédio, ela era proprietária de muitos outros aqui em Campos do Jordão. Ficava ao lado do antigo Cine Glória, atual Espaço Cultural Dr. Além, em Vila Abernéssia. Antes esse prédio foi usado por uma das primeiras Escolas da Cidade na década de 1930 e, posteriormente, por cinqüenta e seis anos, como Sede da Prefeitura Municipal de Campos do Jordão.

Lamentavelmente, esse prédio tradicional e de linda arquitetura que deveria ter sido tombado pelo nosso Patrimônio Histórico, foi demolido na calada da madrugada numa noite de sábado para domingo, no ano de 1994. Quando a maioria da população de Campos do Jordão que se preocupa com nossa história e cultura viu o que estava sendo feito com o tradicional prédio, não adiantava mais nada. A demolição já estava praticamente concluída. Nenhuma providência no sentido de embargar a demolição iria trazer o prédio de volta.

 

 

 

Hotéis - Lago do Hotel Umuarama


Foto da década de 1950 mostrando parte do maravilhoso e bucólico lago, situado nas proximidades do, então badalado e tradicional, Hotel Umuarama.

Esse lago, normalmente bem povoado com patos, marrecos e gansos e, também, muitos pequenos paturis selvagens, era local muito procurado por Jordanenses e, especialmente pelos hóspedes do Hotel Umuarama e turistas que iam visitá-lo, aproveitando para dar um passeio de barco a remo. Também, muitas pessoas, especialmente jovens Jordanenses, aproveitavam o local maravilhoso para fazer inesquecíveis piqueniques e namorar.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo Cláudio Laszlo.

 

 

 

Pessoas - Pesquisadores e historiadores


A foto, do mês de maio de 2013, tirada sorrateiramente, pela amiga Rita C. Gonçalves, mostra cena histórica do Escritório de Advocacia em que é Secretária, pertencente ao advogado, historiador, pesquisador e jornalista Dr. Pedro Paulo Filho. Somente tomamos conhecimento dessa foto, dias depois.

A foto mostra uma cena até comum nos últimos anos: à esquerda, Edmundo Ferreira da Rocha, pesquisador e historiador iconográfico, com acervo de mais de 43 mil fotografias antigas de Campos do Jordão, idealizador e mantenedor do site www.camposdojordaocultura.com.br, com mais de oito mil fotografias já publicadas, todas com seus respectivos históricos, comentários e identificações. À direita, Pedro Paulo Filho, pesquisador, advogado e maior historiador de Campos do Jordão. Os dois, concentrados e totalmente absortos, tentando identificar pessoas e detalhes de uma foto antiga registrando um pouco da história de Campos do Jordão.

 

 

 

Festividades - Entrega de título - 1988


Em foto histórica do dia 17 de junho de 1988, a linda jovem Lucíola Figueiredo Nejar, acompanhada do saudoso pai Dr. Eduardo Neme Nejar, na época, advogado conceituado, militante nas lides forenses de Campos do Jordão. A foto foi tirada no recinto da Câmara Municipal de Campos do Jordão, durante solenidade especial, comemorativa ao 54º aniversário da Emancipação Político-Administrativa do Município (19.06.1934 a 19.06.1988) de entrega de diversos títulos para pessoas que se destacaram durante o ano, em alguma atividade.

Na oportunidade, Lucíola recebia das mãos do pai, titulo de reconhecimento estudantil, pelo seu desempenho exemplar e diferençado, demonstrado durante aquele ano estudantil.

 

 

 

Pessoas - Maneco do ouro


Na década de 2000, nom Salão de Festas da Loja Maçônica Cônego Januário da Cunha Barbosa, Romeu Gobbo entrega ao Sr. Manoel dos Santos, o conhecido Maneco do Ouro, título da merecimento pelos trabalhos realizados em prol da Ordem e da Cidade.

Ao fundo, Rubens Eduardo Cattapreta, ex-funcionário graduado do Banco do Estado de São Paulo, Agência de Campos do Jordão.

 

 

 

Pessoas - Encontro de amigos - 2007


Foto histórica do dia 26 de dezembro de ano de 2007 quando de maravilhoso encontro de grande amigos, colegas e companheiros dos tempos de estudos dos cursos ginasial e científico do Colégio e Escola Normal de Campos do Jordão - CEENE, para um grande bate-papo e inesquecível chopp com deliciosos comestíveis.

Na foto, da esquerda para a direita: Magda, esposa daquele que está à direita da foto, Mucíola Figueiredo Nejar e seu querido marido Eduardo Neme Nejar e Coaraci Inajá Ribeiro, filho do saudoso Dr. Silvestre Ribeiro, médico de Campos do Jordão nas décadas de 1940 a 1960.

 

 

 

Pessoas - Encontro de amigos - 2007


Mais uma foto histórica do dia 26 de dezembro de ano de 2007 quando de maravilhoso encontro de grande amigos, colegas e companheiros dos tempos de estudos dos cursos ginasial e científico do Colégio e Escola Normal de Campos do Jordão - CEENE, para um grande bate-papo e inesquecível chopp com deliciosos comestíveis.

