Home · Baú do Jordão · Camargo Freire  · Campos do Jordão

Crônicas e Contos · Culinária  ·  Fotos Atuais · Fotos da Semana

  Fotografias · Hinos · Homenagens · Papéis de Parede · Poesias/Poemas 

PPS - Power Point · Quem Sou  · Símbolos Nacionais · Vídeos · Contato

 

Fotografias Semanais que contam a
 história de Campos do Jordão.

de 24/01 a 30/01/2019

 

 

Históricas - Vila Abernéssia - 1919


Esta imagem é o recorte de uma foto da Vila Abernéssia do ano de 1919. É incrível mas esta foto, do ano de 1919, já era colorida. Não era uma foto colorizada manualmente. Era um cartão postal colorido e impresso na França.

Na foto, junto às três casas existentes na época, no primeiro plano, à direita, o imponente Palacete Olivetti, inaugurado em 1921, de propriedade do Sr. Próspero Olivetti. Esse prédio abrigou durante muitos anos o Sanatório Campos do Jordão. Em uma de suas portas ao nível da calçada, abrigou a Farmácia Olivetti, pertencente ao proprietário do prédio. Posteriormente, abrigou por mais de duas décadas o tradicional Hotel Montanhês, de propriedade do Sr. Wolfgang Böhme e sua esposa D. Érika. Wolfgang, foi um dos tripulantes do famoso navio alemão Windhuk que, no dia 21 de julho de 1939 partiu da Alemanha com destino à África do Sul, transportando 400 passageiros e 250 tripulantes. Os passageiros tinham como objetivo participar de safáris ou negócios comerciais.

Já em plena África do Sul terrível a notícia do início da Segunda Guerra Mundial no dia 01 de setembro de 1939. Em plena Guerra o navio Windhuk passou a ser perseguido e teve que fugir das embarcações da marinha inglesa e, por isso, acabou por desviando a sua rota de retorno, aportando primeiramente em Angola e depois, acabou ancorando no porto de Santos no dia 07 de dezembro de 1939. Terminada a guerra no dia 02 de setembro de 1945, depois de ficarem aprisionados em campos de concentração no Vale do Paraíba, muitos, no de Pindamonhangaba de 1942 a 1945, foram libertados. Vários desses tripulantes vieram para Campos do Jordão para trabalhar nos tradicionais e maravilhosos - Hotel Toriba e Grande Hotel. Cada um tripulante do navio tinha as suas especialidades profissionais.

Vários desses alemães que pertenciam à tripulação do navio Windhuk vieram para Campos do Jordão – 34 ao todo. Para cá vieram graças à intervenção do também alemão Henrique Hillebrecht, visando ao aproveitamento da mão de obra ociosa dos alemães do Windhuk. Destacaram-se no ramo da hotelaria, especialmente nos hotéis Toriba e Grande Hotel, na época de sua propriedade comercial, como músicos, barmen, cozinheiros, garçons, maîtres d´hotel, gerentes de hotel, cabeleireiros, confeiteiros. Graças ao Sr. Henrique Hillebrecht, esses alemães fincaram as primeiras estacas da infraestrutura hoteleira de Campos do Jordão. Trabalharam em diversas atividades ligadas ao ramo da hotelaria e do bom atendimento ao turista.

Esse prédio, durante os anos de 2000 a 2004 foi utilizado como Sede da Prefeitura Municipal de Campos do Jordão.

No centro da foto, na reentrância entre morros, o local onde, atualmente, está instalado o complexo da SEA - Sociedade de Educação e Assistência - Frei Orestes Girardi.

 

 

 

Históricas - Vila Abernéssia - 1919


Esta imagem é o recorte de uma foto da Vila Abernéssia do ano de 1919. É incrível mas esta foto, do ano de 1919, já era colorida. Não era uma foto colorizada manualmente. Era um cartão postal colorido e impresso na França.

No primeiro plano da foto a Estação da Vila Abernéssia, da Estrada de Ferro Campos do Jordão, localizada no mesmo local onde está sediada a estação atual, mais moderna.

No topo da foto, acima das três casas que existiam na época, a reentrância entre morros, local onde, atualmente, está instalado o complexo da SEA - Sociedade de Educação e Assistência - Frei Orestes Girardi.

 

 

 

Históricas - V ila Abernéssia - Década 1930


Uma bela foto de parte da Vila Abernéssia, da década de 1930. No primeiro plano, a antiga avenida de ligação que ligava as três principais vilas de Campos do Jordão, Abernéssia, Jaguaribe e Capivari, posteriormente, denominada Av. Dr. Januário Miráglia. Na grande área verde ao lado da Avenida, o local onde foi construído o nosso saudoso Cine Glória, atual Espaço Cultural Dr. Além. À direita a Rua Brig. Rafael Tobias de Aguiar, tendo no meio das diversas árvores que aparecem no início, o prédio onde, durante várias décadas, esteve instalada a sede da Prefeitura Municipal de Campos do Jordão. Mais acima a Rua Brigadeiro Jordão e as casas existentes na época.

No meio da foto, a reentrância entre morros, local onde, atualmente, está instalado o complexo da SEA - Sociedade de Educação e Assistência - Frei Orestes Girardi.

Ao lado direito da foto, em fase inicial de construção, a Igreja Matriz de Santa Teresinha do Menino Jesus.

 

 

 

Históricas - Vila Abernéssia - Década 1930


Uma bela foto de parte da Vila Abernéssia, da década de 1930. No primeiro plano, a antiga avenida de ligação que ligava as três principais vilas de Campos do Jordão, Abernéssia, Jaguaribe e Capivari, posteriormente, denominada Av. Dr. Januário Miráglia e o prédio da Legião Brasileira de Assistência - L.B.A. onde, posteriormente, esteve sediado, por várias décadas o saudoso “Pensionato Maria Auxiliadora” que funcionou até a década de 1970.

Do outro lado da avenida, o prédio onde esteve sediado o Cinema Jandyra, o primeiro de Campos do Jordão. Um pouco mais à frente a antiga Estação da Vila Abernéssia, da Estrada de Ferro Campos do Jordão e demais prédios e casas ao longo da Av. Dr. Januário Miráglia e da Rua Brigadeiro Jordão, em especial, o Palacete Olivetti, existente até os dias atuais, o prédio mais antigo de Campos do Jordão.

 

 

 

Históricas - Vila Jaguaribe - Década 1920


Uma foto histórica da Vila Jaguaribe, em Campos do Jordão, da década de 1920. A foto mostra em destaque as casinhas que existiam na Rua Bazin, atrás do Grupo Escolar Dr. Domingos Jaguaribe, construídas pelo engenheiro José de Magalhães, pertencentes à Madame Bertha Bazin. Essas casinhas, embora em quantidade reduzida, ainda existem até os dias atuais, com algumas modificações que não chegaram a descaracterizar as suas formas originais. Ao fundo da foto o magnífico Pico do Imbiri.

 

 

Veja fotografias publicadas em outras semanas clicando aqui.

 

Voltar

 

- Campos do Jordão Cultura -