Home · Baú do Jordão · Camargo Freire  · Campos do Jordão

Crônicas e Contos · Culinária  ·  Fotos Atuais · Fotos da Semana

  Fotografias · Hinos · Homenagens · Papéis de Parede · Poesias/Poemas 

PPS - Power Point · Quem Sou  · Símbolos Nacionais · Vídeos · Contato

 

Fotografias Semanais que contam a
 história de Campos do Jordão.

de 18/04 a 24/04/2014

 

 

Históricas - Campos do Jordão - 1950


Uma bela foto aérea de Campos do Jordão. Acredito que, do início da década de 1950. Nessa foto podemos ver à esquerda, o centro da Vila Abernéssia, com a torre da Igreja Matriz de Santa Teresinha do Menino Jesus, a Praça da Bandeira, o nosso Jardim, a Estação da Estrada de Ferro Campos do Jordão, o Cine Glória, atual Espaço Cultural Dr. Além, em frente a antiga sede do Abernéssia Futebol Clube - A.F.C., e logo trás o Campo de Futebol, atual Estádio Municipal Benedito Vaz Dias, o nosso Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão - CEENE.

Um pouco mais acima o Cemitério Municipal. Um pouco mais acima e à esquerda, as casas do Círculo Operário de Campos do Jordão, na Vila Guarani, proximidades do centro da Vila Jaguaribe, um pouco mais à esquerda. Ainda mais à esquerda a Igreja de Nossa Senhora da Saúde, a casa onde está, atualmente, a Casa da Xilogravura e as casas da Rua Célia.

Mais ao alto da foto a Vila Capivari, desde a Parada Grande Hotel, com o Grande Hotel de Campos do Jordão um pouco mais à esquerda, até à Estação Emílio Ribas, da Estrada de Ferro Campos do Jordão e em frente o majestoso Morro do Elefante.

OBS: Foto gentilmente exposta no Facebook pelo amigo Amauri Santos, da Construtora Dolomiti.

 

 

 

Escolas - Camargo Freire - Homenagem 1962


Foto do ano de 1962. No grandioso e inesquecível Salão Nobre do nosso saudoso Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão - CEENE, uma homenagem ao nosso querido e eterno Mestre Expedito Camargo Freire, carinhosamente chamado pelos alunos de Professor Camargão, da cadeira de Desenho.

Na foto, em frente à mesa instalada no Palco do Salão Nobre, da esquerda para a direita: Sr. Julio Domingues Pereira, o conhecido Seu Julio da “Bandeirantes”, conhecido e importante Armazém de Secos e Molhados que, durante vários anos, esteve instalado na esquina da Rua Brigadeiro Jordão com a Rua Pereira Barreto, no local onde, atualmente, está instalado o conhecido Restaurante o Serginho. Na época, devido à ausência, por motivo de viagem, do Prefeito Municipal eleito, Dr. José Antonio Padovan (01/01/1959 a 31/12/1962) e ao falecimento do vice-prefeito de Campos do Jordão, Sr. Mário Cola Francisco, o Sr. Julio Domingues Pereira, como Vereador e Presidente da Câmara Municipal de Campos do Jordão, assumiu interinamente o cargo de Prefeito Municipal. Ficou respondendo pela Prefeitura Municipal de Campos do Jordão, no período de (13/08/1962 a 12/09/1962). Ao seu lado o Sr. Guttemberg Queiroz Neves, Tesoureiro da Prefeitura Municipal, não identificado, a aluna do curso Ginasial Augusta Guimarães, em nome dos alunos, fazendo a homenagem ao homenageado professor Camargo Freire; ao seu lado o professor Douglas Perez Belomo, da cadeira de Matemática, na época, respondendo como Diretor do Colégio; o professor Camargo Freire, da Cadeira de Desenho; a professora Germânia Margoni, da Cadeira de Música e Canto Orfeônico; o professor José Domingos da Silveira, na oportunidade, da Cadeira de Português, anteriormente, da Cadeira de Latim; a professora Aparecida Maria Di Muzio Miranda, da Cadeira de Português; atrás, a Irmã Gema, da Cadeira de Religião; um pouco escondida, a professora Dirce Maluf, Diretora do Grupo Escolar anexo ao Colégio Estadual - CEENE.

OBS: Foto gentilmente cedida pela amiga e colega Augusta Guimarães.

