Home · Baú do Jordão · Camargo Freire  · Campos do Jordão

Crônicas e Contos · Culinária  ·  Fotos Atuais · Fotos da Semana

  Fotografias · Hinos · Homenagens · Papéis de Parede · Poesias/Poemas 

PPS - Power Point · Quem Sou  · Símbolos Nacionais · Vídeos · Contato

 

Fotografias Semanais que contam a
 história de Campos do Jordão.

de 05/09 a 11/09/2014

 

 

Escolas - CEENE - Passeata 1960


Foto do início da década de 1960, tirada na Av. Dr. Januário Miráglia,em frente à Estação de Vila Abernéssia, da Estrada de Ferro Campos do Jordão e às tradicionais lojas: Farmácia Santa Izabel, Relojoaria Guarinon, Livraria Jordanense e Casa Líder. Esta pista, atualmente, é denominada Av. Frei Orestes Girardi. Ao centro, o Diretor do C.E.E.N.E. - Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão, Professor Rosalvo Madeira Cardoso, sob chuva e início do frio, reúne-se com diversos professores e alunos, para uma foto histórica, logo após a realização de desfile comemorativo, acredito, do dia da Cidade, no dia 29 do mês abril.

Na foto, dentre muitos, da esquerda para a direita: Vera Lucia Barbosa, Marly Souza Antunes de Lemos, Professora Aparecida Maria Di Muzio Miranda, da cadeira de português; Professor Douglas Peres Belomo, da cadeira de Matemática, Professora Cecília de Almeida Leite Murayama, da cadeira de Inglês, Maria Augusta Gonçalves de Carvalho, da cadeira de História, Professor Rosalvo Madeira Cardoso, Diretor do Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão - CEENE e o Vereador Joseé Marques, o conhecido Zequinha do I.A.P.I. - Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Industriários, posteriormente, I.N.S.S. - Instituto Nacional de Seguridade Social.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo Paulo Roberto de Almeida Murayama, o Shizutinho.

 

 

 

Escolas - CEENE - Professores 1972


Uma foto histórica do ano de 1972 mostrando alguns professores do Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão - CEENE.

Na foto, da esquerda para a direita: professora Anna Maria de Toledo Barbosa, da cadeira de Inglês, professor Paulo Antonio da Costa Miranda, das cadeiras de geografia e estudos sociais, professora Neusa Maria Rosa, das cadeiras de Desenho e Artes, Professora Mariana.......... e professora Lucila Rocha Pelegatti, da cadeira de português.

OBS: Foto disponibilizada no Facebook pela amiga Neusa Costa

 

 

 

Escolas - CEENE - Alunas 1960


Uma foto da década de 1960 mostrando as lindas alunas do nosso Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão - CEENE, num dos pátios internos do Colégio.

Na frente da foto, da esquerda para a direita: Dinah Galvão Muller, Rosy Mary Serruotti Gizzi, Solemar Rodrigues Pinheiro e Carolina Galvão Nuller.

Um pouco mais trás, na mesma ordem: as saudosas Iracema Amadi e Maria Cecília Damas Pereira, Aparecida Célia Bustamante, a Celinha e bem à direita João Carlos Soares.

OBS: Foto disponibilizada no Facebook pela amiga Dinah Muller Pires.

 

 

 

Pessoas - Irmãos ABE


Uma foto histórica mostrando dois grandes amigos, pertencentes à importante, pioneira e laboriosa Família Abe que prestou e continua prestando relevantes serviços para Campos do Jordão.

Na foto, da esquerda para a direita: os irmãos Silvio Abe e Roberto Abe, em cima da carroceria de um caminhão que, com certeza, estava na propriedade dos Abes, pronto para ser carregado com os excelentes produtos hortifrutigranjeiros lá produzidos para serem trazidos para abastecer a Banca de frutas e Verduras da Família Abe, no Mercado Municipal de Campos do Jordão.

