Home · Baú do Jordão · Camargo Freire  · Campos do Jordão

Crônicas e Contos · Culinária  ·  Fotos Atuais · Fotos da Semana

  Fotografias · Hinos · Homenagens · Papéis de Parede · Poesias/Poemas 

PPS - Power Point · Quem Sou  · Símbolos Nacionais · Vídeos · Contato

 

Fotografias Semanais que contam a
 história de Campos do Jordão.

de 21/03 a 27/03/2014

 

 

Famílias - Carla Camargo e sua Família


Uma bela foto do ano de 2012, mostrando, da esquerda para a direita: a saudosa amiga Ilda de Fátima Medeiros, uma das filhas do casal Sr. Lázaro de Oliveira Medeiros que, durante muitos anos, foi o Gerente da Empresa de Ônibus Hotel dos Lagos, concessionária dos transportes coletivos de Campos do Jordão, posteriormente Empresa de Ônibus Vila Natal Turismo, e de D. Margarida Medeiros; a minha amiga Carla Camargo Neves, companheira dos muitos e saudosos anos em que trabalhamos na maravilhosa e inesquecível Companhia Energética de São Paulo - CESP. A Carla é filha da Ilda e do saudoso amigo Roberto Camargo Neves, um dos filhos do grande amigo Sr. Adauto Camargo Neves e de D. Benedita, que desempenhou diversas atividades profissionais, especialmente, como representante de laboratórios farmacêuticos e, por último, seguindo os passos de seu pai Sr. Adauto, na corretagem de imóveis em Campos do Jordão. O irmão, também saudoso, Eduardo Camargo Neves, se destacou profissionalmente na Varig - Viação Aérea Rio Grandense, especialmente nos Estados Unidos, onde residiu por muitos anos, chegando a ser um dos Diretores da Empresa Aérea, graças à sua dignidade, capacidade e perseverança profissional. Todos eles, dos bons tempos dos Campos do Jordão de outrora; a autora da foto, amiga da Carla e Família, Lucia Galdino Ramos e a linda filha da Carla, Victória Camargo.

OBS: Foto disponibilizada pela autora Lucia Galdino Ramos, no Facebook da Carla.

 

 

 

Famílias - Família Gonçalves


Foto do ano de 2012 mostrando parte da laboriosa Família Gonçalves de Campos do Jordão.

Da esquerda para a direita: Mário Gonçalves, grande Empreiteiro da Construção Civil de Campos do Jordão, meu colega do saudoso Grupo Escolar Rio Branco, atualmente Escola Monsenhor José Vita; a professora Marta Magdalena Gonçalves, Francisco Gonçalves, mais conhecido como o Chiquinho da Radioemissora de Campos do Jordão, a ZYL-6, a mais alta do Brasil e o meu grande amigo José Gonçalves, de muitas jornadas gloriosas, na direção do Campos do Jordão Tênis Clube de Turismo e do Abernéssia Futebol Clube - A.F.C., durante as décadas de 1960 e 1970, anteriormente Oficial Maior do Cartório do Registro de Imóveis de Campos do Jordão, na época em que era Tabelião Oficial o saudoso Sr. Délio Jácome Rangel Pestana, atualmente é importante Corretor de Imóveis.

OBS: Foto disponibilizada no Facebook.

 

 

 

Famílias - Família Nagib Barbosa


Foto do mês de outubro de 1969, quando da comemoração do aniversário da jovem Rita de Cássia, mostrando, da esquerda para a direita: a saudosa Sra. Cecília Nagib Barbosa, filha de Nagib José Muait e Naza Felício, durante três décadas, uma das antigas e competentes funcionárias da Agência dos Correios e Telégrafos de Campos do Jordão; a filha Rita de Cássia Nagib Barbosa, casada com o competente e dedicado médico Dr. Lauro Mascarenhas Pinto; o pai, o saudoso Sr. Firmino Ferreira Barbosa, natural de Pesqueira, Estado de Pernambuco. Foi antigo funcionário do saudoso Grande Hotel de Campos do Jordão e, durante muitos anos, pertenceu à equipe de motoristas do “Ponto Avenida”, localizado em Vila Abernéssia. Foi um dos exímios, competente e dedicado motorista de veículos de aluguel, denominados, motoristas de praça, de Campos do Jordão, atualmente denominados taxistas; o filho Antonio Nagib Barbosa e pessoa não identificada.