 

 

 

Escolas - CEENE - Formandos 1962


Foto história e muito importante para os formandos do Curso Ginasial. No grandioso e inesquecível Salão Nobre do nosso saudoso Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão - CEENE, durante a cerimônia de formatura dos alunos do Curso Ginasial, realizada no mês de dezembro de 1962, a feliz e bela formanda, Augusta Guimarães, acompanhada do seu padrinho e saudoso irmão José Aparecido Nunes, também aluno do Colégio, recebe das mãos do professor José Domingos da Silveira, da Cadeira de Português, anteriormente da Cadeira de Latim, o seu Diploma de conclusão do Curso. Observando tudo o professor Douglas Peres Belomo, da Cadeira de Matemática, na época, respondendo como Diretor do Colégio.

OBS: Foto gentilmente cedida pela amiga e colega Augusta Guimarães.

 

 

 

Festividades - Aniversário da Cidade


No mês de abril, década de 1970, durante a comemoração do Aniversário da Cidade de Campos do Jordão, alunos do Curso Pré-Primário da Escola SESI de Campos do Jordão, na época sediada nas dependências da Sociedade de Educação e Assistência - SEA - Frei Orestes Girardi, desfilam em frente à Praça da Bandeira, o nosso Jardim da Vila Abernéssia. Grande público, composto de pais de alunos, parentes e admiradores desses desfiles, assiste a passagem das delegações representando as várias escolas e colégios de Campos do Jordão.

 

 

 

Festividades - Aniversário da Cidade


No mês de abril, década de 1970, durante a comemoração do Aniversário da Cidade de Campos do Jordão, alunos do Curso Pré-Primário da Escola SESI de Campos do Jordão, na época sediada nas dependências da Sociedade de Educação e Assistência - SEA - Frei Orestes Girardi, desfilam em frente à Praça da Bandeira, o nosso Jardim da Vila Abernéssia. Grande público, composto de pais de alunos, parentes e admiradores desses desfiles, assiste a passagem das delegações representando as várias escolas e colégios de Campos do Jordão.

À direita e mais ao fundo, o prédio do nosso Mercado Municipal de Campos do Jordão e à esquerda, o prédio onde estava instalada a Farmácia São Paulo.

 

 

 

Históricas - Rotary Club - 1960


Foto da década de 1960 mostrando dirigentes do Rotary Club de Campos do Jordão, entregando a entidade comandada pelos Freis Franciscanos da Ordem dos Frades Menores - OFM., de Campos do Jordão, responsáveis pela Igreja Matriz de Santa Teresinha do menino Jesus, mantimentos para a elaboração das refeições diárias servidas a menores carentes.

Na foto, em pé, da esquerda para a direita: Sr. Amadeu Carletti Junior, Frei Bruno Fregni Bassetto, anteriormente Frei Libério, Dr. Viriato Klabunde Dubieux, Sr. Floriano Rodrigues Pinheiro e Sr. Jamil Pedro Zaiter.

OBS: Infelizmente, não consegui identificar as crianças que aparecem na foto. Se porventura, alguém, conhecer algum desses garotos, por favor, entre em contato comigo para que possa estar acrescentando e registrando seus nomes.

 

 

 

Históricas - Círculo Operário - Teatro


Na década de 1960, especificamente no ano de 1962, no Palco devidamente decorado, da saudosa Sede do Círculo Operário de Campos do Jordão, localizado na Vila Guarani, proximidades da Vila Jaguaribe, uma apresentação teatral com artistas amadores de Campos do Jordão.

Na foto, ao centro, os atores Waldomiro Januzzi e Jonas Corrêa Cintra. Infelizmente, não consegui identificar as três atrizes que aparecem nessa apresentação teatral.

OBS: Se porventura, alguém, conhecer alguma dessas atrizes amadoras, por favor, entre em contato comigo para que possa estar acrescentando e registrando, com muito mérito, seus respectivos nomes.

 

 

 

Esportes - Tênis de Mesa - 1960


Foto histórica do início da década de 1960, tirada quase em frente a Sede Social do Abernéssia Futebol Clube - A.F.C., durante a realização de um campeonato de Tênis de Mesa.