OBS: Foto disponibilizada no Facebook pelo amigo Silvio Abe.

 

 

 

E.F.C.J. - EFCJ - Dirceu Bento


Uma foto histórica e muito importante, especialmente neste ano em que a Estrada de Ferro Campos do Jordão - EFCJ, comemora seu primeiro centenário (15/11/1914 - 15/11/2014).

Na foto, o saudoso amigo Dirceu Bento, mais conhecido como Turcão, feliz da vida, com um largo sorriso, admirando um garoto que, com certeza, estava brincando na roleta obrigatória do Bondinho. Dirceu, primeiramente, trabalhou por muitos anos, na Companhia Telefônica da Estrada de Ferro Campos do Jordão - EFCJ., especialmente, durante as décadas de 1950 e 1960, quando da execução dos serviços para a instalação do importante serviço de telefônico automático. Posteriormente, trabalhou muitos anos, como cobrador dos Bondinhos Subúrbios que faziam serviços de transporte urbano, no trajeto entre a Estação Emílio Ribas, de Vila Capivari até à Estaçãozinha ou Parada São Cristóvão. É o mesmo Bondinho que, ainda, trafega pelos trilhos da Ferrovia, cor amarelo e vermelho, porém, prestando somente serviços de turismo.

O Dirceu da foto é pai dos nossos grandes amigos, Dirceu e Dagoberto Salles Bento.

OBS: Foto disponibilizada no Facebook.

 

 

 

Escolas - CEENE - 1960


Uma foto histórica da década de 1960, com alunos do Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão - CEENE, mostrando detalhe de uma Festa realizada no Salão Social do Abernéssia Futebol Clube - A.F.C.. Arrisco dizer que deveria ser uma Festa do Pinhão, à vista do prato com pinhões cozidos e, no chão, infelizmente, diversas cascas de pinhão já consumido.

Na foto, da esquerda para a direita: Marcos Bem Hur de Figueiredo, Maria Amália Butori, Dinah Galvão Muller e a irmã e o saudoso Fernando Costa de Oliveira.

OBS: Foto gentilmente postada no Facebook pela amiga Maria Cecília Galvão Muller

 

 

 

Históricas - EFCJ e suas Gôndolas


Uma foto histórica da década de 1960 mostrando a famosa e tradicional Gôndola ou Prancha G-3, da Estrada de Ferro Campos do Jordão - EFCJ que, durante muitas décadas, trabalhou no percurso entre Pindamonhangaba e Campos do Jordão e vice-versa, transportando diversos tipos de materiais para construção, para atender os construtores de Campos do Jordão e casas especializadas na venda desses materiais. Esses materiais que vinham para Campos do Jordão através dessas Gôndolas, pelos trilhos da nossa querida Ferrovia, eram oriundos de diversas cidades localizadas no Vale do Paraíba e outras localizadas no grande interior do Estado de São Paulo, das Cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Vinham até Pindamonhangaba, transportados através dos vagões da Estrada de Ferro Central do Brasil e de lá para cá, através dessas gôndolas.

Os materiais transportados por essas gôndolas, desde sacos de cimento, de cal virgem, madeiras de todos os tipos (caibros, ripas, vigas, pranchas e pranchões), tintas, pregos, parafusos, cerâmicas, telhas diversas e até diversos tipos de tijolos, forma utilizados na construção de diversos sanatórios, hotéis e residências de Campos do Jordão e até, do nosso Palácio Boa Vista. Os materiais ficavam armazenados nos armazéns especiais localizados junto às Estações de Vila Abernéssia e Emílio Ribas, em Vila Capivari até que os proprietários fosse retirá-los com o auxílio de carroças, camionetes ou caminhões. Também, muitas dessas gôndolas, carregadas de diversos materiais para construção já eram descarregados, diretamente no depósito da Companhia Industrial e Comercial de Campos do Jordão, a famosa INCOS da Vila Jaguaribe, uma das maiores distribuidoras desses materiais para as construções de Campos do Jordão, durante várias décadas.

