Home · Baú do Jordão · Camargo Freire  · Campos do Jordão

Crônicas e Contos · Culinária  ·  Fotos Atuais · Fotos da Semana

  Fotografias · Hinos · Homenagens · Papéis de Parede · Poesias/Poemas 

PPS - Power Point · Quem Sou  · Símbolos Nacionais · Vídeos · Contato

 

Fotografias Semanais que contam a
 história de Campos do Jordão.

de 05/08 a 11/08/2011

 

 

Históricas - Posto Texaco - Incos


Foto da década de 1950 mostrando o pequeno e tradicional Posto Texaco, em sua fase inicial, quando pertencia à famosa e tradicional casa de materiais para construções que foi estabelecida em Vila Jaguaribe, no início da atual Rua Orivaldo Lima Cardoso, por mais de três décadas, a Companhia Industrial e Comercial de Campos do Jordão, a conhecida INCOS.

Na foto o saudoso amigo Rubens Barbosa, um dos maravilhosos motoristas de Táxi que, durante várias décadas, prestou relevantes serviços à comunidade Jordanense e aos turistas que nos visitavam, com seu lindo veículo e o amigo Silvio Rios, o conhecido Bolinha, na época funcionário da INCOS e responsável pelo Posto Texaco. O Bolinha, posteriormente, durante muitos anos, foi grande funcionário do saudoso BANESPA - Banco do Estado de São Paulo, hoje residente na cidade irmã Pindamonhangaba.

Na década de 1950, na Av. Dr. Januário Miráglia (pista atualmente denominada Av. Frei Orestes Girardi), em frente à antiga Estação de Vila Abernéssia, da Estrada de Ferro Campos do Jordão, sentido Vila Abernéssia para as Vilas Jaguaribe e Capivari, estava sediado o Ponto de Táxi “Avenida”, com seus lindos e confortáveis automóveis, na época denominados "carros de praça", para transporte de passageiros, muito bem cuidados por seus prestimosos, corteses e gentis proprietários.

É importante registrar que a maioria desses motoristas de praça, como eram denominados antigamente, e, em muitas situações, até hoje, mantinham seus veículos extremamente limpos, muito bem cuidados e equipados. Até parecia que mantinham algum tipo de competição para ver quem mantinha seu veículo mais lindo e equipado.

A grande maioria dos motoristas de praça fazia questão de usar camisa branca com galões sobrepostos aos ombros e gravata. Na cabeça, um quepe (tipo de boné, com característica militar), demonstrando disciplina e respeito aos passageiros.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo saudoso amigo Rubens Barbosa.

 

 

 

Transportes - Carro do Expresso Zefir


Um automóvel da marca FORD, de propriedade da Empresa, “Expresso Zefir”, inicialmente, especializada no transporte de passageiros entre as cidades de Santos-SP. e a Capital São Paulo e vice-versa. Posteriormente, esse tipo de transporte passou a ser feito, também, pela mesma Empresa, “Expresso Zefir”, transportando passageiros entre Campos do Jordão e São Paulo, Campos do Jordão e Santos e vice-versa. Esse transporte era feito em veículos normais de passeio, como chamados, transportando, além do motorista, mais três ou quatro passageiros.

Posteriormente, essa mesma Empresa, substituiu esse tipo de veículo, passando utilizar, num primeiro momento, micro-ônibus e depois ônibus normais que transportavam de trinta a quarenta passageiros.

Na foto, o veículo de número 20 da Empresa “Expresso Zefir”, com o amigo saudoso, motorista Sr. Amadeu dos Santos Lourenço, que durante toda sua vida morou e trabalhou em Campos do Jordão, nas proximidades de sua casa em Vila Jaguaribe. É importante ressaltar que os motoristas trabalhavam de camisa social, gravata, jaqueta de couro ou paletó. Na cabeça, um quepe (tipo de boné, com característica militar), demonstrando disciplina e respeito aos passageiros.

 

 

 

Transportes - Ônibus da Vila Natal Turismo


Na década de 1960, em frente ao lindo, tradicional e saudoso prédio onde esteve instalada nossa Prefeitura Municipal de Campos do Jordão, por muitos anos, um novo veículo, tipo micro-ônibus, na época, adquirido para serviços de turismo na cidade e em pequenas viagens.

