Home · Baú do Jordão · Camargo Freire  · Campos do Jordão

Crônicas e Contos · Culinária  ·  Fotos Atuais · Fotos da Semana

  Fotografias · Hinos · Homenagens · Papéis de Parede · Poesias/Poemas 

PPS - Power Point · Quem Sou  · Símbolos Nacionais · Vídeos · Contato

 

Fotografias Semanais que contam a
 história de Campos do Jordão.

de 29/06 a 05/07/2012

 

 

Escotismo - Escoteiros do Grupo Jaguara


Baden-Powel

Lord Robert Stephenson Smyth Baden-Powell (Londres, 22 de Fevereiro de 1857 — Nairobi, 8 de Janeiro de 1941) foi tenente-general do Exército Britânico, fundador do escotismo ou escutismo.

ESCOTISMO

O escotismo ou escutismo, fundado por Lord Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, é um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário, sem fins lucrativos. A sua proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei escoteira, e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornar-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.

O Corpo Nacional de Escutas - Escutismo Católico Português - nasceu em Braga a 27 de Maio de 1923. Foram seus fundadores os Arcebispos Serafim Jericó, D. Manuel Vieira de Matos e Dr. Avelino Gonçalves, que em Roma mantiveram os primeiros contactos com o Movimento, quando ali assistiram, em 1922, a um desfile de 20.000 Escutas, por ocasião do Congresso Eucarístico Internacional que esse ano se realizou na Cidade Eterna.

Na Ilha de Brownsea, no Canal da Mancha, Inglaterra, Baden-Powell realizou um acampamento com vinte jovens, de 12 a 16 anos de idade, no qual ensinou técnicas como primeiro socorros, observação, segurança, orientação … Como símbolo do grupo, levavam aqueles jovens uma bandeira verde com uma flor-de-lis amarela no centro.

Entusiasmado com os bons resultados deste acampamento, Baden-Powell começou a escrever o livro Escotismo para Rapazes, que foi publicado em 1908, inicialmente com seis fascículos, de janeiro a maio, vendido em bancas de jornal. Em maio do mesmo ano, foi editado como livro com ligeiras modificações. O pai do movimento escoteiro internacional, Frederick Russell Burnham e conhecido por ter ensinado woodcraft a Baden-Powell depois de servirem juntos na Campanha dos Matabeles em 1896, sendo está uma das influências mais notáveis do fundador do escotismo. Burnham começou na atividade aos 14 anos e foi um perito rastreador de índios no Velho Oeste. A amizade entre os dois resultou anos depois na formulação didática do escotismo.

A recepção das ideias de Baden-Powell foi tanta que, em poucas semanas, centenas de Patrulhas Escoteiras estavam formadas, praticando Escotismo. Rapidamente o movimento se espalhou por vários países do mundo, chegando à América do Sul em 1908, ao Chile.

"O Escotismo é uma escola de cidadania através da destreza e habilidade em assuntos mateiros." — Robert Baden-Powell - (Escotismo para Rapazes, 1908)

Em 1909, mais de 10.000 jovens realizaram uma exibição de suas perícias escoteiras no famoso Palácio de Cristal, em Londres. Nem mesmo a chuva e o frio, naquela manhã do dia 4 de setembro, puderam arrefecer o entusiasmo deles. Nesta reunião histórica, os rapazes formavam a maioria.

Temendo a degeneração das suas ideias, e verificando a necessidade de integrar todos dentro de um movimento que crescia rapidamente, Baden-Powell passou a dedicar-se à organização do Movimento Escoteiro, que não era sua proposta original. Desliga-se do Exército, em 1910, e ingressa no que chamou de sua "segunda vida", dedicada ao crescimento e fortalecimento do Escotismo.

Ainda em 1910, é criado o Escotismo do Mar, bem como surgem dentro do Movimento as "Girls Guides", ou seja, as Guias Escoteiras. A partir de 1912, Baden-Powell passa a viajar pelo mundo divulgando e unindo o Escotismo, que se desenvolve agora como uma "Fraternidade Mundial".

Também em 1912, foi publicado o primeiro Manual das Guias, "Como as Moças podem ajudar o Império …" escrito por Agnes Baden-Powell.

