Home · Baú do Jordão · Camargo Freire  · Campos do Jordão

Crônicas e Contos · Culinária  ·  Fotos Atuais · Fotos da Semana

  Fotografias · Hinos · Homenagens · Papéis de Parede · Poesias/Poemas 

PPS - Power Point · Quem Sou  · Símbolos Nacionais · Vídeos · Contato

 

Fotografias Semanais que contam a
 história de Campos do Jordão.

de 28/01 a 03/02/2011

 

 

Artes Plasticas - Um belo quadro do casario de Paraty


Lindo quadro a óleo mostrando uma tranqüila e bela paisagem de Paraty - RJ., mostrando um “Casario na Primavera”. Esse quadro é da autoria da autoria da artista plástica Edyleda Moñhoz Dias, que se destaca no cenário artístico de Campos do Jordão. Já participou de diversas exposições, juntamente com artistas de nomes relevantes da cidade que, sempre, procuram difundir e elevar essa nobre arte para fora de nossos limites territoriais.

 

 

 

Arquitetura - Você lembra do Mirante ?


O saudoso Mirante do Alto da Boa Vista. Ficava localizado nas proximidades do Palácio Boa Vista de Campos do Jordão. Pela estrada, passando o Palácio no sentido do atual Auditório “Cláudio Santoro”, na atual Praça Dona Maria Maluf tomava-se a direita e depois, a segunda à esquerda da casa do saudoso Dr. Atílio Zelante Flosi, hoje pertencente à Sra. Lia Maria Aguiar, e novamente à esquerda onde hoje é a casa do Sr. Kim Wang, aproximadamente uns duzentos metros, lá estava localizado o Mirante.

Esse mirante, uma obra arquitetônica bastante simples e até rudimentar, foi construído na década de 1950 e permaneceu prestando relevantes serviços aos Jordanenses e principalmente aos turistas que visitavam Campos do Jordão até a década de 1970. Sua estrutura era totalmente de madeira de eucalipto tratado. A escadaria, o assoalho, o madeiramento do telhado e suas partes externas eram de madeira, tábuas, vigas, ripamento etc.. Sua cobertura era de telhas do tipo Eternit ou Brasilit. Em suas quatro faces tinha grandes janelas fixas de vidro. Possuía instalado um sistema de pára-raios, procurando proporcionar um caminho mais fácil às descargas atmosféricas evitando danos.

Do alto desse Mirante, com uma visão de 360 graus, visualizava-se grande parte das lindas paisagens de Campos do Jordão, especialmente a linda e exuberante Pedra do Baú que ficava no horizonte, bem à sua frente. Era um grande ponto de encontro de jovens e de pessoas de várias idades que se aventuravam em diversas caminhadas pelas trilhas ecológicas da região, especialmente, nas grandes caminhadas visando atingir a famosa Pedra do Baú, já no Município de São Bento do Sapucaí.

Era também, local de encontro de casais de namorados que, aproveitando a bela paisagem, ali passavam momentos inesquecíveis de grande paixão.

 

 

 

Históricas - A saudosa Farmácia Santa Izabel


Foto histórica mostrando no interior da famosa e tradicional Farmácia Santa Izabel, seu proprietário o Farmacêutico Américo Richieri e seu grande amigo Manoel Luiz Ferreira, um dos mais importantes fotógrafos que já passaram por Campos do Jordão, proprietário da inesquecível e famosa Foto Abernéssia, situada há poucos metros da farmácia, na realidade, na quarta loja após, no sentido Vila Abernéssia/Vila Jaguaribe.

A Farmácia Santa Izabel sob o comando do Sr. Américo Richieri, foi instalada no final da década de 1930 e permaneceu até a década de 1970. Era uma farmácia tradicional ao estilo antigo, linda e maravilhosa, com seus enormes armários de madeira escurecida, dotados de portas emolduradas, também com madeira, com vidros transparentes, mostrando em seu interior, dispostos em prateleiras especiais, os diversos medicamentos expostos e colocados à disposição dos clientes. Seu balcão com estrutura da mesma madeira, mantinha em toda sua frente e em seu tampo, vidros que possibilitavam a exposição dos produtos ali colocados para venda.

