Home · Baú do Jordão · Camargo Freire  · Campos do Jordão

Crônicas e Contos · Culinária  ·  Fotos Atuais · Fotos da Semana

  Fotografias · Hinos · Homenagens · Papéis de Parede · Poesias/Poemas 

PPS - Power Point · Quem Sou  · Símbolos Nacionais · Vídeos · Contato

 

Fotografias Semanais que contam a
 história de Campos do Jordão.

de 07/01 a 13/01/2011

 

 

Artes Plasticas - A beleza do antúrio


Lindo quadro com bela imagem de “Anthuriuns”. Esse quadro é da autoria da autoria da artista plástica Yara Cerqueira César que vem se destacando no cenário artístico de Campos do Jordão. Já participou de diversas exposições, juntamente com artistas de nomes relevantes da cidade que, sempre, procuram difundir e elevar essa nobre arte para fora de nossos limites territoriais.

 

 

 

Arquitetura - Tênis Clube de Turismo


Linda imagem da tradicional e bela sede do “Campos do Jordão Tênis Clube de Turismo”, situado em Vila Capivari e fundado em 01 de janeiro de 1933. A foto foi tirada no ano de 2008.

“Por volta de 1928, Eduardo Levy, ajudado pelo engenheiro e tenista Aristides de Souza Mello, arrecadando contribuições de veranistas, conseguiu construir uma quadra de tênis no local onde, mais tarde, se ergueria o Campos do Jordão Tênis Clube de Turismo. Em 1° de janeiro de 1933, em Vila Capivari, reuniram-se diversas pessoas na residência do Eng° Aristides de Souza Mello, denominada “Vila Maria”, a fim de constituírem uma sociedade esportiva, de caráter civil.

Por aclamação foi eleito presidente da assembléia o Dr. Oscar Moreira, que assumindo, convidou para secretários José de Sampaio Góes Netto e Fernando Ivancko.

Procedeu-se à eleição da primeira diretoria: Lincoln Ferreira Faria (presidente), Plínio da Rocha Mattos (vice), Silvio Varela Martins (1° secretário), José Torres (2° secretário), Ernane Telles Rudge (1° tesoureiro), João Alves Teixeira (2° tesoureiro) e Aristides de Souza Mello (diretor de sede).

Estava constituído o Campos do Jordão Tênis Clube.”

OBS: Parte do Histórico do Livro “História de Campos do Jordão” da autoria do Escritor Pedro Paulo Filho, Editoria Santuário - 1986, Páginas 481 e 482.

 

 

 

Energia Elétrica - CESP - ano de 1988


Foto do ano de 1988 quando da visita do Diretor de Distribuição de Energia Elétrica da CESP - Companhia Energética de São Paulo, Engenheiro Eletricista pela Universidade Federal de Itajubá, Turma de 1966, Enéas Vasconcellos Pereira, para tratar de diversos assuntos relacionados ao sistema de distribuição de energia elétrica para a cidade de Campos do Jordão.

Na recepção, em frente ao Portal de entrada da cidade, da esquerda para a direita: O Prefeito de Campos do Jordão João Paulo Ismael; Enéas Vasconcellos Pereira, José Pedro Sartori Neto, Gerente da Regional de Distribuição de Atibaia; Engenheiro Eletricista pela Escola de Engenharia de Lins-SP. Turma de 1976, Leonardo Stanziola, Gerente do Distrito da CESP de Campos do Jordão, Edmundo Ferreira da Rocha, Euclides Pereira de Abreu Junior e Edison Antonio Franco, respectivamente, Gerente Local, Chefe da Seção Técnica e Chefe da Seção Comercial da CESP - Companhia Energética de São Paulo, Distrito de Campos do Jordão.

 

 

 

Escolas - Formandos G.E.Dr. Domingos Jaguaribe - 1952


Turma de formandos do ano de 1952 do Grupo Primário da Escola Dr. Domingos Jaguaribe.

Na foto, fileira de baixo para cima, da esquerda para a direita:

Primeira Fileira - Leonardo Pereira, Nair Rosa Monteiro, Hiloharu Igaki, Dirce C. da Silva, Maria Aparecida da Silva, Olimpio V. da Silva.

