Home · Baú do Jordão · Camargo Freire  · Campos do Jordão

Crônicas e Contos · Culinária  ·  Fotos Atuais · Fotos da Semana

  Fotografias · Hinos · Homenagens · Papéis de Parede · Poesias/Poemas 

PPS - Power Point · Quem Sou  · Símbolos Nacionais · Vídeos · Contato

 

Fotografias Semanais que contam a
 história de Campos do Jordão.

de 09/12 a 15/12/2011

 

 

Históricas - Prédio antigo


Uma das mais antigas construções de Vila Abernéssia. Essa casa, durante as décadas de 1940 e 1950 foi a residência da Família cujo Patriarca foi o Sr. Santo Scófano, antigo e conceituado comerciante de Campos do Jordão.

Seo Santo Scófano foi comerciante de peixes e frutos do mar, por mais de trinta anos, estabelecendo-se com o mesmo ramo, no antigo e tradicional Mercado Municipal de Campos do Jordão, situado no local onde hoje está a segunda agência do Banco do Brasil, até pouco tempo, Agência da Nossa Caixa Nosso Banco. Sua simpatia e habilidade com os peixes, até hoje são lembradas pelas pessoas mais antigas da cidade. Cada cliente era um grande amigo e, toda vez que ia comprar peixes ou frutos do mar, recebia as orientações necessárias para o seu preparo à moda da tradicional e maravilhosa cozinha italiana.

Essa casa, posteriormente, abrigou por vários anos a “Casa da Juventude”, pertencendo à conhecida rede internacional dos Albergues da Juventude, possibilitando aos jovens de todo Brasil e de várias cidades do mundo, a oportunidade de conhecer Campos do Jordão, hospedando-se em local com preço extremamente reduzido.

Atualmente, há mais de vinte anos, essa casa abriga o M.I.S - Museu da Imagem e do Som, pertencente à Prefeitura Municipal da Estância de Campos do Jordão.

 

 

 

Pessoas - Câmara Municipal - década de 1960


No início da década de 1960, na Câmara Municipal de Campos do Jordão, reunião comemorativa do aniversário da Cidade, normalmente realizada no dia 29 de abril.

No Plenário da Câmara Municipal, na primeira fileira, da esquerda para a direita: Não identificada, Dr. Geraldo Padovan, Dr. Fausto Bueno de Arruda Camargo e duas senhoras não identificadas.

Na segunda fileira, na mesma ordem: três pessoas não identificadas, Sr. Daniel Perret e vereador Joaquim Corrêa Cintra.

Na terceira fileira, na mesma ordem: Não identificada, professor Orlando da Matta, professora Margot Tedesco Padovan, professora Mary Aparecida de Arruda Camargo, não identificada.

Na quarta fileira, na mesma ordem: Sr. Délio Jácome Rangel Pestana, professora Dora Lygia Cersósimo Richieri, professora Vera Maria Góes, professora Anastácia Leão Brasileiro, Aristarco de Assis, João Abel Fernandes e Francisco Marques.

Ao fundo da foto, na mesma ordem: professor Expedito Camargo Freire e a esposa D. Dora, e, dentre outros, Plínio Freire de Sã Campello e Anjo Kakeasi.

 

 

 

Pessoas - Correios - década de 1950


A foto da década de 1950 mostra, funcionários da Agência dos “Correios e Telégrafos” de Campos do Jordão.

Na foto, na primeira fileira, da esquerda para a direita: não identificado, não identificada, Cecília Nagib, Vicentina Pereira, e Silvério Rios.

Na segunda fileira, na mesma ordem: Normando da Fonseca Simões, Nelson Soares, Simão Cerineu Saraiva, Chefe dos Correios, Antonio Reis, Nelson Pereira da Silva, o conhecido Nelsinho português, não identificado.

