Home · Baú do Jordão · Camargo Freire  · Campos do Jordão

Crônicas e Contos · Culinária  ·  Fotos Atuais · Fotos da Semana

  Fotografias · Hinos · Homenagens · Papéis de Parede · Poesias/Poemas 

PPS - Power Point · Quem Sou  · Símbolos Nacionais · Vídeos · Contato

 

Fotografias Semanais que contam a
 história de Campos do Jordão.

de 24/01 a 30/01/2014

 

 

Históricas - Vila Abernéssia - Década 1940


Uma bela foto do início da década de 1940, mostrando parcialmente a Vila Abernéssia.

Dentre as diversas construções que aparecem na foto:

Ao centro da foto, o nosso Jardim de Vila Abernéssia, na realidade, a nossa importante e querida Praça da Bandeira, inaugurada em festividade marcante, prestigiada por grande parte da população de Campos do Jordão e diversas autoridades, no dia 19 de novembro de 1942, durante a administração do prefeito municipal Dr. Lourival Francisco dos Santos (10/06/1941 a 12/07/1946). O prefeito municipal, na oportunidade, bastante entusiasmado e até emocionado, falou da importância da praça, especialmente como principal ponto de encontro da população jordanense e, também, como importante registro da nossa história e motivo de orgulho para as gerações vindouras.

À direita da Praça, o prédio da tradicional e famosa “Casa Ferraz”, de secos e molhados como era costume dizer nessa época, para os armazéns especializados em gêneros alimentícios diversos e bebidas. Essa Casa Ferraz estava localizada em Vila Abernéssia, exatamente no local onde até pouco tempo, estava localizado, ao fundo, o Gazebo Municipal. Na seqüência, mais à direita, o prédio do antigo Almoxarifado da Prefeitura Municipal de Campos do Jordão, local onde, atualmente, está sediado o Fórum Embaixador José Carlos de Macedo Soares. Na seqüência, o prédio do antigo Mercado Municipal e o prédio da antiga Cadeia Pública e Posto Policial, local onde, atualmente, está sediada a segunda Agência do Banco do Brasil.

À esquerda da foto o prédio da antiga Estação de Vila Abernéssia, da Estrada de Ferro Campos do Jordão e, mais à esquerda, o prédio do antigo e famoso "Chynema Jandyra", ou seja, Cinema Jandyra, o primeiro de Campos do Jordão, construído por Desiré Pasquier, em terreno doado pelo benemérito Dr. Robert John Reid. Esse Cinema, situado no mesmo local do prédio onde até alguns anos passados, estiveram sediados: O Posto Fiscal do Estado, A coletoria Estadual, A Caixa Econômica Federal e a Agência do I.N.S.S.. Ao lado desse prédio, estava sediada a antiga Agência do Banco Mercantil de São Paulo, atualmente, no local, está sediada a loja das “Casas Bahia”. No prédio sediado no local do antigo Cine Jandyra, atualmente, dentre outros estabelecimentos comerciais, está localizada a “Papelaria Aquarela”.

O Cine Jandyra foi palco de grandiosos espetáculos cinematográficos, teatrais e dos mais animados Bailes carnavalescos nas décadas de 1920 a 1940. A doação do terreno para a construção do Cinema foi condicionada à exigência de que o mesmo fosse denominado "Chynema Jandyra", nome da filha mais velha do Dr. Robert John Reid.

Um pouco acima do centro da foto, à esquerda, os prédios que pertenciam à Família Olivetti. No segundo prédio, na época, bem na esquina, na parte térrea, estava estabelecido o armazém de secos e molhados “A Bandeirante”, de propriedade do saudoso Sr. Julio Domingues Pereira. Quase na mesma época, em outras portas desse prédio, também na parte térrea, estava sediada a tradicional “Casa Cânticos”, inicialmente, de propriedade do Sr. Manoel Pereira Alves e, posteriormente, do Sr. Alberto Bernardino e esposa Dona Gracinda. Atualmente, nas oito primeiras portas da parte térrea do prédio, está sediado o conhecido e famoso “Restaurante e Pizzaria do Serginho”.

