Home · Baú do Jordão · Camargo Freire  · Campos do Jordão

Crônicas e Contos · Culinária  ·  Fotos Atuais · Fotos da Semana

  Fotografias · Hinos · Homenagens · Papéis de Parede · Poesias/Poemas 

PPS - Power Point · Quem Sou  · Símbolos Nacionais · Vídeos · Contato

 

Fotografias Semanais que contam a
 história de Campos do Jordão.

de 25/10 a 31/10/2013

 

 

Famílias - Família Pina Pinheiro


No ano de 2011, as tradicionais Famílias Pina e Pinheiro, reunidas em histórico encontro de confraternização, na residência do casal Juvenal Rocha Pinheiro, o conhecido Daval e sua esposa Nancy S. Pina Pinheiro,

Na foto, sentados no chão, da esquerda para a direita: Nancy S. Pina Pinheiro, Marcos Vinicius L. Pina e a garotinha Ana Letícia, filha do Davalzinho.

Na primeira fileira, na mesma ordem: Luiz Fuster, a esposa Veridiana S. Pina Fuster, Sr. Otávio Lopes de Pina, Juvenal Rocha Pinheiro, o conhecido Daval, Cibele Mendonça, Larissa Pinheiro, filha do Davalzinho, Margareth P. Pina, Julia e Dalmo Pina Pinheiro.

Em Pé, na mesma ordem: Maria Eliza, esposa do Davalzinho, Mariana, filha da Tânia, Luiz Otávio, filho do casal Luiz Fuster e Veridiana S. Pina Fuster, Fulvia S. Pina Pinheiro, Dalmo Pina Pinheiro, Sra. Raquel Sarmento Pina e a filha Tânia Pina.

 

 

 

Famílias - Família Pinheiro


Foto do ano de 1974, mostrando a maravilhosa e numerosa Família do casal pioneiro de Campos do Jordão, Floriano Rodrigues Pinheiro e Izabel Rocha Pinheiro reunida para as festividades do Natal.

Na foto, na primeira fileira, da esquerda para a direita: Claúdia, abraçada com a mãe professora Vanda Kara José Pinheiro, o marido Jair Rocha Pinheiro, a jovem Simone Pinheiro, filha do casal Jewel Rocha Pinheiro e professora Georgina Del Bianco Pinheiro, Valéria, filha do casal Vanda e Jair R. Pinheiro, Álvaro, filho do Casal Haydée e Jarbas Rocha Pinheiro, Jair Kara José Pinheiro, filho do casal Vanda e Jair R. Pinheiro, Hélio Richieri Pinheiro e os pais Jayme Rocha Pinheiro e Maria Luiz Richieri Pinheiro, a Zizi.

Na segunda fileira, na mesma ordem: Mauro Richieri Pinheiro, a irmã Celina Richieri Pinheiro, filhos do casal Jayme R. Pinheiro e Zizi Richieri Pinheiro, Elizabeth Pinheiro Elias e o marido Nelson Elias, Luciane Pinheiro Rosa, filha do casal Esther R. Pinheiro e Durval Rosa, Jonas P. Pina, filho do casal Margareth e Otávio L.Pina Filho, Jarbas Rocha Pinheiro.

Na terceira fileira, na mesma ordem: Fernando Magalhães, marido da Arlete Rocha Pinheiro, a Matriarca da Família Izabel Rocha Pinheiro, o Patriarca da família Floriano Rodrigues Pinheiro.

Na quarta fileira, em pé, na mesma ordem: Esther Rocha Pinheiro, Maria Izabel Richieri Pinheiro, filha do casal Jayme R. Pinheiro e Zizi Richieri Pinheiro, Silvania Pinheiro Rosa, filha do casal Esther R. Pinheiro e Durval Rosa, Fernando, filho do casal Fernando Magalhães e Arlete R. Pinheiro, Jewel Rocha Pinheiro com o filho Marcelo ao colo, a esposa Georgina Del Bianco Pinheiro, Jarbas Pinheiro Filho, a mãe Haydée, casada com Jarbas R. Pinheiro, Juvenal Rocha Pinheiro, o conhecido Daval e a esposa Nancy S. Pina Pinheiro e Vivian, filha do casal Jarbas R. Pinheiro e Haydée.

 

 

 

Famílias - Família Pinheiro


Foto da década de 1970, mostrando parte da a maravilhosa e numerosa Família do casal pioneiro de Campos do Jordão, Floriano Rodrigues Pinheiro e Izabel Rocha Pinheiro reunida para as festividades do Natal.

