Home · Baú do Jordão · Camargo Freire  · Campos do Jordão

Crônicas e Contos · Culinária  ·  Fotos Atuais · Fotos da Semana

  Fotografias · Hinos · Homenagens · Papéis de Parede · Poesias/Poemas 

PPS - Power Point · Quem Sou  · Símbolos Nacionais · Vídeos · Contato

 

Fotografias Semanais que contam a
 história de Campos do Jordão.

de 03/10 a 09/10/2014

 

 

Históricas - Biblioteca Infantil


Neste prédio situado na esquina da Rua Brigadeiro Jordão e Rua Dr. Reid, em Vila Abernéssia, em Campos do Jordão, durante muitos anos, esteve instalada a sede da Fundação Érico e Martha Stickel. A Fundação atuou na cidade até a década de 1970, quando encerrou as atividades. Após anos desativada a Instituição passou por uma reformulação em 2004 e, hoje, incentiva a arte e a cultura com projetos sociais na cidade de São Paulo, chamando-se “Fundação Stickel”.

Depois que deixou de atuar em Campos do Jordão, a partir da década de 1970, a Fundação cedeu o prédio próprio, situado na Rua Brigadeiro Jordão, ao Poder Público Municipal para abrigar a Biblioteca Infantil “Guilherme Monteiro Lobato”. Por vários anos a Biblioteca Infantil, da Prefeitura Municipal de Campos do Jordão, esteve instalada nesse prédio. O nome da Biblioteca Infantil homenageia Guilherme Monteiro Lobato (26/05/1912 - 10/01/1938), filho do grande Escritor José Bento Monteiro Lobato, falecido com 26 anos de idade, depois de ter vindo para Campos do Jordão, na tentativa da cura da tuberculose. Nessa tentativa da cura para o filho Guilherme, o Escritor Monteiro Lobato, residiu em Campos do Jordão entre os anos de 1937 e 1940, num lindo sobrado que adquiriu situado na Avenida Macedo Soares, atual número 400, em Vila Capivari.

Na dependência situada nos fundos desse prédio, no ano de 1980, foi instalada a sede da Academia de Letras de Campos do Jordão que aí permaneceu por quase duas décadas.

Esse prédio, no ano de 2013 foi demolido e no local está sendo construído um novo prédio para lojas comerciais e escritórios.

OBS: Foto gentilmente cedida pela Família Arakaki.

 

 

 

Politica - Política - década 1940


Prédio situado ao lado da famosa e tradicional “Casa Pedro Paulo”, na esquina da antiga Av. Dr. Januário Miráglia, atualmente Av. Frei Orestes Girardi, com a Avenida Dr. Adhemar da Barros, em frente ao Mercado Municipal, atualmente pertencente aos herdeiros do saudoso Sr. Pedro Paulo.

No andar térreo desse prédio, durante muitos anos, esteve instalada a primeira Agência do Banco do Estado de São Paulo - BANESPA. Posteriormente, estiveram estabelecidos nesse mesmo local: o Supermercado “A Campineira”, primeiramente de propriedade de Shoichi Shiromoto, depois, de Sebastião de Oliveira Pinelli, a loja “Nova Sensação”, especializada em artigos com preços de R$ 1,99, de propriedade do conhecido Nei, a pastelaria com o famoso pastel de Bertioga e a loja “25 de março”, de Paulo De Marco.

No andar superior, como mostra a foto foi, também, durante muitos anos, utilizado pela Rádio Emissora de Campos do Jordão - ZYL-6, a mais alta do Brasil. Atualmente esse espaço, do piso superior do prédio, é utilizado pelo Dr. Pedro Paulo Filho, advogado, jornalista, escritor e historiador, onde mantém seu conceituado e tradicional Escritório de Advocacia.

No ano de 1947 quando o Dr. Adhemar de Barros foi candidato a Governador do Estado de São Paulo, apoiando as candidaturas, do genro Manoel Figueiredo Ferraz para Deputado Estadual, e de Erlino Salzano. O Dr. Adhemar de Barros foi eleito o 16º Governador do Estado de São Paulo, no período de 14/05/1947 até 31/01/1951. Durante essa campanha política foram exibidos no alto desse prédio, grandes cartazes de propaganda desses três candidatos.