Na parte superior desse prédio, no passado, esteve sediada a Pensão Mantiqueira e, posteriormente, o “Hotel Brasil”, de propriedade do Sr. Gontran Emílio Ballion.

Um pouco mais adiante, parte do lindo, magnífico e tradicional prédio do “Palacete Olivetti”, construído pelo Sr. Próspero Olivetti, a partir do ano de 1919 e inaugurado no ano de 1921. Nesse prédio esteve estabelecida a “Pensão e Sanatório Campos do Jordão”, para ambos os sexos, de propriedade do Sr. Hans Hanbensak, com 30 leitos e mensalidades entre 400 e 600 mil réis. Nesse prédio, posteriormente, durante muitos anos, esteve estabelecido o “Hotel Montanhês”, do casal Sr. Wolfgang Böhme e a esposa Dona Érica Böhme. Ele, um dos tripulantes do famoso navio alemão Windhuk que, em plena guerra, fugindo das embarcações da marinha inglesa, ancorou no porto de Santos no dia 07 de dezembro de 1939. Posteriormente, por alguns anos, esse prédio foi a sede da Prefeitura Municipal.

Na parte térrea desse prédio, nessa época, do lado esquerdo, ao nível da Rua Brigadeiro Jordão havia a "Pharmácia Olivetti", de propriedade do dono do prédio Sr. Próspero Olivetti e do filho Sr. Paschoal Olivetti. Nesse mesmo espaço, posteriormente, por vários anos, foi o escritório de advocacia do advogado Dr. Raul Barbosa Lima. Do lado direito estava sediado o “Salão REX” - especializado em serviços de barbearia, cabeleireiro, permanente, tintura e manicure, além de contar com um serviço de engraxate. Esse salão era de propriedade dos saudosos e ilustres Irmãos Mastrandréa, Mário e Alfredo. O serviço de engraxate era executado pelo popular, conhecido e saudoso Mudinho Preto ou Mudinho do Aureliano, filho da Dona Eduvirges. Posteriormente esse salão mudou-se para a Av. Dr. Januário Miráglia, ao lado da Agência de Ônibus da Empresa - Viação São Paulo Campos do Jordão, de propriedade do Sr. Antonio de Oliveira Pires.Nesse espaço, posteriormente, esteve instalada a Agência da Caixa Econômica Estadual e, algum tempo depois, uma Leiteria.

Atualmente, em toda parte térrea desse prédio, está instalada a Cervejaria “Dom Sabor”.

Este prédio é praticamente o mais antigo prédio de Campos do Jordão. Lamentavelmente, aos poucos, vem tendo suas características alteradas.

Um pouco mais ao fundo, à direita, em fase de construção, a Igreja de Santa Teresinha do Menino Jesus, a nossa Igreja Matriz de Campos do Jordão. Essa Igreja teve sua pedra fundamental lançada em 29/06/1931 e teve sua capela-mor inaugurada em 1936, porém, a torre gótica principal que, na foto aparece em construção, foi concluída no ano de 1942.

OBS: Foto da autoria do Sr. Joaquim Pinto Seabra, o conhecido e saudoso Sr. Seabra, gentilmente cedida por sua filha e amiga Leninha Seabra Rios.

