Home · Baú do Jordão · Camargo Freire  · Campos do Jordão

Crônicas e Contos · Culinária  ·  Fotos Atuais · Fotos da Semana

  Fotografias · Hinos · Homenagens · Papéis de Parede · Poesias/Poemas 

PPS - Power Point · Quem Sou  · Símbolos Nacionais · Vídeos · Contato

 

Fotografias Semanais que contam a
 história de Campos do Jordão.

de 23/08 a 29/08/2018

 

 

Históricas - Vila Abernéssia - Década 1930


Uma bela foto mostrando parte da Vila Abernéssia do final da década de 1930 e começo da década de 1940.

No primeiro plano a Av. Dr. Januário Miráglia, na época, avenida de ligação, ligando os bairros de Vila Abernéssia às Vilas Jaguaribe e Capivari.

À esquerda os pinheiros que existiam em frente ao prédio onde, durante muitas décadas, esteve sediada a Prefeitura Municipal de Campos do Jordão. Na foto os pinheiros encobrem a fachada do saudoso prédio. Mais à direita a atual Rua Dr. Reid e mais ao final da Rua uma casa existente até os dias atuais e que fica na esquina com a Rua Brigadeiro Jordão. Em frente, a antiga casa que pertencia à Fundação Érico e Martha Stickel onde, durante vários anos, esteve sediada a Biblioteca Infantil Guilherme Monteiro Lobato. Um pouco acima os dois cedros históricos, um de cada lado da Rua Dr. Reid. Infelizmente, o da esquerda de quem sobe essa rua, foi derrubado há uns três anos.

Ainda no começo da Rua Dr. Reid, à direita a casa existente até os dias atuais e que leva o número 14 da Rua Dr. Reid. Até pouco tempo nela estava instalada a "Analisy", loja especializada em informática. Atualmente, está instalado o restaurante "Gato Seco Pizza Bar", e seus contornos originais estão preservados e mantidos.

Mais ao centro da foto, muitas casas existentes na época, algumas das quais existem até os dias atuais.

Bem à direita da foto a casa onde, durante vários anos, esteve sediado o Cartório do Registro Civil com o Tabelião Sebastião Pinto, local onde, atualmente está sediada a tradicional Casas Bahia. Ao lado, o saudoso e famoso Cine Jandira, o primeiro cinema de Campos do Jordão.

 

 

 

Históricas - Vila Abernéssia - Décadas 1940 e 1950


Uma bela foto mostrando parte da Vila Abernéssia do final da década de 1940 e começo da década de 1950.

No primeiro plano a Av. Dr. Januário Miráglia, na época, avenida de ligação, ligando os bairros de Vila Abernéssia às Vilas Jaguaribe e Capivari. O prédio que aparece ao centro do primeiro plano é a segunda sede do saudoso e tradicional Abernéssia Futebol Clube que não existe mais.

Um pouco acima, já na pista principal de Av. Dr. Januário Miráglia, o imponente prédio do antigo, tradicional e saudoso Cine Glória, atualmente Espaço Cultural Dr. Além. Um pouco à esquerda os pinheiros que existiam em frente ao prédio onde, durante muitas décadas, esteve sediada a Prefeitura Municipal de Campos do Jordão. Na foto os pinheiros encobrem a fachada do saudoso prédio.

Um pouco mais à direita a atual Rua Dr. Reid e à direita a casa existente até os dias atuais e que leva o número 14 da Rua Dr. Reid. Até pouco tempo nela estava instalada a "Analisy", loja especializada em informática. Atualmente, está instalado o restaurante "Gato Seco Pizza Bar", e seus contornos originais estão preservados e mantidos.

Mais ao final da Rua Dr. Reid, uma casa existente até os dias atuais e que fica na esquina com a Rua Brigadeiro Jordão. Em frente, a antiga casa que pertencia à Fundação Érico e Martha Stickel onde, durante vários anos, esteve sediada a Biblioteca Infantil Guilherme Monteiro Lobato

Mais ao centro da foto, muitas casas existentes na época, algumas das quais existem até os dias atuais.

Bem à direita da foto a casa onde, durante vários anos, esteve sediado o Cartório do Registro Civil com o Tabelião Sebastião Pinto, local onde, atualmente está sediada a tradicional Casas Bahia. Ao lado. Nesta foto já não existia mais o saudoso e famoso Cine Jandira, o primeiro cinema de Campos do Jordão que já havia sido demolido.

Bem acima da foto o tradicional prédio branco do Sanatório São Vicente de Paulo, mais conhecido como Sanatório do Padre Vita, especializado em crianças com problemas pulmonares. Ao lado parte do prédio da antiga Santa Casa de Campos do Jordão - Hospital Dr,. Adhemar de Barros, infelizmente fechado no ano de 2005. Atualmente o prédio,infelizmente, está em ruínas.

 

 

 

Históricas - Vila Abernéssia - Década 1950


Uma bela foto mostrando parte da Vila Abernéssia da década de 1950.