 

 

 

Politica - Câmara Municipal - 1950


Uma foto histórica do início da década de 1950, mostrando no Plenário da Câmara Municipal de Campos do Jordão, alguns Vereadores da Segunda Legislatura (1952 a 1955).

Na primeira fileira, da esquerda para a direita: Não identificado e vereador Paulo Cury.

Na segunda fileira, na mesma ordem: O suplente de vereador Benedito Severiano Barbosa, o conhecido Batatais; Vereadores Mauro Torres Mendes, Luiz Ribeiro do Valle e João Barbosa de Carvalho.

Na terceira Fileira, na mesma ordem: Orlando Lauretti, professor Raul Pedroso de Moraes e o vereador Miguel Lopes de Pina.

Na quarta fileira, na mesma ordem: Sr. Romeu Negreiros Mezzacapa, Sr. Guttemberg Queiroz Neves, Sr. Mário Colla Francisco, quatro não identificados, Sr. Henry Jean Jacques Perroy, Sr. Hans Heinrich Hillebrecht, Gerente do Grande Hotel de Campos do Jordão, não identificado e Sr. João Abel Fernandes, funcionário da Câmara Municipal.

 

 

 

Politica - Inauguração calçamento - 1960


No ano de 1968, durante a administração do médico e prefeito Municipal, Dr. José Antonio Padovan (01/01/1967 a 09/07/1975), a inauguração do novo calçamento da Av. Dr. Januário Miráglia. Foi retirado o calçamento de paralelepípedos e introduzido um novo calçamento com blocos de concreto sextavados e intertravados, denominados “Bloquetes”.

Na foto, no local onde, em frente, seria construído o Fórum Embaixador José Carlos de Macedo Soares, da esquerda para a direita: Sr. Pedro Paulo, vereador Joaquim Corrêa Cintra, do Departamento Municipal de Turismo - DMTUR, de Campos do Jordão, Dr. Durival de Carvalho, Diretor da Estrada de Ferro Campos do Jordão, Sr. Henrique Ferreira, a primeira dama do município Sra. Zélia Padovan, o cunhado Dr. Moacyr Padovan e o marido prefeito Dr. José Antonio Padovan, o vereador Pedro Paulo Filho, Sr. Gustavo Biagioni, Mestre de Obras da Prefeitura Municipal e Sr. Saulo Silveira, durante no descerramento da fita inaugural.

 

 

 

Pessoas - Funcionários Prefeitura - 1970


Foto da década de 1970 mostrando da esquerda para a direita: Sr. Guttemberg Queiroz Neves, Tesoureiro da Prefeitura Municipal de Campos do Jordão e as funcionárias da Prefeitura Municipal: a saudosa Maria Aparecida Lara, Cláudia Reis e Rosa Helena Leonardis.

 

 

 

Famílias - Família Cintra


A Família Cintra. A grande e laboriosa Família Cintra, cujos membros foram de vital importância em diversos setores da vida de Campos do Jordão, por mais de quatro décadas, muito contribuindo para a formação, desenvolvimento e prestígio da Cidade, elevando seu nome além de nossas fronteiras, em todas diversas atividades que desempenharam ao longo de suas vidas.

A Família Cintra, era composta pelo Patriarca Sr.Aristides Lopo Corrêa e pela Matriarca Dona Julia Theodorica Cintra e pelos filhos: Antonio Corrêa Cintra, falecido em Campos do Jordão no ano de 1948, em virtude de ter contraído a tuberculose no exercito, durante o serviço militar, e mais dez filhos, por ordem de nascimento - Theodoro Corrêa Cintra, Joaquim Corrêa Cintra, Ângelo Corrêa Cintra, o Zico, Sebastião Corrêa Cintra, José Corrêa Cintra, Aristides Corrêa Cintra, Daniel Corrêa Cintra, Pedro Corrêa Cintra, Jonas Corrêa Cintra e a caçula da família, Maria de Lourdes Corrêa Cintra.