Na foto, da esquerda para a direita: Magda, esposa daquele que está à direita da foto, Eduardo Neme Nejar e a esposa Mucíola Figueiredo Nejar e Coaraci Inajá Ribeiro, filho do saudoso Dr. Silvestre Ribeiro, médico de Campos do Jordão nas décadas de 1940 a 1960.

 

 

 

Festividades - Iª Festa Refrigerante - 1970


A foto da década de 1970 mostra, no campo de futebol da Associação Atlética Jaguaribe - A.A.J., Estádio “Amadeu Carletti Junior”, aspecto da entrega de prêmios, efetuada pelas autoridades jordanenses, aos vencedores das competições da Iª Festa do Refrigerante de Campos do Jordão.

Essa Festa foi organizada pela Sociedade Jordanense de Ensino Limitada - SOJEL, curso supletivo organizado pelo professor Jarmuth de Oliveira Andrade, que funcionou no prédio do antigo Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão - CEENE. Durante as festividades foi distribuído um caminhão lotado de Coca-cola para os participantes. Alunas do Colégio “Theodoro Corrêa Cintra” e do SESI 183, de Campos do Jordão, apresentaram grupos de danças. Os Escoteiros do Grupo Oyaguara de Campos do Jordão, sob a coordenação de Mitsuo Okido, fizeram distribuição generosa de refrigerantes para os presentes.

Na foto, da esquerda para a direita: Rita Nagib, Alfredo Luiz Abrantes Sicília, Antonio Nagib, Suely Gonçalves, Lelis Ribeiro, Telma Magnotti, Mônica Ribeiro, Silvio Takashi, Adherbal e Adriano Antunes.

 

 

 

Históricas - Cabana do Tarzan - 1950


A linda e procurada “Cabana do Tarzan”. Esta foto do ano de 1955, mostra a Cabana do Tarzan, construída em plena mata fechada, sobre troncos de árvores, nas proximidades da Colônia da Força Pública, hoje Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Essa interessante cabana, por muitos anos, fez parte dos principais pontos turísticos de Campos do Jordão. Era procurada por adultos e, especialmente, pelas crianças que, na década de 1950, amavam os filmes de Tarzan, interpretados pelos inesquecíveis atores Johnny Weismüller, o melhor Tarzan de todos os tempos, e Lex Barker, também muito famoso. No local, a criançada, por alguns instantes, era transportada para as ficções dos filmes da época, podendo até, dar uma balançada nos cipós que pendiam do topo das árvores.

Lembrou-me, também, o amigo Peter Böhme: “Seria demais dizer que: o "arborismo" começou em Campos do Jordão ?, na Cabana do Tarzan.”

Infelizmente, hoje é só a saudade e a foto para comprovar a sua saudosa existência.

Na foto, dentre outras: as irmãs Iracema Gonçalves Abrantes, Celeste Gonçalves Abrantes, Áurea Gonçalves Abrantes e Ernani Klabunde.

 

 

 

Escolas - Desfile - década 1950


Desfile festivo do Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão - CEENE, realizado na década de 1950, talvez ano 1955 ou 1956, comemorativo ao dia da nossa Independência, (proclamada por D. Pedro I, às margens do Riacho Ipiranga, no dia 07 de setembro de 1822). A foto mostra quando o desfile estava concentrado na Av. Dr. Januário Miráglia, em frente à Estação da Estrada de Ferro Campos do Jordão e Departamento Municipal de Turismo - DMTUR, situado no local onde hoje está sediada a Telefônica.

Na foto, estudantes dos cursos ginasial e normal do nosso Colégio Estadual. Dentre muitos estudantes, várias normalistas. Embora a foto seja em preto e branco, aproveitando a letra da linda música da autoria de Benedito Lacerda e David Nasser, “Normalista”, podemos afirmar que: “vestidas de azul e branco, trazendo sorrisos francos nos rostinhos encantadores, rapidamente conquistando corações sem amor...” estavam as nossas lindas normalistas de Campos do Jordão.

Dentre as normalistas concentradas nesse desfile:

Na primeira fila, da esquerda para a direita: Maria Carmem Moreira da Cruz, Áurea Ribeiro e Stella Maris Bueno Galvão.

Na segunda fila, na mesma ordem: Elizabeth Rocha Pinheiro, Ovídia Silva, Ignez Marina Pasquarelli e Márcia Lucovich.

Na terceira fila, ao centro: Clarice Santos Oliveira, Tioco Igaki e Vera Maria Góes. Bem à direita a Nhura Vasconcellos.

Na quarta fileira, na mesma ordem: Não identificada, Oliete de Figueiredo, Marisa Terezinha Russo.

Na fileira da direita, a quinta após a Nhura Vasconcellos é a Dora Lygia Cersósimo.

Ao fundo, o Secretário do Colégio Pedro Corrêa Cintra.

OBS: Foto gentilmente cedida pela amiga Márcia Lucovich.

 

 

Veja fotografias publicadas em outras semanas clicando aqui.

 

Voltar

 

- Campos do Jordão Cultura -