Home · Baú do Jordão · Camargo Freire  · Campos do Jordão

Crônicas e Contos · Culinária  ·  Fotos Atuais · Fotos da Semana

  Fotografias · Hinos · Homenagens · Papéis de Parede · Poesias/Poemas 

PPS - Power Point · Quem Sou  · Símbolos Nacionais · Vídeos · Contato

 

Fotografias Semanais que contam a
 história de Campos do Jordão.

de 01/06 a 07/06/2012

 

 

Famílias - Famílias Damas e Cintra


Na foto, da década de 1950, da esquerda para a direita: D. Noêmia Damas Cintra, o pai Sr. Antonio de Oliveira Damas, a mãe D. Izabel de Freitas Damas e o marido Sr. Joaquim Corrêa Cintra, que foi, o maior Tribuno que já passou pela Câmara Municipal de Campos do Jordão, prestando inúmeros serviços de grande importância para o Município e participado ativamente junto a diversas Entidades Assistências, Agremiações, Associações, Hospitais, Escolas, Rádio Emissora, Congressos, clubes e movimentos comunitários diversos visando o engrandecimento, fortalecimento e progresso da Cidade.

Durante a Administração do Prefeito Padovan foi Diretor do DMTUR - Departamento Municipal de Turismo, tendo iniciado e desempenhado relevante serviço em prol do desenvolvimento Turístico de Campos do Jordão. Durante várias décadas foi editor, jornalista e responsável pelo Jornal “A Cidade”, que prestou sério e relevante serviço informativo ao Município.

 

 

 

Famílias - Família de Theodoro C. Cintra


O professor Theodoro Corrêa Cintra, a esposa Dona Aracy Fonseca Corrêa, mais conhecida por Dona Cici e a numerosa prole de 11 filhos, em foto da década de 1950. Para dar conta da numerosa família, contava com a ajuda das filhas maiores na criação das irmãs e irmãos mais novos. Os 11 filhos: Maria Glória, Maria da Graça, José Antonio, Clarisse Maria, Maria José, Regina Maria, Maria Áurea, Lucia Maria e Maria de Lourdes e os gêmeos, José Francisco e Maria Aparecida, conhecidos como Lilo e Lila. A família das "Marias e Josés".

Essa família numerosa, ao longo dos anos, foi grandemente aumentada com 21 netos, 22 bisnetos e 3 tataranetos.

 

 

 

Famílias - Casal Manoel Luiz Ferreira


O casal Sr. Manoel Luiz Ferreira e a esposa Sra. Semyramys Cremasch Ferreira, em foto da década de 1940. Seo Manoel como era costumeiramente chamado, destacou-se como um dos mais importantes fotógrafos de Campos do Jordão. Com grande sensibilidade artística e ótimo conhecimento da arte fotográfica, como fotógrafo ambulante (na correta acepção da palavra, pois andou muito por estes Campos do Jordão), foi registrando imagens jordanenses espetaculares, contribuindo na sua preservação para a história; imagens quase primitivas deste Rincão Paulista, dando oportunidade às gerações futuras de conhecerem um pouco daquelas belezas que tanto o embriagavam e o deixavam maravilhado.

Seu Manoel, a partir do ano de l942, estabeleceu-se em Vila Abernéssia, quase em frente a Estação da Estrada de Ferro Campos do Jordão, com a famosa “Foto Abernéssia” ou “Foto Manoel” que, durante mais de três décadas, tornou-se o ponto de encontro dos admiradores da nossa paisagem maravilhosa.

 

 

 

Famílias - Casal Abrantes


Casal Abrantes, seu Álvaro Abrantes e D. Aurora Abrantes e dois de seus filhos, em foto da década de 1930. O saudoso Sr. Álvaro Abrantes, Patriarca da família, pessoa que sempre esteve ligada à área da construção civil, especialmente nos serviços ligados a marcenaria e carpintaria. Sua esposa, Dona Aurora Abrantes, Matriarca da importante, numerosa e laboriosa família que sempre residiu em nossa Vila Jaguaribe, proximidades da Igreja de Nossa Senhora da Saúde. Dona Aurora, foi pessoa maravilhosa, bondosa e inesquecível, viveu mais de cem anos, sempre dedicando muito respeito, carinho e amor a tudo que fazia e se dedicava.