Segunda Fileira - Maria A. Marques, Pedro Paulo dos Santos (lamparina), José Alves de Andrade, Beatriz Maria, Maria B. Braz, Helena Silva Maia.

Terceira Fileira - Maria Dias Chaves, Anor Minamisako, Haruko Tamura, Yoji Kuabara, Paulo Jerônimo, Matilde Vaz de Lima, Jairo Alves.

Quarta fileira - Shinishi Matsunaga, Aluízio Barbosa de Souza, Dulcy Martins de Almeida, Wilma Rosa, Jaime Alves, Laurinda P. Pinto, Keiro Haibara, Antonio Bernardo.

Quinta Fileira - Paulo Oriel Reusing, Francisco Santos Nascimento, Marlene G. de Sá, Milton G. Mamoni, José Florêncio, Alfredo Nicoltello, Antonio F. da Costa, Darcy Magalhães, Himiya Oikawa, Carlos Alberto Ribeiro do Valle.

Sexta fileira - Milton Libera, Allan Guimarães, Paulo Gonçalves, Antonia de Castro, Aluízio Pizarro, Kimie Nakamura, D.J. Steinmeyer Lima, Sebastião Fonseca, José B. Cardoso, José Roberto Damas Cintra, Corina Helena O. Santos,Maria L. de Ferreira, Sebastião Galvão.

Sétima Fileira - Antonio Guimarães, Maria de Souza, Adherbal Junior, M. Lucília de Oliveira, Sérgio Cury Paulo, Yolanda P. da Silva e João Florêncio.

Professora - Angelina M. Picchi,
Homenagem Póstuma - Professora Isola Orsi
Professora - Hilda R. Azevedo Carvalho
Homenagens- Professora Mary Aparecida de Arruda Camargo, Paraninfa Dona Leonor Mendes de Barros, Inspetor Francisco Bueno, Delegado de Ensino Lafayete R. Pereira e Prefeito Municipal Paulo Cury.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo Anor Minamisako

 

 

 

Esportes - Campeonato de Bola ao Cesto, ano 1955.


A famosa equipe de voleibol denominada “OSSO SPORT CLUB”, composta de alunos do nosso saudoso CEENE – Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão. Idealizada e constituída para ser reconhecida como “osso duro de roer”, e enfrentar as equipes mais sofisticadas e elitizadas que se apresentavam na quadra de areia por eles construída em Vila Capivari, na Avenida Macedo Soares, em frente ao Hotel Europa, bem no local onde hoje está sediado o Shopping Cadij. Essa quadra ficou famosa por algum tempo, sendo a sede do Clube Campestre de Voleibol.

Essa equipe do Osso, realmente, deu o que falar, foi um osso duro de roer, deu muita dor de cabeça para as equipes adversárias.

Na foto, alguns jogadores da Equipe do OSSO, após sagrar-se Campeã de um dos torneios de Voleibol realizados, comemoram com demais colegas e direção do Colégio Estadual.

Agachados, da esquerda para a direita: José Ariosto Barbosa de Souza Jr., Francisco Miranda, o Chiquinho da venda, Lincoln Parra Vasques.

Primeira fileira, na mesma ordem: Édison Carneiro, Anor Minamisako, Arthur Claro Bastos, Juvenal Rocha Pinheiro, o Daval, muitos não identificados, Maria Eugênia Spinardi, Vera Góes, Paulo Ribeiro Vaz, Aulus Plautus Barbosa de Souza, Julio Carlos Ribeiro Vaz, Professor Gad Aguiar, Luiz Carlos Pinotti, Heleninha Seabra, Hideto Miura, Aloísio Barbosa de Souza, Professor e Diretor do Colégio, Raul Pedroso de Moraes, Antonio Carlos de Barros, o Carlão.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo Anor Minamisako

 

 

 

Esportes - Basquetebol do Grêmio Estudantil - 1956


Equipe de Basquetebol do GEJ - Grêmio Estudantil Jordanense, do CEENE - Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão - quando das disputas em comemoração ao Dia da Cidade, no dia 29 de abril de 1956.

Em pé - Arthur Claro Bastos, Hermes de Figueiredo, Luiz Carlos Pinotti e Julio Carlos Ribeiro Vaz.