Conheça um pouco mais sobre o Sr. Seabra

 

 

 

Paisagens - Cachoeira Véu da Noiva - 1950


Foto do ano de 1950 mostrando, dentre uma bela mata com diversas exemplares do nosso pinheiro de Campos do Jordão, também conhecido como pinheiro do Paraná (araucária angustifolia ou brasiliensis) e alguns pinhos-bravos (podocarpus lambertii) a linda e aconchegante Cachoeira do Véu da Noiva. Na época, embora já com alguma poluição, as águas do Rio Capivari, ainda eram bem mais límpidas que hoje em dia. Lamentavelmente, na atualidade, estão completamente poluídas, pois, grande parte do esgoto de Campos do Jordão é direcionado para suas águas. Infelizmente isso ainda acontece. Temos a esperança e o compromisso assumido pelas autoridades estaduais e municipais, com obras em fase de construção e instalação que, em futuro bem próximo, estará completamente concluído e em operação, o sistema de captação dos esgotos de toda cidade, deixando de poluir as águas de nossos principais rios da cidade.

OBS: Foto da autoria do Sr. Joaquim Pinto Seabra, o conhecido e saudoso Sr. Seabra, gentilmente cedida por sua filha e amiga Leninha Seabra Rios.

Conheça um pouco mais sobre o Sr. Seabra

 

 

 

Paisagens - Cachoeira Véu da Noiva - 1950


Foto do início da década de 1950 mostrando, dentre uma bela mata com diversas exemplares de pinheiro ou pinheiro do Paraná (araucária angustifolia ou brasiliensis) e alguns pinhos-bravos (podocarpus lambertii) a linda e aconchegante Cachoeira do Véu da Noiva. Na época, embora já com alguma poluição, as águas do Rio Capivari, ainda eram bem mais límpidas que hoje em dia. Lamentavelmente, na atualidade, estão completamente poluídas, pois, grande parte do esgoto de Campos do Jordão é direcionado para suas águas. Infelizmente isso ainda acontece. Temos a esperança e o compromisso assumido pelas autoridades estaduais e municipais, com obras em fase de construção e instalação que, em futuro bem próximo, estará completamente concluído e em operação, o sistema de captação dos esgotos de toda cidade, deixando de poluir as águas de nossos principais rios da cidade.

Na foto, os gêmeos, filhos dos saudosos amigos Sr. Joaquim Pinto Seabra e D. Maria Seabra, o também saudoso Fernando Antonio e sua irmã Maria Tereza, a Terezinha ou Linda, para todos nós.

OBS: Foto da autoria do Sr. Joaquim Pinto Seabra, o conhecido e saudoso Sr. Seabra, gentilmente cedida por sua filha e amiga Leninha Seabra Rios.

Conheça um pouco mais sobre o Sr. Seabra

 

 

 

Paisagens - Paisagem jordanense - década 1950


Uma bela paisagem jordanense da década de 1950, mostrando uma pessoa não identificada, provavelmente, nas proximidades do Morro do Elefante, à beira do Rio Capivari, embaixo da sombra frondosa de alguns pinhos-bravos (podocarpus lambertii), desfrutando da calma do local, contemplando a corrida e ouvindo o suave barulho da corrida das águas, com certeza, extasiado com a beleza e tranqüilidade daquele momento histórico.

OBS: Foto da autoria do Sr. Joaquim Pinto Seabra, o conhecido e saudoso Sr. Seabra, gentilmente cedida por sua filha e amiga Leninha Seabra Rios.

Conheça um pouco mais sobre o Sr. Seabra

 

 

 