Na foto, da esquerda para a direita: um garçom não identificado, o Vereador Sr. Agripino Lopes de Moraes, o motorista não identificado, Engenheiro Fausi Paulo, responsável pelo SAMAE - Serviço Autônomo Municipal de Águas e Esgotos, Sr. Arakaki Masakasu, Vice-Prefeito de Campos do Jordão, Sr. Lázaro de Oliveira Medeiros, Gerente da Empresa de Ônibus Vila Natal, sucessora da tradicional Empresa de Ônibus Hotel dos Lagos, uma das pioneiras no transporte coletivo de Campos do Jordão, o médico pneumologista Dr. José Antonio Padovan, Prefeito Municipal (01/01/1959 a 01/01/1963) o Vereador Sr. Danilo Delácio, o Engenheiro Dr. Marcos Wulf Siegel, do ETEPLA - Escritório Técnico de Planejamento da Prefeitura Municipal e o Padre Claudino, Chefe de Gabinete.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo saudoso amigo Dr. Renato Muller Caravelas.

 

 

 

Transportes - Tinturaria Paulista


Na década de 1950, em frente à tradicional e famosa “Livraria e Papelaria Pinheiro”, a “Livraria dos Estudantes”, de propriedade do saudoso amigo Romeu Rodrigues Pinheiro, o conhecido Seo ZITO Pinheiro, situada em frente à Estação de Vila Abernéssia, da Estrada de Ferro Campos do Jordão. Na foto, a bela, simpática e saudosa “carrocinha” da Tinturaria Paulista, o simpático, agradável e dedicado tintureiro Antonio Tomari ou Antonio japonês e o Seo Zito Pinheiro.

Essa Livraria, posteriormente, foi vendida para o Sr. Noboro Oya, mais conhecido por Carlos Oya, falecido neste ano de 2011. A livraria e papelaria, continua sob administração de suas filhas.

 

 

 

Transportes - Carros da Prefeitura


Foto da década de 1930 mostrando o pátio da Prefeitura Sanitária de Campos do Jordão, situado no local onde hoje está sediado o Fórum Embaixador José Carlos de Macedo Soares, em Vila Abernéssia. Na foto, praticamente, todos veículos utilizados nos serviços da Prefeitura, inclusive, a ambulância que prestou muitos e relevantes serviços ao Município, a segunda da direita para a esquerda, na tradicional cor branca.

 

 

 

Transportes - Carros de Praça


Foto da década de 1950, mostrando a Av. Dr. Januário Miráglia (pista atualmente denominada Av. Frei Orestes Girardi), em frente à antiga Estação de Vila Abernéssia, da Estrada de Ferro Campos do Jordão, sentido Vila Abernéssia para as Vilas Jaguaribe e Capivari, e o Ponto de Táxi “Avenida”, com seus lindos e confortáveis automóveis, na época denominados "carros de praça", para transporte de passageiros, muito bem cuidados por seus prestimosos, corteses e gentis proprietários.

É importante registrar que a maioria desses motoristas de praça, como eram denominados, antigamente, e, em muitas situações, até hoje, mantinham seus veículos extremamente limpos, muito bem cuidados e equipados. Até parecia que mantinham algum tipo de competição para ver quem mantinha seu veículo mais lindo e equipado.

A grande maioria dos motoristas de praça fazia questão de usar camisa branca com galões sobrepostos aos ombros e gravata. Na cabeça, um quepe (tipo de boné, com característica militar), demonstrando disciplina e respeito aos passageiros.

 

 

 

Transportes - Taxi da década de 1950


Mais uma foto da década de 1950 mostrando o saudoso amigo Rubens Barbosa, um dos maravilhosos motoristas de Táxi que, durante várias décadas, prestou relevantes serviços à comunidade Jordanense e aos turistas que nos visitavam, com seu lindo veículo e o amigo Silvio Rios, o conhecido Bolinha, na época funcionário da INCOS e responsável pelo Posto Texaco. O Bolinha, posteriormente, durante muitos anos, foi grande funcionário do saudoso BANESPA - Banco do Estado de São Paulo, hoje residente na cidade irmã Pindamonhangaba.

Essa foto, mostra no seu lado direito, no mesmo local onde hoje está a famosa “Casas Bahia”, a garagem onde esteve sediada a “Sapataria Nossa” e, posteriormente, a Decorações Anabela, do saudoso Sr. Armando De Marco, posteriormente passando para propriedade de seu filho Antonio Fernando De Marco que, até hoje, mantém a tradição, com sua maravilhosa loja especializada em móveis e decorações, situada na Av. Frei Orestes Girardi, no trecho entre as Vilas Abernéssia e Jaguaribe.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo saudoso amigo Rubens Barbosa.

 

 

 

Transportes - Motoristas de Praça


Foto do final da década de 1950, mostrando no trecho da Av. Dr. Januário Miráglia, atualmente Av. Frei Orestes Girardi, o tradicional Ponto Elite, situado em frente à filial das Lojas INCOS de Vila Abernéssia e Posto Texaco.

