Home · Baú do Jordão · Camargo Freire  · Campos do Jordão

Crônicas e Contos · Culinária  ·  Fotos Atuais · Fotos da Semana

  Fotografias · Hinos · Homenagens · Papéis de Parede · Poesias/Poemas 

PPS - Power Point · Quem Sou  · Símbolos Nacionais · Vídeos · Contato

 

Fotografias Semanais que contam a
 história de Campos do Jordão.

de 31/10 a 06/11/2014

 

 

Históricas - Abernéssia Futebol Clube


Projeto da segunda sede social do Abernéssia Futebol Clube, de meados da década de 1940, em magistral desenho da autoria do saudoso Carlos Barreto. Essa sede foi construída e, por muitos anos, foi o ponto de encontro da sociedade jordanense e, também, de muitos turistas que visitaram Campos do Jordão. Nesta sede, entrando pela portaria do clube havia em espaço social e à direita, ficava o Bar do Clube. Por esse espaço social, adentrava-se no Salão Social, o palco ficava à sua esquerda. Essa sede foi muito utilizada a partir da década de 1950 e parte da década de 1960 quando foi demolida e em seu lugar construída a nova sede social que, infelizmente, teve seu dia final na madrugada do fatídico dia 29 de outubro de 2014.

História do Abernéssia Futebol Clube

Em 10 de janeiro de 1940, reuniam-se Altino Franco, Jorge Ribeiro de Toledo, Edgard Alves Costa, Benedito Vaz Dias, Benedito Alves de Brito, Octávio Bittencourt, Felício Raimundo Netto, Waldemar Ferreira da Rocha, Libre Banciela, Pedro Rodrigues, Leonardo Poli, Antonio Gerônimo, Abrahim Jundi e Cristiano Sampaio Camargo, que, sob a presidência de Altino Arantes, em assembléia geral, deliberaram sobre a fundação de um clube de futebol, denominado Abernéssia F. C..

Secretariaram a reunião Octávio Bittencourt e Benedito Vaz Dias. Logo procedeu-se à constituição de uma diretoria provisória, e por escrutínio secreto, foram eleitos José Arthur da Motta Bicudo, (presidente de Honra); Altino Franco (presidente); Sebastião Sampaio Camargo (vice), Antonio Jorge Marques (1° secretário), Benedito Oliveira Costa (2° secretário), Raimundo Nagib (1° tesoureiro) e João Mariano de Pontes (2° tesoureiro).

Ficou estipulada a mensalidade de 2 mil réis e designado Jorge Ribeiro de Toledo para proceder às cobranças.

Deliberou-se oficiar ao proprietário do terreno e à Prefeitura, que construíra o campo de futebol, em Vila Abernéssia, pedindo autorização para uso do imóvel.

Um voto de louvor foi aprovado à Organização Jordanense, de Octávio Bittencourt, por ter cedido seus escritórios para a realização da Assembléia.

Benedito Vaz Dias, Octávio Bittencourt e Altino Franco encarregaram-se de redigir os estatutos sociais e muitas designações foram feitas; Layre Athaíde para o cargo de diretor esportivo; Augusto Barsalini, para segundo diretor, Pedro Rodrigues para zelador de bola e Benedito Brito para zelador de campo.

Sebastião Sampaio Camargo logo oferecia um jogo de camisas para o Abernéssia F.C.

Em 23 de fevereiro de 1940, sob a presidência de Altino Franco, os estatutos sociais do clube foram aprovados em assembléia, à qual compareceram os sócios Raimundo Nagib, Lourival Sabino de Carvalho Souza, Benedito Vaz Dias, Benedito Pires de Magalhães, Eduardo Monteiro, João Monteiro, Felício Raimundo Netto, Bento Carlos Ribeiro, Álvaro Ferreira da Rocha, Antonio Fernandes, Geraldo Albano Pereira, Manoel da Costa Leite, Jorge Ribeiro de Toledo, Francisco Bento, João Baptista Rangei, Emiliano Barsalini, Ângelo Dela Rosa, Sebastião Sampaio Camargo, Augusto Barsalini, Geraldo Alves, Sebastião Rosa, Antonio Candelária, Layre Athaíde, João Mariano de Pontes, Waldemar Ferreira da Rocha, Moacir de Almeida e Benedito Correia.

Em seguida, foi eleita a diretoria definitiva, que ficou assim constituída: José Arthur da Mota Bicudo (presidente de Honra), Altino Franco (presidente), Benedito Vaz Dias (vice), Lourival Sabino de Carvalho (1° secretário), Sebastião Gomes Leitão (2° secretário), Raimundo Nagib (1° tesoureiro), e João Mariano de Pontes (2° tesoureiro).

Em 23 de novembro de 1940, o Abernéssia F.C., já se reunia em sua sede, coberta de sapé, recém-inaugurada, quando foram instalados os retratos do Dr. Getúlio Vargas, Presidente da República, Dr. Adhemar de Barros, Interventor Federal em São Paulo e do prefeito José Arthur da Motta Bicudo.

Foram homenageados, na ocasião, os sócios Floriano Rodrigues Pinheiro, Waldemar Ferreira da Rocha, Alexandre Pinheiro e Luiz Honorato pelo apoio emprestado à construção da sede do A.F.C. A sede localizava-se, anteriormente, onde se acha atualmente o estádio municipal.

As festividades artísticas estiveram a cargo de Carlos Barreto e dos Irmãos Andreoli (Mário, Gildo e Alice). Foi nomeado diretor artístico do Clube, Jaime Augusto de Almeida.

Receberam homenagens nesse dia, Altino Franco, o presidente-fundador e Octávio Bittencourt, o idealizador do Abernéssia F. C..

O Clube foi declarado de utilidade pública pela lei municipal n° 49, de 19 de setembro de 1949, quando prefeito Orestes de Almeida Guimarães.

Na década de 50, a sua sede foi transferida para aquém do rio onde, atualmente, se encontra.

OBS: Histórico do Livro “História de Campos do Jordão” da autoria do Escritor Pedro Paulo Filho, Editoria Santuário - 1986, Páginas 476 e 478.

