Home · Baú do Jordão · Camargo Freire  · Campos do Jordão

Crônicas e Contos · Culinária  ·  Fotos Atuais · Fotos da Semana

  Fotografias · Hinos · Homenagens · Papéis de Parede · Poesias/Poemas 

PPS - Power Point · Quem Sou  · Símbolos Nacionais · Vídeos · Contato

 

Fotografias Semanais que contam a
 história de Campos do Jordão.

de 18/03 a 24/03/2011

 

 

Escolas - Rainha dos Estudantes - Ano 1952


No Palco do Salão Nobre do C.E.E.N.E. - Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão, a Rainha dos Ginasianos do ano de 1952, Henriqueta Gonçalves dos Santos, ao centro e as Princesas, da esquerda para a direita, Maria Pires Pontes, Ruth Saggese e Marlene Carvalho.

Em pé, na mesma ordem : Bráulio de Almeida Ramos, Célio Duval Mota, Vereador José de Oliveira, mais conhecido como José Bernardino, Pedro Paulo Filho, Orador do G.E.J.- Grêmio Estudantil Jordanense, Prefeito Municipal Paulo Cury e Professor Raul Pedroso de Moraes, Diretor do Colégio.

 

 

 

Escolas - Professores do Colégio - década 1950


Na década de 1950, Professores do C.E.E.N.E. - Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão, nas proximidades de um dos corredores do Colégio, posam para foto histórica.

Na Foto, da esquerda para a direita: o Grande Professor, Reverendo Oswaldo Alves, um dos mais conceituados e aplaudidos oradores que já passaram por Campos do Jordão, e Professoras: Maiah de Almeida Pinsard e Dalva Fontes Indiani, respectivamente, responsáveis pelas cadeiras de Geografia e Matemática e Professor Gilberto Rizzo, da cadeira de Inglês.

 

 

 

Escolas - Alunos do Colégio Estadual - Década 1950


Foto histórica de meados da década de 1950, tirada bem em frente à cobertura existente na entrada do C.E.E.N.E. - Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão.

Na foto, na primeira fileira, da esquerda para a direita: Julio Vaz Dias, Tioco Igaki, Tasuruko Masuko e Hilda Maria de Azevedo Carvalho.

Em pé, na mesma ordem: Maria de Nazareth Pereira, Maria Aparecida da Costa, a conhecida Costinha, Janete Nejar, Professora Maiah de Almeida Pinsard, responsável pela cadeira de Geografia, Stella Maris Bueno Galvão, Nhura Brasilina Vasconcellos e Vera Maria Góes.

 

 

 

Escolas - Solenidade no Salão Nobre do Colégio


Professores, autoridades e aluna representante dos estudantes do colégio, no início da década de 1950, reunidos em solenidade especial, realizada no Salão Nobre do C.E.E.N.E. - Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão, com certeza, comemorativa a alguma data importante.

Na foto, da esquerda para a direita: Professora Maiah de Almeida Pinsard, responsável pela cadeira de História, Dr. Shizuto José Murayama, Professor e Engenheiro Agrônomo responsável pela Casa da Lavoura de Campos do Jordão, Professor Expedito Camargo Freire, responsável pela Cadeira de Desenho, Grande pintor das paisagens de Campos do Jordão, Professor Frederico Kupper, Dr. José Ariosto Barbosa de Sousa, Engenheiro da Prefeitura Municipal de Campos do Jordão, Professor, Revendo Oswaldo Alves, a aluna Carmem Miranda Lopes da Fonseca, Sr. Paulo Cury, Prefeito Municipal da Estância de Campos do Jordão e a esposa Sra. Nunciada Cury, Primeira Dama da Cidade, Professor Raul Pedrosos de Moraes, Diretor do Colégio e Professora Aurora do Carmo Leonardo Proença, da Cadeira de Música.

