Home · Baú do Jordão · Camargo Freire  · Campos do Jordão

Crônicas e Contos · Culinária  ·  Fotos Atuais · Fotos da Semana

  Fotografias · Hinos · Homenagens · Papéis de Parede · Poesias/Poemas 

PPS - Power Point · Quem Sou  · Símbolos Nacionais · Vídeos · Contato

 

Fotografias Semanais que contam a
 história de Campos do Jordão.

de 26/12 a 01/01/2015

 

 

Históricas - Imobiliária Rocha - 1959


Esta foto mostra a casa que pertencia ao saudoso Engenheiro Dr. Adelardo Soares Caiuby, situada na Av. Macedo Soares, 306, em Vila Capivari, em frente ao tradicional Hotel Bologna, na época, de propriedade do saudoso Sr. Augusto Pagliacci e sua esposa D. Alba.

Nessa casa, no centro de Vila Capivari, durante três anos, no final da década de 1950, esteve estabelecida a COPEL.

A COPEL surgiu após a Empresa Cadij, constituída com os ramos de Imobiliária e Construtora, de propriedade do saudoso Antonio Leite Marques, o Toninho, ter resolvido separar as duas atividades, ficando somente com a parte da Imobiliária. O Dr. Marcos Wulf Siegel que havia chegado em Campos do Jordão no ano de 1953, já como associado da CADIJ, com a separação das atividades, resolveu assumir a parte da Construtora e assim, em 1954, fundou uma Construtora. Essa Construtora passou a ser denominada pelo nome da autoria de Orestes Mário Donato, COPEL, abreviatura de Construções, Projetos e Engenharia Limitada. O Engenheiro responsável pela COPEL era o Dr. José Ariosto Barbosa de Souza. Também fazia parte da administração o Professor Harly Trench. Orestes Mário Donato que, além das suas muitas outras habilidades, era especialista em projetos e desenhos, foi contratado para ser o projetista da COPEL.

A COPEL como construtora, inicialmente esteve estabelecida na Av. Emílio Ribas, 908, ali no bairro do Capivari, nas proximidades do atual Hotel JB e do Posto Esso, já existente na época. A casa onde se estabeleceu na época da sua fundação, era de propriedade do saudoso amigo Adauto Camargo Neves.

Após dois anos de atividade o Engenheiro Fausi Paulo, recém formado, se juntou à Construtora e nela permaneceu pelo período de um ano.

Inicialmente, o Mestre de Obras da COPEL foi o Sr. Benedito, mais conhecido como Dito Pituca. Posteriormente, também trabalhou como Mestre de Obras da COPEL, o Sr. Waldemar Ferreira da Rocha, meu Pai, que ficou na Construtora até seu final.

Algum tempo depois a COPEL mudou-se para uma casa enorme, de propriedade do Sr. Adelardo Soares Caiuby, situada na Avenida Macedo Soares, 306, em frente ao Hotel Bologna que, na época, era de propriedade do Sr. Augusto Pagliacci e sua esposa D. Alba.

Nesse novo endereço, agora mais no centro de Vila Capivari, a COPEL teve um avanço muito grande. A quantidade de construções aumentou muito e assim o serviço para todos que nela trabalhavam.

Posteriormente, mudou-se e passou ocupar sua sede própria especialmente construída na Rua Engenheiro Diogo de Carvalho, proximidades da igreja de São Benedito, bem no centrinho de Vila Capivari.

A Copel ficou estabelecida pelo período de 14 anos. Na sede própria da Rua Engenheiro Diogo de Carvalho, em Vila Capivari, contava com uma Loja de Materiais para Construção, representando, dentre outras firmas de São Paulo, a Eucatex, a Hydra, etc. Durante o período em que esteve em atividade, a COPEL foi responsável pela construção de 85 obras diversas, dentre casas para turistas, Hotéis, Prédios de Apartamentos, etc..