Na foto, segundo informações do amigo José Roberto Damas Cintra, filho do saudoso Joaquim Corrêa Cintra e de D. Noêmia Damas Cintra:

Em pé e ao centro de batina, Theodoro Corrêa Cintra. À esquerda da foto, Joaquim Corrêa Cintra e Sebastião Corrêa Cintra.

Sentado o Sr. Aristides Lopo Corrêa. À sua esquerda na foto, com alguma dúvida Antonio Corrêa Cintra ou Daniel Corrêa Cintra.

Sentada a Sr. Julia Theodorica Cintra, tendo ao colo Maria de Lourdes Corrêa Cintra, recostado em sua perna Jonas Corrêa Cintra e atrás dela Ângelo Corrêa Cintra, o conhecido Zico Cintra. Ao lado de D. Julia, provavelmente o Pedro Corrêa Cintra e o José Corrêa Cintra.

Nesta foto, pela descrição das pessoas identificadas, está faltandoo filho Aristides Corrêa Cintra e, na dúvida acima entre Antonio ou Daniel, um deles.

Infelizmente, todos já se encontram em algum lugar do nosso imenso e desconhecido Universo, com certeza, assumindo novas e importantes atividades, atendendo ao chamado do nosso Criador que, com certeza, estava precisando de pessoas desse quilate para assumir importantes responsabilidades, para as quais, já haviam demonstrado suficientemente suas habilidades nesta dimensão terrena.

 

 

 

Escolas - Desfile Cívico - 1950


No final da década de 1950, alunas do Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão - o saudoso CEENE, participando do desfile obrigatório e comemorativo ao dia da Independência do Brasil, proclamada às margens do Riacho Ipiranga, em São Paulo, no dia 07 de setembro de 1822.

Na foto, o desfile passava pela Av. Dr. Januário Miráglia, em frente ao prédio onde, na época, estava sediado o Departamento Municipal de Turismo - DMTUR (local onde, posteriormente, por muitos anos, esteve sediada a nossa Sede da Telefônica de Campos do Jordão) e à antiga Estação de Vila Abernéssia, da Estrada de Ferro Campos do Jordão, localizada no mesmo local da atual .

Na foto, dentre muitas alunas: Maria Aparecida Perondini Pina, a Cidinha, Clarice Paulina de Miranda, Nilza Gonçalves da Silva, Maria Tereza Vaz Dias e Vera Lucia Toledo.

OBS: Foto gentilmente cedida pela Família de Miguel Lopes de Pina.

 

 

 

Escolas - Desfile Cívico - 1950


No final da década de 1950, alunos do Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão - o saudoso CEENE, participando do desfile obrigatório e comemorativo ao dia da Independência do Brasil, proclamada às margens do Riacho Ipiranga, em São Paulo, no dia 07 de setembro de 1822.

Na foto, o desfile passava pela Av. Dr. Januário Miráglia, em frente ao prédio onde, na época, estava sediado o Departamento Municipal de Turismo - DMTUR (local onde, posteriormente, por muitos anos, esteve sediada a nossa Sede da Telefônica de Campos do Jordão) e à antiga Estação de Vila Abernéssia, da Estrada de Ferro Campos do Jordão, localizada no mesmo local da atual .

Na foto, dentre muitos alunos:O saudoso Alberto Ghiringueli Filho, Homero Godliauskas Zen, Fuad Debuche, José Nascimento, o Tandela, Pedro Sakane, Mário Fukumitsu, Edmundo Ferreira da Rocha, Efraim Diniz, Silvio de Mesquita Salles, João Vicente da Silva, Augusto Sakane, e Mário Sant´Anna.

 

 

 

Escolas - Desfile Cívico - 1960


No início da década de 1960, alunos do Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão - o saudoso CEENE, participando do desfile obrigatório e comemorativo ao dia da Independência do Brasil, proclamada às margens do Riacho Ipiranga, em São Paulo, no dia 07 de setembro de 1822. Na frente, uma bela Fanfarra de alguma cidade amiga do Vale do Paraíba que veio prestigiar nosso desfile.