 

 

 

Históricas - Abernéssia Futebol Clube


Esta era a entrada da segunda sede social do Abernéssia Futebol Clube, construída em meados da década de 1940, de acordo com o magistral projeto da autoria do saudoso Carlos Barreto. Essa sede foi construída e, por muitos anos, foi o ponto de encontro da sociedade jordanense e, também, de muitos turistas que visitaram Campos do Jordão. Na fachada do clube o famoso emblema azul e branco do Abernéssia Futebol Clube, com as iniciais A.F.C.. Esse emblema, até uns dois anos passados, ainda, ficava exposto na fachada da nova sede, bem em cima do portal de entrada do clube. Infelizmente, esse emblema, desapareceu misteriosamente e deixou de ser guardado como lembrança.

Na porta do clube, o saudoso Romeu Rodrigues Pinheiro, o conhecido Seu Zito da Livraria e Papelaria Pinheiro, a Livraria dos Estudantes. Acredito que atrás, é a Dona Cida, esposa do Seu Zito e ao lado seu sogro.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo Reymar Rodrigues Pinheiro.

 

 

 

Históricas - Abernéssia Futebol Clube


Foto histórica da fachada da segunda sede Social do Abernéssia Futebol Clube quando sediou as festividades comemorativas da IVª Festa Nacional da Maçã, realizada no período de 2, 3 e 4 de março de 1956.

 

 

 

Históricas - Abernéssia Futebol Clube


A saudosa e simpática sede do A. F. C. - Abernéssia Futebol Clube. Lamentavelmente esse Clube, foi um dos mais antigos da cidade. Fundado em 10 de janeiro de 1940, portanto, há setenta e quatro anos, infelizmente, estava totalmente desativado. Sua sede estava completamente abandonada. Esta não era a primeira sede do Clube. Era a sua terceira sede, construída na década de 1960 pelo empreiteiro Olegário Frozino, portanto, com 54 anos.

Esse Clube, além das excelentes equipes de futebol que muito valorizaram o esporte Jordanense, por diversas décadas, com esportistas famosos e renomados, mantinha sua Sede Social freqüentada por seus associados e familiares e, também, por muitos turistas que freqüentavam a cidade de Campos do Jordão. Seus tradicionais bailes Carnavalescos eram muito concorridos, animados e inesquecíveis. Além dos tradicionais Bailes do Carnaval, o Clube mantinha em sua programação, brincadeiras dançantes, realizadas aos sábados e domingos, diversos e maravilhosos Bailes, animados por conjuntos e orquestras que marcaram época em toda região, dentre outros: Baile da Cidade, da Rainha do Pinhão, da Primavera, da Rainha dos Estudantes, das Festas Juninas, das Formaturas de diversas escolas e colégio, de Réveillons e outras festividades e encontros. O Salão do clube foi também, por muitas vezes, utilizado para: exposições diversas, pela Justiça Eleitoral, para concentração das mesas apuradoras de votos de muitas eleições e até para velórios de pessoas da nossa sociedade jordanense.

É importante deixar registrado para a história que muitos romances imortais tiveram início durante as brincadeiras dançantes de sábados e domingos, nos Bailes memoráveis e nas festas de Carnaval realizadas no Salão do Abernéssia Futebol Clube. Namoros sérios e namoros descontraídos e despreocupados. Muitos, passageiros, duraram tão-somente alguns momentos ou os quatro dias e quatro noites do Carnaval. Outros, prolongados, duraram muitos anos. Alguns permaneceram e permanecem eternos. Uma coisa é certa, todos foram romances inesquecíveis e eternos, enquanto duraram. Todos foram embalados por músicas inesquecíveis; pelas marchinhas maravilhosas de autoria de grandes poetas e compositores que, muitas vezes, souberam relatar os fatos comuns e que fizeram parte de algum momento de suas vidas e que, nós, infelizmente, não tivemos a sabedoria e a facilidade de transcrevê-los para o papel, com a simplicidade merecida e, muito menos, transformá-los em música e dar-lhes o ritmo.

Pode a pessoa estar realizada em sua vida, feliz ao lado de seus parceiros queridos. Pode ser aquele parceiro que surgiu num daqueles bailes, festinhas, brincadeiras dançantes e carnavais de outrora ou outros que surgiram em oportunidades diversas. Uma coisa é certa: sempre que alguma música fizer lembrar aquele momento especial que marcou nossa vida com um grande amor, passageiro ou duradouro, nossas mentes serão invadidas pela saudade de algum momento inesquecível de nossas vidas – se duradouro, há a possibilidade de relembrá-lo junto ao ente querido; se passageiro, será relembrado, com certeza, furtivamente, no silêncio e na intimidade do nosso pensamento, muitas vezes, com grande saudade e emoção e, mais uma vez, estaremos disfarçados com a mesma máscara negra que um dia escondeu nosso rosto e, com certeza, iremos matar a saudade, mas não nos levem a mal...foi naquele momento especial... foi no carnaval que passou...e pode ter sido no Abernéssia Futebol Clube.

Edmundo Ferreira da Rocha

História do Abernéssia Futebol Clube

Em 10 de janeiro de 1940, reuniam-se Altino Franco, Jorge Ribeiro de Toledo, Edgard Alves Costa, Benedito Vaz Dias, Benedito Alves de Brito, Octávio Bittencourt, Felício Raimundo Netto, Waldemar Ferreira da Rocha, Libre Banciela, Pedro Rodrigues, Leonardo Poli, Antonio Gerônimo, Abrahim Jundi e Cristiano Sampaio Camargo, que, sob a presidência de Altino Arantes, em assembléia geral, deliberaram sobre a fundação de um clube de futebol, denominado Abernéssia F. C..

Secretariaram a reunião Octávio Bittencourt e Benedito Vaz Dias. Logo procedeu-se à constituição de uma diretoria provisória, e por escrutínio secreto, foram eleitos José Arthur da Motta Bicudo, (presidente de Honra); Altino Franco (presidente); Sebastião Sampaio Camargo (vice), Antonio Jorge Marques (1° secretário), Benedito Oliveira Costa (2° secretário), Raimundo Nagib (1° tesoureiro) e João Mariano de Pontes (2° tesoureiro).

Ficou estipulada a mensalidade de 2 mil réis e designado Jorge Ribeiro de Toledo para proceder às cobranças.

Deliberou-se oficiar ao proprietário do terreno e à Prefeitura, que construíra o campo de futebol, em Vila Abernéssia, pedindo autorização para uso do imóvel.

Um voto de louvor foi aprovado à Organização Jordanense, de Octávio Bittencourt, por ter cedido seus escritórios para a realização da Assembléia.