Depois que a COPEL mudou-se para seu prédio próprio, no ano de 1959 meu pai Waldemar Ferreira da Rocha e o Professor Harry Mauritz Lewin, amigos de longa data, resolveram e nessa mesma casa, fundaram e instalaram a “Imobiliária Rocha” que, esteve estabelecida nesse local por uns três anos, antes de mudar-se para novo endereço. Note que nesta foto, na frente da casa, próximo à empena de madeira costaneira, estava a placa da com imagem estilizada a Pedra do Baú onde estava escrito “Imobiliária Rocha” e logo abaixo, uma placa menor, com os dizeres “Rocha & Lewin”,

Em frente à “Imobiliária Rocha”, o Sr. Vicari, italiano muito amigo do Sr. Orestes Mário Donato que, anualmente, vinha passar férias aqui em Campos do Jordão, montado em sua maravilhosa bicicleta de procedência italiana, de fama mundial, marca Bianchi, com uma garotinha não identificada no quadro. Eu, na época, era um garotão e ficava apaixonado pela sua bicicleta.

Posteriormente, por alguns anos, esteve estabelecido nesse local o Hotel Ideal que, também, atendia com serviços de Restaurante. Dentre outros estabelecimentos comerciais que, também estiveram estabelecidos nesse local, durante muitos anos esteve estabelecido o Hotel e Restaurante Itália, atualmente, “Itália - Cantina e Ristorante”, do amigo Donizete.

OBS: Esta foto é da autoria do grande e saudoso amigo, Orestes Mário Donato, um dos maiores fotógrafos que já conheci e que teve a oportunidade de registrar belas paisagens de Campos do Jordão e momentos importantes da nossa história. A foto foi gentilmente disponibilizada pelas queridas amigas Malú Donato e Luciana Donato, respectivamente, sua esposa e filha.

 

 

 

Pessoas - Leonor da Costa - Saudade


Uma foto da década de 1970 que nos deixa muita saudade. A foto foi recortada de uma pouco maior para possibilitar melhor visualização de uma das pessoas que nela é mostrada. A foto é de um palanque oficial de Carnaval do início da década de 1980. Nesse palanque estavam os componentes do júri especialmente montado para escolher a melhor escola de samba que estava desfilando na avenida e, também, as melhores fantasias dos foliões.

Na foto, sentadas, da esquerda para a direita: Maria Lucia Felix Donato, a Malú da “Malú Decorações” e a amiga Leonor da Costa.

Em pé, na mesma ordem: Luciana Vitória Donato, a filha do casal amigo Orestes Mário Donato e Maria Lucia Félix Donato, uma pessoa não identificada, Sra. Ana Bressan Félix (mãe da Malú e avó da Luciana) Marcelo Arakaki e o médico e amigo Dr. Newton José Ledoux que, felizmente, continua prestando relevantes serviços na área médica de Campos do Jordão.

Lamento ter que registrar que a Leonor da Costa acima identificada, grande amiga de muitas décadas, infelizmente nos deixou no último final de semana, no dia 29 de agosto de 2015. Leonor era filha do saudoso casal D. Maria Costa e Coronel Joaquim Tavares Libânio, da Aeronáutica Brasileira que, em Campos do Jordão, sempre foi conhecido como Major Libânio, mesmo depois de ter sido promovido a Coronel aviador. Leonor, durante algum tempo, trabalhou na Secretaria do “Campos do Jordão Tênis Clube de Turismo”, na época que sua Diretoria era composta por: Plínio Freire de São Campello, o presidente, Orestes Mário Donato o Secretário, Manoel Pêra, o Tesoureiro e Edmundo Ferreira da Rocha, o Secretário da Recreação (Diretor Social). Durante os últimos anos, Leonor esteve estabelecida com uma loja comercial no primeiro shopping de Campos do Jordão, o “Shopping Capivari”, localizado no centro turístico de Campos do Jordão.

OBS: A foto original que possibilitou o recorte feito por mim, é da autoria do grande e saudoso amigo, Orestes Mário Donato, um dos maiores fotógrafos que já conheci e que teve a oportunidade de registrar belas paisagens de Campos do Jordão e momentos importantes da nossa história. Esta foto foi gentilmente disponibilizada pelas queridas amigas Malú Donato e Luciana Donato, respectivamente, sua esposa e filha.

Para saber mais sobre o Coronel Libânio CLIQUE AQUI

 

 

 

Pessoas - Luciana Donato e a E.F.C.J.


