Home · Baú do Jordão · Camargo Freire  · Campos do Jordão

Crônicas e Contos · Culinária  ·  Fotos Atuais · Fotos da Semana

  Fotografias · Hinos · Homenagens · Papéis de Parede · Poesias/Poemas 

PPS - Power Point · Quem Sou  · Símbolos Nacionais · Vídeos · Contato

Fotografias que contam a história de Campos do  Jordão.


 

Prefeitura de Campos do Jordão - Sede 1970.


Prefeitura de Campos do Jordão - Sede 1970. ((Prefeitura-1970-WEB (Custom)))Antigo Prédio onde esteve sediada a Sede da Prefeitura Municipal de Campos do Jordão, durante mais de trinta anos.

Esse prédio, foi construído na final da década de 1920 e pertencia à Sra. Maria Camargo, servindo como sua residência por alguns anos.Além desse prédio, ela era proprietária de muitos outros aqui em Campos do Jordão. Ficava ao lado do atual Espaço Cultural Dr. Além, em Vila Abernéssia. Antes desse prédio ser usado como Sede da Prefeitura foi utilizado por uma das primeiras Escolas da Cidade.

Lamentavelmente, esse prédio tradicional e de linda arquitetura que deveria ter sido tombado pelo nosso Patrimônio Histórico, foi demolido na calada da madrugada numa noite de sábado para domingo, no ano de 1994. Quando a maioria da população de Campos do Jordão que se preocupa com nossa história e cultura viu o que estava sendo feito com o tradicional prédio, não adiantava mais nada. A demolição já estava praticamente concluída. Nenhuma providência no sentido de embargar a demolição iria trazer o prédio de volta.

 

 

 

 

Vila Abernéssia - Campos do Jordão - década de 1920


Vila Abernéssia - Campos do Jordão - década de 1920 ((0001-114-36-Aber (custom)))Vila Abernéssia. Década de 1920. À esquerda casa de Dona Maria Camargo que posteriormente foi uma das primeiras Escolas de Campos do Jordão. Esse prédio foi utilizado por muitos anos, mais de três décadas, como Sede da Prefeitura da Cidade. Ao centro a antiga Pensão Belo Horizonte. As duas pequenas árvores em frente, dois cedros, agora enorme, ainda permanecem vivos e adornando a subida da Rua Dr. Reid, quase em frente às casas dos irmãos Fausi Paulo e Pedro Paulo Filho e do saudoso Jair Rocha Pinheiro.

 

 

 

 

Vila Abernéssia - 1919


Vila Abernéssia - 1919 ((0003-153-27-Aber (Custom)))Vila Abernéssia ano de 1919. Ao centro o imponente Palacete Olivetti,inaugurado em 1921, de propriedade do Sr. Próspero Olivetti. Esse prédio abrigou durante muitos anos o Sanatório Campos do Jordão. Em uma de suas portas ao nível da calçada, abrigou a Farmácia Olivetti, pertencente ao proprietário do prédio. Posteriormente, abrigou por mais de duas décadas o tradicional Hotel Montanhês, de propriedade do Sr. Wolfgang Böhme e sua esposa D. Érika. Durante os anos de 2000 a 2004 foi utilizado como Sede da Prefeitura Municipal de Campos do Jordão.

No centro da foto, na reentrância entre morros, é onde hoje está instalado o complexo da SEA - Sociedade de Educação e Assistência - Frei Orestes Girardi.

Em primeiro plano a antiga Estação da Estrada de Ferro Campos do Jordão.

É incrível mas esta foto, do ano de 1919, já era colorida. Não era uma foto colorizada manualmente. Era um cartão postal colorido e impresso na França.

 

 

 

 

Vila Abernéssia - Almoxarifado da Prefeitura


Vila Abernéssia - Almoxarifado da Prefeitura ((0006-xxx-xx-Aber (Custom)))Vila Abernéssia - Final da década de 1930 e início da década de 1940 - Prédio do antigo Almoxarifado e Garagem da Prefeitura Municipal de Campos do Jordão. Esse prédio ficava localizado, exatamente nos fundos do local onde hoje está sediado o Fórum Embaixador José Carlos de Macedo Soares, bem em frente ao antigo Hotel São Francisco, alí na Rua Brigadeiro Jordão, quase em frente à tradicional Casa Tietê.

