Home · Baú do Jordão · Camargo Freire  · Campos do Jordão

Crônicas e Contos · Culinária  ·  Fotos Atuais · Fotos da Semana

  Fotografias · Hinos · Homenagens · Papéis de Parede · Poesias/Poemas 

PPS - Power Point · Quem Sou  · Símbolos Nacionais · Vídeos · Contato

 

Fotografias Semanais que contam a
 história de Campos do Jordão.

de 13/06 a 19/06/2014

 

 

Hotéis - Hotel Vila Inglesa - 1960


Em ano de Copa do Mundo é bom relembrar, com esta maravilhosa fotografia da década de 1960, mostrando o prédio do lindo e maravilhoso Hotel Vila Inglesa. Esse Hotel, orgulho da classe hoteleira de Campos do Jordão, por mais de cinco décadas. No ano de 1962, recebeu e hospedou os atletas da Seleção Brasileira de Futebol e comissões responsáveis pelo Estágio de Campeões, tendo em vista que a cidade de Campos do Jordão foi escolhida para a realização dos treinamentos preparatórios para a Copa Mundial de Futebol que foi realizada na cidade de Viña Del Mar, no Chile. Graças a esse treinamento realizado em nossa cidade, a nossa maravilhosa e inesquecível seleção brasileira de futebol, no ano de 1962, sagrou-se bicampeã mundial, conquistando a Taça Jules Rimet.

A partir do ano de 2009, o Hotel Vila Inglesa, após minuciosa, cuidadosa reforma, remodelação e renovação, com máximo zelo de seus proprietários, foram mantidas as principais características que o tornaram famoso, admirado e procurado, passando a chamar-se “Vila Mazzaropi”.

Visando a valorização do nome que o tornou conhecido e famoso durante mais de meio século e procurando manter a tradição adquirida durante toda sua existência, felizmente, a partir do mês de maio de 2011, voltou utilizar o nome primitivo, “Hotel Vila Inglesa”.

 

 

 

Pessoas - Edmundo e Abilinho - 1949


Esta é uma foto muito histórica, tirada pelo saudoso amigo Orestes Mário Donato, além das diversas atividades desempenhadas aqui em nossa cidade, foi um dos maiores fotógrafos que já passaram por Campos do Jordão. Essa foto é do ano de 1949. Nessa época Donato que havia chegado a Campos do Jordão no ano anterior, em busca da cura para a tuberculose, estava internado na Pensão do Lauro Candeira. Essa pensão estava estabelecida na casa grande construída por meu avô Joaquim Ferreira da Rocha quando aqui chegou no ano de 1914, junto com a construção da Estrada de Ferro Campos do Jordão. Nela residiu com a esposa Maria Gütler Rocha e a grande família de 14 filhos até meados da década de 1940 quando se mudou para a cidade de Pindamonhangaba e alugou a casa para o Lauro Candeira.

Eu morava numa pequena casa de madeira situada dentro dessa propriedade pertencente ao meu avô Joaquim. Acabei ficando amigo de todos os doentes que, nessa pensão, buscavam a cura para a terrível doença pulmonar, especialmente do Donato com quem participei, quase diariamente, de muitas caminhadas pela redondeza da atual Vila Fracalanza, em busca de fotografias especiais. Felizmente nunca contraí essa doença terrível.

Numa determinada oportunidade, encontramos com meu amigo de infância e, depois, de toda a vida, Ivo Maciel da Matta, o conhecido Abilinho da Matta, filho do saudoso Sr. Abílio da Matta que morava ali nas proximidades, na Vila Ferraz. Foi aí que Donato teve a feliz idéia de nos fotografar para a posteridade. Essa foto foi tirada mais ou menos no local onde, atualmente, está sediada a Clínica de Fisioterapia CAE-FISIO, do amigo e grande profissional dessa área, Carlos Eduardo Pereira da Silva, o conhecido Caê ou, na pior hipótese, na Rua atrás.

Lembro-me que, nesse dia, o Abilinho usava um chapéu na cabeça. O Donato sugeriu para ficarmos um de cada lado do tronco de um Cedrinho, árvore muito comum em Campos do Jordão, especialmente para a formação de cercas vivas, até hoje existente, embora muito procurada e derrubada por causa da sua excelente madeira. Para melhorar a foto dos meninos, modelos da década de 1940, o Donato tirou seu boné e colocou em minha cabeça para depois tirar a fotografia. Para dois simples moleques dessa época, até que demonstramos algum talento e ficamos bonitinhos.