Benedito Vaz Dias, Octávio Bittencourt e Altino Franco encarregaram-se de redigir os estatutos sociais e muitas designações foram feitas; Layre Athaíde para o cargo de diretor esportivo; Augusto Barsalini, para segundo diretor, Pedro Rodrigues para zelador de bola e Benedito Brito para zelador de campo.

Sebastião Sampaio Camargo logo oferecia um jogo de camisas para o Abernéssia F.C.

Em 23 de fevereiro de 1940, sob a presidência de Altino Franco, os estatutos sociais do clube foram aprovados em assembléia, à qual compareceram os sócios Raimundo Nagib, Lourival Sabino de Carvalho Souza, Benedito Vaz Dias, Benedito Pires de Magalhães, Eduardo Monteiro, João Monteiro, Felício Raimundo Netto, Bento Carlos Ribeiro, Álvaro Ferreira da Rocha, Antonio Fernandes, Geraldo Albano Pereira, Manoel da Costa Leite, Jorge Ribeiro de Toledo, Francisco Bento, João Baptista Rangei, Emiliano Barsalini, Ângelo Dela Rosa, Sebastião Sampaio Camargo, Augusto Barsalini, Geraldo Alves, Sebastião Rosa, Antonio Candelária, Layre Athaíde, João Mariano de Pontes, Waldemar Ferreira da Rocha, Moacir de Almeida e Benedito Correia.

Em seguida, foi eleita a diretoria definitiva, que ficou assim constituída: José Arthur da Mota Bicudo (presidente de Honra), Altino Franco (presidente), Benedito Vaz Dias (vice), Lourival Sabino de Carvalho (1° secretário), Sebastião Gomes Leitão (2° secretário), Raimundo Nagib (1° tesoureiro), e João Mariano de Pontes (2° tesoureiro).

Em 23 de novembro de 1940, o Abernéssia F.C., já se reunia em sua sede, coberta de sapé, recém-inaugurada, quando foram instalados os retratos do Dr. Getúlio Vargas, Presidente da República, Dr. Adhemar de Barros, Interventor Federal em São Paulo e do prefeito José Arthur da Motta Bicudo.

Foram homenageados, na ocasião, os sócios Floriano Rodrigues Pinheiro, Waldemar Ferreira da Rocha, Alexandre Pinheiro e Luiz Honorato pelo apoio emprestado à construção da sede do A.F.C. A sede localizava-se, anteriormente, onde se acha atualmente o estádio municipal.

As festividades artísticas estiveram a cargo de Carlos Barreto e dos Irmãos Andreoli (Mário, Gildo e Alice). Foi nomeado diretor artístico do Clube, Jaime Augusto de Almeida.

Receberam homenagens nesse dia, Altino Franco, o presidente-fundador e Octávio Bittencourt, o idealizador do Abernéssia F. C..

O Clube foi declarado de utilidade pública pela lei municipal n° 49, de 19 de setembro de 1949, quando prefeito Orestes de Almeida Guimarães.

Na década de 50, a sua sede foi transferida para aquém do rio onde, atualmente, se encontra.

OBS: Histórico do Livro “História de Campos do Jordão” da autoria do Escritor Pedro Paulo Filho, Editoria Santuário - 1986, Páginas 476 e 478.

 

 

 

Atualidades - Abernésia F. Clube - FIM


ADEUS Abernéssia Futebol Clube de tantas glórias e tradições. Somos gratos pelos bons momentos que proporcionou em nossas vidas. Jamais esqueceremos.

Esse Clube faz parte da nossa história, da nossa vida, da nossa saudade, da nossa alegria, da nossa tristeza, da nossa revolta por ver seu triste e desgraçado fim... Todos nós Jordanenses, INFELIZMENTE, temos nossa parcela de culpa pelo seu desaparecimento...também, todas nossas autoridades...

Plagiando o famoso e saudoso locutor esportivo da Rádio Panamericana de São Paulo, Fiori Giglioti que, ao final de todas as suas inúmeras e memoráveis narrações esportivas, terminava com a célebre frase: “Fecham-se as cortinas e termina o espetáculo!”. Infelizmente, tenho que dizer a mesma coisa: Fecham-se as cortinas e termina o espetáculo!. Na verdade, as cortinas já estavam parcialmente fechadas há muito tempo.

Lamentavelmente... agora, a sede do saudoso Abernéssia Futebol Clube, de tantas glórias e relevantes serviços prestados aos seus associados, à sociedade, diversas entidades, autoridades e ao povo de Campos do Jordão, ACABOU TOTALMENTE. Agora, as cortinas, foram fechadas definitivamente e termina um espetáculo que perdurou por setenta e quatro anos. Um incêndio, com certeza absoluta, maldoso e criminoso, destruiu totalmente a sede social, na madrugada do fatídico dia 29 de outubro de 2014. Anteriormente, por duas ou três vezes, já havia ocorrido início de incêndio nessa Sede do Clube. Felizmente, nessas ocasiões, ação imediata do Corpo de Bombeiros de Campos do Jordão, conseguiu debelar os focos de fogo. Desta vez, infelizmente, quando foram avisados e chegaram até ao local, nada mais podia ser feito. A sede Social estava totalmente destruída, restando somente cuidados no sentido de evitar que o incêndio se propagasse para o prédio próximo.

A foto mostra, na madrugada do dia 29 de outubro de 2014, por volta da uma hora da manhã, o tenebroso incêndio que destruiu totalmente a Sede Social do Abernéssia Futebol Clube.

 

 

 

Atualidades - Abernésia F. Clube - FIM


ADEUS Abernéssia Futebol Clube de tantas glórias e tradições. Somos gratos pelos bons momentos que proporcionou em nossas vidas. Jamais esqueceremos.

Esse Clube faz parte da nossa história, da nossa vida, da nossa saudade, da nossa alegria, da nossa tristeza, da nossa revolta por ver seu triste e desgraçado fim... Todos nós Jordanenses, INFELIZMENTE, temos nossa parcela de culpa pelo seu desaparecimento...também, todas nossas autoridades...

Plagiando o famoso e saudoso locutor esportivo da Rádio Panamericana de São Paulo, Fiori Giglioti que, ao final de todas as suas inúmeras e memoráveis narrações esportivas, terminava com a célebre frase: “Fecham-se as cortinas e termina o espetáculo!”. Infelizmente, tenho que dizer a mesma coisa: Fecham-se as cortinas e termina o espetáculo!. Na verdade, as cortinas já estavam parcialmente fechadas há muito tempo.