 

 

 

 

Vila Ferraz - Tradicional Rua do Sapo


Vila Ferraz - Tradicional Rua do Sapo ((0007-78-30A-Aber (Custom)))Vila Ferraz - Vila próxima à Vila Abernéssia, uma das mais antigas de Campos do Jordão. Essa era a Rua do Sapo, tradicional e muito conhecida nas décadas de 1920 a 1940. Ela ficava quase na seqüência da atual Rua João Rodrigues da Silva (em homenagem ao conhecido João Maquinista de muitas histórias ligadas a Campos do Jordão, dentre elas, a sua doação da Maternidade da Santa Casa de Campos do Jordão, exclusivamente para mulheres, como disse na data da sua inauguração)

 

 

 

 

Vila Abernéssia - Pátio da Estação


Vila Abernéssia - Pátio da Estação ((0008-112-17-Aber (Custom)))Vila Abernéssia - Década de 1930 - Pátio da antiga Estação da Estrada de Ferro Campos do Jordão. Na foto caminhão antigo pronto para transportar os tijolos vindos de olarias do Vale do Paraíba para a construção do nosso Palácio Boa Vista. Ao fundo o prédio tradicional onde esteve instalada a tradicional Casa Ferraz, posteriormente a Cooperativa de Consumo de Campos do Jordão. Este prédio ficava exatamente na área hoje utilizada pelo Gazebo Municipal. Na foto, ao lado do prédio um pequeno Circo com o nome de Pamplona. Ao fundo, o prédio branco ainda existe. Nele está instalada a Farmácia e Drogaria São Paulo.

 

 

 

 

Vila Abernéssia - Pátio da Estação


Vila Abernéssia - Pátio da Estação ((0011-88-15-Aber (Custom)))Vila Abernéssia - Pátio da Estação da E.F.C.J. - Década de 1930.Na foto ao fundo o tradicional Palacete Olivetti, posteriormente Hotel Montanhês. No pátio, uma grande quantidade de toras de pinheiro (Araucária angustifolia ou brasilensis) árvore símbolo de Campos do Jordão, muito abundante naquela época. Nessa época o corte de pinheiros para aproveitamento da madeira na construção de casas, não só aqui na própria cidade, como em outras cidades do Vale do Paraíba, atingiu índices alarmantes e preocupantes. Se a derrubada tivesse continuado nesse rítmo, hoje teríamos apenas alguns poucos exemplares para contar a história. Prova da construção de casas de madeira aqui em Campos do Jordão, podem ser vistas na nossa tradicional Vila Ferraz, onde, os proprietários das casinhas de madeira, lindas e aconchegantes, procuram preservá-las a todo custo, mantendo-as pintadas e muito bem cuidadas. Assim procedendo, estão garantindo a manutenção da nossa história e cultura, das primeiras décadas da Cidade. Essas casinhas já têm mais de noventa anos.

 

 

 

 

Vila Abernéssia - Década 1920


Vila Abernéssia - Década 1920 ((A5))A foto mostra um trecho de Vila Abernéssia da década de 1920. O primeiro morro que aparece é situado próximo à propriedade do Sr. Lunardelli, bem acima do atual Pólo de Estacionamento (2008). O morro seguinte é o, atualmente, denominado Morro das Andorinhas, situado bem atrás do Mercado Municipal.

O prédio maior que aparece na foto, com quase toda certeza, é o da Padaria Santa Clara, inicialmente de propriedade do Sr. Bernardo Santa Clara, posteriormente adquirida pelo Sr. Victor Gonçalves, permanecendo na família até a presente data (2008).Com certeza absoluta, o estabelecimento comercial mais antigo da cidade, já com mais de oitenta anos de existência.

A mata do segundo plano é onde se situa os fundos da atual Vila Ferraz, onde está localizado o antigo Sanatorinhos S2, hospital especialmente preparado para a internação de pessoas que vinham para Campos do Jordão em busca da cura para a tuberculose.O morro imediatamente atrás é onde hoje está localizado o Jardim Floriano Pinheiro e, mais à direita onde está a Vila Fracalanza.

Esta foto é uma das poucas coloridas e não colorizadas, dessa época distante. Estas fotos eram feitas na França.

 

 

 

 

Vila Abernéssia - Década 1930


Vila Abernéssia - Década 1930 ((A12))No primeiro plano as casas e prédios existentes ao longo da atual Av. Frei Orestes Girardi, trecho entre a atual Casa de Rações "Arca de Noé", Posto Texaco,de propriedade do Daval e da Esther Pinheiro, até quase a esquina que dá acesso ao atual e famoso Restaurante "Senadinho", do Daniel Cintra.