A Farmácia Santa Izabel existe até hoje, já passando por diversos proprietários depois do Sr. Américo Richieri. Também, infelizmente, foi totalmente modificada. Foram retirados todos aqueles lindos armários de madeira e balcão envidraçados, transformando-a numa Farmácia comum dos dias atuais, sem qualquer característica que possa torná-la diferençada das demais, mantendo para o futuro, uma lembrança inesquecível de uma determinada época.

Nessa Farmácia passaram profissionais inesquecíveis que, por força de expressão, eram todos chamados de farmacêuticos. Por ela passaram dentre outros, farmacêuticos inesquecíveis como o Seo Zezinho (José Soares de Oliveira), Castorino Ribeiro de Almeida que depois foi um dos primeiros proprietários da tradicional Farmácia Santo Antonio, Seo Antonio, José João da Silva, atualmente proprietário da Farmácia Santo Antonio juntamente com seu irmão Joaquim João da Silva.

 

 

 

Históricas - Foto histórica do ano de 1963


Na saída da missa dominical da Igreja São Benedito de Vila Capivari, um encontro de meus amigos, Natal, esposa e amiga, Vanilde Shirley Mantovani e sua irmã Elisa Maria Mantovani, com o Governador do Estado de São Paulo Dr. Adhemar Pereira de Barros e sua Benemérita esposa, a Primeira Dama do Estado Dona Leonor Mendes de Barros.

 

 

 

Esportes - Equipe de C.J.F.C - 1955


A tradicional e forte Equipe de futebol do C.J.F.C. - Campos do Jordão Futebol Clube, no ano de 1955, no campo de futebol na época existente na propriedade do Campos do Jordão Tênis Clube de Turismo.

Na foto, agachados, da esquerda para a direita: Ubaldino Biagioni, Sebastião, o Tião Butuca, Olívio Pereira dos Santos, José Walter Degli Esposti e Benedito Arcanjo, ou Ditocanjo.

Em pé, na mesma ordem: Vladimir Biagioni, o conhecido Miro Biagioni ou Miro do Urbano, José Antonio, o conhecido Louro, não identificado, Sebastião, o Tião Carniça, apelido herdado por força do seu pai trabalhar no Matadouro Municipal, Aroldo, Silvio Pereira Moysés, o Tio e Luizinho Maluf.

 

 

 

Históricas - Escoteiros Acampados- década 1950


Grupo de Escoteiros “Patrulha Lobo”, na época, sob o comando de Ernani de Assis, acampados no final da década de 1950, no centro da Vila Abernéssia, no terreno onde atualmente estão sediados, o Gazebo Municipal e o Fórum Embaixador José Carlos de Macedo Soares.

 

 

 

Famílias - Famíla Gonçalves dos Santos/Pagotto


A linda e unida Família Gonçalves dos Santos / Pagotto, em momento de confraternização, alegria e descontração, durante as festividades comemorativas do Reveillon de 2010.

Na foto, da esquerda para a direita: Os filhos: Lucas Pagotto dos Santos, Leticia Pagotto dos Santos e os alegres e felizes Pais: Flávio Gonçalves dos Santos e Cláudia Vieira Pagotto dos Santos.

 

 

 

Esportes - Equipe do C.J.F.C. campeã de 1958


A tradicional e forte Equipe de futebol do C.J.F.C. - Campos do Jordão Futebol Clube, campeã do ano de 1958.

Na foto, agachados, da esquerda para a direita: Nelson Pereira da Silva, o Nelsinho Português, do Correio, na época, Presidente do Campos do Jordão Futebol Clube, Naércio Aquino , um dos grandes jogadores de futebol que passaram por Campos do Jordão, Paulo Antenor de Souza, o Paulo Viola, Silvio Pereira Moysés, o Tio, Izidoro, funcionário da Estrada de Ferro Campos do Jordão, Medeiros e o Técnico Ulisses Pessanha da Silva.