Lamentavelmente... agora, a sede do saudoso Abernéssia Futebol Clube, de tantas glórias e relevantes serviços prestados aos seus associados, à sociedade, diversas entidades, autoridades e ao povo de Campos do Jordão, ACABOU TOTALMENTE. Agora, as cortinas, foram fechadas definitivamente e termina um espetáculo que perdurou por setenta e quatro anos. Um incêndio, com certeza absoluta, maldoso e criminoso, destruiu totalmente a sede social, na madrugada do fatídico dia 29 de outubro de 2014. Anteriormente, por duas ou três vezes, já havia ocorrido início de incêndio nessa Sede do Clube. Felizmente, nessas ocasiões, ação imediata do Corpo de Bombeiros de Campos do Jordão, conseguiu debelar os focos de fogo. Desta vez, infelizmente, quando foram avisados e chegaram até ao local, nada mais podia ser feito. A sede Social estava totalmente destruída, restando somente cuidados no sentido de evitar que o incêndio se propagasse para o prédio próximo.

A foto tirada por volta das 10 horas do dia 29 de outubro de 2014, mostra como ficou a saudosa Sede Social do Abernéssia Futebol Clube, totalmente destruída pelo tenebroso incêndio que teve início nos primeiros minutos da madrugada. Na foto é possível identificar o local do Salão de Festas e Bailes e, ao fundo, parte do palco, onde muitas orquestras e conjuntos famosos animaram festividades realizadas nesse Clube. Também, nesse palco, muitos e saudosos artistas se apresentaram magistralmente e, muitos e renomados tribunos de Campos do Jordão e de outras paragens, proferiram memoráveis e inesquecíveis discursos.

 

 

 

Atualidades - Abernésia F. Clube - FIM


ADEUS Abernéssia Futebol Clube de tantas glórias e tradições. Somos gratos pelos bons momentos que proporcionou em nossas vidas. Jamais esqueceremos.

Esse Clube faz parte da nossa história, da nossa vida, da nossa saudade, da nossa alegria, da nossa tristeza, da nossa revolta por ver seu triste e desgraçado fim... Todos nós Jordanenses, INFELIZMENTE, temos nossa parcela de culpa pelo seu desaparecimento...também, todas nossas autoridades...

Plagiando o famoso e saudoso locutor esportivo da Rádio Panamericana de São Paulo, Fiori Giglioti que, ao final de todas as suas inúmeras e memoráveis narrações esportivas, terminava com a célebre frase: “Fecham-se as cortinas e termina o espetáculo!”. Infelizmente, tenho que dizer a mesma coisa: Fecham-se as cortinas e termina o espetáculo!. Na verdade, as cortinas já estavam parcialmente fechadas há muito tempo.

Lamentavelmente... agora, a sede do saudoso Abernéssia Futebol Clube, de tantas glórias e relevantes serviços prestados aos seus associados, à sociedade, diversas entidades, autoridades e ao povo de Campos do Jordão, ACABOU TOTALMENTE. Agora, as cortinas, foram fechadas definitivamente e termina um espetáculo que perdurou por setenta e quatro anos. Um incêndio, com certeza absoluta, maldoso e criminoso, destruiu totalmente a sede social, na madrugada do fatídico dia 29 de outubro de 2014. Anteriormente, por duas ou três vezes, já havia ocorrido início de incêndio nessa Sede do Clube. Felizmente, nessas ocasiões, ação imediata do Corpo de Bombeiros de Campos do Jordão, conseguiu debelar os focos de fogo. Desta vez, infelizmente, quando foram avisados e chegaram até ao local, nada mais podia ser feito. A sede Social estava totalmente destruída, restando somente cuidados no sentido de evitar que o incêndio se propagasse para o prédio próximo.

A foto tirada por volta das 15 horas do dia 29 de outubro de 2014, mostra como ficou a fachada da saudosa Sede Social do Abernéssia Futebol Clube, totalmente destruída pelo tenebroso incêndio que teve início nos primeiros minutos da madrugada. O vão aberto no meio da foto é o local onde estava instalada a porta de entrada do Clube.

 

 

 

Atualidades - Abernésia F. Clube - FIM


ADEUS Abernéssia Futebol Clube de tantas glórias e tradições. Somos gratos pelos bons momentos que proporcionou em nossas vidas. Jamais esqueceremos.

Esse Clube faz parte da nossa história, da nossa vida, da nossa saudade, da nossa alegria, da nossa tristeza, da nossa revolta por ver seu triste e desgraçado fim... Todos nós Jordanenses, INFELIZMENTE, temos nossa parcela de culpa pelo seu desaparecimento...também, todas nossas autoridades...

Plagiando o famoso e saudoso locutor esportivo da Rádio Panamericana de São Paulo, Fiori Giglioti que, ao final de todas as suas inúmeras e memoráveis narrações esportivas, terminava com a célebre frase: “Fecham-se as cortinas e termina o espetáculo!”. Infelizmente, tenho que dizer a mesma coisa: Fecham-se as cortinas e termina o espetáculo!. Na verdade, as cortinas já estavam parcialmente fechadas há muito tempo.

Lamentavelmente... agora, a sede do saudoso Abernéssia Futebol Clube, de tantas glórias e relevantes serviços prestados aos seus associados, à sociedade, diversas entidades, autoridades e ao povo de Campos do Jordão, ACABOU TOTALMENTE. Agora, as cortinas, foram fechadas definitivamente e termina um espetáculo que perdurou por setenta e quatro anos. Um incêndio, com certeza absoluta, maldoso e criminoso, destruiu totalmente a sede social, na madrugada do fatídico dia 29 de outubro de 2014. Anteriormente, por duas ou três vezes, já havia ocorrido início de incêndio nessa Sede do Clube. Felizmente, nessas ocasiões, ação imediata do Corpo de Bombeiros de Campos do Jordão, conseguiu debelar os focos de fogo. Desta vez, infelizmente, quando foram avisados e chegaram até ao local, nada mais podia ser feito. A sede Social estava totalmente destruída, restando somente cuidados no sentido de evitar que o incêndio se propagasse para o prédio próximo.