Uma bela foto da década de 1970 mostrando a linda Luciana Vitória Donato, filha do casal amigo Orestes Mário Donato e Maria Lucia Felix Donato, mais conhecida como Malú Donato, da famosa loja de decorações de Campos do Jordão, “Malú Decorações”, em bela pose, no degrau de um vagão de passageiros, uma das maravilhosas “classinhas” utilizadas para o transporte de passageiros da Estrada de Ferro Campos do Jordão.

Essas classinhas transportavam passageiros entre as Vilas Capivari e Abernéssia. Na época, eram puxadas pela máquina T1, uma rara locomotiva elétrica, hoje praticamente peça importante para decorar dignamente um Museu Ferroviário.

OBS: A foto original que possibilitou o recorte feito por mim, é da autoria do grande e saudoso amigo, Orestes Mário Donato, um dos maiores fotógrafos que já conheci e que teve a oportunidade de registrar belas paisagens de Campos do Jordão e momentos importantes da nossa história. Esta foto foi gentilmente disponibilizada pelas queridas amigas Malú Donato e Luciana Donato, respectivamente, sua esposa e filha (que aparece na foto).

 

 

 

Famílias - Família Pinheiro


Uma foto histórica do famoso, tradicional e saudoso Posto Texaco de combustíveis, situado na Av. Dr. Januário Miráglia, atual trecho da Av. Frei Orestes Girardi. Esse Posto, inicialmente, foi de propriedade da INCOS - Companhia Industrial e Comercial de Campos do Jordão, distribuidora de materiais para construções. Posteriormente, assumiu a propriedade desse Posto, o Sr. Durval Marques Rosa e, em seguida, Esther Rocha Pinheiro e o irmão Juvenal Rocha Pinheiro, o conhecido Daval.

Esse Posto Texaco ficava entre a Loja da Incos de Vila Abernéssia e o tradicional Pensionato Maria Auxiliadora. Durante mais de quarenta anos trabalhou com a bandeira da Texaco. O Posto ainda existe e, há três anos, está com novos proprietários e com a Bandeira Ipiranga.

Na foto, da década de 1990, no espaço anterior ao Escritório do Posto, em frente à famosa mesa de trabalho, à esquerda, o alegre, gentil e amigo de todos seus clientes, o saudoso primo Juvenal Rocha Pinheiro, mais conhecido por todos por Daval, irmão da Esther Rocha Pinheiro. Durante quase cinco décadas, os dois irmãos inseparáveis, estiveram à frente desse estabelecimento comercial, que prestou relevantes serviços à população de Campos do Jordão. Os dois fazem parte da prole de oito filhos do saudoso casal Floriano Rodrigues Pinheiro e Izabel Rocha Pinheiro. Ao centro, nossa querida e linda prima, conhecida carinhosamente por alguns como Mariazinha e por outros como Ziza Clozel e o saudoso marido, o advogado Darcy Rodrigues Pinheiro. A Ziza é filha da minha saudosa tia Deolinda Ferreira da Rocha, a tia Linda, depois Rocha Poli e Rocha Clozel. O Darcy Pinheiro como era mais conhecido, era filho do saudoso casal João Rodrigues Pinheiro e D. Maria Santiamore Pinheiro, mais conhecida como D.Marussa.

O Sr. João Rodrigues Pinheiro, natural de Castelo de Paiva, Portugal, aqui chegou por volta do final da década de 1910, com seu irmão, Floriano Rodrigues Pinheiro, outro grande e dedicado pioneiro e, prestaram, juntamente com muitos outros, grandes e relevantes serviços na formação da nossa cidade. Ambos, inicialmente, prestaram serviços especializados de cantaria (assentamento de pedras), durante a construção da ponte da Estrada de Ferro Campos do Jordão, sobre o Rio Paraíba. Com a família ficou residindo em Campos do Jordão por toda sua vida. Foi casado com D. Marussa e tiveram seis filhos: Rubens, Darcy, Regina, Aparecida, Ayda e o saudoso Romeu Rodrigues Pinheiro, o seu Zito Pinheiro, proprietário da tradicional e famosa “Livraria e Papelaria Pinheiro”, conhecida como a Livraria e Papelaria dos Estudantes, atualmente Livraria e Papelaria OYA.