Na foto, os lindos e confortáveis automóveis, na época, denominados "carros de praça", para transporte de passageiros, muito bem cuidados por seus prestimosos, corteses e gentis proprietários.

É importante registrar que a maioria desses motoristas de praça, como eram denominados, antigamente, e, em muitas situações, até hoje, mantinham seus veículos extremamente limpos, muito bem cuidados e equipados. Até parecia que mantinham algum tipo de competição para ver quem mantinha seu veículo mais lindo e equipado.

Na foto, dentre outros, os saudosos motoristas de praça Sr. Saulo, Sr. João Moliterno Firmo, Sr.Waldomiro Marteletto, Sr. João Correia e Sr. Carlos Carneiro

 

 

 

Transportes - Um grande motorista


Foto da década de 1950 mostrando o saudoso amigo Rubens Barbosa, em momento de laser, com seus filhos sentados sobre pára-lamas de seu lindo carro de praça, numa manhã nublada, tradicional de Campos do Jordão em determinadas épocas do ano. Essa neblina é comumente chamada pelos Jordanense de “russo”.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo saudoso amigo Rubens Barbosa.

 

 

 

Transportes - Empresa de Ônibus Hotel dos Lagos


Na década de 1950, o saudoso e belo veículo número (três), da marca “International”, da Empresa de Ônibus “Hotel dos Lagos”.

Nas décadas de 40 e 50 e até o início da década de 60, o trajeto entre as vilas Abernéssia, Jaguaribe e Capivari, em quase toda a sua totalidade, aproximadamente quatro quilômetros, era praticamente primitivo e desprovido de casas e prédios. Alguns poucos, em todo esse percurso. O trânsito de veículos na estrada existente nesse percurso era mínimo. Automóveis eram raros. Apenas algumas charretes e carroças trafegavam por ela. O meio de locomoção entre essas vilas, quando não era feito a pé, era feito por intermédio dos antigos ônibus Internacionais KB7, Chevrolets e dos primitivos Mercedes-Benz da saudosa, operante e útil “Empresa de Ônibus Hotel dos Lagos” que, durante muitos anos até, posteriormente, meados da década de 70, serviu com regularidade, cortesia e educação toda a população jordanense. Posteriormente, essa Empresa passou a chamar-se “Vila Natal Turismo”.

Existiam, também, outras linhas de ônibus que, além de fazerem o percurso entre as principais vilas (Abernéssia, Jaguaribe e Capivari), seguiam até a Vila Ferraz, Vila Santa Cruz, Abissínia – hoje Recanto Feliz –, Bairro do Aníbal – hoje Vila Albertina–, etc..

 

 

 

Transportes - Garagem Empresa Hotel dos Lagos


Na década de 1950, na Garagem e Oficinas da “Empresa de Ônibus Hotel dos Lagos”, situada no caminho de acesso, ao hoje, tradicional Hotel Orotour, na época em construção e denominado Hotel dos Lagos, vários dos ônibus utilizados para o transporte coletivo em Campos do Jordão, prontos para sair para o trabalho diário.

Na foto, os letreiros dos ônibus, indicam algumas das linhas regulares: Santa Cruz, Abernéssia, Capivari e Vila Maria.

Nas décadas de 40 e 50 e até o início da década de 60, o trajeto entre as vilas Abernéssia, Jaguaribe e Capivari, em quase toda a sua totalidade, aproximadamente quatro quilômetros, era praticamente primitivo e desprovido de casas e prédios. Alguns poucos, em todo esse percurso. O trânsito de veículos na estrada existente nesse percurso era mínimo. Automóveis eram raros. Apenas algumas charretes e carroças trafegavam por ela. O meio de locomoção entre essas vilas, quando não era feito a pé, era feito por intermédio dos antigos ônibus Internacionais KB7, Chevrolets e dos primitivos Mercedes-Benz da saudosa, operante e útil “Empresa de Ônibus Hotel dos Lagos” que, durante muitos anos até, posteriormente, meados da década de 70, serviu com regularidade, cortesia e educação toda a população jordanense. Posteriormente, essa Empresa passou a chamar-se “Vila Natal Turismo”.

Existiam, também, outras linhas de ônibus que, além de fazerem o percurso entre as principais vilas (Abernéssia, Jaguaribe e Capivari), seguiam até a Vila Ferraz, Vila Santa Cruz, Abissínia – hoje Recanto Feliz –, Bairro do Aníbal – hoje Vila Albertina–, etc..