Em pé, na mesma ordem: Lincoln Parra Vasques, Gilberto Lopes da Fonseca Miranda, o Gilbertinho Miranda, Francisco Aquino Neto, o Chico Menezes, Luiz Pereira Moysés, o Tubarão, Aroldo, Celso Pereira Alves, o Xuca, Olavo Bertoni, Luiz Gonçalves da Silva, o Luiz Celeiro, José Eleutério Pereira, o Zé Meu do Correio.

Nos fundos, na mesma ordem, dentre outros: Nelson Degli Esposti, o Nelson Carroça, Carlos Augusto da Silva, José Antonio, o Louro, José Rubens Camargo Leme, o Moreno, Benedito Victor Adão, o Grinho, Paulo irmão do Ganso e Darcy.

 

 

 

Esportes - Pelé em Campos do Jordão


No ano de 1962 quando a Seleção Brasileira de Futebol veio para a cidade de Campos do Jordão, participar de treinamentos para ir para acidade de Viña Del Mar, no Chile, disputar a Copa do Mundo do ano de 1962, vindo a se tornar a campeã, conquistando seu segundo título mundial, tornando-se bicampeã mundial de futebol.

Nas dependências do tradicional e maravilhoso Hotel Vila Inglesa, onde toda seleção e comissão técnica ficou hospedada, reunidos para esta foto histórica e inesquecível:

Da esquerda para a direita: José Dias Chaves, um dos maiores locutores que passaram pela Rádio Emissora de Campos do Jordão, a nossa saudosa ZYL-6, a mais alta do Brasil, o grande esportista Romeu Negreiros Mezzacappa, na época Presidente da C.M.E. - Comissão Municipal de Esportes, onde, durante vários anos, comandou com muita sabedoria, conhecimento, entusiasmo e dedicação, incentivando e valorizando todos os esportes em Campos do Jordão, José Schäeffer, o dinâmico, divertido e até simpático Gerente do Hotel Vila Inglesa; Édison Arantes do Nascimento, o Pelé, o maior jogador de futebol do mundo de todos os tempos, o Rei do Futebol, Engenheiro Fausi Paulo, na época, Vereador e Presidente da Câmara Municipal de Campos do Jordão; Olegário Frozino Filho e seu pai o Vereador Olegário Frozino, Victor Toledo e o Vereador Danilo Delácio.

 

 

 

Politica - Infelizmente não foram eleitos


Foto histórica do ano de 1963 mostrando um comício eleitoral de apoio à candidatura do Vereador Joaquim Corrêa Cintra para disputar a Prefeitura Municipal de Campos do Jordão, tendo como candidato a vice-prefeito o Engenheiro Luiz Cesário Richieri.

No palanque eleitoral montado na antiga sede do Abernéssia Futebol Clube, o locutor Adib Yazbec, da Rádio Emissora de Campos do Jordão - ZYL-6, a mais Alta do Brasil, segura o microfone para a manifestação de apoio proferida pelo Sr. Agripino Lopes de Moraes.

Na mesa, da esquerda para a direita: O médio Dr. Silvestre Ribeiro, o candidato a vice-prefeito Luiz Cezário Richieri, Dr. José Antonio Padovan, Prefeito Municipal, Dr. Moacyr Padovan, responsável pelo Setor Jurídico da Prefeitura Municipal de Campos do Jordão, Vereador Jesus de Carvalho, Vereador Shigueji Okamura, Vereador Julio Domingues Pereira, o Julio da Bandeirantes e o Vereador Olegário Frozino. Ao fundo, Cesário Lopes de Oliveira.

 

 

 

Históricas - Camargo Freire - Constitucionalista de 1932


Diploma histórico recebido pelo Professor Expedito Camargo Freire, o nosso Camargão, Professor de Desenho do CEENE - Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão, o nosso maior artista plástico, pintor premiado nacional e internacionalmente. O pintor que melhor registrou as lindas paisagens de Campos do Jordão através suas telas.

Esse diploma - Medalha, outorgado ao cidadão Camargo Freire, pela Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, no dia 09 de julho de 1982, em comemoração ao cinqüentenário da data histórica e aos serviços por ele prestados à Revolução Constitucionalista de 1932.