O Sr. João Pinheiro como era conhecido, foi importante comerciante dos primórdios de Campos do Jordão. Dentre outras atividades aqui desenvolvidas, foi proprietário do “Especial Café Pinheiro”, que torrava, moia e empacotava excelente café, muito apreciado por todos consumidores, distribuído e vendido em toda cidade. Foi também, durante algumas décadas, proprietário da famosa e conceituada “Padaria e Confeitaria Pinheiro”, estabelecida na antiga Avenida de Ligação, atual Av. Dr. Januário Miráglia, em Vila Abernéssia, na tradicional esquina, onde hoje está sediada a famosa e conhecida “Casas Pernambucanas”. Tanto a torrefação de Café, como a Padaria Pinheiro, estavam estabelecidas no mesmo prédio. Essa padaria, posteriormente, também por muitos anos, pertenceu aos Irmãos Biagioni.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo primo e médico Amaury Pinheiro, filho do casal Darcy Rodrigues Pinheiro e Mariazinha ou Ziza.

 

 

 

Pessoas - Darcy R. Pinheiro


Foto do dia 26 de novembro de 1997 mostrando o saudoso primo e amigo, o advogado Darcy Rodrigues Pinheiro, visitando o nosso Horto Florestal de Campos do Jordão, na lendária Fazenda da Guarda.

O saudoso Darcy Pinheiro foi casado com a querida e linda prima, conhecida carinhosamente por alguns como Mariazinha e por outros como Ziza Clozel, filha da minha saudosa tia Deolinda Ferreira da Rocha, depois Rocha Poli e Rocha Clozel. O Darcy Pinheiro como era mais conhecido, era filho do saudoso casal João Rodrigues Pinheiro e D. Maria Santiamore Pinheiro, mais conhecida como D.Marussa.

O Sr. João Rodrigues Pinheiro, natural de Castelo de Paiva, Portugal, aqui chegou por volta do final da década de 1910, com seu irmão, Floriano Rodrigues Pinheiro, outro grande e dedicado pioneiro e, prestaram, juntamente com muitos outros, grandes e relevantes serviços na formação da nossa cidade. Ambos, inicialmente, prestaram serviços especializados de cantaria (assentamento de pedras), durante a construção da ponte da Estrada de Ferro Campos do Jordão, sobre o Rio Paraíba. Com a família ficou residindo em Campos do Jordão por toda sua vida. Foi casado com D. Marussa e tiveram seis filhos: Rubens, Darcy, Regina, Aparecida, Ayda e o saudoso Romeu Rodrigues Pinheiro, o seu Zito Pinheiro, proprietário da tradicional e famosa “Livraria e Papelaria Pinheiro”, conhecida como a Livraria e Papelaria dos Estudantes, atualmente Livraria e Papelaria OYA.

O Sr. João Pinheiro como era conhecido, foi importante comerciante dos primórdios de Campos do Jordão. Dentre outras atividades aqui desenvolvidas, foi proprietário do “Especial Café Pinheiro”, que torrava, moia e empacotava excelente café, muito apreciado por todos consumidores, distribuído e vendido em toda cidade. Foi também, durante algumas décadas, proprietário da famosa e conceituada “Padaria e Confeitaria Pinheiro”, estabelecida na antiga Avenida de Ligação, atual Av. Dr. Januário Miráglia, em Vila Abernéssia, na tradicional esquina, onde hoje está sediada a famosa e conhecida “Casas Pernambucanas”. Tanto a torrefação de Café, como a Padaria Pinheiro, estavam estabelecidas no mesmo prédio. Essa padaria, posteriormente, também por muitos anos, pertenceu aos Irmãos Biagioni.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo primo e médico Amaury Pinheiro, filho do casal Darcy Rodrigues Pinheiro e Mariazinha ou Ziza.