Na foto, José Alves de Andrade Neto, o conhecido Zezinho, grande e valoroso esportista, representante da equipe de tênis de mesa da Comissão Municipal de Esportes - C.M.E., na época, dirigida pelo saudoso Sr. Romeu Negreiros Mezzacapa (o maior desportista que já passou por Campos do Jordão).

OBS: Foto gentilmente cedida pelo grande amigo e irmão desde nossa infância, Paulo de Andrade, o Paulinho da Livraria Pinheiro.

 

 

 

Esportes - Tênis de Mesa - 1960


Foto histórica do início da década de 1960, mostrando no salão da Sede Social do Abernéssia Futebol Clube - A.F.C., jogadores da equipe de Tênis da Mesa de Campos do Jordão. Na ocasião participavam de torneio realizado e organizado pela dinâmica e saudosa Comissão Municipal de Esportes - C.M.E., tão bem dirigida pelo saudoso Sr. Romeu Negreiros Mezzacapa (o maior desportista que já passou por Campos do Jordão).

Na foto, Paulo de Andrade, o conhecido Paulinho da “Livraria Pinheiro”, a livraria dos estudantes, de propriedade do saudoso Romeu Rodrigues Pinheiro, enfrentando um valoroso representante da equipe de tênis de mesa da cidade de Piquete-SP..

OBS: Foto gentilmente cedida pelo grande amigo e irmão desde nossa infância, Paulo de Andrade, o Paulinho da Livraria Pinheiro.

 

 

 

Históricas - Palácio Boa Vista - Visita 1960


Na década de 1960, jovens e amigos do esporte de Campos do Jordão, visitando externamente, o Palácio Boa Vista de Campos do Jordão, na época, ainda não inaugurado para visitação pública, fato que somente veio acontecer a partir do dia 21 de julho do ano de 1964.

Na foto, dentre outros, agachado, o Paulo Dinamarco, o conhecido Paulinho Macarrão.

Em pé, na mesma ordem: O saudoso Julio César Ruggiero, o Julinho, filho do Seu Julio da “Mercearia Ana Maria”, localizada ao lado do tradicional e saudoso “Bar, Café e Restaurante Elite”, da Família Cintra, em frente à Estação de Vila Abernéssia, da Estrada de Ferro Campos do Jordão; não identificado, Gerson Dinamarco Camargo e não identificado.

OBS: Se porventura, alguém, conhecer algum desses dois não identificados, por favor, entre em contato comigo para que possa estar acrescentando e registrando seus nomes.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo grande amigo e irmão desde nossa infância, Paulo de Andrade, o Paulinho da Livraria Pinheiro.

 

 

 

Pessoas - Geraldo Alves de Andrade - 1958


Foto histórica do ano de 1958, mostrando o saudoso Sr. Geraldo Alves de Andrade, o conhecido Sr. Geraldo Botinha, em frente a porta principal de acesso à Subestação de energia elétrica de Vila Capivari, da Companhia Sul Mineira de Eletricidade - C.S.M.E, responsável pela distribuição de energia elétrica para toda cidade de Campos do Jordão. Essa Subestação estava localizada, com frente para a Rua Senador João Sampaio, quase esquina com a Av. Victor Godinho. A Subestação recebia a energia em alta tensão e rebaixava para ser distribuída em todo bairro de Vila Capivari e proximidades.

O Sr. Geraldo Alves de Andrade, natural da cidade de São Bento do Sapucaí, era um dos eletricistas da Cia. Sul-Mineira de Eletricidade desde 01/01/1942. Com sua esposa D. Rosária e sua grande prole, composta dos filhos: Maria Tereza, José, Paulo, Carlos Vicente, Maria Helena e Antonio. O Sr. Geraldo, infelizmente, no mês de janeiro de 1958, faleceu devido a acidente do trabalho, quando executava serviços próximos da rede elétrica de alta tensão, em Vila Capivari, nas proximidades do Pensionato São José, há poucos metros da casa onde residia, localizada ao lado da subestação de Capivari.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo grande amigo e irmão desde nossa infância, Paulo de Andrade, o Paulinho da Livraria Pinheiro.