A foto tirada por volta das 15 horas do dia 29 de outubro de 2014, mostra toda extensão da fachada sem o telhado, da saudosa Sede Social do Abernéssia Futebol Clube e, como ficou, totalmente destruída pelo tenebroso incêndio que teve início nos primeiros minutos da madrugada. À esquerda da foto, o vão aberto, é o local onde estava instalada a porta de entrada do Clube.

 

 

 

Atualidades - Abernésia F. Clube - FIM


ADEUS Abernéssia Futebol Clube de tantas glórias e tradições. Somos gratos pelos bons momentos que proporcionou em nossas vidas. Jamais esqueceremos.

Esse Clube faz parte da nossa história, da nossa vida, da nossa saudade, da nossa alegria, da nossa tristeza, da nossa revolta por ver seu triste e desgraçado fim... Todos nós Jordanenses, INFELIZMENTE, temos nossa parcela de culpa pelo seu desaparecimento...também, todas nossas autoridades...

Plagiando o famoso e saudoso locutor esportivo da Rádio Panamericana de São Paulo, Fiori Giglioti que, ao final de todas as suas inúmeras e memoráveis narrações esportivas, terminava com a célebre frase: “Fecham-se as cortinas e termina o espetáculo!”. Infelizmente, tenho que dizer a mesma coisa: Fecham-se as cortinas e termina o espetáculo!. Na verdade, as cortinas já estavam parcialmente fechadas há muito tempo.

Lamentavelmente... agora, a sede do saudoso Abernéssia Futebol Clube, de tantas glórias e relevantes serviços prestados aos seus associados, à sociedade, diversas entidades, autoridades e ao povo de Campos do Jordão, ACABOU TOTALMENTE. Agora, as cortinas, foram fechadas definitivamente e termina um espetáculo que perdurou por setenta e quatro anos. Um incêndio, com certeza absoluta, maldoso e criminoso, destruiu totalmente a sede social, na madrugada do fatídico dia 29 de outubro de 2014. Anteriormente, por duas ou três vezes, já havia ocorrido início de incêndio nessa Sede do Clube. Felizmente, nessas ocasiões, ação imediata do Corpo de Bombeiros de Campos do Jordão, conseguiu debelar os focos de fogo. Desta vez, infelizmente, quando foram avisados e chegaram até ao local, nada mais podia ser feito. A sede Social estava totalmente destruída, restando somente cuidados no sentido de evitar que o incêndio se propagasse para o prédio próximo.

A foto tirada por volta das 15 horas do dia 29 de outubro de 2014, mostra parte da fachada sem o telhado, da saudosa Sede Social do Abernéssia Futebol Clube e, como ficou, totalmente destruída pelo tenebroso incêndio que teve início nos primeiros minutos da madrugada. Quase ao meio da foto, o vão aberto, é o local onde estava instalada a porta de entrada do Clube.

 

 

 

Atualidades - Abernésia F. Clube - FIM


ADEUS Abernéssia Futebol Clube de tantas glórias e tradições. Somos gratos pelos bons momentos que proporcionou em nossas vidas. Jamais esqueceremos.

Esse Clube faz parte da nossa história, da nossa vida, da nossa saudade, da nossa alegria, da nossa tristeza, da nossa revolta por ver seu triste e desgraçado fim... Todos nós Jordanenses, INFELIZMENTE, temos nossa parcela de culpa pelo seu desaparecimento...também, todas nossas autoridades...

Plagiando o famoso e saudoso locutor esportivo da Rádio Panamericana de São Paulo, Fiori Giglioti que, ao final de todas as suas inúmeras e memoráveis narrações esportivas, terminava com a célebre frase: “Fecham-se as cortinas e termina o espetáculo!”. Infelizmente, tenho que dizer a mesma coisa: Fecham-se as cortinas e termina o espetáculo!. Na verdade, as cortinas já estavam parcialmente fechadas há muito tempo.

Lamentavelmente... agora, a sede do saudoso Abernéssia Futebol Clube, de tantas glórias e relevantes serviços prestados aos seus associados, à sociedade, diversas entidades, autoridades e ao povo de Campos do Jordão, ACABOU TOTALMENTE. Agora, as cortinas, foram fechadas definitivamente e termina um espetáculo que perdurou por setenta e quatro anos. Um incêndio, com certeza absoluta, maldoso e criminoso, destruiu totalmente a sede social, na madrugada do fatídico dia 29 de outubro de 2014. Anteriormente, por duas ou três vezes, já havia ocorrido início de incêndio nessa Sede do Clube. Felizmente, nessas ocasiões, ação imediata do Corpo de Bombeiros de Campos do Jordão, conseguiu debelar os focos de fogo. Desta vez, infelizmente, quando foram avisados e chegaram até ao local, nada mais podia ser feito. A sede Social estava totalmente destruída, restando somente cuidados no sentido de evitar que o incêndio se propagasse para o prédio próximo.

A foto tirada por volta das 15 horas do dia 29 de outubro de 2014, mostra parte da fachada sem o telhado, da saudosa Sede Social do Abernéssia Futebol Clube e, como ficou, totalmente destruída pelo tenebroso incêndio que teve início nos primeiros minutos da madrugada. Quase ao meio da foto, o vão aberto, é o local onde estava instalada a porta de entrada do Clube.

 

 

 

Atualidades - Abernésia F. Clube - FIM


ADEUS Abernéssia Futebol Clube de tantas glórias e tradições. Somos gratos pelos bons momentos que proporcionou em nossas vidas. Jamais esqueceremos.

Esse Clube faz parte da nossa história, da nossa vida, da nossa saudade, da nossa alegria, da nossa tristeza, da nossa revolta por ver seu triste e desgraçado fim... Todos nós Jordanenses, INFELIZMENTE, temos nossa parcela de culpa pelo seu desaparecimento...também, todas nossas autoridades...

Plagiando o famoso e saudoso locutor esportivo da Rádio Panamericana de São Paulo, Fiori Giglioti que, ao final de todas as suas inúmeras e memoráveis narrações esportivas, terminava com a célebre frase: “Fecham-se as cortinas e termina o espetáculo!”. Infelizmente, tenho que dizer a mesma coisa: Fecham-se as cortinas e termina o espetáculo!. Na verdade, as cortinas já estavam parcialmente fechadas há muito tempo.

