Home · Baú do Jordão · Camargo Freire  · Campos do Jordão

Crônicas e Contos · Culinária  ·  Fotos Atuais · Fotos da Semana

  Fotografias · Hinos · Homenagens · Papéis de Parede · Poesias/Poemas 

PPS - Power Point · Quem Sou  · Símbolos Nacionais · Vídeos · Contato

 

Fotografias Semanais que contam a
 história de Campos do Jordão.

de 23/05 a 29/05/2014

 

 

Personalidades - Pedro Paulo Filho


Pedro Paulo Filho, filho da Sra. Izabel Cury Paulo e do saudoso Sr. Pedro Paulo, antigo comerciante de Campos do Jordão, que somente aqui em Vila Abernéssia, com a famosa “Casa Pedro Paulo”, especializada em roupas e sapatos finos, tecidos e diversos artigos do vestuário masculino e feminino, manteve esse comércio por mais de quatro décadas. Nascido em Pindamonhangaba em 04 de setembro de 1937, veio para Campos do Jordão nas suas primeiras semanas de vida. É casado com a professora e advogada Guiomar Aparecida de Castro Rangel Paulo e tem um filho, Pedro Paulo Netto, administrador de empresas, também advogado.

Desnecessário apresentar aqui sua biografia pessoal considerando que quem tiver interesse em saber mais sobre esse grande jordanense deve acessar seu site pessoal – www.pedropaulofilho.com.br, onde terá acesso à sua vasta e completa biografia.

Esse grande e querido jordanense, amigo de muitas e muitas décadas, de inúmeras e saudosas recordações de tempos inesquecíveis da nossa vida, de memoráveis passagens do cotidiano da nossa cidade, muitas das quais, tivemos oportunidade de acompanhar e vivenciar, magistralmente eternizadas e registradas na história e na cultura de Campos do Jordão.

Pedro Paulo Filho, para uns, Dr. Pedro Paulo para outros, simplesmente Pedrinho ou Dr. Pedrinho, e para alguns mais simples e humildes Tor Pedinho (corruptela de Doutor Pedrinho), sem dúvida, é um dos mais ilustres jordanenses de todos os tempos.

O trabalho já produzido por Pedro Paulo durante todos esses anos em que se dedicou ao registro da história e da cultura de Campos do Jordão, e também da cultura brasileira em geral, é algo de fenomenal. É um escritor apaixonado pela literatura.

Tive a oportunidade de dizer inúmeras vezes, para pessoas amigas e até para o grande amigo Pedro Paulo: “Esse trabalho que você já desempenhou e vem desempenhando em prol da preservação da história e da cultura de Campos do Jordão é realmente hercúleo, monumental e magistral. Posso imaginar os grandes tropeços que você sofreu durante essa sua longa e demorada caminhada em busca dos seus principais objetivos, procurando deixar registrado para o futuro e posteridade um pouco da história. Eu não sei se teria a paciência e perseverança que sempre foram a sua tônica forte, para conseguir esse seu trabalho maravilhoso, digno de nosso total reconhecimento”.

Graças ao trabalho dedicado e perseverante desenvolvido e executado pelo Pedro Paulo Filho, na hora exata, a grande maioria dos fatos e registros históricos da nossa cidade está preservada e registrada no seu magistral livro “História de Campos do Jordão”.

Esta foto é uma montagem da minha autoria. Ela mostra Pedro Paulo Filho, em foto da década de 1990, em cima do Morro do Elefante, à frente da maravilhosa visão da Vila Capivari do ano de 2008.

Veja a Homenagem e fotos de Pedro Paulo Filho

 

 

 

Históricas - "O Pinheiro"


Esta placa maravilhosa, entalhada à mão em boa madeira, pelos artistas artesãos e escultores, hábeis entalhadores da “Casa do Artesão”, sediada em Vila Capivari, em frente ao Quartel do “Corpo de Bombeiros”, da Polícia Militar do Estado de São Paulo, exibe a linda homenagem ao nosso “PINHEIRO”, da autoria do escritor, poeta, advogado e historiador Pedro Paulo Filho. Esta placa está afixada ao lado da guarita da entrada do nosso Palácio Boa Vista de Campos do Jordão. O Pinheiro, ainda abundante em nossa paisagem, conforme Lei Municipal é a árvore símbolo de Campos do Jordão.