Ao fundo, dentre outros, o Poeta João de Sá, Autor do Hino a Campos do Jordão e Vereador Joaquim Corrêa Cintra, Presidente da Câmara Municipal de Campos do Jordão.

 

 

 

Festividades - Ginástica Rítmica - década 1960


No início da década de 1960, no campo de futebol do Estádio Benedito Vaz Dias, uma bela apresentação de ginástica rítmica com as alunas do C.E.E.N.E. - Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão.

Dentre as diversas alunas que participaram da apresentação, podemos enumerar: Rosy Mary Surruotti Gizzi, Maria Gillei da Silva Moreira, Carolina Aparecida Galvão Müler, Ingrid Patzke, Vera Lucia Barbosa, Maria Elizabeth Nascimento, Sidinéia Maluf.

 

 

 

Politica - Reunião da Câmara Municipal


No ano de 1959, reunidos no recinto da Câmara Municipal de Campos do Jordão:

Engenheiro Fausi Paulo, Responsável pelo S.A.M.A.E. - Serviço Autônomo Municipal de Águas e Esgotos da Prefeitura Municipal, Verador Joaquim Corrêa Cintra, Luiz Marcondes Costa e Waldir Alves de Mello, Vereadores Suplentes no exercício do mandato de Vereador, Vereadores Francisco Silva Peixoto Serra e Antonio Reis. Em pé, com máquina fotográfica à mão, esperando boa oportunidade, o fotógrafo e renomado artista plástico Jaume Gonzalez Bouve “o Jagobo Pan” (Por Amor à Natureza).

 

 

 

Pessoas - Funcionários da Prefeitura


Na década de 1950, funcionários da Prefeitura Municipal da Estância de Campos do Jordão, reunidos para fotografia histórica.

Na foto, dentre muitos, no primeiro plano: José Massahiro Arakaki, Plínio Farnese, Sebastião Abel, Noé Arlindo, Florentino Santa Clara e não identificado.

Da esquerda para a direita : Laurentino Nonato da Silva, o popular Lobo, Francisco Moreira da Cruz, Waldomiro Januzzi, Gutemberg Queiroz Neves, Wanda Brito Neves, Paulino Leonardis, Prefeito Municipal Sr. Paulo Cury e esposa Sra.Nunciada Cury, Engenheiro José Ariosto Barbosa de Souza, Dr. Moacyr Padovan, Assessor Jurídico da Prefeitura,Benedito Vaz Dias, o Vazinho, Álvaro de Freitas Damas, Antonio Augusto Conceição, Luiz Carlos Ribeiro, Paulo Toledo, Sr. Lourenço e Geraldo Osório Figueiredo.

 

 

 

Históricas - Eder Jofre em Campos do Jordão


Na década de 1960, na escadaria de acesso ao saudoso prédio onde esteve estabelecida por vários anos a sede da Prefeitura Municipal de Campos do Jordão, autoridades, funcionários da Prefeitura e admiradores, reúnem-se para saudar o campeão ÉDER ZUMBANO JOFRE, pugilista brasileiro, nascido em São Paulo, no Bairro Peruche, em 26 de março de 1936.

Éder Jofre, maior nome do boxe brasileiro de todos os tempos, começou sua carreira profissional em 1957, na categoria “peso galo”, ficando conhecido como “Galinho de Ouro”. No ano de 1958 já conquistou seu primeiro título de campeão da categoria e permanecendo com o título até 1965. Em 1969, mudando para a categoria “peso pena”, conseguiu 25 vitórias, uma delas, no ano de 1973, frente ao gigante cubano José Legra, conquistando o título mundial em categoria superior àquela em que começou.

Na foto, no primeiro plano, algumas crianças, dentre as quais, Virgínia e Marisa, filhas do Prefeito Municipal Dr. José Antonio Padovan.