Lamentavelmente... agora, a sede do saudoso Abernéssia Futebol Clube, de tantas glórias e relevantes serviços prestados aos seus associados, à sociedade, diversas entidades, autoridades e ao povo de Campos do Jordão, ACABOU TOTALMENTE. Agora, as cortinas, foram fechadas definitivamente e termina um espetáculo que perdurou por setenta e quatro anos. Um incêndio, com certeza absoluta, maldoso e criminoso, destruiu totalmente a sede social, na madrugada do fatídico dia 29 de outubro de 2014. Anteriormente, por duas ou três vezes, já havia ocorrido início de incêndio nessa Sede do Clube. Felizmente, nessas ocasiões, ação imediata do Corpo de Bombeiros de Campos do Jordão, conseguiu debelar os focos de fogo. Desta vez, infelizmente, quando foram avisados e chegaram até ao local, nada mais podia ser feito. A sede Social estava totalmente destruída, restando somente cuidados no sentido de evitar que o incêndio se propagasse para o prédio próximo.

A foto tirada por volta das 15 horas do dia 29 de outubro de 2014, mostra como ficou a saudosa Sede Social do Abernéssia Futebol Clube, totalmente destruída pelo tenebroso incêndio que teve início nos primeiros minutos da madrugada. Na foto é possível identificar o local do Salão de Festas e Bailes, a frisa lateral e, ao fundo, parte do palco, onde muitas orquestras e conjuntos famosos animaram festividades realizadas nesse Clube. Também, nesse palco, muitos e saudosos artistas se apresentaram magistralmente e, muitos e renomados tribunos de Campos do Jordão e de outras paragens, proferiram memoráveis e inesquecíveis discursos.

 

 

 

Atualidades - Abernésia F. Clube - FIM


ADEUS Abernéssia Futebol Clube de tantas glórias e tradições. Somos gratos pelos bons momentos que proporcionou em nossas vidas. Jamais esqueceremos.

Esse Clube faz parte da nossa história, da nossa vida, da nossa saudade, da nossa alegria, da nossa tristeza, da nossa revolta por ver seu triste e desgraçado fim... Todos nós Jordanenses, INFELIZMENTE, temos nossa parcela de culpa pelo seu desaparecimento...também, todas nossas autoridades...

Plagiando o famoso e saudoso locutor esportivo da Rádio Panamericana de São Paulo, Fiori Giglioti que, ao final de todas as suas inúmeras e memoráveis narrações esportivas, terminava com a célebre frase: “Fecham-se as cortinas e termina o espetáculo!”. Infelizmente, tenho que dizer a mesma coisa: Fecham-se as cortinas e termina o espetáculo!. Na verdade, as cortinas já estavam parcialmente fechadas há muito tempo.

Lamentavelmente... agora, a sede do saudoso Abernéssia Futebol Clube, de tantas glórias e relevantes serviços prestados aos seus associados, à sociedade, diversas entidades, autoridades e ao povo de Campos do Jordão, ACABOU TOTALMENTE. Agora, as cortinas, foram fechadas definitivamente e termina um espetáculo que perdurou por setenta e quatro anos. Um incêndio, com certeza absoluta, maldoso e criminoso, destruiu totalmente a sede social, na madrugada do fatídico dia 29 de outubro de 2014. Anteriormente, por duas ou três vezes, já havia ocorrido início de incêndio nessa Sede do Clube. Felizmente, nessas ocasiões, ação imediata do Corpo de Bombeiros de Campos do Jordão, conseguiu debelar os focos de fogo. Desta vez, infelizmente, quando foram avisados e chegaram até ao local, nada mais podia ser feito. A sede Social estava totalmente destruída, restando somente cuidados no sentido de evitar que o incêndio se propagasse para o prédio próximo.

A foto tirada por volta das 15 horas do dia 29 de outubro de 2014, mostra como ficou a saudosa Sede Social do Abernéssia Futebol Clube, totalmente destruída pelo tenebroso incêndio que teve início nos primeiros minutos da madrugada. Na foto é possível identificar o local do Salão de Festas e Bailes, a frisa lateral e, ao fundo, parte do palco, onde muitas orquestras e conjuntos famosos animaram festividades realizadas nesse Clube. Também, nesse palco, muitos e saudosos artistas se apresentaram magistralmente e, muitos e renomados tribunos de Campos do Jordão e de outras paragens, proferiram memoráveis e inesquecíveis discursos.

Sem as paredes é possível ver à esquerda, o famoso Morro da Antena da saudosa Radioemissora de Campos do Jordão, ZYL-6, a mais alta do Brasil e parte do Campo de Futebol que deu muitas glórias às saudosas e inesquecíveis equipes de futebol do Abernéssia Futebol Clube.

 

 

 

Atualidades - Abernésia F. Clube - FIM


ADEUS Abernéssia Futebol Clube de tantas glórias e tradições. Somos gratos pelos bons momentos que proporcionou em nossas vidas. Jamais esqueceremos.

Esse Clube faz parte da nossa história, da nossa vida, da nossa saudade, da nossa alegria, da nossa tristeza, da nossa revolta por ver seu triste e desgraçado fim... Todos nós Jordanenses, INFELIZMENTE, temos nossa parcela de culpa pelo seu desaparecimento...também, todas nossas autoridades...

Plagiando o famoso e saudoso locutor esportivo da Rádio Panamericana de São Paulo, Fiori Giglioti que, ao final de todas as suas inúmeras e memoráveis narrações esportivas, terminava com a célebre frase: “Fecham-se as cortinas e termina o espetáculo!”. Infelizmente, tenho que dizer a mesma coisa: Fecham-se as cortinas e termina o espetáculo!. Na verdade, as cortinas já estavam parcialmente fechadas há muito tempo.

Lamentavelmente... agora, a sede do saudoso Abernéssia Futebol Clube, de tantas glórias e relevantes serviços prestados aos seus associados, à sociedade, diversas entidades, autoridades e ao povo de Campos do Jordão, ACABOU TOTALMENTE. Agora, as cortinas, foram fechadas definitivamente e termina um espetáculo que perdurou por setenta e quatro anos. Um incêndio, com certeza absoluta, maldoso e criminoso, destruiu totalmente a sede social, na madrugada do fatídico dia 29 de outubro de 2014. Anteriormente, por duas ou três vezes, já havia ocorrido início de incêndio nessa Sede do Clube. Felizmente, nessas ocasiões, ação imediata do Corpo de Bombeiros de Campos do Jordão, conseguiu debelar os focos de fogo. Desta vez, infelizmente, quando foram avisados e chegaram até ao local, nada mais podia ser feito. A sede Social estava totalmente destruída, restando somente cuidados no sentido de evitar que o incêndio se propagasse para o prédio próximo.