Na foto, o desfile passava pela Av. Dr. Januário Miráglia, em frente ao prédio onde, na época, estava sediado o Departamento Municipal de Turismo - DMTUR (local onde, posteriormente, por muitos anos, esteve sediada a nossa Sede da Telefônica de Campos do Jordão) e à antiga Estação de Vila Abernéssia, da Estrada de Ferro Campos do Jordão, localizada no mesmo local da atual.

A foto vale somente em sua totalidade como um registro histórico, considerando que é impossível identificar as pessoas presentes.

OBS: Foto gentilmente cedida pela Família Arakaki.

 

 

 

Escolas - Desfile Cívico - 1950


Uma foto histórica em meados da década de 1950, mostrando momento de uma festividade obrigatória e comemorativa ao dia da Independência do Brasil, proclamada às margens do Riacho Ipiranga, em São Paulo, no dia 07 de setembro de 1822.

A foto, tirada em frente ao prédio onde, na época, estava estabelecida a Flora Campos do Jordão, de propriedade do grande e competente agricultor de plantas ornamentais e frutíferas de Campos do Jordão, o saudoso Sr. Mário Akiharu Utiyama. Posteriormente, nesse mesmo local, a sede do Departamento Municipal de Turismo - DMTUR (local onde, posteriormente, por muitos anos, esteve sediada a nossa Sede da Telefônica de Campos do Jordão) e à antiga Estação de Vila Abernéssia, da Estrada de Ferro Campos do Jordão, localizada no mesmo local da atual.

Na parte de cima do prédio, autoridades, professores e o Diretor do Colégio e Escola Normal de Campos do Jordão, o saudoso CEENE. Dentre outros, o professor Revendo Oswaldo Alves, o vereador Joaquim Corrêa Cintra, o professor Raul Pedroso de Moraes, Diretor do Colégio Estadual, o prefeito Municipal Paulo Cury e a esposa Sra. Nunciada Cury, primeira Dama do Município.

Na parte de baixo, em frente ao prédio, alunos do Grupo Municipal Rio Branco, de Vila Abernéssia, atualmente Escola Monsenhor José Vita. Dentre muitos: Sônia Maria Dolores de Carvalho, Keiko Takahashi, Sylvia Maria Dolores de Carvalho, Odair Okamura e Paulo Ribeiro de Toledo.

OBS: Foto gentilmente cedida pela Família Arakaki.

 

 

 

Escolas - Desfile Cívico - 1950


Uma foto histórica do final da década de 1950, mostrando alunos do Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão - o saudoso CEENE, participando de um grupo especial, devidamente fantasiado, abrilhantando uma festividade obrigatória e comemorativa ao dia da Independência do Brasil, proclamada às margens do Riacho Ipiranga, em São Paulo, no dia 07 de setembro de 1822.

A foto, tirada em frente ao prédio onde, na época, estava estabelecida a Flora Campos do Jordão, de propriedade do grande e competente agricultor de plantas ornamentais e frutíferas de Campos do Jordão, o saudoso Sr. Mário Akiharu Utiyama. Posteriormente, nesse mesmo local, a sede do Departamento Municipal de Turismo - DMTUR (local onde, posteriormente, por muitos anos, esteve sediada a nossa Sede da Telefônica de Campos do Jordão) e à antiga Estação de Vila Abernéssia, da Estrada de Ferro Campos do Jordão, localizada no mesmo local da atual.

Na foto, na frente, dentre outra as alunas: Sonia Maria Dolores de Carvalho, as irmãs Ana Lucia Mesquita Salles e Ana Luzia Mesquita Salles, Vera Lucia de Toledo.

Na parte de trás, da esquerda para a direita: dentre muitos, Maria Aparecida da Cruz Fernandes, a Cidinha, o saudoso Silvio Mesquita Salles...

OBS: Foto gentilmente cedida pela Família Arakaki.

 

 

Veja fotografias publicadas em outras semanas clicando aqui.

 

Voltar

 

- Campos do Jordão Cultura -