 

 

 

Históricas - Histórica propaganda comercial


Essa propaganda comercial do Hotel Refúgio Alpina, da época em que era de propriedade do saudoso casal Sr. Mário Dal Pino e Dona Nenê Dal Pino, nas décadas de 1940 a 1970.

Essa propaganda e muitas outras, eram exibidas através de projeção de slide, na tela do também saudoso Cine Glória de Campos do Jordão, antes das sessões normais.

Uma coisa espetacular e curiosa, inserida nesta histórica propaganda comercial é o depoimento constante na mesma, registrando como assinada pelo importante e ilustre Benemérito Dr. José Carlos de Macedo Soares, datado de 01 de fevereiro de 1948, declarando o Hotel Refúgio Alpino como “Um dos mais lindos recantos do mundo!”

 

 

 

Personalidades - Pessoas que deixaram saudade


Foto também histórica mostrando duas pessoas importantes e que muito contribuíram para a formação dos alicerces sólidos e históricos da Cidade de Campos do Jordão, Floriano Rodrigues Pinheiro e Ênio Pinotti.

Floriano Pinheiro foi um dos pioneiros de Campos do Jordão, vindo para cá juntamente com a construção da Estrada de Ferro Campos do Jordão, no ano de 1914, aqui se radicando, constituindo números e laboriosa família, dedicando-se ao ramo da construção civil, sendo um dos mais importantes da cidade, tendo construído inúmeros prédios e casas, dentre eles: O cine Jandyra, o primeiro da cidade, os Sanatórios Nossa Senhora das Mercês e Ebenezer e de grande parte do Preventório Santa Clara, do tradicional Hotel Toriba, da Igreja Matriz de Santa Teresinha do Menino Jesus, o Dispensário Dr. Emílio Ribas, a casinha abrigo no alto da Pedra do Baú, sob o patrocínio do Dr. Luiz Dumont Villares, da primeira Usina de Energia Elétrica de Campos do Jordão, de propriedade de Alfredo Jordão e Robert John Reid, do Palácio Boa Vista até sua fase de cobertura, do Grupo Escolar Dr. Domingos Jaguaribe, da Indústria Belfruta que fabricava o famoso destilado de maçã denominado “Calvila”, da Santa Casa de Campos do Jordão - Hospital Dr. Adhemar de Barros e muitos outros. Participou da formação e direção de inúmeras entidades de cunho filantrópico e benemerente de Campos do Jordão.

Ênio Pinotti também foi pessoa que veio para Campos do Jordão em busca do clima para a cura da doença do século. Totalmente curado, aqui permaneceu trabalhou muito, estabeleceu-se com o ramo de joalheria e relojoaria, participou de todos movimentos que visavam o bem estar comum de toda população, especialmente daqueles menos favorecidos pela sorte. Integrou-se em grande número de entidades filantrópicas, beneficentes e de serviços que foram sendo fundadas na cidade, delas participando como muita disposição, entusiasmo e dedicação, tendo prestado relevantes e imprescindíveis serviços. Também se dedicou à indústria de malhas, dando oportunidade de emprego a muitas pessoas, ajudando a projetar o nome da cidade no cenário textil brasileiro, na época em que esse tipo de indústria direcionava para nossa região, compradores de nossos produtos, vindos das mais variadas regiões brasileiras e até de países visinhos e distantes.

 

 

 

Personalidades - Médicos importantes - Década 1940


Médicos que muito trabalharam pela saúde daqueles que procuravam Campos do Jordão no auge da doença do século, a tuberculose. Essa equipe de médicos da década de 1940.

Na foto, da esquerda para a direita, os doutores: Januário Miráglia, Paulo Campos de Toledo, Hildebrando Martins de Araújo, João Costa, Alderico Soares Monteiro, Hilson Vieira de Souza e Marco Antonio Nogueira Cardoso.