A foto tirada por volta das 15 horas do dia 29 de outubro de 2014, mostra como ficou a saudosa Sede Social do Abernéssia Futebol Clube, totalmente destruída pelo tenebroso incêndio que teve início nos primeiros minutos da madrugada. Na foto é quase impossível identificar o local onde estava instalado o Bar e Lanchonete do Clube.

 

 

 

Atualidades - Abernésia F. Clube - FIM


ADEUS Abernéssia Futebol Clube de tantas glórias e tradições. Somos gratos pelos bons momentos que proporcionou em nossas vidas. Jamais esqueceremos.

Esse Clube faz parte da nossa história, da nossa vida, da nossa saudade, da nossa alegria, da nossa tristeza, da nossa revolta por ver seu triste e desgraçado fim... Todos nós Jordanenses, INFELIZMENTE, temos nossa parcela de culpa pelo seu desaparecimento...também, todas nossas autoridades...

Plagiando o famoso e saudoso locutor esportivo da Rádio Panamericana de São Paulo, Fiori Giglioti que, ao final de todas as suas inúmeras e memoráveis narrações esportivas, terminava com a célebre frase: “Fecham-se as cortinas e termina o espetáculo!”. Infelizmente, tenho que dizer a mesma coisa: Fecham-se as cortinas e termina o espetáculo!. Na verdade, as cortinas já estavam parcialmente fechadas há muito tempo.

Lamentavelmente... agora, a sede do saudoso Abernéssia Futebol Clube, de tantas glórias e relevantes serviços prestados aos seus associados, à sociedade, diversas entidades, autoridades e ao povo de Campos do Jordão, ACABOU TOTALMENTE. Agora, as cortinas, foram fechadas definitivamente e termina um espetáculo que perdurou por setenta e quatro anos. Um incêndio, com certeza absoluta, maldoso e criminoso, destruiu totalmente a sede social, na madrugada do fatídico dia 29 de outubro de 2014. Anteriormente, por duas ou três vezes, já havia ocorrido início de incêndio nessa Sede do Clube. Felizmente, nessas ocasiões, ação imediata do Corpo de Bombeiros de Campos do Jordão, conseguiu debelar os focos de fogo. Desta vez, infelizmente, quando foram avisados e chegaram até ao local, nada mais podia ser feito. A sede Social estava totalmente destruída, restando somente cuidados no sentido de evitar que o incêndio se propagasse para o prédio próximo.

A foto tirada por volta das 15 horas do dia 29 de outubro de 2014, mostra como ficou o lado dos fundos da saudosa Sede Social do Abernéssia Futebol Clube, margeando o Rio Capivari, totalmente destruída pelo tenebroso incêndio que teve início nos primeiros minutos da madrugada.

 

 

 

Atualidades - Abernésia F. Clube - FIM


ADEUS Abernéssia Futebol Clube de tantas glórias e tradições. Somos gratos pelos bons momentos que proporcionou em nossas vidas. Jamais esqueceremos.

Esse Clube faz parte da nossa história, da nossa vida, da nossa saudade, da nossa alegria, da nossa tristeza, da nossa revolta por ver seu triste e desgraçado fim... Todos nós Jordanenses, INFELIZMENTE, temos nossa parcela de culpa pelo seu desaparecimento...também, todas nossas autoridades...

Plagiando o famoso e saudoso locutor esportivo da Rádio Panamericana de São Paulo, Fiori Giglioti que, ao final de todas as suas inúmeras e memoráveis narrações esportivas, terminava com a célebre frase: “Fecham-se as cortinas e termina o espetáculo!”. Infelizmente, tenho que dizer a mesma coisa: Fecham-se as cortinas e termina o espetáculo!. Na verdade, as cortinas já estavam parcialmente fechadas há muito tempo.

Lamentavelmente... agora, a sede do saudoso Abernéssia Futebol Clube, de tantas glórias e relevantes serviços prestados aos seus associados, à sociedade, diversas entidades, autoridades e ao povo de Campos do Jordão, ACABOU TOTALMENTE. Agora, as cortinas, foram fechadas definitivamente e termina um espetáculo que perdurou por setenta e quatro anos. Um incêndio, com certeza absoluta, maldoso e criminoso, destruiu totalmente a sede social, na madrugada do fatídico dia 29 de outubro de 2014. Anteriormente, por duas ou três vezes, já havia ocorrido início de incêndio nessa Sede do Clube. Felizmente, nessas ocasiões, ação imediata do Corpo de Bombeiros de Campos do Jordão, conseguiu debelar os focos de fogo. Desta vez, infelizmente, quando foram avisados e chegaram até ao local, nada mais podia ser feito. A sede Social estava totalmente destruída, restando somente cuidados no sentido de evitar que o incêndio se propagasse para o prédio próximo.

A foto tirada por volta das 15 horas do dia 29 de outubro de 2014, mostra como ficou o lado dos fundos da saudosa Sede Social do Abernéssia Futebol Clube, margeando o Rio Capivari, totalmente destruída pelo tenebroso incêndio que teve início nos primeiros minutos da madrugada.

 

 

 

Atualidades - Abernésia F. Clube - FIM


ADEUS Abernéssia Futebol Clube de tantas glórias e tradições. Somos gratos pelos bons momentos que proporcionou em nossas vidas. Jamais esqueceremos.

Esse Clube faz parte da nossa história, da nossa vida, da nossa saudade, da nossa alegria, da nossa tristeza, da nossa revolta por ver seu triste e desgraçado fim... Todos nós Jordanenses, INFELIZMENTE, temos nossa parcela de culpa pelo seu desaparecimento...também, todas nossas autoridades...

Plagiando o famoso e saudoso locutor esportivo da Rádio Panamericana de São Paulo, Fiori Giglioti que, ao final de todas as suas inúmeras e memoráveis narrações esportivas, terminava com a célebre frase: “Fecham-se as cortinas e termina o espetáculo!”. Infelizmente, tenho que dizer a mesma coisa: Fecham-se as cortinas e termina o espetáculo!. Na verdade, as cortinas já estavam parcialmente fechadas há muito tempo.