OBS: Foto disponibilizada no Facebook por Antonio Nagib Barbosa, o com hecido Nagib.

 

 

 

Famílias - Família Rodrigues de Sá


Foto da década de 2.000 mostrando, da esquerda para a direita: O engenheiro Carlos Alberto Rodrigues de Sá, o conhecido Betinho, seu avô, o saudoso Sr. João Rodrigues de Sá, o conhecido Seu João Umbelino e o filho o grande amigo Afonso Rodrigues de Sá, o conhecido Caracú.

OBS: Foto disponibilizada no Facebook.

 

 

 

Pessoas - Saulo Silveira - Inesquecível


Foto do final da década de 1980 mostrando o saudoso Sr. Saulo Alves da Silveira, antigo, conceituado, prestativo e valoroso motorista de praça de Campos do Jordão, como eram denominados antigamente e, em muitas situações, até hoje, porém mais conhecidos atualmente como taxistas, também, por muitos anos, prestou importante, dedicado, delicado e imprescindível serviço em sua Funerária Santa Ana, orientando e preparando os corpos de nossos entes e amigos queridos que, infelizmente, partiram, rumando para outras paragens deste imenso e desconhecido Universo e a linda filha Flávia Alves Silveira.

OBS: Foto disponibilizada pela amiga Flávia Alves Silveira Conceição no Facebook.

 

 

 

Pessoas - Grandes amigos


Em foto do ano de 2013 os queridos amigos Maria Eunice Comparotto, minha colega do curso Ginasial do saudoso Colégio e Escola Normal de Campos do Jordão, CEENE, turma de 1963 e o marido, meu amigo Dráusio, residentes na grande Curitiba-PR..

OBS: Foto disponibilizada no Facebook.

 

 

 

Pessoas - Grandes amigos


Na foto de 2014 os queridos amigos, Márcio Salgado de Oliveira e sua esposa Odiméia Marta Guimarães de Oliveira, ambos, tradicionais, excelentes, dedicados e conceituados funcionários da 2ª Agência do Banco do Brasil de Campos do Jordão, situada ao lado do Fórum Embaixador José Carlos de Macedo Soares, anteriormente, por vários anos, Caixa Econômica do Estado de São Paulo, a saudosa Nossa Caixa.

OBS: Foto disponibilizada através do Facebook.

 

 

 

Famílias - Família Vieira Pinto


Foto recente do ano de 2013 mostrando a maravilhosa Família Vieira Pinto, filhos do saudoso casal Sr. Paulo Vieira Pinto e D. Antonieta. Ele, antigo, pioneiro e laborioso morador de Campos do Jordão, o conhecido Paulinho Leiteiro que, em seu caminhão, durante muitas décadas, a partir dos anos 1940, foi responsável pelo transporte diário do leite produzido na zona rural dos municípios da região até a Usina de Beneficiamento de Campos do Jordão, no início, Usina Primor, posteriormente Laticínios Jordanense Ltda. detentora da marca de produtos “Bel-Air”.

Da esquerda para a direita: Márcio, José, Maurício, Benedicta Regina, Jacyra, Paulo Tadeu e Pedrina. Nesta foto está faltando a Maria Izabel, a Bebel que, já nos deixou há algum tempo. Saudades !

OBS: Foto disponibilizada pelo amigo Epaminondas Freitas Filho, através do Facebook.

 

 

 

Pessoas - Amigos e irmãos


Na foto do final da década de 1950, o registro de uma feliz brincadeira dos eternos amigos, Fausi Paulo e o saudoso Luiz Cezário Richieri. Os dois, verdadeiros irmãos de muitas jornadas, colegas de estudos em diversas décadas, engenheiros formados nas turmas de 1954 e 1953, respectivamente, da Escola de Engenharia Civil da Universidade Mackenzie de São Paulo, idealizadores e sócios por cinqüenta anos da grande Construtora “Fausi & Cezário”, de Campos do Jordão. Com certeza, nesse Confessionário, o Fausi Paulo estava confidenciando ao Luiz Cezário, sua eterna paixão pela construção civil, por Campos do Jordão e sobre o privilégio de serem amigos e irmãos.

OBS: Foto disponibilizada no Facebook.