Na escadaria, na ordem debaixo para cima, da esquerda para a direita: Romeu Negreiros Mezzacapa, Responsável pela C.M.E. - Comissão Municipal de Esportes, não identificado, ÉDER JOFRE, Dr. José Antonio Padovan, Prefeito Municipal, Professor Orlando da Matta; Joviano Urbina Telles, Engenheiros, Luiz Cesário Richieri e Fausi Paulo; Neme Saloun Nejar, o médico Dr. Silvestre Ribeiro, Álvaro Cavalheiro, Vereador Joaquim Corrêa Cintra, Olegário Frozino e Luiz Carlos Ribeiro; Olympio Muller, Dr. Viriato Klabunde Dubieux, Dr. Moacyr Padovan, Sr.Arakaki Masakasu, Vice-Prefeito e Dr. Pedro Paulo Filho; Horácio Padovan, Geraldo Osório Figueiredo, Guttemberg Queirós Neves e Professor Raul Pedroso de Moraes; por último, o Poeta e Jornalista João de Sá, autor do Hino a Campos do Jordão e Marino Vieira de Novaes.

 

 

 

Personalidades - Adhemar de Barros em Campos do Jordão


Foto histórica do ano de 1940 quando da visita do Interventor Federal em São Paulo, Dr. Adhemar Pereira de Barros, influente político brasileiro, nas décadas de trinta até sessenta (deputado estadual em São Paulo – 1935-1937; interventor federal em São Paulo – 1938-1941; governador do Estado – 1947-1951 e 1963-1966, e prefeito de São Paulo – 1957-1961); concorreu à Presidência da República do Brasil em 1955 e 1960, tendo conquistado, nestas duas eleições, o terceiro lugar.

Na foto, da esquerda para a direita: O caminhoneiro Tonicão, Sr.Oliveiro Ribeiro, Felício Raimundo Neto, Joaquim Machado, da Estrada de Ferro Campos do Jordão, Francisco Moreira da Cruz, José Santiago da Costa, Mário Mastrandréa, Laurentino Nonato, o popular Lobo, Francisco Bento Filho, Gumercindo Barros Galvão, Aureliano Vasquez, não identificado, Dr. José Arthur da Motta Bicudo, Prefeito Municipal, Dr. Fausto Bueno de Arruda Camargo, João Firmo, Otávio Pina, não identificado e Abílio da Matta.

 

 

 

Esportes - Rádio Emissora C. Jordão - 1964


Foto do ano de 1964, mostrando Equipe da Rádio Emissora de Campos do Jordão, a saudosa ZYL-6, a mais alta do Brasil, transmitindo uma das famosas tardes esportivas de Campos do Jordão..

Na foto, da esquerda para a direita, no primeiro plano: o Prefeito Municipal Miguel Lopes Pina, Waldomiro Januzzi, o jovem e dinâmico Alberto Simões, praticamente iniciando sua carreira de locutor esportivo que, logo após, foi para a Rádio Bandeirantes de São José dos Campos, onde permanece como experiente locutor esportivo.

No segundo plano, na mesma ordem: Adib Yazbeck, Lucia Randoli e o marido Paulo Randoli, Comentarista Esportivo e o Encarregado Técnico Geraldo Rotondano.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo Alberto Simões.

 

 

 

Históricas - Marcha com Deus pela Liberdade


Foto histórica do ano de 1964 mostrando parte da passeata “A Marcha com Deus pela Liberdade, nome comum de uma série de manifestações públicas organizadas por diversos setores conservadores da sociedade brasileira em resposta ao comício realizado no Rio de Janeiro, em 13 de março de 1964, durante o qual o presidente João Goulart anunciou seu programa de reformas de base” . Esse movimento congregou pessoas e, repúdio ao comunismo.