 

 

 

Históricas - Metodistas - década 1940


Foto do final da década de 1940 mostrando pessoas importantes e ligadas à Igreja Metodista de Campos do Jordão, na época, já sediada no Templo situado na Rua Francisco de Castro, em Vila Abernéssia, construído por Floriano Rodrigues Pinheiro.

Na foto, dentre outros, identificamos o primeiro da esquerda: Reverendo Oswaldo Alves, o segundo, Reverendo Américo de Castro, Gerente do Hospital Evangélico de São José dos Campos - Vila Samaritana e o primeiro da direita professora Raul Pedrosos de Morais.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo Reverendo Jesus Anacleto Rosa.

 

 

 

Personalidades - Homenagem - Iracema Abrantes


Foto do ano de 2000 mostrando o Prefeito Municipal de Campos do Jordão, Oswaldo Gomes da Silva Filho (01/01/1997 a 31/12/2000) entregando uma placa de prata para a saudosa Acadêmica e poeta Iracema Gonçalves Abrantes, pertencente à Academia de Letras de Campos do Jordão, ocupante da cadeira nº 29, cujo Patrono é João Guimarães Rosa.

À direita da foto: Sr. Dynéas Fernandes de Aguiar, o dinâmico e, indiscutivelmente, o grande presidente do Conselho Municipal de Cultura, da Prefeitura Municipal de Campos do Jordão.

 

 

 

Personalidades - Segunda Festa da Maçã


Personalidades que participaram da Mesa Diretora que presidiu a inauguração da IIª Festa Nacional da Maçã, realizada nos dias 5,6 e 7 de março de 1954, nas dependências do Palácio Boa Vista de Campos do Jordão, ainda em fase de construção, adaptado para ser o Palco das Exposições realizadas naquela oportunidade. Na foto, da esquerda para a direita, o segundo, Dr. Eduardo de Campos Maia Netto, Exmo. Juiz de Direito da Comarca de Campos do Jordão e o Deputado Federal Antonio Silvio Cunha Bueno (08/12/1918 - 31/12/1981). O quarto professor Lucas Nogueira Garcez (São Paulo, 9 de dezembro de 1913 — São Paulo, 11 de maio de 1982), engenheiro e político brasileiro, governador do Estado de São Paulo entre 1951 e 1955. O quinto Dr. Antonio Nicola Padula, Prefeito Municipal da Cidade (04/12/1953 a 20/11/1956), ao lado do Dr. Shizuto José Murayama, o competente e dinâmico Engenheiro Agrônomo da Casa da Lavoura da Cidade, da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo, grande idealizador e responsável pela criação da Festa da Maçã.

 

 

 

Históricas - Centro Espírita - década 1940


Foto do início da década de 1940, mostrando integrantes do Centro Espírita “Fé, Esperança e Caridade”, entidade com finalidade assistencial aos menos favorecidos, voltada à divulgação da doutrina espírita codificada por Hippolyte Léon Denizard Rivail (Lyon, 3 de outubro de 1804 — Paris, 31 de março de 1869), educador, escritor e tradutor de francês, que ficou mundialmente conhecido, com o pseudônimo de Allan Kardec .

Na foto, da esquerda para a direita: Não identificado, Iracema Gonçalves Abrantes, Paulo Rabelo Dubieux, Antonio Abrantes, Celeste Gonçalves Abrantes, Álvaro Abrantes e o filho Adolho Abrantes, Dona Aurora Gonçalves Abrantes, Joaquim Ferreira da Rocha e o garoto José Ireu Gonçalves Abrantes, três pessoas não identificadas, Carmem Astolfi, Daniel Klabunde e duas moças não identificadas.

O Centro Espírita “Fé, Esperança e Caridade”

O Centro foi fundado em 31 de outubro de 1920, na “Volta Fria”, à margem da via pública que interligava Vila Nova à Vila Velha, atual rua Felício Raimundo.