A Ferrovia tinha várias gôndolas para essa finalidade e eram numeradas como G-1, G-2, G-3, G-4 e G-5.

A Gôndola G-3 que aparece na foto, na época, havia sido transformada para transporte alternativo de passageiros, recebendo Bancos, uma cobertura especial e cortinas de lonas nas janelas. Essa Gôndola, também puxando um vagão, uma classinha como era chamada, fazia, regularmente, o transporte de passageiros entre Pindamonhangaba até a Estação do Bairro Piracuama.

Nessa Gôndola G-3, no ano de 1962, num determinado dia do mês de setembro, os alunos do curso Ginasial do Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão - CEENE, viajaram de Campos do Jordão até Pindamonhangaba para embarcar em trem da Estrada de Ferro Central do Brasil para uma inesquecível Excursão até à maravilhosa Cidade do Rio de Janeiro. Essa Excursão foi organizada pelas professoras Cecília de Almeida Leite Murayama, Maria Augusta Gonçalves de Carvalho, Anastácia Leão Brasileiro e Aparecida Di Muzio Miranda, respectivamente, das cadeiras de Inglês, História, Educação Física Feminina e Português.

OBS: Clique aqui e leia histórias dessa excursão ao Rio de Janeiro e veja algumas outras fotos conseguidas depois de cinqüenta anos.

OBS: Foto disponibilizada na Internet pelo site: www.tra.ms

 

 

 

Escolas - CEENE - Prédio 1950


Uma bela foto do prédio do nosso saudoso Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão - CEENE, da década de 1950.

Esse prédio municipal foi inaugurado solenemente no dia 21 de julho de 1951, localizado na Rua Altino Arantes, 172, em Vila Abernéssia. Nessa data foi instalado o Ginásio Estadual de Campos do Jordão que mudou a vida estudantil de Campos do Jordão, abrindo horizontes e inúmeras perspectivas para os estudantes de nossa cidade.

Nesse Colégio passaram professores e diretores inesquecíveis, de grande, invejável e cultura, saudosamente relembrados por seus inúmeros méritos, valorizados por todos aqueles alunos que tiveram a feliz oportunidade de tê-los como Mestres e amigos e de estudar nesse magnífico e inesquecível Colégio.

No local, atualmente está sediada a Escola Dr. Tancredo de Almeida Neves.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo Lincoln Parra Vasquez.

 

 

 

Famílias - Família Russo - Moysés


A maravilhosa e querida Família de Luiz Pereira Moysés, o grande artista plástico da paisagem de Campos do Jordão, mais conhecido carinhosamente como Tubarão e da professora Mariza Terezinha Russo, minha querida amiga desde a infância.

Na foto de setembro de 2014, da esquerda para a direita: Crislaine Russo Moysés, o pai Luiz Pereira Moysés, o irmão Cláudio Russo Moysés, a irmã Adriana Russo Moysés Harger, a mãe Mariza Terezinha Russo Moysés e o irmão Gerson Russo Moysés.

OBS: Foto gentilmente disponibilizada no Facebook pela Família Moysés.

 

 

 

Famílias - Família Damas - Sirin


A maravilhosa e querida Família de Rubens Endel Sirin e da saudosa Eunice Damas Sirin, ambos pertencentes a Famílias pioneiras de Campos do Jordão e que fazem parte integrante da nossa história.

Na foto de 2014, da esquerda para a direita: Rubens Alexandre Sirin, Lucia Sirin, Rubens Endel Sirin, Vera Sirin e Cláudio Luciano Sirin.

OBS: Foto disponibilizada no Facebook pela amiga Cláudia Sirin.

 

 

Veja fotografias publicadas em outras semanas clicando aqui.

 

Voltar

 

- Campos do Jordão Cultura -