Agachados - Paulo Pasquarelli, Mariano Câmara Neto e Anor Minamisako.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo Anor Minamisako

 

 

 

Famílias - Família OSUGUI


A laboriosa e tradicional Família OSUGUI que, sempre, se dedicou, com muito carinho e grande conhecimento, à agricultura em geral, principalmente frutas, verduras e legumes, em sua propriedade situada nas encostas da Serra da Mantiqueira, logo abaixo do tradicional e conhecido KM. 200 da estrada SP. 50, antiga e primeira ligação entre Campos do Jordão a São José dos Campos.

Na foto, na primeira fileira, da esquerda para a direita: Os filhos, Goro, Tamae e Saeko;

Na segunda fileira, na mesma ordem: Samae, Sra. Fumiko Osugui, a Matriarca da Família, Sr. Taiti Osugui, o Patriarca da Família e Yatiyo;

Na terceira fileira, na mesma ordem: Setsuo e Hazime. Setsu, mais conhecida posteriormente, como Dona Cecília, a saudosa e dinâmica fornecedora de frutas, legumes e verduras das feiras semanais de Campos do Jordão, mãe da grande amiga Marta Tani que, felizmente, continua o magnífico trabalho iniciado por sua mãe, trazendo para nossa alimentação os excelentes produtos produzidos por seu pai Sr. Takeya Tani, na propriedade próxima à mencionada anteriormente.

 

 

 

Esportes - Jogos Abertos de C. Jordão - 1956


Comemoração da terceira edição “IIIª Jogos Abertos de Campos do Jordão” - 15/08/1956 - Agachados - Irene Pedroso, Paulo Pasquarelli, Irmã Pedroso e Karin Buckman.

Primeira Fileira - Márcio Lauretti, Dora Lygia Cersósimo, Keiko Igaki, Leila Nejar, Vilma Nejar, Janete Nejar, Nhura Vasconcellos, Hermes de Figueiredo, Aloísio Barbosa de Souza e garoto não identificado.

Última fileira - Tetsuo Igaki, Wanderley De Laurentis, não identificado, José Pasquarelli, Alda Miranda, não identificada, Juvenal Rocha Pinheiro, o Daval, José Roberto Damas Cintra, Paulo Ribeiro Vaz, Fuad Debuxe, Anor Minamisako, Jefferson Alves, irmão do Professor Reverendo Oswaldo Alves e César Carneiro.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo Anor Minamisako

 

 

 

Esportes - Equipe Basquetebol Grêmio Estudantil - 1957


Equipe de Basquetebol do GEJ - Grêmio Estudantil Jordanense, do CEENE - Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão, ano 1957.

Em Pé - Lincoln Parra Vasques, Gaspar, Mariano Câmara Neto, e Arthur Claro Bastos.

Agachados - Fernando Antonio Conceição, Paulo Pasquarelli, Luiz Carlos Pinotti e Anor Minamisako.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo Anor Minamisako

 

 

 

Históricas - No momento, a foto mais antiga de Campos do Jordão


Foto da Vila Abernéssia da década de 1910. Esta, praticamente, é uma das fotos mais antigas de Campos do Jordão. Também, uma das poucas imagens que temos desse ângulo da Vila Abernéssia, mostrando o local onde, atualmente, estão: o Mercadinho Piratininga, Edifício Pátio Dubieux, Clínica Média “SAMI”, prédio onde estão estabelecidos, Loja do Tadeu e a Padaria Karina, Correios, Dispensário Dr.Silvestre Ribeiro, Banco do Brasil e muitos outros.

Vemos a antiga Avenida de Ligação, atualmente Av. Dr. Januário Miráglia, ainda sem qualquer tipo de calçamento. É importante notar: nessa época, ainda não existiam os trilhos da nossa Estrada de Ferro Campos do Jordão, inaugurada no dia 15 de novembro de 1914. Todas as construções que aparecem na foto eram de madeira, zinco, pau-a-pique ou taipa. Não existiam casas de alvenaria. A primeira casa de alvenaria de Vila Abernéssia foi construída depois da inauguração da Estrada de Ferro Campos do Jordão, entre os anos de 1914 e 1915, por Joaquim Ferreira da Rocha que aqui chegou junto com a construção da ferrovia. Essa casa foi construída em Chácara de sua propriedade, atualmente pertencente às Irmãs do Sagrado Coração de Jesus, abrigando a Obra Social ASSISO.