A sua primeira diretoria ficou assim constituída: José Benedito Bicudo (presidente); Oswaldo Leite de Barros (vice); José Telles (secretário geral); Floriano Rodrigues Pinheiro (1° secretário); Luiz Ferreira da Rocha (2° secretário); Segesfredo Marcondes (orador); Israel Vilani Prado (tesoureiro) e Francisco Lemos (procurador).

A sua sede social foi construída na década de 30, quando Augusto Barsalini presidia a diretoria, na época, constituída por Joaquim Ferreira da Rocha, Paulo Rabelo Dubieux, Álvaro Abrantes, Agenor de Oliveira e José Honório.

OBS: Dados adaptados do Livro História de Campos do Jordão, de Pedro Paulo Filho, Editora Santuário - 1986 - página 373.

 

 

 

Politica - Campanha política - 1962


Foto do ano de 1962 quando da campanha política em prol dos candidatos, a prefeito Municipal Joaquim Corrêa Cintra e Luiz Cesário Richieri para vice-prefeito.

Na foto, da esquerda para a direita: no primeiro plano, Olegário Frozino. Um pouco mais trás, na seqüência, Luiz Cesário Richieri, não identificado, Joaquim Corrêa Cintra, Julio Domingues Pereira, Victor Ribeiro de Toledo, não identificado, Dr. José Antonio Padovan, Prefeito Municipal de Campos do Jordão (31/01/1959 a 31/12/1962), Luiz Gustavo da Silva e a esposa, vereador Shigueji Okamura. Na frente o menino José Édison Pereira, filho do Sr. Julio Domingues Pereira.

 

 

 

Pessoas - APAE de C. Jordão


Foto do ano de 2007, mostrando a diretoria da APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campos do Jordão.

Na foto, na primeira fileira, da esquerda para a direita: Dirceu Almeida, Gunda Bay Muller, Iracema Gonçalves Abrantes, Maria Aparecida Salla, professora e o marido Dionísio Leite da Costa.

Na fileira de trás, na mesma ordem: Yolanda Damure, Cláudia Bay Muller, Maria Celina D. Gonçalves da Silva, Domingos Dal Rovere, Francisco José Miranda, José Geraldo de Andrade e Sansão.

A APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, foi fundada em 14 de junho de 1969, em Vila Abernéssia.

A primeira Diretoria da APAE foi construída das seguintes pessoas: Agripino Lopes de Morais, Presidente, Amadeu Carletti Junior, primeiro vice-presidente, Luiz Marcondes Costa, segundo vice-presidente, Waldir Bitetti, primeiro secretário, José Corrêa Cintra, segundo Secretário, Edna Jordão Viana, primeira tesoureira e José Rubens Camargo Leme, segundo tesoureiro.

A edificação da sede própria foi iniciada e concluída na gestão da presidente Yolanda Damure.

 

 

 

Energia Elétrica - CESP - Confraternização - 1980


No ano de 1980 nas dependências do “Bar, Café, Confeitaria e Restaurante Elite”, da laboriosa Família Cintra, posteriormente transformado no tradicional e conhecido Senadinho, ainda em plena atividade em outro prédio localizado nas proximidades do inicial, cena de uma das maravilhosas festas de confraternização de final de ano dos funcionários da sede Distrital da saudosa Companhia Energética de São Paulo - CESP.

Na oportunidade, no início do jantar de confraternização, o clima bastante favorável às brincadeiras entre companheiros de trabalho e amigos, acontecia de tudo.

Na foto, da esquerda para a direita: Edmundo Ferreira da Rocha, gerente local do Escritório de Campos do Jordão, no momento da foto mostra a língua para o fotógrafo que, com certeza, era nosso companheiro de trabalho Paulo Tadeu Vieira Pinto; na seqüência, os grandes amigos e companheiros de trabalho do Distrito da CESP de Campos do Jordão, Graciano Euzébio de Carvalho, Desenhista e Projetista, gaúcho de Pelotas-RS. e Jair Vieira, Chefe da Seção Comercial. Mais à direita o engenheiro eletricista Carlos Adolfo de Souza Pereira, mineiro de Itajubá-MG., na época, Gerente do Distrito de Campos do Jordão.

