Home · Baú do Jordão · Camargo Freire  · Campos do Jordão

Crônicas e Contos · Culinária  ·  Fotos Atuais · Fotos da Semana

  Fotografias · Hinos · Homenagens · Papéis de Parede · Poesias/Poemas 

PPS - Power Point · Quem Sou  · Símbolos Nacionais · Vídeos · Contato

 

Fotografias Semanais que contam a
 história de Campos do Jordão.

de 12/02 a 18/02/2016

 

 

Escolas - CEENE - Turma 1966


Na foto histórica, no tradicional e maravilhoso “Salão Nobre”, do saudoso Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão - CEENE, a turma de normalistas (alunas do Curso Normal para formação de professores) do ano de 1966.

Na frente da foto, da esquerda para a direita: Terezinha Moraes, Sandra Aguiar, Maria Tereza Niemeyer, a saudosa Maria Gillei da Silva Moreira, o saudoso professor João Gualberto Mafra Machado, Diretor do Colégio Estadual e a esposa professora Raquel Mafra Machado; Sr. Joaquim Paulino Mateus, funcionário do Colégio, na época, Padrinho da turma de formandas e Maria Aparecida Perondini Pina, a Cidinha.

Atrás, na mesma ordem: Maria da Glória Costa, a Glorinha, as saudosas Vilma Barcelline e Iracema Amadi, Maria da Graça Peixoto Serra, Maria Eunice Comparotto, Eliana Maria Gonçalves e Mary Aparecida Salgado, filha da Dona Etelvina.

OBS: Foto disponibilizada no Facebook pela amiga Eliana Maria Gonçalves.

 

 

 

Históricas - Capivari e Restaurante Nevada


Uma bela e histórica do final da década de 1960 mostrando, no primeiro plano, a entrada do tradicional e famoso “Restaurante Nevada”, de propriedade do saudoso Sr. José Manuel Gonçalves, mais conhecido, carinhosamente, Na calçada, na frente do Restaurante, eram colocadas algumas mesas para que os freqüentadores pudessem, tomar um aperitivo, comer algumas guloseimas e bater um bom papo. Na frente, a famosa Veraneio, veículo da marca Chevrolet, que serviu ao Sr. Zé do Nevada por um bom tempo. C

Ao fundo da foto, o famoso Morro do Elefante, quase intacto e primitivo, sem as lamentáveis e destruidoras marcas que o descaracterizou e desfigurou totalmente, para sempre, infelizmente. Marcas que alguns, inimigos da cidade com toda certeza, insistem em dizer que faz parte do progresso. Lamentável! Destruição e descaracterização irreversível de nossas belezas naturais, jamais podem fazer parte do que se denomina progresso!

No topo do Morro do Elefante, em Vila Capivari, o Restaurante do Belvedere, construído durante a administração do Prefeito Municipal, Dr. José Antonio Padovan (01/01/1967 a 09/07/1975), um dos primeiros projetos do famoso e grande arquiteto José Roberto Damas Cintra.

Nessa época e, ainda durante alguns anos, no topo do morro não existiam as inúmeras construções atuais. Havia somente o Belvedere e uma tradicional cruz, a princípio, de madeira, queimada por ação de vândalos, posteriormente substituída por uma de concreto que, por muitos anos, ornamentou o topo do morro, dando oportunidade para que todos pudessem ajoelhar e agradecer ao Criador por tamanha bondade e generosidade. Todos que subiam o morro e alcançavam essa simples cruz de concreto, ficavam encantados com a maravilhosa visão de 360 graus de Campos do Jordão, especialmente, da Vila Capivari. Na oportunidade desta foto, no topo do Morro do Elefante, ao lado esquerdo do Belvedere, a histórica cruz de concreto.