A casinha de madeira que aparece à esquerda da foto, estava localizada no mesmo local onde ainda existe, a casa que, até pouco tempo, pertencia ao saudoso Manoel Fontela, funcionário do nosso Dispensário, ao lado da atual loja de materiais para construção “Serra dos Pinhos”. As demais casas que aparecem na seqüência, após à atual Agência do Banco Itaú, eram todas de zinco. Na primeira delas, morou muito tempo o Sr. João Rodrigues da Silva, o João Maquinista, depois, o Sr. Guimarães, pai do Guimarães do Táxi, do Zé Aparecido Nunes, Benedita Augusta Guimarães, posteriormente, o Olegarinho Frozino, está o está a Galeria Via Candotti, da Família Frozino.

É impressionante a grande profundidade da visibilidade dessa foto, coisa totalmente impossível atualmente. Vemos bem ao fundo da foto, o majestoso Morro do Elefante localizado na Vila Capivari, há mais de três quilômetros do local da foto.

 

 

 

Esportes - Equipe de Futebol do Grêmio Estudantil - 1957


No dia 29 de agosto de 1957, no campo de futebol do atual Estádio Municipal “Benedito Vaz Dias” a equipe “A” de futebol do GEJ - Grêmio Estudantil Jordanense, do CEENE - Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão.

Em pé, da esquerda para a direita: Benedito Siqueira e Silva, Arthur Claro Bastos, Sergio Cury Paulo, Fuad Debuxe, César Carneiro, José Klukevicz, Gaspar.

Agachados, na mesma ordem: Nelson Elias, Anor Minamisako, Édison dos Anjos Carneiro, Professor Gad Aguiar, saudoso amigo e professor de Educação Física do Colégio Estadual e Paulo Teodoro de Souza, o famoso e grande jogador de futebol, conhecido por Paulo Coxinha, um dos melhores que já passaram por Campos do Jordão. BR>
OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo Anor Minamisako

 

 

 

Esportes - Equipe de Futebol do Grêmio Estudantil - 1957


No dia 29 de agosto de 1957, no campo de futebol do atual Estádio Municipal “Benedito Vaz Dias” a equipe “B” de futebol do GEJ - Grêmio Estudantil Jordanense, do CEENE - Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão.

Em pé, da esquerda para a direita: Toshio Tamura, Professor Gustavo Leopoldo Marissäel de Campos, inesquecível e saudoso professor de Matemática de nosso Colégio Estadual, Fernando Conceição, Juvenal Rocha Pinheiro, o Daval e Shigueo Yamaguchi.

Agachados, na mesma ordem: Jair Kaianoke, Aulus Plautus Barbosa de Souza, Luiz Carlos Pinotti, Professor Guido Machado Braga, grande amigo, dedicado professor de Desenho de nosso Colégio Estadual, atualmente, valoroso artista plástico na Cidade de Aparecida-SP. e Eurípedes de Oliveira, o Balote.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo Anor Minamisako

 

 

 

Paisagens - Sem o texto você consegue identificar esta foto ?


A princípio, olhando sem muito cuidado, é muito difícil identificar o local dessa linda foto.

Esta foto, da década de 1940, mostra em seu primeiro plano, do lado esquerdo, um pouquinho da antiga e famosa “Favela” de Campos do Jordão, situada no início do Bairro Buraco da Onça, fundos da tradicional Vila Ferraz, com final aparecendo ao centro do primeiro plano da foto.

Um pouco mais acima, já no meio da foto, um belo Loteamento com alguns quarteirões bem definidos e diversas ruas. Nesse local foi instalado o belo e tradicional Bairro denominado Vila Fracalanza, hoje reduto de importantes moradores, pertencentes a diversas atividades da nossa sociedade Jordanense. Bem à direita dessa área, um pouco escurecida, ao lado de uma casinha branca, a casa de Joaquim Ferreira da Rocha, a primeira casa de alvenaria de Vila Abernéssia, construída entre os anos de 1914 e 1915, logo após sua chegada a Campos do Jordão, juntamente com a Estrada de Ferro Campos do Jordão, inaugurada em 15 de novembro de 1914.