 

 

 

Famílias - Casal Abitante


Casal Abitante em foto da década de 1930. Sr. Pedro João Abitante e D. Palmira Spinosa Abitante. O Sr. Pedro Abitante veio para Campos do Jordão no ano de 1917, contratado pela firma Sampaio e Machado, de Alexandre Marcondes Machado. Construiu as primeiras casas para Dona Sinhazinha, esposa do Sr. João Baptista de Mello Peixoto e para Rolando Davids. Em 1928, a pedido de Willie Davids, construiu a represa do Fojo.

A partir do ano de 1930 começou a edificar por conta própria, sendo sua primeira construção, a casa de Luiz Damas e o Empório Damas, situada na Rua engenheiro Diogo de Carvalho, 229 onde, durante muitos anos, esteve sediada a Casa Pedro Paulo, o Empório São Paulo, do saudoso Sr. Seabra e, posteriormente, as lojas de decorações Henry Matarasso e Malú Decorações, existente até hoje, no mesmo local, em novo prédio.

 

 

 

Famílias - Casal Waldemar F. Rocha


A família Ferreira da Rocha, na década de 1950. Na foto, da esquerda para a direita, Waldemar Ferreira da Rocha, o filho Edmundo e a esposa Odete Pavan da Rocha. Waldemar Rocha, a princípio, era especializado em serviços de marcenaria e carpintaria. Com tais atividades trabalhou na construção dos sanatórios, Santa Cruz, N.S. das Mercês, Divina Providência e nos hotéis Toriba e Umuarama.

Com seus irmãos Luiz e João, Waldemar, construiu todo o madeiramento do salão principal do Palácio Boa Vista.

A partir da década de 1950, prestou serviços de mestre de obras na COPEL, empresa construtora de propriedade do Dr. Marcos Wulf Siegel e, posteriormente, dedicou-se aos serviços de venda e administração de imóveis, fundando a Imobiliária Rocha, em sociedade com o saudoso professor Harry Mauritz Lewin.

 

 

 

Famílias - Casal João Rodrigues Pinheiro


O casal Sr. João Rodrigues Pinheiro e D. Maria Santiamore Pinheiro, mais conhecida como Dona Marussa, pioneiros do início destes Campos do Jordão, em foto da década de 1950. O Sr. João Rodrigues Pinheiro foi proprietário, do “Especial Café Pinheiro”, que torrava, moia e empacotava excelente café, distribuído em Campos do Jordão e da “Padaria e Confeitaria Pinheiro”, tendo pertencido, posteriormente, aos Irmãos Biagioni, estabelecida no local onde hoje está sediada a famosa e conhecida “Casas Pernambucanas”.

 

 

 

Famílias - Casal José Alves dos Reis


O casal Reis e filhos em foto do final da década de 1950. Na foto, o Sr. José Alves dos Reis e a esposa Sra. Lourdes Gonçalves Reis e os filhos, Milton, Nelson e Edison. D. Lourdes, irmã do Sr. Vitor Gonçalves, proprietário da Padaria e Confeitaria Santa Clara, existente até hoje, sendo o estabelecimento comercial mais antigo de Campos do Jordão, nunca sofrendo interrupção em suas atividades. Atualmente, está prestes a completar 100, atualmente, dirigida pelo filho Valter Fernandes Gonçalves.

O Sr. José Alves dos Reis foi gerente da empresa Dismaco - Distribuidora de Veículos e Máquinas, famosa até a década de 1960. Foi, também, prefeito interino de Campos do Jordão, no período de 13/02/1957 a 01/11/1957.