 

 

 

Históricas - Escoteiros - 1994


Escoteiros de Campos do Jordão. No início da década de 1960, na presença do prefeito municipal, o médico Dr. José Antonio Padovan (31/01/1959 a 31/12/1962), e sob a presidência do engenheiro Marcos Wulf Siegel, foi implantado o “Grupo Jaguara” de escoteiros e lobinhos. Faziam também parte da diretoria o professor Harly Trench, Amadeu Carletti Jr. e Arakaki Masakazu. A sede provisória do “Grupo Jaguara” funcionava ao lado do antigo Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão - CEENE. Anteriormente, no ano de 1949, houve um outro grupo precursor de escoteiros denominado “Oyaguara”, dirigido pelo professor Theodoro Corrêa Cintra.

O “Grupo Escoteiro Oyaguara”- (JAGUARA), o 105º, foi fundado em 20/04/1949 chegando passar pelo numeral 139º e percorreu muitos caminhos. Hoje é o 106º e teve seu reinício no dia 21 de abril de 1999. É entidade declarada de utilidade pública por força da lei 2754/03, identificada pelo CNPJ nº 03.298.699/0001-61 e está construindo sua sede própria em terreno localizado no Parque dos Cedros s/nº, em Vila Abernéssia – Campos do Jordão.

No ano de 1994, alguns Chefes Escoteiros do Grupo Jaguará, de Campos do Jordão, participam de uma atividade denominada “Fogo de Conselho”, confraternização dos membros pertencentes à tropa dos escoteiros, sempre realizada na última noite dos acampamentos programados.

Na foto, da esquerda para a direita: o saudoso Roberto Nagib, falecido em 01/12/2010, filho do Sr. Raymundo Nagib, Ricardo Moura da Silva Gonçalves e André Luiz Elbis Barbedo, mais conhecido como André Barbedo.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo Ricardo Moura da Silva Gonçalves.

 

 

 

Históricas - Senadinho - 2008


Foto histórica, do dia 19 de junho de 2008, mostrando o tradicional e conhecido Restaurante “Buffet Cintra”, mais conhecido como “Senadinho”, de propriedade da laboriosa e importante Família Cintra desde os idos de 1947, ponto de encontro da sociedade Jordanense e de muitos turistas e amantes de Campos do Jordão. Nesse local os amantes da boa e tradicional música da seresta brasileira, iam apreciar os pratos da boa e tradicional gastronomia tradicional e os deliciosos quitutes, elaborados com muito carinho e experiência. Sempre, aproveitando a feliz oportunidade, para apreciar e admirar as magistrais e maravilhosas interpretações na voz incomparável do saudoso Daniel Corrêa Cintra, o grande seresteiro de Campos do Jordão que, infelizmente, jamais será igualado.

Na foto, da esquerda para a direita: Sra. Maria José Bilyk, a D. Zezé e o filho Paulo Bilyk, presidente da Amecampos - Associação dos Amigos de Campos do Jordão, organização voluntária que trabalha pela melhoria da qualidade de vida em Campos do Jordão e na região em seu contorno; o saudoso Daniel Corrêa Cintra, seu fiel companheiro que, durante muitos anos o acompanhou com seu violão, o Cláudio Gonçalves; Ricardo Moura da Silva Gonçalves, Sra. Delma Costa e Nelson Maximino, na época, todos da Amecampos.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo Ricardo Moura da Silva Gonçalves através do Facebook.

 

 

 

Históricas - Senadinho - 2008


Foto histórica, do dia 19 de junho de 2008, mostrando o tradicional e conhecido Restaurante “Buffet Cintra”, mais conhecido como “Senadinho”, de propriedade da laboriosa e importante Família Cintra desde os idos de 1947, ponto de encontro da sociedade Jordanense e de muitos turistas e amantes de Campos do Jordão. Nesse local os amantes da boa e tradicional música da seresta brasileira, iam apreciar os pratos da boa e tradicional gastronomia tradicional e os deliciosos quitutes, elaborados com muito carinho e experiência. Sempre, aproveitando a feliz oportunidade, para apreciar e admirar as magistrais e maravilhosas interpretações na voz incomparável do saudoso Daniel Corrêa Cintra, o grande seresteiro de Campos do Jordão que, infelizmente, jamais será igualado.