 

 

 

Transportes - Viação S.Paulo - C.Jordão


No final da década de 1940, a foto mostra o saudoso Sr. Manoel dos Santos Lourenço que, durante muitos anos trabalhou como motorista de táxi em Campos do Jordão, a esposa, duas filhas e um dos ônibus da Empresa - Viação São Paulo - Campos do Jordão. Era um ônibus da Marca “International - modelo KB7”, com carroceria montada pela Grassi & Cia., empresa especializada na confecção de carrocerias especiais para ônibus urbanos e intermunicipais.

Esse ônibus estava estacionado em sua Agência situada em Vila Abernéssia, na Av. Dr. Januário Miráglia, ao lado do Salão REX - especializado em serviços de barbearia, cabeleireiro, permanente, tintura e manicure, além de contar com um serviços de engraxate. Esse salão era de propriedade dos saudosos e ilustres Irmãos Mastrandréa, Mário e Alfredo. O serviço de engraxate era executado pelo popular, conhecido e saudoso Mudinho Preto ou Mudinho do Aureliano, filho da Dona Eduvirges. A foto mostra à esquerda, a cadeira utilizada pelo engraxate, para que seus clientes sentassem confortavelmente.

Atualmente, essa Agência de ônibus e o Salão REX estariam localizados, na terceira e quarta loja após a Drogaria São Paulo. A Empresa de ônibus, pertencia ao saudoso Sr. Antonio de Oliveira Pires. Esses ônibus faziam, diariamente, linha regular entre Campos do Jordão a São Paulo e vice-versa, durante as décadas de 1940 e início da década de 1950.

O Sr. Antonio de Oliveira Pires, posteriormente, se tornou famoso como primeiro produtor de olivas (azeitonas) do Estado de São Paulo, o primeiro a produzir o azeite de oliva brasileiro, em sua propriedade denominada Pousada na Serra, situada na estrada SP.50, que liga Campos do Jordão a São José dos Campos.

 

 

 

Transportes - Expresso Campos do Jordão


Foto da década de 1940 mostrando a Agência do “Expresso Campos do Jordão”, Empresa especializada em transportes de cargas, bagagens e encomendas diversas, entre Campos do Jordão e São Paulo e vice-versa.

Essa Empresa pertencia, na época, ao Sr. Aureliano Vasques, pai do nosso amigo e grande esportista Lincoln Parra Vasques, que deu muitas glórias ao esporte de Campos do Jordão, atualmente residindo na cidade de Atibaia-SP..

Essa Agência estava situada na Rua Brigadeiro Jordão, no prédio ainda existente atrás da Telefônica, onde, durante muitos anos, em seu andar superior, esteve sediada a Câmara Municipal, hoje, parte utilizada por academia de ginástica e Escritório de Advocacia dos amigos Drs. Eduardo Neme Nejar, Alexandre F. Lopes e Mario Geraldo Braguim.

 

 

 

Pessoas - Três amigos


Foto da década de 1950, tirada em frente uma das vitrinas da “Foto Abernéssia”, do saudoso amigo e importante fotógrafo Manoel Luiz Ferreira, responsável pela perpetuação de grande quantidade de fotos mostrando a paisagem e fatos importantes da nossa história, por mais de quatro décadas.

Na foto, da esquerda para a direita: Sr. Jarbas, antigo funcionário da Livraria e Papelaria Pinheiro, A Livraria dos Estudantes, depois, um dos principais e competentes funcionários da secretaria do nosso CEENE - Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão, transferindo-se para a cidade de Taubaté onde, até sua aposentadoria, prestou serviços na secretaria do famoso colégio estadual, conhecido como “Estadão”; Sr. Joviano Urbina Telles, pessoa conceituada em Campos do Jordão e o Sr. Rubens Barbosa, mencionado em várias fotos desta semana, um dos maravilhosos motoristas de Táxi que, durante várias décadas, prestou relevantes serviços à comunidade Jordanense e aos turistas que nos visitavam, com seu lindo veículo.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo saudoso amigo Rubens Barbosa.

 

 

 

Transportes - Motorista e radialista


Foto do final da década de 1950, mostrando no trecho da Av. Dr. Januário Miráglia, atualmente Av. Frei Orestes Girardi, o tradicional Ponto Elite, situado em frente à filial das Lojas INCOS de Vila Abernéssia e Posto Texaco.

Na foto, o motorista Sr. Rubens Barbosa com seu lindo e confortável automóvel, muito bem cuidado, na época, denominado "carro de praça", para transporte de passageiros.