No primeiro plano a Av. Dr. Januário Miráglia e o imponente prédio do antigo, tradicional e saudoso Cine Glória, atualmente Espaço Cultural Dr. Além. Um pouco à esquerda os pinheiros que existiam em frente ao prédio onde, durante muitas décadas, esteve sediada a Prefeitura Municipal.

Mais à direita, ainda na Rua Dr. Reid, uma casa existente até os dias atuais e que fica na esquina com a Rua Brigadeiro Jordão. Em frente, a antiga casa que pertencia à Fundação Érico e Martha Stickel onde, durante vários anos, esteve sediada a Biblioteca Infantil Guilherme Monteiro Lobato. Na mesma direção dessas casas, porém à esquerda, na Rua Brigadeiro Jordão, à casa de madeira onde residiu por vários anos, com a família, o saudoso farmacêutico Américo Richieri, durante várias décadas, proprietário da saudosa e tradicional Farmácia Santa Izabel, localizada em frente à Estação de Vila Abernéssia, da Estrada de Ferro Campos do Jordão.

Também, um pouco mais à esquerda, a casa de número 1.003, da Rua Brigadeiro Jordão, que pertenceu ao saudoso construtor Floriano Rodrigues Pinheiro e que ficou famosa como a Boate 1.003 do saudoso casal Werner e Eufrida Ruhig. Ao lado a casa que pertenceu ao saudoso e famoso fotógrafo Manoel Luiz Ferreira, um dos maiores e melhores fotógrafos que passaram por Campos do Jordão e que esteve estabelecido, por várias décadas, só em Vila Abernéssia, com a sua tradicional Foto Abernéssia, localizada em frente à Estação de Vila Abernéssia, da Estrada de Ferro Campos do Jordão. OBS: Observo que essa casa, posteriormente, na década de 1980, foi por mim adquirida e reformada e é a casa onde resido por mais de vinte e vinco anos.

Bem acima da foto o prédio do saudoso e tradicional Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão - CEENE, inaugurado solenemente no dia 21 de Julho de 1.950, localizado na Rua Altino Arantes, 172 em Vila Abernéssia. Nesta data, foi instalado o Ginásio Estadual de Campos do Jordão.

 

 

 

Escolas - CEENE - Baile Formatura - Grande Hotel - 1955


Esta foto é histórica. Trata-se do tradicional Baile de Formatura dos alunos do saudoso Colégio e Escola Normal de Campos do Jordão - CEENE, realizado no dia 18 de dezembro de 1955 no famoso Grill Room do tradicional, famoso e aconchegante Grande Hotel de Campos do Jordão, praticamente a sala de estar de muitos jordanenses que freqüentavam regularmente as dependências tradicionais e liberadas do hotel (Bar, boate, salas de estar, solário, bosques e restaurante.

A Orquestra que abrilhantou esse maravilhoso Baile de formatura foi o tradicional e saudoso Biriba Boys, da cidade de São José dos Campos, do meu saudoso amigo Sergio Weiss.

Para angariar fundos para a realização desse Baile de Formatura foi realizado o Desfile de Bonecas, conforme este Aviso/Propaganda publicado no saudoso Jornal “A Cidade” do dia 18 de fevereiro do ano de 1950, com os seguintes dizeres: DESFILE DE BONECAS - Dia 2 de outubro de 1955 - às 16 horas no Grande Hotel - Concurso para a escolha da miss elegante infantil e também do rei da elegância - SENSACIONAL!!! Estupendo!!! Maravilhoso!!! - A seguir brincadeira dançante - Pró festas dos formandos de 1955.

Na foto, dentre muitos outros, conseguimos identificar as seguintes pessoas:

Gumercindo Barros Galvão (Dentista) e esposa D. Anita, Dr. Silvestre Ribeiro (Médico) e esposa D;. Elza, Paulo Menezes, Margot Padovan, José Pasquarelli, o conhecido Zé Pasquarelli, dançando com a linda Maria Aparecida Santiago da Costa, a Costinha, Madalena Pasquarelli, Takuji Abe, Wilson Antonio Amato (posteriormente um dos maiores e melhores professores do Colégio Estadual), Edith Ogata (Rainha da Primeira Festa Nacional da Maçã de Campos do Jordão, do ano de 1953), Lincoln Parra Vasquez, dançando com a Nhura Vasconcellos, Armênio Soares Pereira dançando com a Elda Randoli, Fernando Antonio Conceição, Viriato Klabunde Dubieux (Advogado) e a esposa Vilma Jundi, José Marcos Martins o Marcão e a Nazareth, Tioko Higaki, Alberto Gonçalves (da Padaria Santa Clara), Fauser Nicolau e esposa, Dr. Eduardo de Campos Maia Neto (Juiz de Direito da Comarca), Hilda Carvalho, Sebastião Corrêa Cintra e esposa D. Mireida Cintra, Rolf Dieter Buckman (irmão da Karin), Juvenal Rocha Pinheiro, o conhecido Daval, Augari Rubo Barbosa de Souza e Julio Vaz Dias, o Julinho.

 

 

Veja fotografias publicadas em outras semanas clicando aqui.

 

Voltar

 

- Campos do Jordão Cultura -