Foi em 1916 que, a pedido das crianças menores que queriam fazer parte do Movimento Escoteiro, Baden-Powell criou o Ramo Lobinho, baseado no Livro do Jângal, de Rudyard Kipling, com auxílio de sua irmã, Agnes.

Em 1917, é constituído informalmente o primeiro Conselho Internacional da Associação de Guias da Inglaterra, e, no ano seguinte, é publicado o texto base do Guidismo, escrito por Baden-Powell, especialmente para as guias.

O Escotismo recebe de William F. de Bois Mclaren uma área de terra, na floresta de Epping, arredores de Londres, onde se instala Gilweel Parko centro de formação de chefes escoteiros (o curso passa a ser chamado de curso para Insígnia da Madeira). Os que completam o curso recebem um colar de contas e um lenço com um pedaço de tecido atrás com a trama característica do clã dos McLaren). Em 1930, Lady Olave Baden-Powell é aclamada Chefe Guia Mundial, função que exerceu até 1976, quando veio a falecer.

A última presença pública de Baden-Powell para os escoteiros foi em 1937, no Quinto Jamboree Mundial em Vogelezang, Holanda, depois do que viajou para o Quênia, onde fixou residência a partir de 1938 juntamente com Lady Olave. Morre nesse local.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

Mais sobre Escotismo, acesse o link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Escotismo

 

 

 

Escotismo - Escoteiros do Grupo Jaguara


Grupo Escoteiro de Campos do Jordão

No início da década de 1960, na presença do prefeito municipal, o médico Dr. José Antonio Padovan (31/01/1959 a 31/12/1962), e sob a presidência do engenheiro Marcos Wulf Siegel, foi implantado o “Grupo Jaguara” de escoteiros e lobinhos. Faziam também parte da diretoria professor Harly Trench, Amadeu Carletti Jr. e Arakaki Masakazu. A sede provisória do “Grupo Jaguara” funcionava ao lado do antigo Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão - CEENE. Anteriormente, no ano de 1949, houve um outro grupo precursor de escoteiros denominado “Oyaguara”, dirigido pelo professor Theodoro Corrêa Cintra.

O “Grupo Escoteiro Oyaguara”- (JAGUARA), o 105º, foi fundado em 20/04/1949 chegando passar pelo numeral 139º e percorreu muitos caminhos. Hoje é o 106º e teve seu reinício no dia 21 de abril de 1999. É entidade declarada de utilidade pública por força da lei 2754/03, identificada pelo CNPJ nº 03.298.699/0001-61 e está construindo sua sede própria em terreno localizado no Parque dos Cedros s/nº, em Vila Abernéssia – Campos do Jordão.

“Oyaguara” é a alcunha ou apelido, que identifica a figura singular do sertanista taubateano, do bandeirante Gaspar Vaz da Cunha. Para alguns, “Ouyaguara”; para outros, Jaguará ou Jaguareté, que pela língua da terra (indígena) é o mesmo que “cachorro do mato”, “lobo bravio” ou “lobo solitário”. Inicialmente, Gaspar Vaz da Cunha foi escrivão em Santos, juiz em São Paulo, capitão da Vila de Mogi. Teve vida longa e numerosa família, onze filhos e 55 netos. Entre 1703 e 1704, esse desbravador, por ordem real da Coroa Portuguesa, aventurou-se, a pé ou em lombo de burros, com sua bandeira, a desbravar e abrir caminhos e trilhas que iam, desde o Vale do Sapucaí, atravessando as matas virgens da magnífica e escarpada Serra da Mantiqueira até Pindamonhangaba, indo na direção dos rios Sapucaí e Capivari. Seu objetivo, atingir as minas de Itajiba, atual Iajubá, nas Minas Gerais, para transportar o ouro lá extraído. Mais tarde, esse caminho foi fechado por ordem real.

Gaspar Vaz da Cunha, “O Oyaguara”, nessas suas andanças desbravadoras, encantou-se ao vislumbrar a exuberante e exótica paisagem da região do Rio Sapucaí, com vegetação rica, diferençada das demais, com solo altamente fértil, águas puras, cristalinas e abundantes, de qualidade inigualável. Entusiasmado, acabou fixando residência na região do Rio Sapucaí, sendo dos primeiros a nela se estabelecer, transformando-a em destacado centro comercial de gado. Nunca imaginou que esses caminhos desbravados em terras da Serra da Mantiqueira, um dia, seriam famosos e importantes para o Brasil e para o mundo. Essas terras que, durante muito tempo, foram a rota principal para os transportadores do ouro produzido pelas minas de Itajubá-MG., até Pindamonhangaba-SP., receberam o nome de os Campos do Jordão.