Como mostrado na foto, nessa época, ainda não existia o Miniférico, construído pela Estrada de Ferro Campos do Jordão, baseado em projeto da autoria do engenheiro Eugênio Vignolli, aprovado pelo Instituto de Engenharia de São Paulo e pelo Centro Brasileiro de Estudos e Pesquisas. O Miniférico foi inaugurado no dia 11 de julho de 1970. Esse Miniférico, atualmente chamado de Teleférico, foi inaugurado na presença da Governador Roberto Costa de Abreu Sodré, acompanhado do secretário de turismo Orlando Zancaner e do prefeito Municipal Dr. José Antonio Padovan. É o primeiro sistema de monocabo aéreo do Brasil. Esse empreendimento serviu de paradigma para a construção de outros teleféricos em diversas outras cidades brasileiras.

 

 

 

Famílias - Família Rocha Pinheiro


Uma foto histórica da década de 1970. Sentados no gramado em frente à casa onde residiu, por muitos anos, o saudoso casal Floriano Rodrigues Pinheiro e Izabel Rocha Pinheiro, situada na esquina da Rua Rafael Tobias de Aguiar e Rua Oswaldo Cruz, em Vila Abernéssia, o saudoso Jair Rocha Pinheiro e sua mãe Izabel Rocha Pinheiro.

Ao fundo, já na Rua Brigadeiro Jordão, a tradicional e linda casa de madeira, situada bem em frente à Rua Rafael Tobias de Aguiar, infelizmente já demolida, que pertenceu ao saudoso Sr. Américo Richieri e onde residiu com a família até final da década de 1940. Essa casa, adquirida pelo Sr. Américo, em 02 de maio de 1941, anteriormente pertencia ao cunhado, Sr. Lucínio Castilho, também, primeiro proprietário da Farmácia Santa Izabel, na mesma época, adquirida pelo Sr. Américo Richieri..

 

 

 

Energia Elétrica - Geraldo Alves de Andrade


Uma foto histórica de meados da década de 1950, mostrando o saudoso Sr. Geraldo Alves de Andrade, o conhecido Sr. Geraldo Botinha e um companheiro de serviço não identificado, na Av. Victor Godinho, quase esquina da Rua Senador João Sampaio, em Vila Capivari.

Essa foto foi tirada em frente ao Escritório da Companhia Sul Mineira de Eletricidade - C.S.M.E, responsável pela distribuição de energia elétrica para toda cidade de Campos do Jordão. Nessa grande propriedade pertencente à Cia. Sul Mineira, numa casa muito boa e grande, além do Escritório para atendimento ao público, instalado na frente, nos fundos residia o Sr. Geraldo Alves de Andrade, o conhecido Sr. Geraldo Botinha, um dos eletricistas da Cia. de eletricidade, com sua esposa D. Rosária e sua grande prole, composta dos filhos: Maria Tereza, José, Paulo, Carlos Vicente, Maria Helena e Antonio. O Sr. Geraldo, natural da cidade de São Bento do Sapucaí, foi eletricista da Cia. Sul-Mineira de Eletricidade desde 01/01/1942 até a data do seu falecimento, no mês de janeiro de 1958, em acidente do trabalho, quando executava serviços próximos da rede elétrica de alta tensão, em Vila Capivari, nas proximidades do Pensionato São José, há poucos metros da casa onde residia, localizada ao lado da subestação de Capivari.

Mais ao fundo existia um grande barracão onde ficavam vários eletricistas da Cia. Sul-Mineira. Esses eletricistas prestavam serviços de manutenção das redes elétricas, atendiam pedidos de ligação ou desligamento de energia elétrica além de, todas as tardes, ligar as chaves de comando das luminárias da iluminação pública e, em todas as manhãs, desligar essas chaves de comando.

Também existia nessa propriedade, uma Subestação de energia elétrica que recebia a energia em alta tensão e rebaixava para ser distribuída em todo bairro de Vila Capivari e proximidades.

Na parte de cima da propriedade existia uma casa muito maior, melhor e bonita que ficava bem de frente para o atual Hotel “Chateau”. Essa casa ficava reservada para os Diretores da Cia. Sul-Mineira, sediados na cidade do Rio de Janeiro, sendo utilizada para períodos de férias, especialmente, nos meses de janeiro, fevereiro e julho e finais de semana prolongados.

É importante chamar atenção que, a Av. Victor Godinho, nessa época, como aparece na foto, era desprovida de qualquer tipo de calçamento.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo grande amigo e irmão desde nossa infância, Paulo de Andrade, o Paulinho da Livraria Pinheiro.