O prédio maior que se vê quase ao centro, de propriedade da Sra. Maria Sampaio Camargo, mãe do Sr. Paulo Camargo, famoso Escrivão de Polícia de nossa Cidade, nas décadas de 1930 e 1940; prédio saudoso, onde funcionou uma das primeiras escolas de Campos do Jordão e, durante várias décadas, a nossa Prefeitura Municipal. Lamentavelmente, esse lindo e típico prédio da Cidade, foi demolido na calada de uma das noites do ano de 1994. Quando a população tomou conhecimento e viu o que estava acontecendo não adiantava mais nada; a demolição já estava quase totalmente concluída.

Nesta foto também podemos observar que a vegetação era bastante pequena e somente se aglomerava na confluência dos morros.

À esquerda, o enfileirado de árvores que se vê é um imenso peral que ocupava toda a área atualmente utilizada como estacionamento do Supermercado "Pão de Açúcar" e se estendia até à esquina seguinte com a Rua Brigadeiro Jordão



À esquerda, o telhado que aparece é o do prédio ainda existente e que hoje abriga o Museu da Imagem e do Som e a nossa Pinacoteca "Camargo Freire".

Ainda à esquerda, o morro e a baixada que se vê é onde hoje estão, o nosso Cemitério Municipal e parte das Vilas Paulista e Paulista Popular.

 

 

 

 

Vila Abernéssia - Década 1930


Vila Abernéssia - Década 1930 ((A13))No primeiro plano a antiga Estação de Vila Abernéssia, da Estrada de Ferro Campos do Jordão. Esta é a segunda Estação de Vila Abernéssia. A primeira da década de 1910 já havia sido retirada.

Ao centro, o tradicional "Palacete Olivetti", construído pelo Sr. Próspero Olivetti, a partir do ano de 1919 e inaugurado no ano de 1921.Na parte térrea deste prédio, ao nível da Rua Brigadeiro Jordão, havia a "Pharmácia Olivetti" e uma Leiteria. Este prédio abrigou o Sanatório Campos do Jordão e, por muitos anos, o Hotel Montanhês, de propriedade do Sr. Wolfgang Böhme e de sua esposa D. Érica Böhme e, por último a sede da Prefeitura da Estância de Campos do Jordão.

Ao lado do Palacete Olivetti, a casa de propriedade da antiga Companhia de Eletricidade de Campos do Jordão, do Dr. Robert John Reid, posteriormente da Companhia Sul Mineira de Eletricidade, por um pequeno período CEMIG, depois CESP-Companhia Energética de São Paulo e, por último, ELEKTRO.

Mais à direita, o prédio branco que se vê, permanece até nossos dias (2008)onde, até pouco tempo, funcionava o Hotel São Francisco. Na parte debaixo desse prédio, atualmente, funciona o aconchegante "Café do Marcelo".

Bem à direita, o prédio maior que aparece, era a Sede da famosa "Pensão Azul" que abrigou por muito tempo, muitos daqueles que vinham para Campos do Jordão em busca da cura da Tuberculose. Infelizmente, esse prédio, foi totalmente destruído por um incêndio, na década de 1940.

Nessa época, ainda não existia a Igreja Matriz de Santa Terezinha. Existia somente a pequena Igreja de Santa Izabel que não pode ser vista na foto pois ficou encoberta pela copa de um dos pinheiros que aparece no primeiro plano.

 

 

 

[1/3]

 

 

 

Outras Categorias de fotos 

 

ATENÇÃO – AVISO

 

- As fotografias exibidas neste site, com exceção daquelas de minha própria autoria, são de fotógrafos desconhecidos e não identificados.

 

- Esforços despendidos e diversas pesquisas realizadas, com pessoas antigas da cidade, especialmente com as possuidoras das fotos, não foram suficientes para identificar os autores dessas fotos antigas, considerando que  a maioria delas, data de mais de setenta anos.

 

- Se alguém tiver alguma informação segura sobre os nomes dos fotógrafos autores dessas imagens, por favor, entrem em contato conosco clicando aqui, para que possamos estar divulgando os créditos das autorias.

 

Obrigado,   

 

Edmundo Ferreira da Rocha

 

- Campos do Jordão Cultura -