Home · Baú do Jordão · Camargo Freire  · Campos do Jordão

Crônicas e Contos · Culinária  ·  Fotos Atuais · Fotos da Semana

  Fotografias · Hinos · Homenagens · Papéis de Parede · Poesias/Poemas 

PPS - Power Point · Quem Sou  · Símbolos Nacionais · Vídeos · Contato

 

Fotografias Semanais que contam a
 história de Campos do Jordão.

de 31/05 a 06/06/2018

 

 

Escolas - Grupo Escolar Domingos Jaguaribe - 1954


Formandos Grupo Escolar Dr. Domingos Jaguaribe - ano de 1954.

Na foto, na primeira fileira, de cima para baixo, da esquerda para a direita: Professora Dirce Maria Fregonezi, posteriormente Dirce Maria Maluf, Inspetor Francisco Bueno, Paraninfo Dr. Fausto Bueno de Arruda Camargo, Homenagem ao Prefeito Municipal Dr. Antonio Nicola Padula, Diretor José Vitor da Silva.

Na segunda fileira, na mesma ordem: José Benedito Gonçalves, Paulo Thiso Yochickai, Paulo da Silva Basso, Orador - Sydnei José Spinardi, Adelson Alves de Andrade, o Chinho, Victor Yochickai, Paulo Alves de Andrade.

Na terceira fileira, na mesma ordem: Luiz Carlos da Silva, Waldomiro Soares, Antonio Felix de Lima, Venício Luiz da Silva, Jamil Nicolau Daiubi, João Vicente da Silva, Alberto Ghiringheli Filho.

Na quarta fileira, na mesma ordem: Sebastião de Melo, Akio Maebata, José Soares Guedes, João Gregger, Oswaldo Batista Oliveira, Luiz Pereira da Silva, Estanislau Alves de Lemos,

Na quinta fileira, na mesma ordem:Helena Moreira, Terezinha Guimarães, Leonor Maria da Silva, Cilene Moreira da Cruz, Mioko Matsunaga, Vera Helena Godoi, Cezária Mary Recheter.

Na sexta fileira, na mesma ordem: Astragilda Aparecida Silva, Dalva Soares Guedes, Maria Célia da Silva, Maria Benedita Leandro, Vanda Alves Galvão, Ana Maria de Carvalho, Lázara Ivonete Bustamante, Ilda Lazara Medeiros.

 

 

 

Históricas - Praça da Bandeira - 1950


Foto da Vila Abernéssia de meados da década de 1950 mostrando a nossa linda Praça da Bandeira, o Jardim de Vila Abernéssia, com seus canteiros totalmente bordados com os lindos buxinhos e com muitas flores plantadas no seu interior. À direita, a famosa maravilhosa e saudosa pérgula das glicínias em fase de floração.

Um pouco à esquerda da for, quase ao centro, o saudoso pinheiro, conhecido como “Pinheiro do Expedicionário”, derrubado pela tremenda tempestade que assolou Campos do Jordão no mês de outubro de 1994. Esse pinheiro foi plantado em homenagem aos heróis jordanenses que combateram na memorável campanha da Força Expedicionária Brasileira - F.E.B., no teatro de operações da Itália, na II Guerra Mundial,.

Mais ao fundo um dos Bondes de passageiros, da Estrada de Ferro Campos do Jordão. Esses Bondes, de carreira como denominados, faziam diária e regularmente, em quatro horários, as viagens entre Campos do Jordão e Pindamonhangaba e vice-versa. O Bonde estava estacionado em frente à antiga Estação localizada no mesmo local da atual. Mais ao fundo os prédios comerciais da época, ainda existentes, porém, com comércios totalmente diversos.

 

 

 

Históricas - Casa dos Poetas - 1960


Uma foto maravilhosa e histórica, da década de 1960, mostrando ao centro, de camisa xadrez, chapéu na cabeça e com o seu tradicional cajado, o saudoso e querido Aristides Corrêa Cintra, da tradicional e laboriosa Família Cintra. Como de costume, comandando a sua equipe de jovens, quase todos, alunos do nosso saudoso Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão - CEENE, para mais uma apresentação das suas famosas quadrilhas juninas. Nessa oportunidade a dança da quadrilha foi apresentada na propriedade do saudoso Sr. Henry Jean Jacques Perroy, no Bairro Descansópolis no Rancho Alegre, em festividade junto à Casa dos Poetas.