 

 

 

Pessoas - Amigas Dinah e Nadja


Uma foto histórica da década de 1960 mostrando as duas amigas Nadja Ribeiro e Dinah Muller, passeando na Rua Tadeu Rangel Pestana, em Vila Abernéssia. Do lado esquerdo da foto a casa em que residiu, por várias décadas, o saudoso casal Romeu Rodrigues Pinheiro, o conhecido Seu Zito da Livraria e Papelaria Pinheiro, a Livraria dos Estudantes, e sua esposa D. Aparecida Pinheiro, a conhecida D. Cida Pinheiro, com seus filhos Reymar e Solemar. Do lado direito, a Igreja Matriz de Santa Teresinha do Menino Jesus e o muro da casa onde residiu, por vários anos, o saudoso Dr. Silvestre Ribeiro, a esposa D. Elza e os filhos Naira, Coaraci e Nadja Ribeiro.

Nadja, uma das filhas do saudoso casal Dr. Silvestre Ribeiro e D. Elza Ribeiro. Dinah, uma das filhas do saudoso casal Olimpio Muller e esposa.

OBS: Foto gentilmente veiculada no Facebook pela amiga Dinah Muller.

 

 

 

Pessoas - Amigas Dinah, Leninha e Nadja


Uma foto histórica da década de 1960 mostrando as três amigas Dinah Muller, Helena Morris Siegel e Nadja Ribeiro, junto ao muro da casa onde residiu, por vários anos, o saudoso Dr. Silvestre Ribeiro, a esposa D. Elza e os filhos Naira, Coaraci e Nadja Ribeiro, situada na Rua Tadeu Rangel Pestana, em Vila Abernéssia. Ao lado dessa casa, a Igreja Matriz de Santa Teresinha do Menino Jesus e, em frente, a casa em que residiu, por várias décadas, o saudoso casal Romeu Rodrigues Pinheiro, o conhecido Seu Zito da Livraria e Papelaria Pinheiro, a Livraria dos Estudantes, e sua esposa D. Aparecida Pinheiro, a conhecida D. Cida Pinheiro, com seus filhos Reymar e Solemar. Do lado direito, e o

Dinah, uma das filhas do saudoso casal Olimpio Muller e esposa, Heleninha Siegel, uma das filhas do casal Dr. Marcos Wulf Siegel, de saudosa memória, e de D. Silvia Morris Siegel e Nadja, uma das filhas do saudoso casal Dr. Silvestre Ribeiro e D. Elza Ribeiro.

OBS: Foto gentilmente veiculada no Facebook pela amiga Dinah Muller.

 

 

 

Pessoas - Casamento Isaac (Mocão) e Isabel


Uma foto histórica do ano de 1955 quando do casamento do saudoso casal Isaac Jerônimo dos Santos e a Sra. Isabel Vasconcellos de Oliveira.

Isaac Jerônimo dos Santos, o conhecido e grande amigo Moção, grande jogador de futebol que, por vários anos, defendeu as cores das saudosas: Associação Atlética Jaguaribe - AAJ e Esporte Clube Noite do Vale Encantado - ECNVE. Foi um homem que sempre esteve ligado à construção civil. Trabalhou como servente de pedreiro, de pedreiro, de empreiteiro de construção civil e como construtor, construindo várias casas e prédios em Campos do Jordão, ao longo da sua vasta carreira profissional. Felizmente o Moção, com toda sua simplicidade, conseguiu passar o amor pela construção civil para alguns de seus filhos, especialmente para o amigo Amauri dos Santos, mais conhecido como Amauri da Dolomiti, Construtora a que pertence, responsável pela construção de inúmeros prédios especiais e maravilhosas residências em Campos do Jordão. O Moção, sempre, foi um homem de bem com a vida. Estava sempre alegre e, sempre, tinha várias histórias para contar e, com certeza, divertia na todos.

Na foto, gentilmente veiculada pelo amigo Amauri da Dolomiti através do Facebook, a acompanhando o casal de noivos, a daminha do casamento a linda menina Deninhas Medeiros.