 

 

 

Escotismo - Escoteiros do Grupo Jaguara


Escoteiros do “Grupo Jaguara”, iniciado na década de 1960, na presença do prefeito municipal, o médico Dr. José Antonio Padovan (31/01/1959 a 31/12/1962), e sob a presidência do engenheiro Marcos Wulf Siegel, foi implantado o “Grupo Jaguara”, composto de escoteiros e lobinhos. Faziam também parte da diretoria professor Harly Trench, Amadeu Carletti Jr. e Arakaki Masakazu. A sede provisória do “Grupo Jaguara” funcionava ao lado do antigo Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão - CEENE.

Na foto, da esquerda para a direita os escoteiros: Julio César Ruggiero, o Julinho, de saudosa memória, Julio Carlos Ribeiro Neto, o saudoso Carlos Vicente de Andrade, Carlos Alberto Ferreira, o Carlão, o Chefe escoteiro Ernani de Assis, também, de saudosa memória, Victor Fernandes Gonçalves, o Vitinho da Padaria Santa Clara e o saudoso Fernando Antonio de Oliveira Seabra.

OBS: Foto pertencente ao acervo de Ernani de Assis, cedidas pela sobrinha Lucia de Assis. Ernani residiu por vários anos, na cidade de Caçapava-SP.. Estava com oitenta anos de idade, gozando de muito boa saúde. Infelizmente, no dia 08 de março de 2012, foi fatalmente atropelado por um veículo, vindo a falecer no dia seguinte, 09/março/2012.

 

 

 

Escotismo - Escoteiros do Grupo Jaguara


Escoteiros do “Grupo Jaguara”, iniciado na década de 1960, na presença do prefeito municipal, o médico Dr. José Antonio Padovan (31/01/1959 a 31/12/1962), e sob a presidência do engenheiro Marcos Wulf Siegel, foi implantado o “Grupo Jaguara”, composto de escoteiros e lobinhos. Faziam também parte da diretoria professor Harly Trench, Amadeu Carletti Jr. e Arakaki Masakazu. A sede provisória do “Grupo Jaguara” funcionava ao lado do antigo Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão - CEENE.

Na foto, chegando para montar acampamento em algum local de Campos do Jordão, da esquerda para a direita, os escoteiros: Neme Saloun Nejar Filho,o Neminho, de saudosa memória, Francisco De Luca, Lucio Flávio Andreoli e não identificado.

OBS: Foto pertencente ao acervo de Ernani de Assis, cedidas pela sobrinha Lucia de Assis. Ernani residiu por vários anos, na cidade de Caçapava-SP.. Estava com oitenta anos de idade, gozando de muito boa saúde. Infelizmente, no dia 08 de março de 2012, foi fatalmente atropelado por um veículo, vindo a falecer no dia seguinte, 09/março/2012.

 

 

 

Escotismo - Escoteiros do Grupo Jaguara


Escoteiros do “Grupo Jaguara”, iniciado na década de 1960, na presença do prefeito municipal, o médico Dr. José Antonio Padovan (31/01/1959 a 31/12/1962), e sob a presidência do engenheiro Marcos Wulf Siegel, foi implantado o “Grupo Jaguara”, composto de escoteiros e lobinhos. Faziam também parte da diretoria professor Harly Trench, Amadeu Carletti Jr. e Arakaki Masakazu. A sede provisória do “Grupo Jaguara” funcionava ao lado do antigo Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão - CEENE.

Na foto, já em um acampamento montado, no período da manhã, o saudoso Chefe Ernani de Assis, serve aos escoteiros o café matinal. Dentre vários, da esquerda para a direita: Não identificado, Ernani de Assis, Carlos Vicente de Andrade e Julio César Ruggiero, o Julinho.