Históricas - Pequenos agricultores - década 1950


Uma foto maravilhosa mostrando cena comum de um passado não muito distante. Possivelmente da década de 1950, no trecho de acesso ao Bairro Recanto Feliz, proximidades do Morro do Elefante e atual Teleférico da Estrada de Ferro Campos do Jordão. Com certeza quase absoluta, um dos inúmeros e dedicados pequenos sitiantes, laboriosos agricultores que mantinham em suas pequenas propriedades situadas nas regiões, da Água Santa, Bairro do Centro, Luminosa, Tabacos, Marmelos, Tabatinga, etc., vários tipos de pequenas agriculturas. Normalmente, cultivavam algumas frutas, verduras, legumes, sementes como o milho e feijão, tubérculos, especialmente as batatas. Alguns produziam queijos tipo mineiro e até manteiga. Também, mantinham pequenas criações de frangos caipiras e galinhas para produção de ovos, porcos e cabritos. Semanalmente, traziam para os Bairros de Campos do Jordão, uma parte de suas pequenas produções e vendiam, de porta em porta, ou diretamente para algum comerciante de maior porte. Essas produções eram acondicionadas e transportadas em jacás de bambu, sacos de estopa ou farinha de trigo, em lombos de cavalos ou burros. Com isso, conseguiam arrecadar um bom dinheiro e compravam outros produtos e bens para atender suas necessidades. Alguns desses pequenos produtores vinham montados em um outro animal, puxando o animal carregador das mercadorias. Outros vinham andando, sendo acompanhados do animal carregador que sabia de cor seu destino, até dispensando o acompanhante. Em alguns casos, vinham puxando-os pelos cabrestos.

OBS: Foto da autoria do Sr. Joaquim Pinto Seabra, o conhecido e saudoso Sr. Seabra, gentilmente cedida por sua filha e amiga Leninha Seabra Rios.

Conheça um pouco mais sobre o Sr. Seabra

 

 

 

Paisagens - Pedra do Baú - década 1950


Bela paisagem, da década de 1950, mostrando a região do Alto da Boa Vista em Campos do Jordão e a linda Pedra do Baú, localizada em terras do município visinho São Bento do Sapucaí, no Estado de São Paulo, no alto da Serra da Mantiqueira. A Pedra do Baú é um dos principais cartões postais de Campos do Jordão, faz parte do nosso roteiro turístico, sendo avistada de inúmeros locais do município.

OBS: Foto da autoria do Sr. Joaquim Pinto Seabra, o conhecido e saudoso Sr. Seabra, gentilmente cedida por sua filha e amiga Leninha Seabra Rios.

Conheça um pouco mais sobre o Sr. Seabra

 

 

 

Paisagens - Paisagem especial - década 1950


Uma belíssima paisagem de Campos do Jordão da década de 1950 que nos remete àquela maravilhosa frase tradicional, de grande impacto, sentimentalismo e pureza acredito, da autoria de algum dos membros da tradicional família Matarazzo ou de algum poeta amigo, proprietária de uma das mais belas, tradicionais e magníficas propriedades de Campos do Jordão, mantida, há muitas décadas, como identificação do seu belo portal de acesso: “QUIETUDE... na tranqüilidade dos montes e na liberdade dos campos.”

OBS: Foto da autoria do Sr. Joaquim Pinto Seabra, o conhecido e saudoso Sr. Seabra, gentilmente cedida por sua filha e amiga Leninha Seabra Rios.

Conheça um pouco mais sobre o Sr. Seabra

 

 

 

Paisagens - Pedra do Baú - Década 1950


Bela paisagem, da década de 1950, mostrando a região do Alto da Boa Vista em Campos do Jordão e, no primeiro plano, um belo exemplar do nosso pinheiro, também conhecido como do Paraná (araucária angustifolia ou brasiliensis). Ao fundo, um ângulo do perfil da linda Pedra do Baú, localizada em terras do município visinho São Bento do Sapucaí, no Estado de São Paulo, no alto da Serra da Mantiqueira. A Pedra do Baú é um dos principais cartões postais de Campos do Jordão, faz parte do nosso roteiro turístico, sendo avistada de inúmeros locais do município.

OBS: Foto da autoria do Sr. Joaquim Pinto Seabra, o conhecido e saudoso Sr. Seabra, gentilmente cedida por sua filha e amiga Leninha Seabra Rios.