Dentre as inúmeras pessoas e crianças podemos destacar os seguintes nomes: Auxiliando a formar cordão de isolamento o Grupo Escoteiro Jaguara de Campos do Jordão, tendo dentre eles Clarence Lewin e Ernani de Assis; O Sr. Pedro Paulo, Sr. Antonio Reis e esposa D. Quintina Pasquarelli Reis, Sr. Otto Krügger, Dr. Rubens Álvaro Bueno, Diretor do Horto Florestal, Sra. Leonor Leonardis, Sr. Dorival Dolores de Carvalho, Sr. Aristides Inácio de Souza, Sr. Julio Domingues Pereira, Sr. João Lopes de Pina, Sr. Ney de Oliveira, Sr. Geraldo Rotondano, Sr. Rogério, Nilton Jundi, esposa e filho.

OBS: Foto gentilmente cedida pela amiga Neuza Miravetti de Souza.

 

 

 

Pessoas - Reunião de amigos


Na ano de 1967 os amigos, José Rubens Camargo Leme, José Roberto Damas Cintra, Caio Luiz De Sicco e Antonio Fernando De Marco, reunidos nas dependências do antigo Clube de Tiro de Campos do Jordão, situado no Alto da Boa Vista, proximidades da famosa Mata Comprida e Igrejinha de São Lázaro, aproveitam um alegre e descontraído momento de descontração.

 

 

 

Personalidades - Grandes amigos


Um encontro de amigos. Na foto, da década de 1990, da esquerda para a direita: Engenheiros José Roberto Damas Cintra e o saudoso Luiz Cesário Richieri, acompanhado do cunhado Guilherme Sérgio Cersósimo.

 

 

 

Esportes - Associação Atlética Jaguaribe


Foto do ano de 1954, mostrando de parte da Equipe de Futebol do A.F.C. - Abernéssia Futebol Clube, no campo de futebol da A.A..J. - Associação Atlética Jaguaribe.

Na foto, da esquerda para a direita: Naércio Menezes, Paulo Pasquarelli, Arthur Claro Bastos, Jewel Rocha Pinheiro e Anor Minamisako.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo Anor Minamisako.

 

 

 

Paisagens - Vila Abernéssia - 1945


Linda foto da Vila Abernéssia do ano de 1945.

A foto mostra, no primeiro plano, parte do telhado do famoso Palacete Olivetti, onde durante muitos anos, ficou estabelecido o Hotel Montanhês, do casalo Wolfgang Böhme e Dona Érica Böhme; parte do jardim de Vila Abernéssia, o prédio onde era estabelecido o Hotel Brasil, onde, na parte térrea funciona atualmente o Self Service e a Pizzaria do Serginho; ao lado, o prédio onde, durante muitos anos, esteve sediada a Câmara Municipal de Campos do Jordão; a pequena Praça onde posteriormente foi construído o prédio da DMTUR - Departamento Municipal de Turismo da Prefeitura Municipal, onde atualmente está o prédio da Companhia Telefônica.

Ao centro, a antiga Estação de Vila Abernéssia, da Estrada de Ferro Campos do Jordão, os prédios, praticamente todos, existentes até hoje, onde, na época, estava estabelecida a Casa Cury, A Livraria e Papelaria Pinheiro (atualmente Papelaria Oya), o prédio onde estava estabelecido o Banco Mercantil de São Paulo, atualmente, uma das agências do Banco Itaú; várias lojas que, com o decorrer dos anos foram bastante modificadas; bem mais adiante os prédios que pertenciam ao Pensionato Maria Auxiliadora.

À direita, uma das casas de funcionários da Estrada de Ferro Campos do Jordão, existente até hoje; o prédio do saudoso e famoso Cine Jandyra, o primeiro de Campos do Jordão; a casa onde atualmente está sediado o Escritório do Arquiteto José Roberto Damas Cintra.

Bem ao fundo, a linda mata que circundava o nosso Campo de Futebol, atualmente Estádio Municipal Benedito Vaz Dias, o antigo Hotel Vista Alegre e o morro da antiga antena da saudosa Rádio Emissora de Campos do Jordão - ZYL 6, a mais alta do Brasil.