OBS: Foto pertencente ao acervo de Ernani de Assis, cedidas pela sobrinha Lucia de Assis. Ernani residiu por vários anos, na cidade de Caçapava-SP.. Estava com oitenta anos de idade, gozando de muito boa saúde. Infelizmente, no dia 08 de março de 2012, foi fatalmente atropelado por um veículo, vindo a falecer no dia seguinte, 09/março/2012.

 

 

 

Escotismo - Escoteiros do Grupo Jaguara


Escoteiros do “Grupo Jaguara”, iniciado na década de 1960, na presença do prefeito municipal, o médico Dr. José Antonio Padovan (31/01/1959 a 31/12/1962), e sob a presidência do engenheiro Marcos Wulf Siegel, foi implantado o “Grupo Jaguara”, composto de escoteiros e lobinhos. Faziam também parte da diretoria professor Harly Trench, Amadeu Carletti Jr. e Arakaki Masakazu. A sede provisória do “Grupo Jaguara” funcionava ao lado do antigo Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão - CEENE.

Na foto, dentre muitos, na primeira fileira, da esquerda para a direita: Afonso dos Santos Junior, o Afonsinho, Luiz Massanobu Takayama, o Matiã e Barsalini.

Na fileira de trás, na mesma ordem: Não identificado, Carlos Alberto Ferreira, o Carlão, não identificado, Gerson Dinamarco Camargo, Carlos Donato Reis, não identificado, Carlos Vicente de Andrade, Lucio Flávio Andreoli, Ernani de Assis, Celso Minamisako, o Celsinho, de saudosa memória, Julio César Ruggiero, o Julinho, e Francisco De Luca.

OBS: Foto pertencente ao acervo de Ernani de Assis, cedidas pela sobrinha Lucia de Assis. Ernani residiu por vários anos, na cidade de Caçapava-SP.. Estava com oitenta anos de idade, gozando de muito boa saúde. Infelizmente, no dia 08 de março de 2012, foi fatalmente atropelado por um veículo, vindo a falecer no dia seguinte, 09/março/2012.

 

 

 

Escotismo - Escoteiros do Grupo Jaguara


Escoteiros do “Grupo Jaguara”, iniciado na década de 1960, na presença do prefeito municipal, o médico Dr. José Antonio Padovan (31/01/1959 a 31/12/1962), e sob a presidência do engenheiro Marcos Wulf Siegel, foi implantado o “Grupo Jaguara”, composto de escoteiros e lobinhos. Faziam também parte da diretoria professor Harly Trench, Amadeu Carletti Jr. e Arakaki Masakazu. A sede provisória do “Grupo Jaguara” funcionava ao lado do antigo Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão - CEENE.

Na foto, no terreno da sede dos escoteiros, situada nos altos da Vila Suíça, da esquerda para a direita: Fábio Biaggioni, Ernani de Assis e Francisco De Luca.

OBS: Foto pertencente ao acervo de Ernani de Assis, cedidas pela sobrinha Lucia de Assis. Ernani residiu por vários anos, na cidade de Caçapava-SP.. Estava com oitenta anos de idade, gozando de muito boa saúde. Infelizmente, no dia 08 de março de 2012, foi fatalmente atropelado por um veículo, vindo a falecer no dia seguinte, 09/março/2012.

OBS: Foto pertencente ao acervo de Ernani de Assis, cedidas pela sobrinha Lucia de Assis. Ernani residiu por vários anos, na cidade de Caçapava-SP.. Estava com oitenta anos de idade, gozando de muito boa saúde. Infelizmente, no dia 08 de março de 2012, foi fatalmente atropelado por um veículo, vindo a falecer no dia seguinte, 09/março/2012.

 

 

 

Escotismo - Escoteiros do Grupo Jaguara


Escoteiros do “Grupo Jaguara”, iniciado na década de 1960, na presença do prefeito municipal, o médico Dr. José Antonio Padovan (31/01/1959 a 31/12/1962), e sob a presidência do engenheiro Marcos Wulf Siegel, foi implantado o “Grupo Jaguara”, composto de escoteiros e lobinhos. Faziam também parte da diretoria professor Harly Trench, Amadeu Carletti Jr. e Arakaki Masakazu. A sede provisória do “Grupo Jaguara” funcionava ao lado do antigo Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão - CEENE.