Na foto, na primeira fileira, da esquerda para a direita: Álvaro e os pais Arlete Rocha Pinheiro e Fernando Magalhães, Silvania Pinheiro Rosa, a mãe Esther Rocha Pinheiro e a filha Luciane Pinheiro Rosa, Jarbas Rocha Pinheiro e a esposa Haydée, e os filhos.

Na segunda fileira, na mesma ordem: o Patriarca da Família Floriano Rodrigues Pinheiro e a Matriarca da família Izabel Rocha Pinheiro, Sra. Salvatina Del Bianco, sogra do Jewel Rocha Pinheiro; Jair Rocha Pinheiro, com o filho Jairzinho ao colo, a esposa Vanda Kara José Pinheiro; a menina, Maria Luiza Richieri Pinheiro e o marido Jayme Rocha Pinheiro.

Na terceira fileira, em pé, na mesma ordem: Elizabeth Rocha Pinheiro, o irmão Jewel Rocha Pinheiro com uma das filhas no colo e a esposa Georgina Del Bianco Pinheiro com a outra filha no colo.

 

 

 

Famílias - Família Pinheiro


Foto da década de 1970, mostrando parte da maravilhosa e numerosa Família do casal pioneiro de Campos do Jordão, Floriano Rodrigues Pinheiro e Izabel Rocha Pinheiro reunida para as festividades do Natal.

Na foto, da esquerda para a direita, os netos do casal Floriano Rodrigues Pinheiro e Izabel Rocha Pinheiro.

Mais acima, na mesma ordem: O casal Floriano Rodrigues Pinheiro e a esposa Izabel Rocha Pinheiro, a Sra. Salvatina Del Bianco, sogra do Jewel Rocha Pinheiro e Jair Rocha Pinheiro.

 

 

 

Históricas - Panificadora Guarani


Foto histórica do ano de 1953, tirada em frente à saudosa Panificadora Guarani, situada em Vila Jaguaribe, no mesmo local onde, atualmente, está sediado o Supermercado e Padaria Roma.

Na foto, da esquerda para a direita: O saudoso Sr. Álvaro de Freiras Damas, filho do casal Sr. Antonio de Oliveira Damas e D. Maria de Freitas Damas, pioneiros de Campos do Jordão, o saudoso e magnífico padeiro Sr. Pedro Vaz Dias e o Sr. Caetano, todos, da Panificadora Guarani.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo - Telmo Pereira de Carvalho, afilhado de batismo do Sr. Pedro Vaz Dias.

 

 

 

Pessoas - Pedro Vaz Dias


Foto da década de 1960 mostrando o saudoso Sr. Pedro Vaz Dias, com seu tradicional e maravilhoso automóvel da marca Ford, ano 1937. Sr. Pedro Vaz, como era mais conhecido, foi grande e conceituado padeiro de Campos do Jordão que, durante muitos anos, prestou relevantes serviços na Panificadora Guarani, situada na Vila Jaguaribe, em Campos do Jordão. Essa Panificadora estava localizada no mesmo local, onde, atualmente, está sediado o Supermercado e Padaria Roma.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo - Telmo Pereira de Carvalho, afilhado de batismo do Sr. Pedro Vaz Dias.

 

 

 

Pessoas - Década de 1950


Foto da década de 1950 mostrando, dentre muitos, na frente, da esquerda para a direita: Sr. Paulo Cury, prefeito municipal de Campos do Jordão (01/07/1950 a 03/12/1953), não identificada, Sr. José Mascarenhas, da Companhia Industrial e Comercial de Campos do Jordão - INCOS, vereador Francisco Silva Peixoto Serra (01.01.1956 a 31.12.1959) e o saudoso radialista José Pinheiro Silva, da ZYL6 Radioemissora de Campos do Jordão, a mais alta do Brasil.

 

 

 

Pessoas - Francisco S. Peixoto Serra


Foto da década de 1950 mostrando o vereador Francisco Silva Peixoto Serra (01.01.1956 a 31.12.1959), com sua tradicional camionete, utilizada para entregas de mantimentos, gêneros alimentícios, adquiridos pelos assíduos fregueses da Cooperativa de Consumo de Campos do Jordão. Essa Cooperativa esteve, durante muitos anos, sediada no tradicional prédio da famosa e histórica “Casa Ferraz”, do Sr. João Barbosa de Carvalho, situada em Vila Abernéssia, ao lado da nossa Praça da Bandeira, jardim de Vila Abernéssia, no local onde, até pouco tempo, este sediado o Gazebo Municipal, ao lado do “Fórum Embaixador José Carlos de Macedo Soares”.

