Home · Baú do Jordão · Camargo Freire  · Campos do Jordão

Crônicas e Contos · Culinária  ·  Fotos Atuais · Fotos da Semana

  Fotografias · Hinos · Homenagens · Papéis de Parede · Poesias/Poemas 

PPS - Power Point · Quem Sou  · Símbolos Nacionais · Vídeos · Contato

 

Fotografias Semanais que contam a
 história de Campos do Jordão.

de 06/10 a 11/10/2017

 

 

Históricas - Hotel Vila Inglesa - 1948


- Esta propaganda do tradicional e famoso “Hotel Vila Inglesa”, de Campos do Jordão, foi publicada na revista mensal “Magazine Paulista”, números 25/26, outubro e novembro de 1948, Ano III - Fundadora Liana Filardi. Nessa edição do Magazine Paulista foi feita uma grande e ampla e justa homenagem à benemérita Dona Leonor Mendes de Barros, por seus trabalhos de filantropia no Estado de São Paulo e, especialmente na Assistência Social na Cidade de Campos do Jordão.

O Hotel Vila Inglesa foi construído pela tradicional “Cia. de Terrenos de Campos do Jordão” que era constituída por Antonio Augusto de Macedo, Júlio Fracalanza e Onofre Ramos da Silva, respectivamente, presidente, vice-presidente e gerente. O Hotel Vila Inglesa, construído quase à beira de um lindo lago, foi inaugurado no ano de 1947 e tornou-se um dos mais belos e tradicionais hotéis de Campos do Jordão.

Na época em que foi inaugurado e, durante muitos anos, o Hotel Vila Inglesa, contava com 30 apartamentos. O prédio do hotel foi construído fora construído por Moya e Malfatti, e logo que concluído, foi arrendado, por cinco anos, a João Mayer Erkoff. Em 1952, a Companhia recomeçou a exploração direta do Hotel Vila Inglesa, ocasião em que Onofre Ramos da Silva adquiriu 90% das quotas da empresa. Em 5 de setembro de 1979, o referido hotel de 5 estrelas, foi adquirido pelo empresário Flávio Ventura, que permaneceu até o ano 2008.

É bom relembrar, esse Hotel, orgulho da classe hoteleira de Campos do Jordão, por mais de cinco décadas. No ano de 1962, recebeu e hospedou os atletas da Seleção Brasileira de Futebol e comissões responsáveis pelo Estágio de Campeões, tendo em vista que a cidade de Campos do Jordão foi escolhida para a realização dos treinamentos preparatórios para a Copa Mundial de Futebol que foi realizada na cidade de Viña Del Mar, no Chile. Graças a esse treinamento realizado em nossa cidade, a nossa maravilhosa e inesquecível seleção brasileira de futebol, no ano de 1962, sagrou-se bicampeã mundial, conquistando a Taça Jules Rimet.

A partir do ano de 2009, o Hotel Vila Inglesa, após minuciosa, cuidadosa reforma, remodelação e renovação, com máximo zelo de seus proprietários, foram mantidas as principais características que o tornaram famoso, admirado e procurado, passando a chamar-se “Vila Mazzaropi”.

Visando a valorização do nome que o tornou conhecido e famoso durante mais de meio século e procurando manter a tradição adquirida durante toda sua existência, felizmente voltou a utilizar o nome tradicional que o tornou famoso desde sua inauguração “Hotel Vila Inglesa”, constituindo-se, atualmente em um dos melhores estabelecimentos hoteleiros de Campos do Jordão.

 

 

 

Históricas - Pensão Paulista - 1948


Esta propaganda da tradicional e famoso “Pensão Sanatorial Paulista”, de Campos do Jordão, foi publicada na revista mensal “Magazine Paulista”, números 25/26, outubro e novembro de 1948, Ano III - Fundadora Liana Filardi. Nessa edição do Magazine Paulista foi feita uma grande e ampla e justa homenagem à benemérita Dona Leonor Mendes de Barros, por seus trabalhos de filantropia no Estado de São Paulo e, especialmente na Assistência Social na Cidade de Campos do Jordão.