 

 

 

Politica - Visita de Abreu Sodré


Foto do ano de 1963 quando da visita do deputado estadual Roberto Costa de Abreu Sodré (São Paulo, 21 de junho de 1917 — São Paulo, 14 de setembro de 1999), um dos fundadores da União Democrática Nacional - U.D.N. em 1945 e, posteriormente, a partir de 1966 integrante da Aliança Renovadora Nacional - ARENA. Posteriormente, de maneira indireta, foi eleito governador do Estado de São Paulo (31/janeiro/1967 a 15/março/1971).

Esta foto, tirada em frente ao saudoso, interessante e bonito prédio que abrigou, no início, na década de 1950, a tradicional “Flora Campos do Jordão”, de propriedade do experiente e dedicado Sr. Mário Akiharu Utiyama, grande especialista do cultivo e propagação de plantas ornamentais e cogumelos do tipo “champignons”. Posteriormente abrigou a sede do DMTUR - Departamento Municipal de Turismo, principalmente à época em que o saudoso, experiente, competente e dedicado homem público, Vereador por várias legislaturas, Presidente da Câmara Municipal, Joaquim Corrêa Cintra, esteve em seu comando, na década de 1960 e início da de 1970.

Esse prédio estava situado exatamente no mesmo local onde hoje está instalada a Telefônica, em frente à Estação de Vila Abernéssia, da Estrada de Ferro Campos do Jordão.

Na foto, da esquerda para a direita: Hans Heirinch Hillebrecht, gerente do Grande Hotel de Campos do Jordão, Henry Jean Jacques Perroy, idealizador do Hotel Rancho Alegre, Roberto Costa de Abreu Sodré, Pedro Paulo, presidente da Santa Casa de Campos do Jordão, não identificado, vereador e Diretor de Turismo da Prefeitura Municipal de Campos do Jordão, Joaquim Corrêa Cintra, João Martins de Aguiar Filho, do Hotel Toriba, vice-prefeito Municipal Arakaki Masakasu (01/01/1963 a 31/12/1966) e o poeta João de Sá, autor do Hino a Campos do Jordão.

 

 

 

Politica - Jordanenses visitam Presidente Vargas


Foto história de maio de 1952, tirada no Palácio Tiradentes, no Rio de Janeiro, quando da visita do prefeito Municipal de Campos do Jordão, Sr. Paulo Cury (01/07/1950 a 03/12/1953) e vereadores de Campos do Jordão ao Presidente da República Federativa do Brasil, Getúlio Dorneles Vargas (São Borja, 19 de abril de 1882 — Rio de Janeiro, 24 de agosto de 1954), na ocasião do seu segundo período como presidente em que foi eleito pelo voto direto. Getúlio Vargas governou o Brasil como presidente da república, por 3 anos e meio, de 31 de janeiro de 1951 até 24 de agosto de 1954, quando se matou.

Na foto, da esquerda para adireita: Presidente Getúlio Dorneles Vargas, Paulo Cury, prefeito Municipal de Campos do Jordão; dentre outros os vereadores da legislatura (1952 a 1955) Mauro Torres Mendes, Floriano Rodrigues Pinheiro, Arakaki Masakasu e Miguel Lopes de Pina.

 

 

 

Personalidades - Iracema Abrantes e Amigos


Foto do ano de 2007 mostrando a saudosa Acadêmica Iracema Gonçalves Abrantes, ocupante da cadeira nº 29, Patrono João Guimarães Rosa, a Sra. Martha da Silva Campos Furtado e o marido Albenick José Furtado, saudoso empresário que foi atuante no comércio e na indústria de Campos do Jordão, por mais de quatro décadas.

 

 

Veja fotografias publicadas em outras semanas clicando aqui.

 

Voltar

 

- Campos do Jordão Cultura -