 

 

 

Pessoas - Paulo de Andrade - 1959


Foto histórica do ano de 1959, mostrando Paulo de Andrade, o conhecido Paulinho da “Livraria Pinheiro”, a livraria dos estudantes, de propriedade do saudoso Romeu Rodrigues Pinheiro, em frente à porta principal de acesso à Subestação de energia elétrica de Vila Capivari, da Companhia Sul Mineira de Eletricidade - C.S.M.E, responsável pela distribuição de energia elétrica para toda cidade de Campos do Jordão, relembrando seu saudoso pai Sr. Geraldo Alves de Andrade, o conhecido Sr. Geraldo Botinha que, no ano de 1958, como mostrado na foto anterior, havia posado no mesmo local, para foto histórica e semelhante. Essa Subestação estava localizada, com frente para a Rua Senador João Sampaio, quase esquina com a Av. Victor Godinho. A Subestação recebia a energia em alta tensão e rebaixava para ser distribuída em todo bairro de Vila Capivari e proximidades.

Seu saudoso pai Sr. Geraldo, infelizmente, no mês de janeiro de 1958, faleceu devido a acidente do trabalho, quando executava serviços próximos da rede elétrica de alta tensão, em Vila Capivari, nas proximidades do Pensionato São José, há poucos metros da casa onde residia, localizada ao lado dessa subestação de Capivari.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo grande amigo e irmão desde nossa infância, Paulo de Andrade, o Paulinho da Livraria Pinheiro.

 

 

 

Energia Elétrica - CESP - Centro Treinamento - 1980


Na década de 1980, um momento inesquecível que nos traz muita saudade. A saudosa Companhia Energética de São Paulo - CESP., visando o aperfeiçoamento profissional de suas diversas equipes de funcionários, mantinha dois grandes e importantes Centros de Treinamento.

Na cidade de Ilha Solteira-SP., ao lado da grande Hidrelétrica de Ilha Solteira, mantinha o Centro de Treinamento Técnico, destinado aos eletricistas e pessoas ligadas aos serviços relacionados às Subestações e serviços de distribuição de energia elétrica, executados nas redes elétricos de alta e baixa tensão.

Na cidade de Botucatu-SP., em local situado na mesma propriedade da grande e importante Subestação de Botucatu, mantinha o Centro de Treinamento Administrativo, destinado a todos funcionários das equipes de faturamento, arrecadação, medição de energia elétrica, gerência local e outras funções diversas.

Tanto em um centro de treinamento como no outro, durante o período noturno ou de folga, para os participantes dos maravilhosos cursos de treinamento ministrados por hábeis mestres, havia competições esportivas diversas, exibição de filmes, diversos campeonatos como: sinuca, buraco, truco, tênis de mesa, pebolim, futebol de salão, voleibol e basquetebol. Havia também, maravilhosos bate-papos e sessões hilariantes de piadas contadas pelos nossos engraçados companheiros da saudosa CESP. Sempre havia também, alguns exímios músicos e cantores para alegrar esses momentos magistrais, guardados com muito carinho em nossas memórias.

Na foto, em uma das casas onde ficávamos hospedados, existentes junto ao Centro de Treinamento Administrativo de Botucatu, em uma das oportunidades de um dos cursos lá realizados, o grande e querido amigo, músico e compositor José Egnaldo Mendes Leal, o conhecido Baiano, Gerente Local da bela e aconchegante cidade histórica de Bananal-SP., nos brindando com músicas de sua composição e do seu vasto repertório, algumas delas, até falando do trabalho relacionado à energia elétrica, programas de eletrificação, contenção e cuidados com a energia elétrica e outras, até parodiando e trocando as letras para os assuntos que nos envolviam naqueles tempos.

 

 

 

Festividades - 7 de setembro - Desfile


Meados da década de 1970, durante um desfile comemorativo ao dia 07 de setembro, Dia da nossa Independência. A bela e imponente Fanfarra do nosso Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão - CEENE, passa desfilando em frente ao prédio do Departamento Municipal de Turismo - DMTUR (local onde, posteriormente, por muitos anos, esteve sediada a nossa Sede da Telefônica de Campos do Jordão), situado ao lado da antiga Estação de Vila Abernéssia, da Estrada de Ferro Campos do Jordão.

OBS: Se porventura, alguém, conhecer algum desses componentes da Fanfarra, por favor, entre em contato comigo para que possa estar acrescentando e registrando seus nomes.

 

 

Veja fotografias publicadas em outras semanas clicando aqui.

 

Voltar

 

- Campos do Jordão Cultura -