Home · Baú do Jordão · Camargo Freire  · Campos do Jordão

Crônicas e Contos · Culinária  ·  Fotos Atuais · Fotos da Semana

  Fotografias · Hinos · Homenagens · Papéis de Parede · Poesias/Poemas 

PPS - Power Point · Quem Sou  · Símbolos Nacionais · Vídeos · Contato

 

Fotografias Semanais que contam a
 história de Campos do Jordão.

de 03/03 a 09/03/2017

 

 

Históricas - Excursão Rio de Janeiro -1962


No ano de 1962, queridas e inesquecíveis professoras do nosso saudoso e maravilhoso CEENE – Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão resolveram organizar uma excursão para a linda cidade do Rio de Janeiro, a Cidade Maravilhosa.

Organizaram a excursão as professoras Cecília de Almeida Leite Murayama, Maria Augusta Gonçalves de Carvalho, Anastácia Leão Brasileiro e Aparecida Maria Di Muzio Miranda, titulares, respectivamente, das cadeiras de Inglês, História, Educação Física feminina e Português.

Se a memória não estiver me traindo creio que partimos de Campos do Jordão no dia 17 de setembro de 1962, numa segunda-feira, conforme mostra o Calendário mostrado.

Embarcamos no primeiro bonde do dia, improvisado pela ferrovia sobre a estrutura da gôndola G-3. Viajamos até a cidade de Pindamonhangaba em bonde regular da Estrada de Ferro Campos do Jordão, com chegada prevista para as 10 horas da manhã. Lá chegando, após espera prevista, embarcamos por volta do meio-dia em trem da Estrada de Ferro Central do Brasil, rumo ao tão sonhado e esperado Rio de Janeiro.

OBS: Clique aqui e leia histórias dessa excursão ao Rio de Janeiro e veja algumas outras fotos conseguidas depois de cinqüenta anos.

 

 

 

Históricas - Excursão Rio de Janeiro -1962


Excursão de estudantes para o Rio de Janeiro. No ano de 1962, queridas e inesquecíveis professoras do nosso saudoso e maravilhoso CEENE – Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão resolveram organizar uma excursão para a linda cidade do Rio de Janeiro, a Cidade Maravilhosa.

Na excursão para a linda cidade do Rio de Janeiro, a Cidade Maravilhosa, por volta das seis horas da tarde do dia 17/09/1962, chegamos à grande Estação Dom Pedro II, hoje Estação Central do Brasil, em plena cidade do Rio de Janeiro. Grande movimentação de pessoas, muitas chegando ou embarcando em outras composições férreas, deixando-nos surpresos pela quantidade de passageiros. O horário também favoreceu para que essa aglomeração de pessoas ficasse ainda maior, era horário em que muitas voltavam do trabalho e outras chegavam ou partiam para o turno da noite.

Depois de muita algazarra, sempre acompanhados e orientados pelas professoras, conseguimos pegar o ônibus circular cujo trajeto nos deixaria no famoso e falado bairro da Lapa onde, na Rua da Lapa, próxima à Praça Paris, em plena Cinelândia. Aguardava-nos o tradicional, antigo e discutido Hotel dos Estudantes, pertencente ao Governo do Estado da Guanabara - Rio de Janeiro. Um hotel bastante simples, em prédio de vários andares, muito antigo, até bem mal conservado.

Embora bastante envelhecido, para minha felicidade, encontrei, recentemente, entre meus guardados, o comprovante da minha hospedagem nesse Hotel do Estudante no Rio de Janeiro com os seguintes dizeres: Estado da Guanabara - Gabinete do Governador -Relações Públicas - Ficha de Identificação - Hotel Estudantil - Nome - Edmundo F. da Rocha - Nacionalid. Brasil - Idade - 18 - Est.Civil - Solt. - Procedência - C.E.E.N.Campos do Jordão (Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão) - Colégio - C.E.E.N.C.J - Quarto Nº 407 - Administração -Paulo Siqueira.

OBS: Clique aqui e leia histórias dessa excursão ao Rio de Janeiro e veja algumas outras fotos conseguidas depois de cinqüenta anos.

 

 

 

Históricas - Excursão Rio de Janeiro -1962


Excursão de estudantes para o Rio de Janeiro. No ano de 1962, queridas e inesquecíveis professoras do nosso saudoso e maravilhoso CEENE – Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão resolveram organizar uma excursão para a linda cidade do Rio de Janeiro, a Cidade Maravilhosa. Ficamos hospedados no tradicional, antigo e discutido Hotel do Estudante, pertencente ao Governo do Estado da Guanabara - Rio de Janeiro. Um hotel bastante simples, em prédio de vários andares, muito antigo, até bem mal conservado.

No Hotel do Estudante no Rio de Janeiro, uma surpresa desagradável nos perturbou demasiadamente. Na maioria dos andares do hotel dos estudantes faltava água. Alguns ainda conseguiam um pouco de água em poucas oportunidades. Problema sério para nós. No Rio de Janeiro, com aquele calor de mais de trinta e cinco graus à sombra. É possível imaginar jovens inquietos, andando e correndo a todo tempo, suando em bicas, sem a possibilidade de, ao menos uma vez no final do dia, tomar um reconfortante e necessário banho, ao menos de água fria. Situação lamentável e desesperadora que, infelizmente, permaneceu até o dia 21/09/1962. Durante três dias compramos algumas garrafas de água e tomamos “banho” totalmente superficial, lavando somente as partes mais recomendadas.