Conheça um pouco mais sobre o Sr. Seabra

 

 

 

Paisagens - Paisagem especial - década 1950


Uma bela paisagem jordanense da década de 1950, mostrando uma senhora não identificada e uma criança, provavelmente, nas proximidades do Morro do Elefante, ultrapassando as margens do Rio Capivari, sobre uma singela ponte. Ao redor, da beleza da paisagem do local, o tronco de um belo exemplar do nosso pinheiro, também conhecido como do Paraná (araucária angustifolia ou brasiliensis e diversos exemplares frondosos de vários pinhos-bravos (podocarpus lambertii).

OBS: Foto da autoria do Sr. Joaquim Pinto Seabra, o conhecido e saudoso Sr. Seabra, gentilmente cedida por sua filha e amiga Leninha Seabra Rios.

Conheça um pouco mais sobre o Sr. Seabra

 

 

 

Históricas - Pico do Itapeva - Década 1950


Na foto da década de 1950, sobre as formações rochosas, ditas vulcânicas, do maravilhoso e primitivo Pico do Itapeva, com seus 2.030 metros de altitude, sem a descuidada e imprópria poluição visual imposta, nos dias atuais, pelo desorganizado comércio estabelecido no local, o saudoso Sr. Joaquim Pinto Seabra, o conhecido Sr. Seabra, posa para esta foto histórica.

OBS: Foto gentilmente cedida pela amiga Leninha Seabra Rios, uma das filhas do Sr. Seabra.

Conheça um pouco mais sobre o Sr. Seabra

 

 

 

Paisagens - Morro do Elefante - década 1970


Uma bela foto do início da década de 1970, mostrando no primeiro plano a residência onde o saudoso Sr. Joaquim Pinto Seabra, o Sr. Seabra, residiu com parte da família, a também saudosa esposa D. Maria Seabra e os filhos menores, os gêmeos, Fernando Antonio, de saudosa lembrança e sua irmã Maria Tereza, a Terezinha ou Linda, para todos nós.

Ao fundo, o Morro do Elefante, quase totalmente primitivo. Nessa época, já estava construído o famoso “Belvedere do Morro do Elefante”, cujo projeto, foi um dos primeiros da autoria do famoso engenheiro arquiteto José Roberto Damas Cintra. Também, como é possível ver as torres, já existia o Teleférico da Estrada de Ferro Campos do Jordão que liga a estação Emílio Ribas de Vila Capivari ao topo do Morro do Elefante. A partir dessa época, começou a intervenção maléfica que, infelizmente, aos poucos, deturpou e maculou sua preciosa imagem. Nessa época e, ainda durante alguns anos, no topo do morro não existiam as inúmeras construções atuais.

Ao lado do prédio do Belvedere, ainda existia a tradicional cruz de concreto que, por muitos anos, ornamentou o topo do morro, dando oportunidade para que todos pudessem ajoelhar e agradecer ao Criador por tamanha bondade e generosidade. Todos que subiam o morro e alcançavam essa simples cruz de concreto, ficavam encantados com a maravilhosa visão de 360 graus de Campos do Jordão, especialmente, da Vila Capivari.

OBS: Foto gentilmente cedida pela amiga Leninha Seabra Rios, uma das filhas do Sr. Seabra.

Conheça um pouco mais sobre o Sr. Seabra

 

 

 

Históricas - Praça João de Sá - década 1970


Foto histórica da década de 1970, mostrando a área próxima onde, até pouco tempo, estava instalado o lindo, aconchegante “Alcalá Plaza Hotel”. Atualmente, com a nova denominação de “Charmrouse Pousada”, está situada em frente à Praça João de Sá, autor do Hino a Campos do Jordão, entre os Edifícios “Sans Soucis” e “Tirol”, proximidades da tradicional Parada Grande Hotel, da Estrada de Ferro Campos do Jordão.