Lamentavelmente... agora, a sede do saudoso Abernéssia Futebol Clube, de tantas glórias e relevantes serviços prestados aos seus associados, à sociedade, diversas entidades, autoridades e ao povo de Campos do Jordão, ACABOU TOTALMENTE. Agora, as cortinas, foram fechadas definitivamente e termina um espetáculo que perdurou por setenta e quatro anos. Um incêndio, com certeza absoluta, maldoso e criminoso, destruiu totalmente a sede social, na madrugada do fatídico dia 29 de outubro de 2014. Anteriormente, por duas ou três vezes, já havia ocorrido início de incêndio nessa Sede do Clube. Felizmente, nessas ocasiões, ação imediata do Corpo de Bombeiros de Campos do Jordão, conseguiu debelar os focos de fogo. Desta vez, infelizmente, quando foram avisados e chegaram até ao local, nada mais podia ser feito. A sede Social estava totalmente destruída, restando somente cuidados no sentido de evitar que o incêndio se propagasse para o prédio próximo.

A foto tirada por volta das 15 horas do dia 29 de outubro de 2014, mostra como ficou o lado dos fundos da saudosa Sede Social do Abernéssia Futebol Clube, margeando o Rio Capivari, totalmente destruída pelo tenebroso incêndio que teve início nos primeiros minutos da madrugada.

 

 

 

Atualidades - Abernésia F. Clube - FIM


ADEUS Abernéssia Futebol Clube de tantas glórias e tradições. Somos gratos pelos bons momentos que proporcionou em nossas vidas. Jamais esqueceremos.

Esse Clube faz parte da nossa história, da nossa vida, da nossa saudade, da nossa alegria, da nossa tristeza, da nossa revolta por ver seu triste e desgraçado fim... Todos nós Jordanenses, INFELIZMENTE, temos nossa parcela de culpa pelo seu desaparecimento...também, todas nossas autoridades...

Plagiando o famoso e saudoso locutor esportivo da Rádio Panamericana de São Paulo, Fiori Giglioti que, ao final de todas as suas inúmeras e memoráveis narrações esportivas, terminava com a célebre frase: “Fecham-se as cortinas e termina o espetáculo!”. Infelizmente, tenho que dizer a mesma coisa: Fecham-se as cortinas e termina o espetáculo!. Na verdade, as cortinas já estavam parcialmente fechadas há muito tempo.

Lamentavelmente... agora, a sede do saudoso Abernéssia Futebol Clube, de tantas glórias e relevantes serviços prestados aos seus associados, à sociedade, diversas entidades, autoridades e ao povo de Campos do Jordão, ACABOU TOTALMENTE. Agora, as cortinas, foram fechadas definitivamente e termina um espetáculo que perdurou por setenta e quatro anos. Um incêndio, com certeza absoluta, maldoso e criminoso, destruiu totalmente a sede social, na madrugada do fatídico dia 29 de outubro de 2014. Anteriormente, por duas ou três vezes, já havia ocorrido início de incêndio nessa Sede do Clube. Felizmente, nessas ocasiões, ação imediata do Corpo de Bombeiros de Campos do Jordão, conseguiu debelar os focos de fogo. Desta vez, infelizmente, quando foram avisados e chegaram até ao local, nada mais podia ser feito. A sede Social estava totalmente destruída, restando somente cuidados no sentido de evitar que o incêndio se propagasse para o prédio próximo.

A foto tirada por volta das 15 horas do dia 29 de outubro de 2014, mostra como ficou o lado dos fundos da saudosa Sede Social do Abernéssia Futebol Clube, margeando o Rio Capivari, totalmente destruída pelo tenebroso incêndio que teve início nos primeiros minutos da madrugada.

 

 

 

Atualidades - Abernésia F. Clube - FIM


ADEUS Abernéssia Futebol Clube de tantas glórias e tradições. Somos gratos pelos bons momentos que proporcionou em nossas vidas. Jamais esqueceremos.

Esse Clube faz parte da nossa história, da nossa vida, da nossa saudade, da nossa alegria, da nossa tristeza, da nossa revolta por ver seu triste e desgraçado fim... Todos nós Jordanenses, INFELIZMENTE, temos nossa parcela de culpa pelo seu desaparecimento...também, todas nossas autoridades...

Plagiando o famoso e saudoso locutor esportivo da Rádio Panamericana de São Paulo, Fiori Giglioti que, ao final de todas as suas inúmeras e memoráveis narrações esportivas, terminava com a célebre frase: “Fecham-se as cortinas e termina o espetáculo!”. Infelizmente, tenho que dizer a mesma coisa: Fecham-se as cortinas e termina o espetáculo!. Na verdade, as cortinas já estavam parcialmente fechadas há muito tempo.

Lamentavelmente... agora, a sede do saudoso Abernéssia Futebol Clube, de tantas glórias e relevantes serviços prestados aos seus associados, à sociedade, diversas entidades, autoridades e ao povo de Campos do Jordão, ACABOU TOTALMENTE. Agora, as cortinas, foram fechadas definitivamente e termina um espetáculo que perdurou por setenta e quatro anos. Um incêndio, com certeza absoluta, maldoso e criminoso, destruiu totalmente a sede social, na madrugada do fatídico dia 29 de outubro de 2014. Anteriormente, por duas ou três vezes, já havia ocorrido início de incêndio nessa Sede do Clube. Felizmente, nessas ocasiões, ação imediata do Corpo de Bombeiros de Campos do Jordão, conseguiu debelar os focos de fogo. Desta vez, infelizmente, quando foram avisados e chegaram até ao local, nada mais podia ser feito. A sede Social estava totalmente destruída, restando somente cuidados no sentido de evitar que o incêndio se propagasse para o prédio próximo.

A foto tirada por volta das 15 horas do dia 29 de outubro de 2014, mostra o finzinho do tenebroso incêndio que teve início nos primeiros minutos da madrugada e que destruiu totalmente a Sede Social do saudoso Abernéssia Futebol Clube.

É um último resto do incêndio com sua derradeira fumaça que, com certeza, vai se esvair no éter, porém, nunca conseguirá apagar de nossas mentes, de nossas lembranças os eternos, bons, gratificantes e inesquecíveis momentos felizes que, cada um de nós, passou em algum momento da vida, no Salão Social do Abernéssia Futebol Clube.

F I M

 

 

Veja fotografias publicadas em outras semanas clicando aqui.

 

Voltar

 

- Campos do Jordão Cultura -