Um pouco abaixo da linha do horizonte, quase ao centro, o prédio da Chácara Dom Bosco, da laboriosa Ordem dos Padres Diocesanos. Mais à direita, o imponente prédio do importante Sanatório Sírio de Campos do Jordão.

 

 

 

Politica - Jardim Márcia recebe a energia elétrica


Na foto o Engenheiro Fausi Paulo, no ano de 1980, acionando a chave da CESP - Companhia Energética de São Paulo, para inauguração da energia elétrica no Jardim Márcia, benefício conseguido em parceria entre a Prefeitura e a CESP, durante seu mandato como Prefeito Municipal de Campos do Jordão. Fausi Paulo foi Prefeito Municipal eleito, para os mandatos de 20/05/1979 a 31/01/1983 e de 01/01/1989 a 31/12/1992.

Ao fundo da foto o saudoso Sr. Álvaro de Freitas Damas, importante funcionário da Prefeitura Municipal de Campos do Jordão.

 

 

 

Personalidades - Reunião da Câmara na década de 1970


Na década de 1970, no Plenário da Câmara Municipal de Campos do Jordão, assistem à Sessão que, ao que tudo indica, debatia tema relativo à construção civil em Campos do Jordão:

Na primeira fileira, da esquerda para a direita: Benedito Eugênio de Oliveira, Vereador suplente, Dr. Marcos Wulf Siegel, Empresário Jordanense, proprietário da COPEL - Construções Projetos e Engenharia Ltda., Empresa ligada ao ramo da Construção Civil, Vice-Presidente do Sanatorinhos - Ação Comunitária de Saúde, também ligado a diversas entidades sociais de Campos do Jordão, Vereador Jesus de Carvalho, Vereador Amadeu Carletti Junior e Vereador Clóvis Soares de Azevedo.

Na segunda fileira, na mesma ordem: O Engenheiro Arquiteto José Roberto Damas Cintra, Sr. Ângelo Corrêa Sobrinho, o conhecido Zico Cintra, representando a INCOS - Companhia Industrial e Comercial de Campos do Jordão, uma das maiores fornecedoras de materiais para construção, durante várias décadas; Sr. Marcos Damas Caldeira, Chefe da Companhia Telefônica da Estrada de Ferro Campos do Jordão, Sargento da Polícia Militar, responsável pela Segurança Pública de Campos do Jordão e algumas pessoas não identificadas.

 

 

 

Politica - Vereadores - 1969 - 1972


Vereadores da Câmara Municipal de Campos do Jordão - Legislatura 1969 a 1972.

Da esquerda para a direita: Julio da Silva, Danilo Delácio, Clóvis Soares de Azevedo, Benedito Severiano Barbosa, o conhecido Batatais e Tarcísio Coutinho.

 

 

 

Festividades - Reunião de estudantes - 1954


Feliz reunião de estudantes do CEENE - Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão, no ano de 1954, na quadra de cimento existente no local onde hoje está sediado o Ginásio de Esportes “Armando Ladeira”, em Vila Abernéssia.

Na foto, agachados, da direita para a esquerda: dentre diversos não identificados, Anor Minamisako, Édison dos Anjos Carneiro, César Carneiro, João Mariano de Pontes Filho, Janete Nejar, Hermes de Figueiredo, Fernando Conceição, Helena Terezinha Moysés, Julio Carlos Ribeiro Vaz, Maria Aparecida da Costa, a Costinha e três não identificados.

Em pé, na mesma ordem: Antonio Carlos de Barros, o Carlão, Maria Eugênia Spinardi, Irene Pedroso, Hilda Carvalho, José Ariosto Barbosa de Souza Jr., Maria Carmem Moreira da Cruz, Elda Randoli, Helena Rios, Leila Nejar, Aracy Ribeiro, Vera Góes, e Paulo Ribeiro Vaz.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo Anor Minamisako

 

 

Veja fotografias publicadas em outras semanas clicando aqui.

 

Voltar

 

- Campos do Jordão Cultura -