Nossa salvação foi a maravilhosa Associação Cristã de Moços - A.C.M. do Rio de Janeiro e a grande gentileza do seu inesquecível Presidente Sr. Félice Tatti que, em caráter excepcional, autorizou nosso ingresso nas dependências da sede da ACM durante toda a semana em que permaneceríamos no Rio de Janeiro. Orientou para procurarmos a secretaria da entidade, um a um, onde, após a devida identificação, receberíamos um cartão de visitante. Esse cartão nos autorizava a frequentar as dependências da ACM, praticar esportes, tomar banho, até utilizar serviços do restaurante, mediante pagamento dos valores estabelecidos para os sócios.

Todos os estudantes de Campos do Jordão, inclusive professoras, foram cadastrados na sede da ACM e cada um recebeu identificação, semelhante à mostrada, nos autorizando a freqüentar e usufruir das comodidades de sede.

Embora bastante envelhecido, para minha felicidade, encontrei, recentemente, entre meus guardados, encontrei a minha identificação da Associação Cristã de Moços do Rio de Janeiro, com a anotação - Visitante - Provisório - Nome - Edmundo F. Rocha - Válido até 24/9/62 - Data 21/9/62 - Assinatura ilegível - Funcionário

OBS: Clique aqui e leia histórias dessa excursão ao Rio de Janeiro e veja algumas outras fotos conseguidas depois de cinqüenta anos.

 

 

 

Históricas - Excursão Rio de Janeiro -1962


Conforme comentado na foto anterior, os estudantes de Campos do Jordão, inclusive professoras, foram cadastrados na sede da ACM e cada um recebeu sua identificação, semelhante à mostrada, nos autorizando a freqüentar e usufruir das comodidades de sede. No verso desse cartão de identificação, conforme mostra o meu cartão bastante envelhecido, a anotação, estava autorizado: BANHO

OBS: Clique aqui e leia histórias dessa excursão ao Rio de Janeiro e veja algumas outras fotos conseguidas depois de cinqüenta anos.

 

 

 

Históricas - Excursão Rio de Janeiro -1962


Tivemos a feliz oportunidade de assistir, no dia 19 de setembro de 1962, uma quarta-feira à noite, pelo Campeonato Mundial Interclubes, ao jogo inesquecível entre Santos Futebol Clube e o Esporte Clube Benfica, de Portugal, onde o Santos venceu por 3 x 2, com dois gols de Pelé e um de Coutinho. Somente para registro, o Santos Futebol Clube, na partida seguinte, ocorrida no dia 11 de outubro, no Estádio da Luz, em Portugal, com vitória de 5 x 2, conquistou seu primeiro título de campeão mundial interclubes.

Nosso retorno do Rio de Janeiro para Campos do Jordão, para nossa tristeza aconteceu muito rápido, numa quarta-feira, no dia 26 de setembro de 1962.

Também, bastante envelhecido, para minha felicidade, encontrei, recentemente, entre meus guardados, parte da minha passagem de retorno onde se vê escrito: R.F.F.S.A - (Rede Ferroviário Federal Sociedade Anônima) - E.F. Central do Brasil (Estrada de Ferro Central do Brasil) - Número do Talão - TT34 - Lugar numerado - Carro C - Assento Nº 25 - Est. 26 SET 1962 - Hora Trem - DP1 às 8,0 (oito horas da manhã) - Aviso: A reserva do lugar será garantida por este “cupon” até a partida do trem. Marque seu lugar no casão de afastamento temporário.

OBS: Clique aqui e leia histórias dessa excursão ao Rio de Janeiro e veja algumas outras fotos conseguidas depois de cinqüenta anos.

 

 

 

Históricas - Corinthians Paulista


Embora bastante envelhecida, para minha felicidade, encontrei recentemente, entre meus guardados, minha carteirinha de sócio contribuinte do Sport Club Corinthians Paulista, do ano de 1971.

Esta é a capa da minha carteirinha de sócio contribuinte do Glorioso “Sport Club Corinthians Paulista - 1910 - O Campeão dos Campeões”. Esta carteirinha eu recebi no ano de 1971 quando me associei e contribui para o Clube, por alguns anos.

Na época, como poderão ver na próxima imagem, minha Matrícula era nº 127.676. Nessa época, o Presidente do Clube era Miguel Martinez (1971 - 1972).

 

 

 

Históricas - Corinthians Paulista - Edmundo


Embora bastante envelhecido, para minha felicidade, encontrei recentemente, entre meus guardados, o meu registro de sócio contribuinte do Sport Club Corinthians Paulista, do ano de 1971.

Este é o meu registro de sócio contribuinte do Glorioso “Sport Club Corinthians Paulista - 1910 - O Campeão dos Campeões”. Esta carteirinha eu recebi no ano de 1971 quando me associei e contribui para o Clube, por alguns anos.

Na época, minha Matrícula era nº 127.676. Nessa época, o Presidente do Clube era Miguel Martinez (1971 - 1972).

Com certeza minha fotografia da época, ano de 1971, com um bigode bem lusitano, mais parecia de um torcedor do Glorioso Vasco da Gama do Rio de Janeiro ou da Gloriosa Associação Portuguesa de Desportos.

 

 

 

Históricas - Corinthians Paulista - Edmundo


Embora bastante envelhecido, para minha felicidade, encontrei recentemente, entre meus guardados, o recibo da minha contribuição como sócio contribuinte do Sport Club Corinthians Paulista, do ano de 1971.

Este é o recibo de número 750, da minha contribuição relativa ao ano de 1971 de sócio contribuinte do Glorioso “Sport Club Corinthians Paulista - 1910 - O Campeão dos Campeões”. No recibo o meu nome, minha matrícula, A (Associado) Interior e o ano de 1971, com a assinatura JMarques - Tesoureiro.

 

 

Veja fotografias publicadas em outras semanas clicando aqui.

 

Voltar

 

- Campos do Jordão Cultura -