 

 

 

Históricas - Edmundo em foto inédita - 1951


Esta é uma foto histórica, provavelmente do ano 1951 ou 1952, que eu fiquei conhecendo neste final do mês de agosto de 2015. Ela foi gentilmente enviada pelo primo e médico Amaury Pinheiro. A foto foi tirada na antiga Rua Paraíso, posteriormente Rua Felício Raymundo, que liga parte da Vila Jaguaribe à Vila Abernéssia e passa em frente ao atual Centro Esportivo de Campos do Jordão, o Ginásio de Esportes “Armando Ladeira”.

Na foto, à esquerda, o primo de segundo grau Márcio, filho da prima Raquel Rocha Poli, enquanto solteira, e do saudoso Waldemar. Raquel, filha da saudosa Tia Deolinda Ferreira da Rocha, a tia Linda depois Rocha Poli e Rocha Clozel. Ao centro, Edmundo Ferreira da Rocha, filho do saudoso casal Waldemar Ferreira da Rocha e Odete Pavan da Rocha; à direita a priminha Sonia Maria Ferreira da Rocha, filha do saudoso tio Álvaro Ferreira da Rocha e da tia Jandyra Rocha.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo primo e médico Amaury Pinheiro, filho do casal Darcy Rodrigues Pinheiro e Mariazinha ou Ziza.

 

 

 

Politica - Congresso Municípios 1963


Uma foto histórica do VI Congresso Nacional de Municípios, realizado na cidade de Curitiba - PR., no período de 19 a 23 de março de 1963, mostrando os vereadores da Quarta legislatura da Câmara Municipal de Campos do Jordão (01/janeiro/1960 a 31/dezembro/1963) que participaram do referido Congresso, representando nossa cidade.

Na foto, da esquerda para a direita: O vereador Fausto Bueno de Arruda Camargo, na oportunidade, presidente da Câmara Municipal de Campos do Jordão (01/01/1963 a 31/12/1963) e os saudosos vereadores Joaquim Corrêa Cintra, Arakaki Masakasu e Benedito Severiano Barbosa, o conhecido Batatais.

OBS: Foto gentilmente cedida pela Família Arakaki.

 

 

 

Pessoas - A linda Lita Seabra


Uma foto maravilhosa de uma das moças mais lindas de Campos do Jordão, a nossa Maria da Glória Seabra, carinhosamente conhecida por todos como Lita.

A Lita é a filha primogênita do saudoso e querido casal amigo Sr. Joaquim Pinto Seabra e D. Maria de Oliveira Seabra. Foi uma das estudantes mais lindas que passaram pelo nosso saudoso e inesquecível Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão - CEENE.

OBS: Esta foto é da autoria do grande e saudoso amigo, Orestes Mário Donato, um dos maiores fotógrafos que já conheci e que teve a oportunidade de registrar belas paisagens de Campos do Jordão e momentos importantes da nossa história. A foto foi gentilmente disponibilizada pelas queridas amigas Malú Donato e Luciana Donato, respectivamente, sua esposa e filha.

Quer conhecer um pouco mais sobre o Sr. Seabra : CLIQUE AQUI

 

 

 

E.F.C.J. - Bonde A-2 e Luciana Donato


Uma bela foto da década de 1970 mostrando a linda Luciana Vitória Donato, filha do casal amigo Orestes Mário Donato e Maria Lucia Felix Donato, mais conhecida como Malú Donato, da famosa loja de decorações de Campos do Jordão, “Malú Decorações”, em bela pose, em frente ao Bonde A-2 da Estrada de Ferro Campos do Jordão que, durante muitas décadas, desde os anos 1924 até o ano de 2012, foi utilizado para o transporte de passageiros entre Campos do Jordão e Pindamonhangaba e vice-versa. Nesta foto o lindo Bonde A-2 estava com uma de suas clássicas carrocerias revestidas de chapas metálicas.

Esse Bonde A-2, de saudosa memória, infelizmente, fez sua última viagem no dia 03 de novembro de 2012. A partir do ano de 2010 foi totalmente remodelado. Recebeu uma carroceria bastante moderna, igual à do Bonde A-1 que a partir de junho de 2015, está trafegando e fazendo o trajeto entre Campos do Jordão e Pindamonhangaba e vice-versa. Partindo de Campos do Jordão com destino à cidade de Pindamonhangaba, pouco adiante da Estação de Santo Antonio do Pinhal (antigamente Estação Eugênio Lefèvre), lamentavelmente acabou saindo da linha e propiciando um grave e sério acidente com vítimas fatais.