 

 

 

Festividades - Aniversário Ana Lucia - 1978


Uma foto histórica do ano de 1978, quando do segundo aniversário da minha filha Ana Lucia. Na casa de meus saudosos pais Waldemar Ferreira da Rocha e Odete Pavan da Rocha, em Vila Capivari, foi realizada uma festinha de aniversário para a Ana Lucia e que contou com a presença de suas amiguinhas e de meus amigos e colegas da Faculdade de Direito de Taubaté.

Na foto, na frente, da esquerda para a direita: Maria Nanci Consoli e Dulcy de Almeida Marques, colegas do curso de direito e a amiga Ceris Ignes Soares Pereira, esposa do meu companheiro, amigo e colega de trabalho Armênio Soares Pereira.

Ao fundo da foto: Minha esposa Anna Maria e, de costas, minha saudosa mãe Odete.

 

 

 

Festividades - Aniversário Ana Lucia - 1978


Uma foto histórica do ano de 1978, quando do segundo aniversário da minha filha Ana Lucia. Na casa de meus saudosos pais Waldemar Ferreira da Rocha e Odete Pavan da Rocha, em Vila Capivari, foi realizada uma festinha de aniversário para a Ana Lucia e que contou com a presença de suas amiguinhas e de meus amigos e colegas da Faculdade de Direito de Taubaté.

Na foto, na frente, da esquerda para a direita: Maria Nanci Consoli e Dulcy de Almeida Marques, colegas do curso de direito e a amiga Ceris Ignes Soares Pereira, esposa do meu companheiro, amigo e colega de trabalho Armênio Soares Pereira.

Ao fundo da foto: Meu saudoso pai Waldemar Ferreira da Rocha e à direita o amigo Tito Soares Pereira, um dos filhos do casal amigo Armênio Soares Pereira e Ceris Ignes Soares Pereira.

 

 

 

Festividades - Aniversário Ana Lucia - 1978


Uma foto histórica do ano de 1978, quando do segundo aniversário da minha filha Ana Lucia. Na casa de meus saudosos pais Waldemar Ferreira da Rocha e Odete Pavan da Rocha, em Vila Capivari, foi realizada uma festinha de aniversário para a Ana Lucia e que contou com a presença de suas amiguinhas e de meus amigos e colegas da Faculdade de Direito de Taubaté.

Na foto, na frente, da esquerda para a direita: Minha colega da Faculdade de Direito, Dulcy de Almeida Marques e as meninas amiguinhas da minha filha Ana Lucia: Renata e Priscila de Figueiredo Godliaukas Zen, filhas dos amigos e companheiros Homero G. Zen e Lídia F. G. Zen e Fabíola e Lucíola de Figueiredo Nejar, filhas dos amigos e companheiros Eduardo Neme Nejar, o Dudu, de saudosa memória e da Mucíola de Figueiredo Nejar. Ao fundo a Cerinha, filha do casal amigo Armênio Soares Pereira e Ceris Ignes Soares Pereira.

 

 

 

Festividades - Aniversário Ana Lucia - 1978


Uma foto histórica do ano de 1978, quando do segundo aniversário da minha filha Ana Lucia. Na casa de meus saudosos pais Waldemar Ferreira da Rocha e Odete Pavan da Rocha, em Vila Capivari, foi realizada uma festinha de aniversário para a Ana Lucia e que contou com a presença de suas amiguinhas e de meus amigos e colegas da Faculdade de Direito de Taubaté.

Na foto, na frente, da esquerda para a direita: Meu amigo, companheiro de trabalho no Posto Fiscal do Estado de São Paulo, Armênio Soares Pereira e seu filho Armênio Soares Pereira Filho.

 

 

 

Festividades - Aniversário Ana Lucia - 1978


Uma foto histórica do ano de 1978, quando do segundo aniversário da minha filha Ana Lucia. Na casa de meus saudosos pais Waldemar Ferreira da Rocha e Odete Pavan da Rocha, em Vila Capivari, foi realizada uma festinha de aniversário para a Ana Lucia e que contou com a presença de suas amiguinhas e de meus amigos e colegas da Faculdade de Direito de Taubaté.