 

 

 

Personalidades - Armênio S. Pereira


Foto do meu particular e grande amigo Armênio Soares Pereira. Com ele trabalhei mais de treze anos no Posto Fiscal do Estado da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, entre os anos de 1964 até 1978. Com ele aprendi e continuo aprendendo muito em minha vida. Seus valiosos ensinamentos continuam me auxiliando em todos instantes de minha vida profissional.

Armênio já participou de tudo que se possa imaginar em Campos do Jordão. Dentre as inúmeras atividades desempenhadas em Campos do Jordão, trabalhou no Cartório do Registro de Imóveis na época em que o Oficial maior era o saudoso Délio Rangel Pestana, no Centro de Saúde e no Dispensário Dr. Emílio Ribas, no Posto Fiscal do Estado como Agente Fiscal de Rendas devidamente concursado, foi Vereador, Secretário e Presidente da Câmara Municipal, foi Comissário de Menores, formou-se em Direito e, depois de aposentado através do Serviço Público Estadual, advoga na cidade, participo do Conselho de Administração, da Diretoria e foi Presidente da Santa Casa de Campos do Jordão - Hospital Dr. Adhemar de Barros, participou dos Conselhos Administrativo e Fiscal e foi Presidente do Abernéssia Futebol Clube, há quarenta anos desempenha gratuitamente as funções de Juiz de Paz; por força de nossa grande amizade, quase por igual período, sou seu suplente como Juiz de Paz substituto. Foi Procurador Jurídico da Prefeitura Municipal de Campos do Jordão em dois mandatos de Prefeitos, foi agraciado com os títulos de Funcionário Público Padrão e Cidadão Benemérito de Causa Pública.

 

 

 

Politica - Vereadores no XII Congresso de Municípios


Vereadores de Campos do Jordão, da legislatura 1969 a 1972 quando, no ano de 1969 participaram do XII Congresso Estadual de Municípios, na época, realizado na Cidade de Campos do Jordão, no período de 13 a 19 de abril. Na foto, da esquerda para a direita, os Vereadores: Armênio Soares Pereira, Luiz Marcondes Costa, Benedito Severiano Barbosa, o conhecido Batatais, Pedro Paulo Filho, na época, o Presidente da Câmara Municipal, Amadeu Carletti Junior, Tarcísio Coutinho, Miguel Lopes de Pina e Álvaro José Francisco.

 

 

 

Transportes - Ônibus - Linha C.Jordão-S.Paulo - Década 1950


Lindo Ônibus da Empresa - Viação São Paulo Campos do Jordão, carro número 7. Era um ônibus da Marca “International - modelo KB7”, com carroceria montada pela Grassi & Cia., empresa especializada na confecção de carrocerias especiais para ônibus urbanos e inter-municipais.

Na foto o ônibus estava estacionado em sua Agência situada em Vila Abernéssia, na Av. Dr. Januário Miráglia, ao lado do Salão REX - especializado em serviços de barbearia, cabeleireiro, permanente, tintura e manicure, além de contar com um serviços de engraxate. Esse salão era de propriedade dos saudosos e ilustres Irmãos Mastrandréa, Mário e Alfredo. O serviço de engraxate era executado pelo popular, conhecido e saudoso Mudinho Preto ou Mudinho do Aureliano, filho da Dona Eduvirges.

Atualmente, essa Agência de ônibus e o Salão REX estariam localizados, na terceira e quarta loja após a Drogaria São Paulo. Na época, o trânsito de veículos nessa Avenida era no sentido oposto ao atual. A Empresa de ônibus, pertencia ao saudoso Sr. Antonio de Oliveira Pires. Esses ônibus faziam, diariamente, linha regular entre Campos do Jordão a São Paulo e vice-versa, durante as décadas de 1940 e início da década de 1950.

O Sr. Antonio de Oliveira Pires, posteriormente, se tornou famoso como primeiro produtor de olivas (azeitonas) do Estado de São Paulo, o primeiro a produzir o azeite de oliva brasileiro, em sua propriedade denominada Pousada na Serra, situada na estrada SP.50, que liga Campos do Jordão a São José dos Campos.

 

 

Veja fotografias publicadas em outras semanas clicando aqui.

 

Voltar

 

- Campos do Jordão Cultura -