 

 

 

Famílias - Idalina Rocha Mesquita e filhos


Na foto, Idalina Rocha Mesquita e os filhos Rosa Maria e Carlos Eduardo em foto do início da década de 1950. Idalina, a décima primeira filha do casal Joaquim Ferreira da Rocha e Maria Güttler Rocha e tiveram 14 filhos, sendo pioneiros de Campos do Jordão. Joaquim, natural de Castelo de Paiva, Portugal, chegou em Campos do Jordão junto com a Estrada de Ferro Campos do Jordão, no ano de 1914. Foi um dos subempreiteiros de serviços da ferrovia, responsável pela construção de muros de arrimo, nas encostas dos cortes efetuados na Serra da Mantiqueira e vãos de pedras sobrepostas dos pontilhões ao longo da ferrovia.

 

 

 

Famílias - Casal Américo Richieri


O casal Sr. Américo Richieri, a esposa Sra. Celina Castilho Richieri, carinhosamente conhecida como D. Ciloca, em foto da década de 1930, com os filhos Luiz Cesário e Maria Luiza, a Zizi, o cunhado Sr. Lucínio Castilho e não identificada, talvez, Angelita Homem de Melo que viria ser a quarta esposa de Lucinio em 1941-42.

O farmacêutico Sr. Américo Richieri foi, por várias décadas, o proprietário e o responsável pela tradicional e famosa Farmácia Santa Izabel de Campos do Jordão, situado no centrinho da Vila Abernéssia, no mesmo local onde permanece até hoje, sob nova direção. Essa Farmácia, no seu início, foi de propriedade do Farmacêutico Lucinio Castilho, cunhado do Sr. Américo Richieri.

OBS: Foto gentilmente cedida pela família Richieri.

 

 

 

Famílias - Casal Armênio S. Pereira


Foto do dia 21 de janeiro de 2012, durante o almoço comemorativo das Bodas de Ouro do casal Armênio Soares Pereira e da professora Céris Ignes Soares Pereira. Armênio Soares Pereira, pessoa tradicional em Campos do Jordão, onde desempenhou diversas atividades profissionais, dentre elas Agente Fiscal de Rendas, Advogado, Vereador e Presidente da Câmara Municipal e Juiz de Paz. Na foto, no Hotel Serra da Estrela, em Campos do Jordão, o casal Armênio e Céris, o filho, médico Dr.Armênio Filho com a esposa Daniela e as lindas filhas Thaís e Isabela, netas do casal homenageado.

 

 

 

Famílias - Casal Armênio S. Pereira


Foto do dia 21 de janeiro de 2012, durante o almoço comemorativo das Bodas de Ouro do casal Armênio Soares Pereira e da professora Céris Ignes Soares Pereira. Armênio Soares Pereira, pessoa tradicional em Campos do Jordão, onde desempenhou diversas atividades profissionais, dentre elas Agente Fiscal de Rendas, Advogado, Vereador e Presidente da Câmara Municipal e Juiz de Paz. Na foto, no Hotel Serra da Estrela, em Campos do Jordão, o casal Armênio e Céris, o filho, médico Dr. Tito com a esposa Cyntia e os filhos Caio e Nuno, netos do casal homenageado.

 

 

 

Famílias - Família Ferreira da Rocha


Foto do dia 29 de novembro de 1972, tirada na cidade de Lorena-SP. durante o encontro de irmãos para relembrar e comemorar o aniversário da saudosa mãe Maria Gütller Rocha. Maria Güttler Rocha foi casada com Joaquim Ferreira da Rocha e tiveram 14 filhos, sendo pioneiros de Campos do Jordão, aqui chegando no ano de 1914, junto com a Estrada de Ferro Campos do Jordão.

Na foto histórica, da esquerda para a direita: os irmãos, filhos do casal Joaquim Ferreira da Rocha e Maria Güttler Rocha, Palmyra, a sétima filha do casal, Luiz, o primeiro, Idalina, a décima primeira, Emília, a nona, Izabel, a segunda e Waldemar, o décimo.