OBS: Foto da autoria do saudoso, grande fotógrafo e amigo Orestes Mário Donato, gentilmente cedida por sua filha Luciana Donato.

 

 

 

Históricas - Vila Abernéssia - Década 1940


Uma foto histórica da década de 1940.

Na parte inferior da foto, à direita, o trecho compreendido na esquina da Av. Dr. Januário Miráglia e o início da Rua João Rodrigues da Silva que dá acesso à bela Vila Ferraz. Bem em frente, na parte debaixo da foto, parte do prédio onde, durante muitos anos, esteve estabelecida uma lavanderia e depois, a Loja do Sr. Tamiya, também, posteriormente, o depósito de materiais para construção Pinelli. Em frente a pequenina estaçãozinha da Estrada de Ferro Campos do Jordão que, a partir da década de 1960 passou a ser chamada de Parada Viola. Em frente à estação o prédio do saudoso e tradicional Mercadinho Jordanense, dos saudosos irmãos Antonio e Francisco Miranda, estabelecidos por quase quatro décadas. Nesse local, atualmente, está sediado o prédio do Pátio Dubieux. Ao lado uma casa de madeira onde morava uma tradicional família pioneira de Campos do Jordão. Nesse local está estabelecida a Agência de Caixa Econômica Federal - CEF, anteriormente, a nova loja de materiais para construção da família Pinelli.

Bem em frente, à esquerda, em construção, ficava o tradicional Posto Fracalanza especializado em combustíveis em geral, com a bandeira da “Atlantic” que, desde a década de 1940 até a década de 1960, pertenceu ao saudoso Sr. Horácio Padovan, localizado na esquina da Av. Dr. Januário Miráglia com a Rua João Rodrigues da Silva que dá acesso à Vila Ferraz. Posteriormente nesse mesmo local esteve sediada a Mantivel - Mantiqueira de Veículos Ltda., representante da marca volkswagen, tendo como um dos sócios o também saudoso Dr. Moacyr Padovan, um dos filhos do Sr. Horácio. Mais tarde foi totalmente demolido e em seu lugar, englobando, inclusive, a área que pertencia à casa que está na foto, foi construído um grande prédio para abrigar um Supermercado. Nesse prédio já estiveram estabelecidos os supermercados: Paratodos, Rosado, Maktube e, atualmente, Piratininga.

Um pouco atrás o começo da Rua Brigadeiro Jordão onde ficavam as casas do Sr. João Alves, D. Georgina Lomba, Dino Camargo e outros. Atualmente, bem na esquina das Ruas João Rodrigues da Silva e Brigadeiro Jordão está sediado o tradicional restaurante Rota 77.

Na mesma Rua Brigadeiro Jordão, à esquerda da foto a tradicional casa pertencente às Irmãs da Congregação de Nossa Senhora do Rosário, existente até os dias atuais. Nessa casa, no início da década de 1960, este estabelecido o Fórum de Campos do Jordão me os Cartórios do Registro de Imóveis e Primeiro e Segundo Ofícios.

Ao centro da foto o prédio da antiga Santa Casa de Misericórdia de Campos do Jordão na década de 1940. O Dr. Adhemar de Barros juntamente com sua esposa Dona Leonor Mendes de Barros foram grandes responsáveis pela criação da nossa Santa Casa de Misericórdia de Campos do Jordão; participaram do lançamento da sua pedra fundamental em 29 de julho de 1939. Infelizmente no dia 29/07/1945, um incêndio destruiu parcialmente o prédio. Posteriormente a Santa Casa foi reconstruída e re-inaugurada em 24 de junho de 1948, passando a se chamar, com muito mérito, “Hospital Dr. Adhemar de Barros”. Infelizmente, o referido hospital foi fechado em 2005, por diversos problemas, especialmente financeiros, porém sem apoio necessário das diversas autoridades governamentais. Infelizmente atualmente, praticamente abandonado.

Ainda na parte central da foto e mais à esquerda, o galpão de madeira onde foi instalado, na década de 1930, o Sanatório Padre Vita, especializado no combate à tuberculose infantil. Um pouco ao lado, à direita, a terraplenagem para a construção do Sanatório São Vicente de Paulo, popularmente mantido com o nome de Sanatório Padre Vita, inaugurado em 29 de junho de 1940. Esse Sanatório funcionou regularmente até a década de 1980. Continua prestando relevantes serviços sociais à população menos favorecida.

 

 

Veja fotografias publicadas em outras semanas clicando aqui.

 

Voltar

 

- Campos do Jordão Cultura -