Na foto, da esquerda para a direita: O Sr. Paulo Bilyk, presidente da Amecampos - Associação dos Amigos de Campos do Jordão, organização voluntária que trabalha pela melhoria da qualidade de vida em Campos do Jordão e na região em seu contorno, lendo uma bela poesia para o saudoso Daniel Corrêa Cintra.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo Ricardo Moura da Silva Gonçalves através do Facebook.

 

 

 

Festividades - Palácio Boa Vista - 50 anos


O Palácio Boa Vista, com seus 105 cômodos, construído em estilo medieval, teve sua construção iniciada no ano de 1938 quando era Interventor Federal o Dr. Adhemar de Barros (1938 a 1941), com a finalidade de residência de inverno do Governador do Estado de São Paulo. Sua inauguração, depois da construção ficar paralisada por vários anos, somente veio acontecer no ano de 1964 quando o Dr. Adhemar Pereira de Barros foi Governador do Estado de São Paulo (1963 a 1966).

Situa-se o Palácio Boa Vista a 1.875m de altitude, no Alto da Boa Vista, de onde se descortina uma paisagem deslumbrante das matas que o circundam.

Dista 3 km de Vila Abernéssia e é servido por estrada pavimentada.

Antigamente, chamavam-no de “Castelo” e, alguns, de “Palácio dos Morros Uivantes”.

Depois de inaugurado pelo Governador Adhemar de Barros, foi declarado Monumento de Visitação Pública do Governo de São Paulo, sendo também residência de verão do Governador do Estado.

Em seu interior, há riquíssimo e importante acervo cultural e artístico constituído de peças e quadros dos mais renomados pintores nacionais e estrangeiros.

Guarnece-o a Polícia Montada da Polícia Militar de São Paulo, especialmente criada para guardá-lo, organizada nos moldes da Polícia Montada do Canadá, utilizando os seus integrantes, um vistoso uniforme, azul e vermelho.

OBS: do Livro “História de Campos do Jordão”, da autoria do Escritor, Advogado e Jornalista Pedro Paulo Filho - Editora Santuário - 1986 - Páginas 699 e 700.

A bela foto, da década de 1970 mostra a fachada principal do Palácio Boa Vista, emoldurada por dois integrantes da gloriosa Polícia Militar do Estado de São Paulo, montados em seus belos cavalos e vestidos a caráter com o belo e tradicional uniforme azul e vermelho, nos moldes da Polícia Montada do Canadá.

O Palácio Boa Vista de Campos do Jordão, neste mês de Julho de 2014, estará completando cinqüenta anos, meio século, da sua inauguração oficial ocorrida no ano de 1964.

 

 

 

Festividades - Estrada de Ferro - 100 anos


Esta foto da década de 1990 mostra a linda automotriz A-3, um Bonde da Estrada de Ferro Campos do Jordão, passando em frente ao Centro Esportivo “Armando Ladeira”, em Vila Abernéssia, todinho reformado nas oficinas da Ferrovia, pelos excelentes profissionais lá existentes, com sua parte externa revestida de madeira envernizada. O Bonde puxava o simpático vagão aberto, especialmente preparado para o transporte de passageiros amantes e ávidos de aventura, nos passeios entre as Estações Emílio Ribas e Abernéssia.

A Estrada de Ferro Campos do Jordão, idealizada pelos Drs. Emílio Marcondes Ribas e Victor Godinho, ligando a cidade de Pindamonhangaba-SP., no Vale do Paraíba a Campos do Jordão-SP., foi construída, no período de 1912 e 1914, pela “Empreiteira Damas”, de propriedade do dedicado, valoroso e inesquecível Empreiteiro Sebastião de Oliveira Damas. A ferrovia era necessária para facilitar aos seus pacientes e doentes acometidos pela tuberculose, um acesso mais rápido e confortável ao alto da Serra da Mantiqueira, dotado de clima de montanha ideal para as pessoas que procuravam e necessitavam de tratamento para a cura do mal do século XX. A Ferrovia foi inaugurada no dia 15 de novembro de 1914.

Neste ano de 2014, no dia 15 de novembro, a Estrada de Ferro Campos do Jordão, estará completando seu primeiro centenário. CEM (100) anos de existência, dedicados à saúde, ao transporte, ao progresso e ao turismo de Campos do Jordão.

 

 

Veja fotografias publicadas em outras semanas clicando aqui.

 

Voltar

 

- Campos do Jordão Cultura -