Em destaque na foto, um dos tradicionais vagões da Estrada de Ferro Campos do Jordão, também conhecidos com classinhas, cedidos pela ferrovia para ornamentar a praça que estava sendo criada. Posteriormente esse vagão adaptado, foi transformado num pequeno restaurante e casa de lanches com a denominação de “O Bonde”, permanecendo em atividade durante vários anos. Com a total reformulação da Praça esse vagão foi recolhido pela ferrovia, reformado e devolvido para nova visão de ornamentação, ao lado de posto de atendimento da Secretaria de Turismo da Prefeitura Municipal de Campos do Jordão.

OBS: Foto gentilmente cedida pela amiga Leninha Seabra Rios, uma das filhas do Sr. Seabra.

Conheça um pouco mais sobre o Sr. Seabra

 

 

 

Paisagens - Alto da Boa Vista - Década 1950


Bela paisagem, do início da década de 1960, mostrando a região do local onde existia o saudoso e maravilhoso Mirante do Alto da Boa Vista. Esse Mirante estava localizado nas proximidades do Palácio Boa Vista de Campos do Jordão. Para identificar o melhor trajeto para alcançar o local onde estava situado: Seguindo-se a estrada que passa em frente ao Palácio no sentido do atual Auditório “Cláudio Santoro”, na atual Praça Dona Maria Maluf, tomando-se a direita e depois, na segunda à esquerda da casa do saudoso Dr. Atílio Zelante Flosi, hoje pertencente à Sra. Lia Maria Aguiar e, novamente à esquerda onde, até pouco tempo estava sediada a casa do Sr. Kim Wang e mais uns duzentos metros, lá estava localizado o saudoso Mirante.

No primeiro plano da foto, um saudoso automóvel fabricado pela Ford, modelo Prefect & Anglia, acredito, ano 1952 e ao lado, dentre as irmãs Maria da Glória, a Lita e Maria Helena, a Leninha, ambas filhas do saudoso casal Sr. Joaquim Pinto Seabra e Dona Maria Seabra, o saudoso Dr. Silvio da Costa Rios, que foi casado com a Leninha Rios. Dr, Silvio Rios como era conhecido, foi grande e experiente médico clínico e cirurgião que prestou importante e relevante serviço em diversos e tradicionais sanatórios e hospitais de Campos do Jordão, no combate à tuberculose, especialmente nas áreas da tisiologia e pneumologia.

Ao fundo, uma linda visão da Pedra do Baú, localizada em terras do município visinho São Bento do Sapucaí, no Estado de São Paulo, no alto da Serra da Mantiqueira. A Pedra do Baú é um dos principais cartões postais de Campos do Jordão, faz parte do nosso roteiro turístico, sendo avistada de inúmeros locais do município.

OBS: Foto da autoria do Sr. Joaquim Pinto Seabra, o conhecido e saudoso Sr. Seabra, gentilmente cedida por sua filha e amiga Leninha Seabra Rios.

Conheça um pouco mais sobre o Sr. Seabra

 

 

 

Históricas - Igreja São Benedito - década 1950


Foto da década de 1950, da Igreja de São Benedito, em fase de construção, localizada no centro da Vila Capivari, em frente à Praça de mesmo nome que, na época, ainda não existia. Há quem diga que, o nome da Igreja de São Benedito foi dado pelo Embaixador José Carlos de Macedo Soares, freqüentador assíduo de Campos do Jordão, proprietário da linda casa que existia na Avenida que leva o seu nome, onde hoje está sediado o Center Suiço; grande benfeitor de Campos do Jordão, doador de quase todas as terras onde foram construídos os Sanatórios que tiveram fator preponderante na época áurea da tuberculose e que prestaram relevantes serviços nesse processo da cura da doença do século.

Ao centro da foto e ao fundo, a casa que pertenceu a casa que pertenceu ao Prefeito Municipal Dr. Antonio Nicola Padula (04/12/1953 a 20/11/1956).


Conheça um pouco mais sobre o Sr. Seabra

 

 

Veja fotografias publicadas em outras semanas clicando aqui.

 

Voltar

 

- Campos do Jordão Cultura -