Na foto, no terreno da sede dos escoteiros, situada nos altos da Vila Suíça, infelizmente, dentre vários escoteiros e lobinhos, só consegui identificar na fileira de trás, o primeiro da esquerda para a direita: Francisco De Luca, o terceiro, Carlos Vicente de Andrade, o quinto, Lucio Flávio Andreoli e o sexto, Carlos Donato Reis.

OBS: Foto pertencente ao acervo de Ernani de Assis, cedidas pela sobrinha Lucia de Assis. Ernani residiu por vários anos, na cidade de Caçapava-SP.. Estava com oitenta anos de idade, gozando de muito boa saúde. Infelizmente, no dia 08 de março de 2012, foi fatalmente atropelado por um veículo, vindo a falecer no dia seguinte, 09/março/2012.

 

 

 

Escotismo - Escoteiros do Grupo Jaguara


Escoteiros do “Grupo Jaguara”, iniciado na década de 1960, na presença do prefeito municipal, o médico Dr. José Antonio Padovan (31/01/1959 a 31/12/1962), e sob a presidência do engenheiro Marcos Wulf Siegel, foi implantado o “Grupo Jaguara”, composto de escoteiros e lobinhos. Faziam também parte da diretoria professor Harly Trench, Amadeu Carletti Jr. e Arakaki Masakazu. A sede provisória do “Grupo Jaguara” funcionava ao lado do antigo Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão - CEENE.

Na foto, infelizmente, só consegui identificar o quarto em pé, Carlos Donato Reis e o último da direita, Francisco De Luca.

Se, por ventura, alguém conseguir identificá-los, por favor, entre em contato comigo para que possa estar colocando a identificação.

OBS: Foto pertencente ao acervo de Ernani de Assis, cedidas pela sobrinha Lucia de Assis. Ernani residiu por vários anos, na cidade de Caçapava-SP.. Estava com oitenta anos de idade, gozando de muito boa saúde. Infelizmente, no dia 08 de março de 2012, foi fatalmente atropelado por um veículo, vindo a falecer no dia seguinte, 09/março/2012.

 

 

 

Escotismo - Escoteiros do Grupo Jaguara


Escoteiros do “Grupo Jaguara”, iniciado na década de 1960, na presença do prefeito municipal, o médico Dr. José Antonio Padovan (31/01/1959 a 31/12/1962), e sob a presidência do engenheiro Marcos Wulf Siegel, foi implantado o “Grupo Jaguara”, composto de escoteiros e lobinhos. Faziam também parte da diretoria professor Harly Trench, Amadeu Carletti Jr. e Arakaki Masakazu. A sede provisória do “Grupo Jaguara” funcionava ao lado do antigo Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão - CEENE.

Na foto, da esquerda para a direita: Julio César Ruggiero, o Julinho, não identificado, Carlos Vicente de Andrade, Carlos Alberto Ferreira, o Carlão, Valdemar Cândido da Silva, Victor Fernandes Gonçalves, o Vitinho da Padaria Santa Clara e Fernando Antonio de Oliveira Seabra.

OBS: Foto pertencente ao acervo de Ernani de Assis, cedidas pela sobrinha Lucia de Assis. Ernani residiu por vários anos, na cidade de Caçapava-SP.. Estava com oitenta anos de idade, gozando de muito boa saúde. Infelizmente, no dia 08 de março de 2012, foi fatalmente atropelado por um veículo, vindo a falecer no dia seguinte, 09/março/2012.

 

 

 

Escotismo - Escoteiros do Grupo Jaguara


Escoteiros do “Grupo Jaguara”, iniciado na década de 1960, na presença do prefeito municipal, o médico Dr. José Antonio Padovan (31/01/1959 a 31/12/1962), e sob a presidência do engenheiro Marcos Wulf Siegel, foi implantado o “Grupo Jaguara”, composto de escoteiros e lobinhos. Faziam também parte da diretoria professor Harly Trench, Amadeu Carletti Jr. e Arakaki Masakazu. A sede provisória do “Grupo Jaguara” funcionava ao lado do antigo Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão - CEENE.

Na foto, com a barraca do acampamento já montada em algum lugar de Campos do Jordão, da esquerda para a direita: Francisco De Luca, Lucio Flávio Andreoli, Neme Saloun Nejar Filho, o Neminho e não identificado.