Na foto, na frente, da esquerda para a direita: Anna Maria Barbosa Rocha, minha esposa, meu saudoso pai Waldemar Ferreira da Rocha e minha filha Ana Lucia Ferreira da Rocha

 

 

 

Festividades - Aniversário Ana Lucia - 1978


Uma foto histórica do ano de 1978, quando do segundo aniversário da minha filha Ana Lucia. Na casa de meus saudosos pais Waldemar Ferreira da Rocha e Odete Pavan da Rocha, em Vila Capivari, foi realizada uma festinha de aniversário para a Ana Lucia e que contou com a presença de suas amiguinhas e de meus amigos e colegas da Faculdade de Direito de Taubaté.

Na foto, na frente, da esquerda para a direita: Eu, Edmundo Ferreira da Rocha com a filhinha Ana Lucia no colo, Renata de Figueiredo Godliauskas Zen, filhinha do casal de amigos Homero Godliauskas Zen e Lídia de Figueiredo G. Zen, e minha esposa Anna Maria Barbosa Rocha , meu saudoso pai Waldemar Ferreira da Rocha e minha filha Ana Lucia Ferreira da Rocha.

 

 

 

Festividades - Aniversário Ana Lucia - 1978


Uma foto histórica do ano de 1978, quando do segundo aniversário da minha filha Ana Lucia. Na casa de meus saudosos pais Waldemar Ferreira da Rocha e Odete Pavan da Rocha, em Vila Capivari, foi realizada uma festinha de aniversário para a Ana Lucia e que contou com a presença de suas amiguinhas e de meus amigos e colegas da Faculdade de Direito de Taubaté.

Na foto, na frente, da esquerda para a direita: Lucíola de Figueiredo Nejar, filhinha do casal amigo Eduardo Neme Nejar, o Dudu, de saudosa memória, e Mucíola de Figueiredo Nejar, e a Priscila, filhinha do casal amigo Homero G. Zen e Lídia de Figueiredo G. Zen. Eu, Edmundo Ferreira da Rocha com a filhinha Ana Lucia no colo, Renata de Figueiredo Godliauskas Zen, filhinha do casal de amigos Homero Godliauskas Zen e Lídia de Figueiredo G. Zen e, minha esposa Anna Maria Barbosa Rocha, meu saudoso pai Waldemar Ferreira da Rocha e minha filha Ana Lucia Ferreira da Rocha.

 

 

 

Festividades - Aniversário Ana Lucia - 1978


Uma foto histórica do ano de 1978, quando do segundo aniversário da minha filha Ana Lucia. Na casa de meus saudosos pais Waldemar Ferreira da Rocha e Odete Pavan da Rocha, em Vila Capivari, foi realizada uma festinha de aniversário para a Ana Lucia e que contou com a presença de suas amiguinhas e de meus amigos e colegas da Faculdade de Direito de Taubaté.

Na foto, na frente, da esquerda para a direita: Cerinha Soares Pereira, filha do casa amigo Armênio Soares Pereira e Ceris Ignes Soares Pereira, Mucíola de Figueiredo Nejar, esposa do saudoso amigo Eduardo Neme Nejar, o Dudu e, Lídia de Figueiredo Godliauskas Zen, esposa do amigo Homero G. Zen.

 

 

 

Festividades - Aniversário Ana Lucia - 1978


Uma foto histórica do ano de 1978, quando do segundo aniversário da minha filha Ana Lucia. Na casa de meus saudosos pais Waldemar Ferreira da Rocha e Odete Pavan da Rocha, em Vila Capivari, foi realizada uma festinha de aniversário para a Ana Lucia e que contou com a presença de suas amiguinhas e de meus amigos e colegas da Faculdade de Direito de Taubaté.

Na foto, da esquerda para a direita: Minha esposa Anna Maria Barbosa Rocha e Lucíola de Figueiredo Nejar, filha do casal amigo Eduardo Neme Nejar, o Dudu, de saudosa memória, e Mucíola de Figueiredo Nejar.

 

 

Veja fotografias publicadas em outras semanas clicando aqui.

 

Voltar

 

- Campos do Jordão Cultura -