 

 

 

Pessoas - Carmem Astolfi, filhos e Edmundo


Foto do ano de 1951, tirada em frente da casa onde residia a saudosa amiga Carmem Astolfi e o marido Aniano Gonçalves, localizada na antiga Rua Paraíso, atualmente Rua Felício Raymundo, a conhecida e eterna Volta Fria, quase em frente ao local onde hoje, está sediada a Tomotec - especializada em reparos de rádio e televisão, do amigo Renato José Januzzi.

Na foto, da esquerda para a direita: Edmundo Ferreira da Rocha e ao lado a Sra. Carmem Astolfi. Em frente, os filhos da D. Carmem, à esquerda, o saudoso Álvaro Henrique Gonçalves e à direita Eliana Maria Gonçalves.

 

 

 

Famílias - Vó Maria e netas


Foto do ano de 1952, tirada na Vila Ferraz, no terreno da casa da minha querida e saudosa avó, Maria Güttler Rocha, mãe de meu pai Waldemar Ferreira da Rocha. Maria foi casada com Joaquim Ferreira da Rocha. Foram pioneiros de Campos do Jordão, chegando junto com a Estrada de Ferro Campos do Jordão, no ano de 1914, portanto, há cem anos.

Essa casa onde minha avó residia ali na Vila Ferraz, ficava ao lado do Templo Evangélico - Assembléia de Deus, na Rua de trás do local onde, atualmente, está estabelecida a Farmácia da Unimed. Esse prédio, atualmente, é ocupado por uma residência particular.

Na foto, ao centro, minha avó Maria Gütler Rocha. À esquerda e à direita, respectivamente, suas netas: Esther Rocha Pinheiro e Arlete Rocha Pinheiro. Elas, filhas do casal, Floriano Rocha Pinheiro e Izabel Rocha Pinheiro, uma das filhas de Maria Gütler Rocha e Joaquim Ferreira da Rocha.

 

 

 

Escolas - CEENE - Década 1960


Uma foto histórica do ano de 1966 mostrando em uma das salas de aula do saudoso Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão - CEENE, o querido professor Guido Machado Braga, dando uma aula de reforço de português para as alunas do curso normal, para a formação, especialmente de professoras, também conhecidas como normalistas.

O professor Guido veio para Campos do Jordão no ano de 1958 para substituir o professor Expedito Camargo Freire, titular da cadeira de Desenho do Colégio, que havia sido premiado com uma viagem à Europa, em concurso onde expôs um de seus maravilhosos quadros (pinturas). Mesmo depois do retorno do professor Camargo, o professor Guido continuou lecionando outras matérias no Colégio Estadual, dentre elas português e artes manuais.

Na foto, além do professor Guido, dentre outras, embora muitas de costas: as saudosas Vilma Bercelline, Iracema Amadi, Maria Gillei da Silva Moreira e as demais colegas, Mary Aparecida Salgado, Maria Aparecida Perondini Pina, a Cidinha, Vitória Elizabeth Barbosa, Eliana Maria Gonçalves, Lyris Maria Frozino, Maria Eunice Comparotto e Maria Tereza de Niemayer.

Foto disponibilizada no Facebook pela amiga Maria Eunice Comparotto.

 

 

 

Históricas - Waldemar Rocha - Um Fundador Abernéssia F. Clube


Uma foto histórica do ano de 1990, mostrando meu saudoso pai Waldemar Ferreira da Rocha, recebendo das mãos do também saudoso amigo Scyllas Vieira de Novaes, na época administrador responsável pelo Abernéssia Futebol Clube - A.F.C., uma placa de prata como homenagem dos 50 anos do Clube, por ter sido um dos fundadores da agremiação. Ao fundo o amigo José Vicente Vassimon, Presidente do Clube.

 

 

 

Históricas - Edmundo - Homenagem Abernéssia F. Clube


Uma foto histórica do ano de 1990, mostrando Edmundo Ferreira da Rocha, recebendo das mãos do saudoso amigo Scyllas Vieira de Novaes, na época administrador responsável pelo Abernéssia Futebol Clube - A.F.C., uma placa de prata. Essa placa foi uma homenagem dos 50 anos do Clube, por ter sido Presidente do Clube, no final do ano de 1972 e início de 1973, em época conturbada de transição, até eleição de nova Diretoria. Na frente a Heloisa, filha do Scyllas.