OBS: Foto pertencente ao acervo de Ernani de Assis, cedidas pela sobrinha Lucia de Assis. Ernani residiu por vários anos, na cidade de Caçapava-SP.. Estava com oitenta anos de idade, gozando de muito boa saúde. Infelizmente, no dia 08 de março de 2012, foi fatalmente atropelado por um veículo, vindo a falecer no dia seguinte, 09/março/2012.

 

 

 

Escotismo - Escoteiros do Grupo Jaguara


Escoteiros do “Grupo Jaguara”, iniciado na década de 1960, na presença do prefeito municipal, o médico Dr. José Antonio Padovan (31/01/1959 a 31/12/1962), e sob a presidência do engenheiro Marcos Wulf Siegel, foi implantado o “Grupo Jaguara”, composto de escoteiros e lobinhos. Faziam também parte da diretoria professor Harly Trench, Amadeu Carletti Jr. e Arakaki Masakazu. A sede provisória do “Grupo Jaguara” funcionava ao lado do antigo Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão - CEENE.

Na foto, em uma pequena barraca utilizada como cozinha, em acampamento montado em algum lugar de Campos do Jordão, da esquerda para a direita: Não identificado, Lucio Flávio Andreoli e Francisco De Luca.

OBS: Foto pertencente ao acervo de Ernani de Assis, cedidas pela sobrinha Lucia de Assis. Ernani residiu por vários anos, na cidade de Caçapava-SP.. Estava com oitenta anos de idade, gozando de muito boa saúde. Infelizmente, no dia 08 de março de 2012, foi fatalmente atropelado por um veículo, vindo a falecer no dia seguinte, 09/março/2012.

 

 

 

Escotismo - Escoteiros do Grupo Jaguara


Escoteiros do “Grupo Jaguara”, iniciado na década de 1960, na presença do prefeito municipal, o médico Dr. José Antonio Padovan (31/01/1959 a 31/12/1962), e sob a presidência do engenheiro Marcos Wulf Siegel, foi implantado o “Grupo Jaguara”, composto de escoteiros e lobinhos. Faziam também parte da diretoria professor Harly Trench, Amadeu Carletti Jr. e Arakaki Masakazu. A sede provisória do “Grupo Jaguara” funcionava ao lado do antigo Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão - CEENE.

Na foto, em acampamento montado em mata situada em algum lugar de Campos do Jordão, Carlos Vicente de Andrade, observado por dois escoteiros não identificados, segura o caldeirão com feijão cozido para ser servido ao grupo.

OBS: Foto pertencente ao acervo de Ernani de Assis, cedidas pela sobrinha Lucia de Assis. Ernani residiu por vários anos, na cidade de Caçapava-SP.. Estava com oitenta anos de idade, gozando de muito boa saúde. Infelizmente, no dia 08 de março de 2012, foi fatalmente atropelado por um veículo, vindo a falecer no dia seguinte, 09/março/2012.

 

 

 

Escotismo - Escoteiros do Grupo Jaguara


Escoteiros do “Grupo Jaguara”, iniciado na década de 1960, na presença do prefeito municipal, o médico Dr. José Antonio Padovan (31/01/1959 a 31/12/1962), e sob a presidência do engenheiro Marcos Wulf Siegel, foi implantado o “Grupo Jaguara”, composto de escoteiros e lobinhos. Faziam também parte da diretoria professor Harly Trench, Amadeu Carletti Jr. e Arakaki Masakazu. A sede provisória do “Grupo Jaguara” funcionava ao lado do antigo Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão - CEENE.

Infelizmente, a foto não está bem nítida. No alto do morro situado atrás do Sanatório São Vicente de Paulo - Padre Vita, vários escoteiros reunidos para a foto. Esperando não errar, da esquerda para a direita: o primeiro, Neme Saloun Nejar Filho, o Neminho, não identificado, Julio César Ruggiero, o Julinho, Victor Fernandes Gonçalves, o Vitinho da Padaria Santa Clara, não identificado, Celso Minamisako, o Celsinho, Lucio Flávio Andreoli e não identificado.

OBS: Foto pertencente ao acervo de Ernani de Assis, cedidas pela sobrinha Lucia de Assis. Ernani residiu por vários anos, na cidade de Caçapava-SP.. Estava com oitenta anos de idade, gozando de muito boa saúde. Infelizmente, no dia 08 de março de 2012, foi fatalmente atropelado por um veículo, vindo a falecer no dia seguinte, 09/março/2012.