 

 

 

Históricas - "O Pinheiro"


Esta é uma montagem da minha autoria, mostrando ao fundo, a imagem de um belo pinheiro, num belo por do Sol, na região do Auditório Cláudio Santoro, local onde são realizados anualmente, as edições do “Festival de Inverno de Campos do Jordão”. Sobre a imagem do Pinheiro, a linda homenagem ao nosso “PINHEIRO”, da autoria do escritor, poeta, advogado e historiador Pedro Paulo Filho. O Pinheiro, ainda abundante em nossa paisagem, conforme Lei Municipal é a árvore símbolo de Campos do Jordão.

 

 

 

Históricas - Portal de Campos do Jordão


Esta é uma montagem da minha autoria, mostrando ao fundo, imagem do “Portal de Campos do Jordão”, situado na entrada da cidade, proximidades da Vila Albertina. Sobre a imagem do Portal, a linda poesia “Portal de Campos do Jordão”, da autoria do escritor, poeta, advogado e historiador Pedro Paulo Filho.

 

 

 

Históricas - Painel histórico


Esta foto, do dia 22 de julho de 2007, mostra um dos belos painéis que, em passado recente, ornamentava as paredes externas da frente do nosso “Mercado Municipal de Campos do Jordão”, com frase especialmente escrita pelo escritor, poeta, advogado e historiador Pedro Paulo Filho, homenageando a Estrada de Ferro Campos do Jordão.: “...Quem me leva ao destino e faz bater meu coração ? Vamos ! Responda logo menino ! ESTRADA DE FERRO CAMPOS DO JORDÃO.”

Neste ano de 2014, no dia 15 de novembro, esta Ferrovia que é Patrimônio Nacional, estará completando seu Primeiro Centenário (15/11/194 - 15/11/2014).

Esse painel, infelizmente foi retirado e desapareceu. Embaixo estava escrito o que segue: A Estrada de Ferro liga o município de Pindamonhangaba a Campos do Jordão. Foi inaugurada em 1914, possuindo em seu traçado a mais alta cota ferroviária do País (1.743 metros acima do nível do mar).

 

 

 

Históricas - Painel histórico


Esta foto, do dia 22 de julho de 2007, mostra um dos belos painéis que, em passado recente, ornamentava as paredes externas da frente do nosso “Mercado Municipal de Campos do Jordão”, com parte da poesia especialmente escrita pelo escritor, poeta, advogado e historiador Pedro Paulo Filho, homenageando a Pedra do Baú: “...és bela na dignidade da altura, de onde esparge o encanto, a sedução medra, és altiva, santa e mulher, és pura, estátua de Deus em forma de pedra”.

Esse painel, infelizmente foi retirado e desapareceu. Embaixo estava escrito o que segue: Embora situada no município de São Bento do Sapucaí, a Pedra do Baú é um dos mais belos pontos turísticos de Campos do Jordão. Tem 1.950 metros de altitude , com 500 metros de extensão.

 

 

 

Históricas - Painel histórico


Esta foto, do dia 22 de julho de 2007, mostra um dos belos painéis que, em passado recente, ornamentava as paredes externas da frente do nosso “Mercado Municipal de Campos do Jordão”, com frase especialmente escrita pelo escritor, poeta, advogado e historiador Pedro Paulo Filho, homenageando o Horto Florestal: ”Horto, mundo verde, das brancas manhãs hibernais de onde emana a sonoridade mágica dos pássaros e impera a majestade de seculares pinheirais.”

Esse painel, infelizmente foi retirado e desapareceu. Embaixo estava escrito o que segue: O Parque Estadual de Campos do Jordão possui a maior reserva de coníferas do País. Com área total de 8.340 hectares encontramos altitudes de variam de 1030 a 2007 metros.

 

 

 

Históricas - Painel histórico


Esta foto, do dia 22 de julho de 2007, mostra um dos belos painéis que, em passado recente, ornamentava as paredes externas da frente do nosso “Mercado Municipal de Campos do Jordão”, com frase especialmente escrita pelo escritor, poeta, advogado e historiador Pedro Paulo Filho, homenageando Campos do Jordão: “...Campos do Jordão é ver, ouvir e sentir. Três provas da existência de Deus.”

Esse painel, infelizmente foi retirado e desapareceu.

 

 

 

Históricas - Painel histórico


Esta foto, do dia 22 de julho de 2007, mostra um dos belos painéis que, em passado recente, ornamentava as paredes externas da frente do nosso “Mercado Municipal de Campos do Jordão”, com frase especialmente escrita pelo escritor, poeta, advogado e historiador Pedro Paulo Filho, homenageando o Pico do Itapeva: “...Sentinela geográfica da Serra da Mantiqueira farol de bênçãos do Vale do Paraíba, 360 graus de cores e amores.”