 

 

 

Históricas - Foto histórica - 1940


Foto da década de 1940, tirada em frente a casa que existia na Rua Brigadeiro Jordão, 500, em Vila Abernéssia. Na frente da casa um belo carro antigo, de marca não desconhecida e uma senhora, também, não identificada. No local dessa casa, atualmente, existe um grande prédio recém construído, com espaços para lojas no piso térreo e nos pisos superiores, espaços para escritórios etc.. Esse prédio está localizado ao lado da Meta Ferramentas, quase atrás do prédio da antiga Telefônica.

 

 

 

Pessoas - Ubaldo Biagioni


Foto da década de 1960, mostrando o saudoso Sr. Ubaldo Biagioni, com algumas netas e netos. Sr. Ubaldo foi um dos pioneiros de Campos do Jordão que, durante muitas décadas, residiu com sua grande e numerosa família, no antigo Bairro da Abissínia, atualmente, Bairro do Recanto Feliz, situado entre Vila Capivari e Bairro Jardim do Embaixador.

Em época memorável, de saudosa memória, quando era possível criar vacas até quase no centro da cidade, o Sr. Ubaldo foi grande criador de vacas leiteiras no Bairro da Abissínia, depois Recanto Feliz. Ficou famoso pelo leite tirado na hora, com muito esmero, dedicação e cuidados especiais, servido diretamente nos copos, com açúcar, canela, café, toddy, chocolate e até com conhaque, servido para os adultos e apreciadores. Esse leite servido no copo, logo nas primeiras horas da manhã, era a alegria da criançada, apreciado não só pelos jordanenses como, especialmente, para os turistas que tinham casas em Campos do Jordão e aqui vinham passar finais de semana e férias escolares dos filhos.

O Sr. Ubaldo também ficou famoso e conhecido pelo enorme e especial cachimbo em que fumava o seu apreciado fumo de rolo bem picado e dava grossas baforadas de fumaça.

OBS: Foto gentilmente cedida pela Família Biagioni.

 

 

 

Históricas - O Cachimbo de Ubaldo Biagioni


Na foto, apoiado num antigo e pesado ferro de passar roupas, movido a carvão, o famoso cachimbão que foi, durante muitos anos, utilizado pelo saudoso Sr. Ubaldo Biagioni. O Sr. Ubaldo ficou famoso e conhecido pelo enorme e especial cachimbo em que fumava o seu apreciado fumo de rolo bem picado e dava grossas baforadas de fumaça.

Sr. Ubaldo foi um dos pioneiros de Campos do Jordão que, durante muitas décadas, residiu com sua grande e numerosa família, no antigo Bairro da Abissínia, atualmente, Bairro do Recanto Feliz, situado entre Vila Capivari e Bairro Jardim do Embaixador.

Em época memorável, de saudosa memória, quando era possível criar vacas até quase no centro da cidade, o Sr. Ubaldo foi grande criador de vacas leiteiras no Bairro da Abissínia, depois Recanto Feliz. Também, ficou famoso pelo leite tirado na hora, com muito esmero, dedicação e cuidados especiais, servido diretamente nos copos, com açúcar, canela, café, toddy, chocolate e até com conhaque, servido para os adultos e apreciadores. Esse leite servido no copo, logo nas primeiras horas da manhã, era a alegria da criançada, apreciado não só pelos jordanenses como, especialmente, para os turistas que tinham casas em Campos do Jordão e aqui costumavam visitar em finais de semanas e férias escolares dos filhos.

 

 

 

Politica - Visita do Governador


No início da década de 1960, em frente à escadaria de acesso ao saudoso prédio onde esteve estabelecida a sede da Prefeitura Municipal de Campos do Jordão, autoridades diversas e admiradores, reúnem-se para saudar o Governador do Estado de São Paulo, professor Carlos Alberto de Carvalho Pinto (31/01/1959 a 31/janeiro/1963).

Esse prédio foi construído na final da década de 1920 e pertencia à Sra. Maria Camargo, servindo como sua residência por alguns anos.Além desse prédio, ela era proprietária de muitos outros aqui em Campos do Jordão. Ficava ao lado do antigo Cine Glória, atual Espaço Cultural Dr. Além, em Vila Abernéssia. Antes esse prédio foi usado por uma das primeiras Escolas da Cidade na década de 1930 e, posteriormente, por cinqüenta e seis anos, como Sede da Prefeitura Municipal de Campos do Jordão.

