A L É M... Dr. ALÉM
Dr. Além - Década 1980
Além é tudo aquilo que está mais adiante, que está mais à frente.
Além da imaginação é tudo aquilo que está muito à frente de tudo aquilo que possamos imaginar.
Enfim, embora Além seja tudo isto, é, na realidade, muito mais do que isso.
Além, em Campos do Jordão, foi uma realidade viva que transcendeu, que superou tudo aquilo que podíamos imaginar e dizer sobre aquilo que está mais adiante e que está mais à frente.
Esse Além maravilhoso que superou e que nos impressionou foi único, inigualável, admirado, respeitado e querido, que nos deixou felizes e cheios de orgulho de termos tido a oportunidade ímpar de convivermos na mesma época em que esteve na sua plenitude profissional, trabalhando em prol de seus semelhantes, na maioria das vezes, aqueles menos favorecidos pela sorte e que vinham para Campos do Jordão em busca das suas últimas esperanças de vida.
Esse Além que sempre esteve com a mesma vontade e dedicação incansável e que nunca mudou a sua maneira de agir, jamais distinguindo pobres de ricos, raças, religiões, preferências políticas, etc., que trabalhou incansavelmente, sempre, sem o descanso necessário e merecido, esse somente poderia ser um único, o nosso querido Dr. JOÃO PEDRO ALÉM.
Dr. João Pedro Além, jordanense de coração, por grande merecimento, por grandes méritos, por trabalho intenso prestado à comunidade de Campos do Jordão e a todos aqueles que para cá vieram nas décadas de 40 a 70 em busca de uma esperança de vida, encontrando nele a sua derradeira tábua de salvação, era filho de imigrantes libaneses, nascido na maravilhosa e progressista cidade de Ribeirão Preto – SP, no dia 23 de junho de 1915.
Formado em Medicina na cidade de Curitiba, Capital do Estado do Paraná, em novembro de 1938, o Dr. Além, também veio para Campos do Jordão em busca da cura para a tuberculose, já na década de 40.
Obtendo a cura desejada radicou-se em Campos do Jordão. Foi testemunha viva da inauguração do saudoso, benemérito e grandioso Sanatório Sírio, pertencente à Associação de mesmo nome. Foi contratado pelo Sanatório em 05 de fevereiro de 1949 para trabalhar como médico.
Daí para frente jamais deixou de prestar os seus importantes, competentes e imprescindíveis serviços de médico junto àquele Sanatório Sírio.
Durante grande parte de sua vida e do seu incansável trabalho junto ao Sanatório Sírio, o Dr. Além morou, praticamente, dentro do Hospital, pois a casa em que morou, ficava a pouco mais de vinte metros dentro da propriedade do Sanatório Sírio, o que, sem dúvida, comprometeu demasiadamente a sua privacidade familiar, pois, a qualquer problema, era chamado para o Sanatório. Isto, porém, jamais foi obstáculo para ele que sempre desempenhou seu Sacerdócio Médico, com muito carinho, atenção, disponibilidade e prazer.
Inúmeras e incontáveis vidas foram salvas com o auxílio de suas mãos maravilhosas, quase divinas que, juntamente com as mãos de igual importância do Dr. Pedro Taufik Camasmie, durante muito tempo, foram imprescindíveis e altamente necessárias para o sucesso do grande cirurgião Dr. Alberto Chap Chap, que para cá se locomovia constantemente, para realizar as grandes cirurgias da época, na tentativa de promover a cura da tuberculose, recuperando pulmões comprometidos e, quando necessário, até extirpando muitos, quando carentes desses procedimentos, dando novos alentos aos doentes, pacientes quase em estado terminal, que vinham para cá em busca da última esperança de vida.
Muitos, inúmeros daqueles que passaram por suas mãos hábeis de médico competente, dedicado e zeloso de seu trabalho, tiveram o privilégio e a graça de receber a cura tão esperada e se radicaram aqui em Campos do Jordão, constituíram suas famílias maravilhosas, engajaram-se com uma força toda renovada na sociedade jordanense, dedicando todo o seu amor e trabalho em prol do engrandecimento e progresso da nossa querida cidade. A todos eles, indistintamente, seremos eternamente gratos. Foram, sem dúvida alguma, com muito mérito, reconhecimento e aplausos, as grandes e firmes peças que ajudaram a dar a firmeza do alicerce da nossa sociedade.
O Dr. Além também constituiu sua família aqui em Campos do Jordão. Casou-se com a Sr.a Eunice, em 24 de fevereiro de 1949, logo que veio para cá e ingressou no Sanatório Sírio. Dessa união nasceram seus maravilhosos filhos Pedro Além e Maria Célia.
Nos anos 50, 60 e até início dos 70, manteve um consultório médico, uma verdadeira clínica para a época, em Vila Capivari, no local onde hoje se acha instalado o Restaurante Panela de Ferro, em frente ao Hotel Estoril. Nesse local somente atendia na parte da tarde, após seus compromissos diários nos sanatórios: Sírio, Bandeira Paulista Contra a Tuberculose, Sanatorinhos S-3, Centro de Saúde, Santa Casa “Dr. Adhemar de Barros” e Dispensário Municipal onde, também, trabalhou e se dedicou integralmente durante várias décadas.
Nesse seu consultório pudemos observar aglomerações diárias, verdadeiras caravanas. Eram pessoas não só de Campos do Jordão, como, também, as que vinham de várias cidades vizinhas, inclusive do Sul de Minas Gerais, em busca da sua experiência profissional já muito ampliada e diversificada, muito além da área da tisiologia. Além dos pulmões, nessa época ele também enchia corações de felicidade.
É muito importante registrar que o Dr. Além foi, na acepção exata da palavra, o verdadeiro Médico da Família, pois cuidou de avós, pais, filhos, netos e, acredito, em alguns casos, dos bisnetos, durante todo o longo tempo que continuou trabalhando.
O Dr. Além, infelizmente, faleceu no dia 07 de fevereiro de 2009, com 93 anos de idade. No dia 25 de junho de 2015 estaria completando cem anos de vida, um centenário. Desse todo tempo, mais de 55 (cinqüenta e cinco) vividos e dedicados à sua maravilhosa profissão de médico, aqui em Campos do Jordão.
O pouco que aqui está escrito é, realmente, muito pouco, para mostrar a grandiosidade do Homem e do Médico Dr. Além, pois ele, como dito no início, está muito mais adiante, muito mais à frente, muito além da imaginação e das nossas lembranças, pois transcende e supera tudo aquilo que possamos dizer a seu respeito.
Dr. Além, esteja onde estiver, rogamos a Deus que o abençoe e que lhe conceda um lugar de estaque nesse imenso e desconhecido Universo Celestial, abençoando-o, amparando-o e recompensando-o por tudo o que fez por todos nós que, um dia, necessitamos de seus valiosos préstimos e por tudo o que fez de bom e necessário pela Saúde em nossa querida Campos do Jordão, da qual o senhor sempre será considerado filho dileto, respeitado e admirado.
Mesmo com sua ausência desejamos um FELIZ ANIVERSÁRIO, um FELIZ CENTENÁRIO!
Edmundo Ferreira da Rocha
23/06/2015
Acesse
esta crônica diretamente pelo endereço:
www.camposdojordaocultura.com.br/ver-cronicas.asp?Id_cronicas=164
|