 

 

 

Paisagens - Vila Abernéssia - década 1980


A foto da década de 1980, mostra em sua parte inferior, a Av. Dr. Januário Miráglia, no trecho compreendido entre a atual Obra Social ASSISO, das Irmãs do Sagrado Coração de Jesus, até a esquina anterior onde hoje estão sediados, a Agência da Caixa Econômica Federal e o Supermercado Paratodos.

Bem ao centro da foto, ainda aparece parte da casa construída e pertencente a Joaquim Ferreira da Rocha, a primeira casa de alvenaria de Vila Abernéssia, construída no ano de 1914, onde hoje está sediada a Obra Social ASSISO. Ao lado direito dessa casa, um prédio novo já construído pela Irmandade do Sagrado Coração de Jesus. Ainda, ao lado desse prédio, é possível ver parte do imenso peral plantado por meu avô Joaquim Ferreira da Rocha que produzia, em enorme quantidade, vários tipos de deliciosas peras. Um pouco acima, várias casas construídas no Loteamento Vila Fracalanza, situado no local onde antigamente estava sediada a famosa e antiga Pensão “Sans Souci”, construída pelo Dr. José de Magalhães (o próprio da tragédia em que foi morto pelo Sr. João Rodrigues da Silva, o João Maquinista, por desavenças e desentendimentos ligados a questões de divisas de suas terras).

Ao fundo e pouco à esquerda, o local da antiga e famosa “Favela” e o morro onde hoje está sediado o Loteamento Floriano Rodrigues Pinheiro, anteriormente Vila São Paulo.

 

 

 

Artes Plasticas - 37ª Exposição "Crio...Exponho...Existo!"


A 37ª Edição da Exposição “Crio... Exponho... Existo!”, de 2010, aconteceu no período de 19 de novembro a 17 de dezembro, com a participação de artistas de Campos do Jordão, e esteve sediada e instalada no Museu da Imagem e do Som, atualmente sede do Instituto do Patrimônio Histórico, Arquitetônico e Cultural de Campos do Jordão – IPHAC, situado na Rua Brigadeiro Jordão, 1.236, em Vila Abernéssia.

Também, no período de 18 de fevereiro a 25 de março de 2011, está sendo realizada a “Exposição em homenagem à mulher”, sediada e instalada no mesmo local.

Na abertura desta exposição em homenagem à mulher, no dia 18 de fevereiro, em cerimônia bem organizada, cuidadosamente conduzida pelas atuantes responsáveis pela Secretaria Municipal da Cultura da Prefeitura de Campos do Jordão, Flávia Centofante Guimarães e Makiko Pessanha Strass, secretária e secretária Adjunta, contando com o apoio de todos os demais integrantes dessa Secretaria, foi efetuada a premiação das obras expostas e vencedoras da 37ª Edição da Exposição “Crio... Exponho... Existo!”.

A premiação dessa exposição do “Crio... Exponho... Existo!”, nesta última edição, como inovação, em vez de ser avaliada por um Júri estritamente técnico, foi considerado somente o voto popular, manifestado formalmente pelas pessoas que tiveram oportunidade de visitar a exposição.

Assim, no dia 18 de fevereiro de 2011, a artista plástica Raide Pedrina Mastrandréa que, aos poucos, vai se destacando no cenário artístico de Campos do Jordão, com o lindo quadro CAVALOS, foi a vencedora dessa exposição, recebendo o prêmio de Primeiro Lugar, plenamente justificado pela maioria dos votos recebidos pelo trabalho exposto.