Na foto, da esquerda para a direita: Dr. Moacyr Padovan, responsável pelo Setor Jurídico da Prefeitura, não identificado, o jovem Camilo Muniz de Souza Junior, da Radioemissora de Campos do Jordão, ZYL6, a mais alta do Brasil, não identificado, não identificado, Zolmo Barreto de Borba, o conhecido Pierre, músico pianista que abrilhantou muitos encontros importantes de Campos do Jordão; o médico e prefeito municipal Dr. José Antonio Padovan (01/01/1959 a 31/12/1962); o Governador do Estado de São Paulo, professor Carlos Alberto de Carvalho Pinto (31/01/1959 a 31/janeiro/1963); o vereador e Diretor de Turismo de Campos do Jordão, Sr.Joaquim Corrêa Cintra; Sr. Antonio Reis, Chefe da Agência de Correios e Telégrafos de Campos do Jordão; engenheiro Fausi Paulo, Diretor do Serviço Autônomo Municipal de Águas e Esgotos da Prefeitura - SAMAE e o locutor e radialista Adib Yazbeck, da Rádio Emissora de Campos do Jordão - ZYL-6, a mais alta do Brasil.

 

 

 

Pessoas - Eugênio F. Godoy


Na foto da década de 1970, montado em um de seus maravilhosos cavalos, grande paixão da sua vida, o sertanejo Eugênio Feliciano de Godoy, o conhecido Eugenião ou Genião, nascido na Fazenda da Guarda, filho de Feliciano de Godoy. Eugênio foi homem bom, prestativo, trabalhador e de inúmeros amigos, um dos pioneiros de Campos do Jordão, pertencente à numerosa Família dos Godoy. Residiu, por muitos anos, na famosa e histórica Fazenda do Campinho, situada nos altos do maravilhoso Campo dos Moreiras, posteriormente, São José dos Alpes, proximidades do Horto Florestal de Campos do Jordão. Posteriormente, durante muitos anos, residiu no Bairro do Recanto Feliz, antigamente, Bairro Abissínia, com a esposa Alice Pavan de Godoy.

Eram seus irmãos, Pérsio Feliciano de Godoy e o famoso e legendário sertanista e político Rogério Feliciano de Godoy, que ficou famoso durante “Revolução Constitucionalista de 1932”, Revolução de 1932 ou Guerra Paulista, movimento armado ocorrido no Brasil entre os meses de julho e outubro de 1932, onde o Estado de São Paulo visava a derrubada do Governo Provisório de Getúlio Vargas e a promulgação de uma nova constituição para o Brasil, houve tentativa de acerto de contas entre paulistas e mineiros, frente a descontentamentos ocorridos na época da política do “café com leite”.

 

 

 

Pessoas - Confraternização - 1980


Um saudoso jantar de comemoração de fim de ano do início da década de 1980, junto com amigos da Loja Maçônica “Cônego Januário da Cunha Barbosa”, de Campos do Jordão. Esse jantar foi realizado num restaurante situado em Vila Capivari, na parte superior do prédio onde, atualmente, está sediada a Loja da Malú Decorações. Esse restaurante, era de propriedade um amigo francês chamado Rogê Muller, também dono do famoso restaurante “La Casserole”, situado no Largo do Arouche, em São Paulo.

Na foto, da esquerda para a direita: O saudoso Jair Rocha Pinheiro e o Dr. Samuel Barbosa da Costa.

 

 

 

Históricas - Postos Ipiranga e Gulf - Família Reusing


Foto da década de 1950 mostrando o antigo Posto Ipiranga, anteriormente, Posto Gulf, da Família Reusing.

Nesse mesmo local, também na década de 1950, esteve estabelecido o Posto Gulf, da Família Reusing, composto do Patriarca da Família Sr. Gustavo Reusing e pelos filhos Gustavo Reusing Filho, Walter Reusing e Paulo Oriel Reusing, o Paulinho. Esse famoso comércio de combustíveis, óleos automotivos, lavagem e lubrificação de veículos, sob a bandeira da Gulf do Brasil, estava instalado em prédio por eles construído, situado na Av. Dr. Januário Miráglia, esquina com a atual Rua Brigadeiro Jordão, logo após o famoso Supermercado “Pão de Açúcar”. Esse Posto Gulf, posteriormente, passou para a bandeira Ipiranga e ficou de propriedade de um dos filhos, o Walter Reusing.

Depois que o Posto Ipiranga encerrou suas atividades, na década de 1970, o prédio foi transformado em várias lojas comerciais. Dentre aqueles que estiveram estabelecidos nesse local, em duas dessas lojas, durante quase duas décadas ou mais, esteve instalada a Agência do Expresso da Mantiqueira, concessionária dos transportes coletivos intermunicipais entre Campos do Jordão, Vale do Paraíba e São Paulo e vice-versa. Ao lado, está sediado o famoso Conjunto Ipiranga, de lojas comerciais e apartamentos.

 

 

Veja fotografias publicadas em outras semanas clicando aqui.

 

Voltar

 

- Campos do Jordão Cultura -