É importante registrar que a maioria desses motoristas de praça, como eram denominados antigamente, e, em muitas situações, até hoje, mantinham seus veículos extremamente limpos, muito bem cuidados e equipados. Até parecia que mantinham algum tipo de competição para ver quem mantinha seu veículo mais lindo e equipado.

A grande maioria dos motoristas de praça fazia questão de usar camisa branca ou beije com galões sobrepostos aos ombros e gravata. Na cabeça, um quepe (tipo de boné, com característica militar), demonstrando disciplina e respeito aos passageiros.

Acredito que, na foto, se não estou enganado, Rubens Barbosa estava acompanhado de um dos primeiros locutores da nossa saudosa radioemissora de Campos do Jordão, a ZYL-6, a mais alta do Brasil, que transmitia com a freqüências de 1.560 kilociclos na antena, o saudoso Silvio Banciella Santa Clara.

Silvio era um dos filhos do saudoso Sr. Bernardo Santa Clara, o primeiro proprietário da tradicional e famosa “Padaria Santa Clara”, o estabelecimento comercial mais antigo de Campos do Jordão, fundado no ano de 1915 - posteriormente passando às mãos do também saudoso amigo Sr. Victor Gonçalves –, até hoje em plena atividade, agora sob a direção de Valtinho Gonçalves, filho do Sr. Victor.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo saudoso amigo Rubens Barbosa.

 

 

 

Transportes - Carros de Praça


Foto da década de 1950, mostrando a Av. Dr. Januário Miráglia (pista atualmente denominada Av. Frei Orestes Girardi), em frente à antiga Estação de Vila Abernéssia, da Estrada de Ferro Campos do Jordão, sentido Vila Abernéssia para as Vilas Jaguaribe e Capivari, e o Ponto de Táxi “Avenida”, com seus lindos e confortáveis automóveis, na época denominados "carros de praça", para transporte de passageiros, muito bem cuidados por seus prestimosos, corteses e gentis proprietários.

É importante registrar que a maioria desses motoristas de praça, como eram denominados antigamente, e, em muitas situações, até hoje, mantinham seus veículos extremamente limpos, muito bem cuidados e equipados. Até parecia que mantinham algum tipo de competição para ver quem mantinha seu veículo mais lindo e equipado.

A grande maioria dos motoristas de praça fazia questão de usar camisa branca com galões sobrepostos aos ombros e gravata. Na cabeça, um quepe (tipo de boné, com característica militar), demonstrando disciplina e respeito aos passageiros.

Bem à direita da foto, o prédio da antiga Casa Ferraz, posteriormente, Cooperativa de Consumo de Campos do Jordão, situada no local onde hoje está sediado o Gazebo Municipal.

 

 

 

Pessoas - Dois amigos e o Taxi


Foto da década de 1950 mostrando o saudoso amigo Rubens Barbosa, em momento de laser, com seu filho sentado sobre pára-lamas de seu lindo carro de praça. Do lado oposto o amigo e excelente mecânico Gustavo Reusing Filho, o Gustavinho.

Rubens Barbosa, já mencionado em diversas fotos desta semana, foi um maravilhoso motorista de Táxi que, durante várias décadas, prestou relevantes serviços à comunidade Jordanense e aos turistas que nos visitavam, com seu lindo veículo.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo saudoso amigo Rubens Barbosa.

 

 

 

Transportes - Ônibus Circular - década 1940


Foto da década de 1940, tirada no local onde hoje está a nossa Praça da Bandeira, o Jardim de Vila Abernéssia, situado em frente ao tradicional Palacete Olivetti, mostrando um dos ônibus da V.C.J.L. - Viação Campos do Jordão Limitada, da linha Fonte Simão - Abernéssia, de propriedade do Sr. Antonio de Oliveira Pires que, também, era o proprietário da Empresa - Viação São Paulo - Campos do Jordão que faziam, diariamente, linha regular entre Campos do Jordão a São Paulo e vice-versa, durante as décadas de 1940 e início da década de 1950.

O Sr. Antonio de Oliveira Pires, posteriormente, se tornou famoso como primeiro produtor de olivas (azeitonas) do Estado de São Paulo, o primeiro a produzir o azeite de oliva brasileiro, em sua propriedade denominada Pousada na Serra, situada na estrada SP.50, que liga Campos do Jordão a São José dos Campos.

Na porta do ônibus o proprietário da Empresa, Sr. Antonio de Oliveira Pires. Há quem diga que o motorista desse ônibus, no dia desta foto, era o saudoso Sr. Horácio Padovan.

 

 

Veja fotografias publicadas em outras semanas clicando aqui.

 

Voltar

 

- Campos do Jordão Cultura -