Raide, como é conhecida, é natural de Campos do Jordão, tendo trabalhado durante vários anos na loja “Lembranças A Turista”, do Sr. Carlos Oya, posteriormente na Mantivel – Revendedora de veículos da marca Volkswagen, Carpintaria e Marcenaria Alpenhaus, do Sr. Iram Rodrigues de Almeida, Administradora J. P. Seabra, do Sr. Joaquim Pinto Seabra, na Companhia Energética de São Paulo – CESP, e, depois de aposentada, como Assessora Legislativa do vereador Eduardo Moreira da Cruz Neto e na Associação Comercial e Empresarial de Campos do Jordão – ACECJ.

Iniciou o aprendizado de pintura sobre tela, continuando como aluna e frequentadora assídua nos cursos ministrados pelo Serviço Social da Indústria – SESI, da cidade de Taubaté – SP, localizado na Av. Voluntário Benedito Sergio, 710, bairro da Estiva, contando com a orientação especial e dedicada da jordanense Leonor Lendini, uma das filhas do saudoso Carlos Lendini, ex-comerciante de Campos do Jordão e valoroso esportista na modalidade tênis de mesa, que muitas glórias trouxe para o esporte jordanense.

Explicando:

“Crio...Exponho...Existo !

O Iluminista “René Descartes” (1596 a 1650). Propôs a frase antológica “Penso, Logo existo”.

Nos idos do carnaval do ano de 1972, aconteceu em Campos do Jordão, pela primeira vez, a exposição de artes, que inspirada na frase acima, recebeu o nome de “crio, exponho, existo”. Foi uma exposição com o objetivo de proporcionar aos artistas a oportunidade de apresentarem suas obras. Já havia acontecido na cidade outras exposições de arte, porém, com obras de artistas já consagrados.

Nessa época viviam em nossa cidade alguns artistas que já tinham alguma caminhada e que em encontros ocasionais, e com algum debate cultural, sentiram vontade de cultivar aqui em Campos as belas artes. Depois de várias conversas, se propuseram pesquisar pessoas que anonimamente já estavam produzindo algum tipo de expressão artística e encontraram alguns, que um tanto temerosos e encabulados se dispuseram a colocar os seus trabalhos á disposição para uma exposição.

Procurado, Dr. Vicente José Guida, concordou em ceder o piso superior do seu Shopping Center Capivari, recentemente inaugurado, o primeiro de Campos do Jordão, escolheu-se a data, a qual seria na época do carnaval do ano seguinte (1972).

Foi solicitado apoio da Prefeitura, através do Prefeito da época Dr. José Antonio Padovan que prontamente se colocou a disposição. Através de Arakaki Masakasu foi conseguido alguns guardas do Palácio do Governo, que naquele tempo usavam um uniforme semelhante ao da Policia Montada do Canadá para que ficassem na entrada do local da exposição dando a ela um status de nobreza. E assim com todas as pompas, discursos de abertura, coquetel, etc. Foi aberta ao entardecer da data marcada, a primeira exposição de arte “Crio, Exponho, Existo”. Expuseram suas obras os seguintes artistas: Dalvo Barbosa, pintura; Gimenez (Pai e filho), escultura; João Tavela, trabalhos em bronze em baixo relevo; Bruno Steimann, obras em metal; Mariane, tear manual, tapeçarias; Waldemar Kokis escultura; Orestes Mario Donato, fotos; Jagobo, arte abstrata; Silvia Strass, pintura; Luiz Pereira Moysés, pintura.

Com quase uma centena de trabalhos e onze expositores aconteceu então a Primeira Exposição “Crio, Exponho, Existo”. Evento este que passou a acontecer nos anos seguintes e também passou a fazer parte do calendário oficial cultural da nossa cidade. Com cerca de 800 visitantes foi naquele carnaval plantada a semente cultural que através destes anos deu oportunidade para que fossem revelados vários artistas locais, e muitos ainda virão.

Luiz Pereira Moysés - Jornal O Povo, página 5 - 25/novembro a 09/dezembro/2009.”

 

 

Veja fotografias publicadas em outras semanas clicando aqui.

 

Voltar

 

- Campos do Jordão Cultura -