Essa Pensão Sanatorial Paulista, com assistência médica em regime sanatorial, com alimentação esmerada, atendia exclusivamente, senhoras e pessoas do sexo feminino. Era a única no gênero. Prestou relevantes serviços na época em que Campos do Jordão era a única tábua de salvação na esperança da cura da terrível tuberculose, através do seu clima magnífico, da alimentação regrada e do repouso necessário, Nessa época ainda não existiam medicamentos específicos para o combate à terrível doença. Pertenceu, durante muitos anos, a Manuel Gomes Siqueira e sua esposa. Posteriormente passou para o comando de Aristides Sarmento, depois para Benedicta Amélia da Silva, depois Othilia Cruz. Por último passou a se chamar Pensão Brasileira e tinha como proprietário Carlos Sbeuka Oshinokokhber.

O prédio, com algumas modificações, existe até os dias atuais e está localizado na esquina entre a Rua Monsenhor José Vita e Rua Tadeu Rangel Pestana, em frente à tradicional Loja “A Romalar”.

 

 

 

Históricas - Dismaco - 1948


Esta propaganda da tradicional e famosa “Dismaco S/A” - Construtora e Distribuidora de Máquinas - Concessionária da General Motors do Brasil S/A, estabelecida em Campos do Jordão, foi publicada na revista mensal “Magazine Paulista”, números 25/26, outubro e novembro de 1948, Ano III - Fundadora Liana Filardi. Nessa edição do Magazine Paulista foi feita uma grande e ampla e justa homenagem à benemérita Dona Leonor Mendes de Barros, por seus trabalhos de filantropia no Estado de São Paulo e, especialmente na Assistência Social na Cidade de Campos do Jordão.

A Dismaco foi uma grande empresa que esteve estabelecida em Campos do Jordão durante mais de quatro décadas, a partir dos anos 1940. Suas instalações, na tradicional Rua Brigadeiro Jordão, ocupavam todo prédio, parte ainda existente e parte modificada, desde a confrontação do prédio pertencente ao Sr. Fauze Rachid onde, atualmente está instalada a “Rachid Imóveis”, até à esquina com a Rua Francisco de Castro. Um de seus maiores proprietário foi o saudoso e grande Empresário Paulista Fernando de Alencar Pinto, também proprietário aqui em Campos do Jordão da maravilhosa propriedade conhecida como “Fernando Pinto”.

A Dismaco foi, durante muitos anos, famosa pela distribuição de combustíveis da marca ESSO, pneus Firestone, Máquinas Singer, fogões Cosmopolita, Geladeiras Frigidaire e Aquecedores de ambiente marca..........Também, durante todo esse tempo em que esteve estabelecida mantinha oficina mecânica especializada para atendimento a todos veículos da marca Chevroloet.

 

 

 

Históricas - Hotel Brasil - 1948


Esta propaganda do tradicional “Hotel Brasil”, de Campos do Jordão, foi publicada na revista mensal “Magazine Paulista”, números 25/26, outubro e novembro de 1948, Ano III - Fundadora Liana Filardi. Nessa edição do Magazine Paulista foi feita uma grande e ampla e justa homenagem à benemérita Dona Leonor Mendes de Barros, por seus trabalhos de filantropia no Estado de São Paulo e, especialmente na Assistência Social na Cidade de Campos do Jordão.

O Hotel Brasil, localizado na Rua Brigadeiro Jordão, proximidades da tradicional Praça da Bandeira de Vila Abernéssia, ao lado do maravilhoso “Palacete Olivetti”, o prédio mais antigo de Campos do Jordão. Na época, era de propriedade dos saudosos Fernandes e Ballion (Gontran Emílio Ballion) Num tempo em que a tuberculose imperava, a grande maioria das pessoas que vinha para Campos do Jordão, procurava através do clima privilegiado, a cura para o terrível mal. A cura que somente era conseguida através do repouso regrado e da boa alimentação, pois, ainda não existiam medicamentos eficazes, o Hotel Brasil atendia, exclusivamente, pessoas sãs e mantinha cozinha esmerada de primeira ordem.