 

 

 

Politica - Edmundo - 1º Secretário Câmara


Uma foto histórica do dia 29 de abril do ano de 1977 quando, o vereador Edmundo Ferreira da Rocha, pertencente à Mesa Diretora da Câmara Municipal de Campos do Jordão, ocupando o cargo de Primeiro Secretário, lia o Expediente na Sessão Comemorativa ao 103º Aniversário da Cidade.

Ao lado o prefeito de Campos do Jordão Flávio Rudge Ramos (10/07/1975 a 19/05/1979), na época, Prefeito nomeado pelo Governador do Estado.

 

 

 

Pessoas - Jair Pinheiro - Saudade


Uma foto histórica do ano de 1981 quando, num saudoso domingo, num churrasco com a família, realizado na casa de meus pais, Waldemar Ferreira da Rocha e Odete Pavan da Rocha, contamos com a simpática, inesquecível e maravilhosa presença do querido e saudoso primo e grande amigo, Jayr Rocha Pinheiro. Na oportunidade ele mostrava que estava completamente sóbrio e brincava com uma garrafa de guaraná, mostrando que era a única bebida que estava consumindo. Ao fundo, minha filha Ana Lucia, com o braço engessado e na tipóia, meu sobrinho Daniel e um outro garoto.

 

 

 

Pessoas - Marta Esteves e o Pai Manoel - 1983


Uma foto maravilhosa do baile de formatura da turma de 1983, realizado no dia 17 de dezembro de 1983, no salão social do Abernéssia Futebol Clube - A.F.C..

Na foto, a linda Marta Maria Esteves dançando com seu saudoso pai, o amigo Manoel Augusto Esteves, o conhecido Mané Cabaça.

Maria Marta Esteves, a professora Martinha como é conhecida, atualmente, é a nossa dedicada e competente Secretária da Educação da Prefeitura Municipal de Campos do Jordão.

 

 

 

Politica - Partido P.S.P. de Adhemar de Barros


Uma foto história da década de 1950.

Da esquerda para a direita: Arakaki Masakasu, Dr. Adhemar Pereira de Barros e Fausto Bueno de Arruda Camargo.

Todos, pertencentes ao Partido Social Progressista - PSP., que tinha como patrono o saudoso Dr. Adhemar Pereira de Barros.

O Dr. Adhemar de Barros logo ao se afastar do partido político UDN - União Democrática Nacional, fundou o Partido Republicano Progressista - PRP que depois se fundiu com o Partido Popular Sindicalista e o Partido Agrário Nacional, formando o Partido Social Progressista, o conhecido PSP que se tornou o maior partido político de São Paulo do período de 1946 a 1965, o único que mantinha diretórios em todos municípios do Estado de São Paulo.

 

 

 

Históricas - O Studebaker do Sr. Américo Richieri


Foto história do mês de fevereiro de 1955 mostrando o Américo Richieri Filho, ao lado do maravilhoso veículo Marca Studebaker, cremos que ano 1955 que, seu pai, o saudoso Sr. Américo Richieri havia comprado “zero” quilometro. Seu pai foi o proprietário da tradicional, histórica e sempre lembrada Farmácia Santa Izabel, localizada em frente a Estação de Vila Abernéssia, da Estrada de Ferro Campos do Jordão. Segundo o Ameriquinho como é por nós conhecido, esse veículo era hidramático, hoje chamado de veículo com câmbio automático. Lembrou também que, quando o veículo apresentou o primeiro defeito seu pai aproveitou e vendeu o carro. Lembrou ainda que, quando de uma viagem entre Campos do Jordão e Ubatuba esse veículo atolou entre Caraguatatuba e Ubatuba, devido a estrada estar em obras de preparo para a colocação de asfalto.

Essa foto foi tirada na Rua Carlos Barreto, no Bairro Vila Suíça, aqui nas proximidades do centro de Vila Abernéssia, em frente da casa onde a Família Richieri residiu por muitos anos, atualmente residência do Valter Fernandes Gonçalves, o conhecido Valtinho da Padaria Santa Clara. Ao fundo vemos a casa onde, durante muitos anos, esteve estabelecida a nossa Delegacia de Polícia de Campos do Jordão, atualmente, residência do amigo Dr. Maynard Góes e a torre da Igreja Matriz de Santa Teresinha do Menino Jesus.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo Américo Richieri Filho.

 

 

Veja fotografias publicadas em outras semanas clicando aqui.

 

Voltar

 

- Campos do Jordão Cultura -