Segundo a direção da ferrovia esse Bonde A-2 ficou imprestável, totalmente danificado e impossível de ser recuperado, pois o chassis de aço foi quebrado e não pode ser soldado.

OBS: A foto é da autoria do grande e saudoso amigo, Orestes Mário Donato, um dos maiores fotógrafos que já conheci e que teve a oportunidade de registrar belas paisagens de Campos do Jordão e momentos importantes da nossa história. Esta foto foi gentilmente disponibilizada pelas queridas amigas Malú Donato e Luciana Donato, respectivamente, sua esposa e filha (que aparece na foto).

 

 

 

Festividades - Festa da Cidade - 1959


Na década de 1950 e início de 1960, anualmente, como parte dos festejos comemorativos do dia 29 de abril, “Dia da Cidade”, era organizado pelo D.M.TUR - Departamento Municipal de Turismo, sob comando do dinâmico Joaquim Corrêa Cintra, maravilhoso concurso para a eleição da Rainha e das Princesas da Cidade. No dia da cidade, era feita a coroação da Rainha e das Princesas que, normalmente desfilavam pelas ruas centrais de Vila Abernéssia em lindos carros alegóricos, finamente decorados, muitas vezes, com decorações elaboradas pelos saudosos, Joaquim Corrêa Cintra, Carlos Barreto, Expedito Camargo Freire e outros artistas jordanenses.

Também, eram importantes, as Festas do Pinhão de Campos do Jordão, uma das mais tradicionais da Cidade, desde sua criação no ano de 1961, atraindo turistas e jordanenses que todo ano apreciavam exposições agropecuárias, shows, bailes de gala e desfiles.

Esta Festa foi idealizada pelo Dr. Fausto Bueno de Arruda Camargo e iniciada no ano de 1961, na gestão do Dr. José Ariosto Barbosa de Souza, quando Presidente do Lions Clube de Campos do Jordão. A Festa do Pinhão, durante quase toda sua existência, desde o ano de 1961 até o ano de 2004, foi organizada e incentivada pelo Lions Clube de Campos do Jordão. A partir de então, passou a ser organizada pela Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal. As festividades eram encerradas com grandes bailes realizados na sede social do Abernéssia Futebol Clube, abrilhantados por excelentes Orquestras que fizeram muito sucesso no Vale do Paraíba e no Estado de São Paulo.

Essas duas festas, da Cidade e do Pinhão, depois da criação da Festa do Pinhão, a partir do ano de 1961, aconteciam na mesma época, sempre no mês de abril em que se comemora, no dia 29, o aniversário da Cidade.

Foto do ano de 1959, em frente ao Bandeirante do Monumento “Marco das quatro Nações”, em homenagem às mais altas águas brasileiras rumo ao Rio da Prata. Esse marco, na época, estava localizado ao lado da nossa Praça da Bandeira, em frente à Estação de Vila Abernéssia, da Estrada de Ferro Campos do Jordão, próximo à sede do D.M.TUR - Departamento Municipal de Turismo, comandado pelo dinâmico Joaquim Corrêa Cintra.

Na foto, esquerda para a direita:a linda princesa Neide Camargo Leme, a conhecida Neide dos Correios, ao centro a rainha da Cidade, a linda jovem Maria José Bretas, a conhecida Nina e à direita a linda princesa da Cidade, Maria Lucia Felix, alguns anos depois, Maria Lucia Felix Donato, a conhecida Malú da Loja de Decorações de Vila Capivari. OBS: A foto é da autoria do grande e saudoso amigo, Orestes Mário Donato, um dos maiores fotógrafos que já conheci e que teve a oportunidade de registrar belas paisagens de Campos do Jordão e momentos importantes da nossa história. Esta foto foi gentilmente disponibilizada pelas queridas amigas Malú Donato e Luciana Donato, respectivamente, sua esposa e filha (que aparece na foto).

 

 

Veja fotografias publicadas em outras semanas clicando aqui.

 

Voltar

 

- Campos do Jordão Cultura -