 

 

 

Históricas - Pássaro Marrom - 1948


Esta propaganda da tradicional “Empresa de Ônibus Pássaro Marrom”, foi publicada na revista mensal “Magazine Paulista”, números 25/26, outubro e novembro de 1948, Ano III - Fundadora Liana Filardi. Nessa edição do Magazine Paulista foi feita uma grande e ampla e justa homenagem à benemérita Dona Leonor Mendes de Barros, por seus trabalhos de filantropia no Estado de São Paulo e, especialmente na Assistência Social na Cidade de Campos do Jordão.

A tradicional “Empresa de Ônibus Pássaro Marrom”, que prestou, por algum tempo, grandes e relevantes serviços para passageiros que viajavam de Campos do Jordão, para diversas cidades do Vale do Paraíba e a capital de São Paulo, a partir do ano de 1951.Nessa época a Empresa de Ônibus Pássaro Marrom, adquiriu a Empresa pioneira “Viação São Paulo - Campos do Jordão”, criada pelo saudoso lusitano Antonio de Oliveira Pires, com linha intermunicipal, ligando Campos do Jordão à capital do Estado, via São José dos Campos.

Posteriormente, diversas empresas de ônibus, estiveram com a concessão desses serviços intermunicipais, dentre elas o Expresso Zefir, o Expresso da Mantiqueira - EMA. Atualmente, por muitos anos, novamente, a Empresa de ônibus Pássaro Marrom é a responsável por esses serviços intermunicipais.

 

 

 

Politica - Arakaki, Adhemar Barros, Fausto Camargo


Uma propaganda política histórica publicada no tradicional e saudoso Jornal “Folha de Campos do Jordão”, do dia 23 de setembro de 1962.

Na propaganda a candidatura do Dr. Adhemar de Barros para Governador do Estado de São Paulo e do Dr. Fausto Bueno de Arruda Camargo para Prefeito de Campos do Jordão e do Sr. Arakaki Masakasu para vice-prefeito de Campos do Jordão. Nessa eleição era eleito para vice-prefeito o candidato que tivesse a maior votação e assim, o Sr. Arakaki Masakasu, elegeu-se vice-prefeito de Campos do Jordão e o Prefeito eleito foi Miguel Lopes de Pina (Período de 01/01/1963 a 31/12/1966).

 

 

 

Politica - Arakaki - 1962


Uma propaganda política histórica, distribuída em toda cidade e afixada em diversos locais públicos. Na propaganda política o nome de Arakaki Masakasu para o cargo de vice-prefeito, exaltando suas qualidades de capacidade, dedicação e espírito público.

Nessa eleição era eleito para vice-prefeito o candidato que tivesse a maior votação e assim, o Sr. Arakaki Masakasu, elegeu-se vice-prefeito de Campos do Jordão e o Prefeito eleito foi Miguel Lopes de Pina (Período de 01/01/1963 a 31/12/1966). Isso comprova o histórico a propaganda anterior em que o Sr, Arakaki Masakasu aparece junto ao candidato a prefeito Dr. Fausto Bueno de Arruda Camargo.

 

 

 

Históricas - Vila Sylvia -Jardim Embaixador


Uma bela e maravilhosa foto mostrando, na década de 1950, a região hoje conhecida como Vila Sylvia, proximidades do Bairro Jardim do Embaixador. Essas construções simples, interessantes e até bonitas, estavam localizadas nas proximidades da famosa e tradicional Pensão da Dona Eulah Mayer, mais conhecida como Dona Iula, mãe da D. Sylvia Morris Siegel, que foi esposa do saudoso amigo Dr. Marcos Wulf Siegel, que prestou relevantes serviços para Campos do Jordão. Dr. Marcos foi, inclusive, o maior proprietário da COPEL - Construções, Projetos e Engenharia Limitada, responsável pela construção de inúmeras casas e prédios em Campos do Jordão.

 

 

Veja fotografias publicadas em outras semanas clicando aqui.

 

Voltar

 

- Campos do Jordão Cultura -