Esse painel, infelizmente foi retirado e desapareceu. Embaixo estava escrito o que segue: O Pico do Itapeva com altitude máxima de 2.030 metros, embora localizado no município de Pindamonhangaba, somente tem acesso para veículos, através de estrada asfaltada, por Campos do Jordão. De seu pico avistam-se 15 cidades do Vale do Paraíba.

 

 

 

Históricas - Painel histórico


Esta foto, do dia 22 de julho de 2007, mostra um dos belos painéis que, em passado recente, ornamentava as paredes externas da frente do nosso “Mercado Municipal de Campos do Jordão”, com frase especialmente escrita pelo escritor, poeta, advogado e historiador Pedro Paulo Filho, homenageando o Arvorismo: “No alto das araucárias, lá está o espírito da natureza, é a viagem da aventura, plena de emoção e beleza.”

Esse painel, infelizmente foi retirado e desapareceu. Embaixo estava escrito o que segue: Campos do Jordão possui ótimos pontos de laser com infra-estrutura para prática do arvorismo, proporcionando aventura, emoção e consciência entre pinheiros e araucárias centenárias.

 

 

 

Históricas - Painel histórico


Esta foto, do dia 22 de julho de 2007, mostra um dos belos painéis que, em passado recente, ornamentava as paredes externas da frente do nosso “Mercado Municipal de Campos do Jordão”, com frase especialmente escrita pelo escritor, poeta, advogado e historiador Pedro Paulo Filho, homenageando a prática da Cavalgada: “Se eu pudesse passaria a vida inteira andando à cavalo na Serra da Mantiqueira.”

Esse painel, infelizmente foi retirado e desapareceu. Embaixo estava escrito o que segue: Campos do Jordão tem várias opções de passeios à cavalo. Aproveite momentos e paisagens inesquecíveis.

 

 

 

Históricas - Painel histórico


Esta foto, do dia 22 de julho de 2007, mostra um dos belos painéis que, em passado recente, ornamentava as paredes externas da frente do nosso “Mercado Municipal de Campos do Jordão”, com frase especialmente escrita pelo escritor, poeta, advogado e historiador Pedro Paulo Filho, homenageando a Pescaria: “Vem o peixe no lance da isca, em busca do sobreviver, ele tenta. Mas sem querer, alegra quem o fisga e faz bem a quem dele se alimenta.”

Esse painel, infelizmente foi retirado e desapareceu. Embaixo estava escrito o que segue: Campos do Jordão oferece as melhores opções de pesqueiros da região, possuindo infra-estrutura completa para o laser e pesca esportiva.

 

 

 

Históricas - Painel histórico


Esta foto, do dia 22 de julho de 2007, mostra um dos belos painéis que, em passado recente, ornamentava as paredes externas da frente do nosso “Mercado Municipal de Campos do Jordão”, com frase especialmente escrita pelo escritor, poeta, advogado e historiador Pedro Paulo Filho, homenageando a Ciclovia: “Minha magrela, é ela, minha bicicleta que me leva por uma vida livre, sem eira nem beira e me deixa no mundo mágico da Mantiqueira.”

Esse painel, infelizmente foi retirado e desapareceu. Embaixo estava escrito o que segue: A ciclovia de Campos do Jordão liga o bairro de Capivari até ao Portal da Cidade, oferecendo laser, segurança e boa convivência com os pedestres.

 

 

 

Históricas - Painel histórico


Esta foto, do dia 22 de julho de 2007, mostra um dos belos painéis que, em passado recente, ornamentava as paredes externas da frente do nosso “Mercado Municipal de Campos do Jordão”, com frase especialmente escrita pelo escritor, poeta, advogado e historiador Pedro Paulo Filho, homenageando o Vôo Livre: “Vôos ousados em desfio ao espaço, no sonho de ontem que hoje faço, como um pássaro amante, nos colos, nas entranhas e nas sensuais curvas das montanhas.”

Esse painel, infelizmente foi retirado e desapareceu. Embaixo estava escrito o que segue: O Pico Agudo, localizado a aproximadamente 25 Km. de Campos do Jordão oferece uma série de condições para a prática do vôo livre. Sua altitude é de 1684 metros e fica no município visinho de Santo Antonio do Pinhal.

 

 

Veja fotografias publicadas em outras semanas clicando aqui.

 

Voltar

 

- Campos do Jordão Cultura -