 

 

 

Escotismo - Escoteiros do Grupo Jaguara


Escoteiros do “Grupo Jaguara”, iniciado na década de 1960, na presença do prefeito municipal, o médico Dr. José Antonio Padovan (31/01/1959 a 31/12/1962), e sob a presidência do engenheiro Marcos Wulf Siegel, foi implantado o “Grupo Jaguara”, composto de escoteiros e lobinhos. Faziam também parte da diretoria professor Harly Trench, Amadeu Carletti Jr. e Arakaki Masakazu. A sede provisória do “Grupo Jaguara” funcionava ao lado do antigo Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão - CEENE.

Na foto, durante a montagem de acampamento, agachados,da esquerda para a direita: Neme Saloun Nejar Filho, o Neminho, Francisco De Luca e não identificado e, em pé, Lucio Flávio Andreoli.

OBS: Foto pertencente ao acervo de Ernani de Assis, cedidas pela sobrinha Lucia de Assis. Ernani residiu por vários anos, na cidade de Caçapava-SP.. Estava com oitenta anos de idade, gozando de muito boa saúde. Infelizmente, no dia 08 de março de 2012, foi fatalmente atropelado por um veículo, vindo a falecer no dia seguinte, 09/março/2012.

 

 

 

Escotismo - Escoteiros do Grupo Jaguara


Escoteiros do “Grupo Jaguara”, iniciado na década de 1960, na presença do prefeito municipal, o médico Dr. José Antonio Padovan (31/01/1959 a 31/12/1962), e sob a presidência do engenheiro Marcos Wulf Siegel, foi implantado o “Grupo Jaguara”, composto de escoteiros e lobinhos. Faziam também parte da diretoria professor Harly Trench, Amadeu Carletti Jr. e Arakaki Masakazu. A sede provisória do “Grupo Jaguara” funcionava ao lado do antigo Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão - CEENE.

Na foto, tirada no terreno da sede dos escoteiros, localizada nos altos da Vila Suíça, diversos lobinhos. Infelizmente, não consegui identifica-los.

Se, por ventura, alguém conseguir identificá-los, por favor, entre em contato comigo para que possa estar colocando a identificação.

OBS: Foto pertencente ao acervo de Ernani de Assis, cedidas pela sobrinha Lucia de Assis. Ernani residiu por vários anos, na cidade de Caçapava-SP.. Estava com oitenta anos de idade, gozando de muito boa saúde. Infelizmente, no dia 08 de março de 2012, foi fatalmente atropelado por um veículo, vindo a falecer no dia seguinte, 09/março/2012.

 

 

 

Escotismo - Escoteiros do Grupo Jaguara


Escoteiros do “Grupo Jaguara”, iniciado na década de 1960, na presença do prefeito municipal, o médico Dr. José Antonio Padovan (31/01/1959 a 31/12/1962), e sob a presidência do engenheiro Marcos Wulf Siegel, foi implantado o “Grupo Jaguara”, composto de escoteiros e lobinhos. Faziam também parte da diretoria professor Harly Trench, Amadeu Carletti Jr. e Arakaki Masakazu. A sede provisória do “Grupo Jaguara” funcionava ao lado do antigo Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão - CEENE.

Na foto, em acampamento montado em algum local de Campos do Jordão, os escoteiros localizados à direita da foto, Carlos Alberto Ferreira, o Carlão, Carlos Vicente de Andrade e Fernando Antonio de Oliveira Seabra, ouvem, atentamente, alguma orientação e instrução de alguém, infelizmente, não identificado.

OBS: Foto pertencente ao acervo de Ernani de Assis, cedidas pela sobrinha Lucia de Assis. Ernani residiu por vários anos, na cidade de Caçapava-SP.. Estava com oitenta anos de idade, gozando de muito boa saúde. Infelizmente, no dia 08 de março de 2012, foi fatalmente atropelado por um veículo, vindo a falecer no dia seguinte, 09/março/2012.

 

 

Veja fotografias publicadas em outras semanas clicando aqui.

 

Voltar

 

- Campos do Jordão Cultura -