 

 

 

Famílias - Família Ferreira da Rocha


Foto histórica da década de 1960, mostrando as filhas do casal Maria Gütller Rocha. Maria Güttler Rocha, casada com Joaquim Ferreira da Rocha, tiveram 14 filhos, sendo pioneiros de Campos do Jordão, aqui chegando no ano de 1914, junto com a Estrada de Ferro Campos do Jordão.

Na foto, da esquerda para a direita: Izabel, a segunda filha do casal, Palmyra, a sétima, Deolinda, mais conhecida como Linda, a quarta, Emília, a nona e Idalina, a décima primeira.

 

 

 

Famílias - Família Bicudo


Foto histórica do final da década de 1950, mostrando a família Bicudo. Ele, José Luiz Bicudo, filho de tradicional família pioneira de Pindamonhangaba, durante muitos anos, até sua aposentadoria, gerente da Companhia Telefônica, responsável pelos serviços prestados para a cidade de Campos do Jordão, pertencentes à Estrada de Ferro Campos do Jordão. Ela, Emília Rocha Bicudo, filha do casal Joaquim Ferreira da Rocha e Maria Güttler Rocja, tiveram 14 filhos, sendo pioneiros de Campos do Jordão, aqui chegando no ano de 1914, junto com a Estrada de Ferro Campos do Jordão.

Na foto, sentados, da esquerda para a direita: José Luiz Bicudo e Emília Rocha Bicudo. Em pé, na mesma ordem, os filhos: José Luiz Bicudo Junior, Yeda Emília Bicudo, Emílio Luiz Bicudo e Pedro Luiz Bicudo.

 

 

 

Famílias - Família Sampaio Camargo


Foto histórica do final da década de 1940, mostrando, da esquerda para a direita: Paulo Sampaio Camargo Filho, o conhecido Paulinho Camargo, Yara Sampaio Camargo e Jairo Sampaio Camargo, filhos do casal Paulo Sampaio Camargo e Palmyra Rocha Camargo. Ele, durante muitos anos, escrivão de polícia em Campos do Jordão, depois, prestando os mesmos serviços na cidade de São Paulo. Ela, a sétima filha do casal, Joaquim Ferreira da Rocha e Maria Güttler Rocha, com 14 filhos, sendo pioneiros de Campos do Jordão, aqui chegando no ano de 1914, junto com a Estrada de Ferro Campos do Jordão.

 

 

 

Famílias - Casal Eduardo Moreira da Cruz


Foto da década de 1970 mostrando o casal Eduardo Moreira da Cruz e D. Maria Francisca. Ele, pioneiro de Campos do Jordão, aqui chegando por volta de 1915, época em que a subida da serra, a partir do Bairro Piracuama até a Parada Fracalanza, na entrada de Campos do Jordão, era feita por máquina a vapor da Estrada de Ferro Campos do Jordão. Ela, filha do Sr. Francisco Caiola, mais conhecido como Chico Gaiola. O Sr. Eduardo, por causa disso, acabou ficando conhecido como Eduardo Gaiola.

Eduardo Moreira da Cruz ajudou a construir a capela de Santa Isabel, a primeira igreja de Vila Abernéssia, situado quase ao centro da nossa conhecida Praça da Bandeira. Foi administrador, por muitos anos, da Companhia Brasileira de Colonização, firma constituída no ano de 1917 por Dr. Domingos Nogueira Jaguaribe, que implantou os loteamentos Vale Encantado, Vila Imbiri e Alto da Boa Vista. A área onde está construído o Palácio Boa Vista foi cedida ao Estado, em 1938, pela Companhia Brasileira de Colonização e por Antonio Jaguaribe Lacerda Abreu.

Na vida pública foi vereador, presidente da Câmara Municipal (01.01.1957 a 31/12/1957), Diretor do Círculo Operário, Tesoureiro da Santa Casa e de outras entidades comunitárias.

 

 

Veja fotografias publicadas em outras semanas clicando aqui.

 

Voltar

 

- Campos do Jordão Cultura -