Home · Baú do Jordão · Camargo Freire  · Campos do Jordão

Crônicas e Contos · Culinária  ·  Fotos Atuais · Fotos da Semana

  Fotografias · Hinos · Homenagens · Papéis de Parede · Poesias/Poemas 

PPS - Power Point · Quem Sou  · Símbolos Nacionais · Vídeos · Contato

 

Fotografias Semanais que contam a
 história de Campos do Jordão.

de 12.11 a 18.11.2010

 

 

Artes Plasticas - Lindo quadro de Tarcílo Torres


Linda paisagem de Campos do Jordão. Quadro a óleo pintado na década de 1970 pelo bom pintor Tarcílio Torres, mais conhecido pelos amigos por Citrovit. Sabemos muito pouco sobre o autor. Morou em Campos do Jordão, acredito, a partir da década de 1960. Aqui faleceu por volta da década de 1980, sempre residindo na Vila Jaguaribe. Pintou muitos e lindos quadros, procurados pelos apreciadores da arte.

 

 

 

Arquitetura - Sede da Fazenda Lagoinha


Linda foto da sede da Fazenda Lagoinha no ano de 1936. Essa Fazenda, sempre pertencente à tradicional família paulista Reis Magalhães, foi muito importante para toda região localizada no caminho que demanda ao atual Bairro do Rancho Alegre/ Descansópolis e Horto Florestal. Suas terras e lagoas ficaram famosas e embelezaram a região por várias décadas, determinando o nome da região “Lagoinha”. Infelizmente, as lagoas já não existem mais.

Essa Fazenda, nas décadas de 1940 e 1950 se notabilizou pela criação de carneiros, para a produção de lã e também pela criação de gado de leite.

Na foto, em frente da linda casa o saudoso Dr. Octávio Reis Magalhães.

Essa Fazenda Lagoinha foi, por diversas décadas, administrada pelo casal Dino Godoy e Marcelina Godoy com todos seus filhos, Manoel, o Néco, Silvio, Belizário, o Bili, Toninho, Marina, Justina e Maria Tereza.

 

 

 

Energia Elétrica - Antigos Funcionários da Cia. Sul Mineira


Antigos funcionários da CSME – Companhia Sul Mineira de Eletricidade, responsável pela distribuição da energia elétrica para Campos do Jordão, desde o ano de 1940 até o ano de 1966.

A Cia. Sul Mineira tinha seu escritório de Vila Abernéssia, situado na Rua Brigadeiro Jordão, 622, local onde hoje está sediada a Receita Federal de Campos do Jordão.

Na foto, na parte superior, da esquerda para a direita:

Antonio Sebastião Carlquist - Nascido em Campos do Jordão, aos 11/fevereiro/1911, admitido na Companhia em 10 de abril de 1930, nas funções de Maquinista L-2, desempenhando suas funções na Usina do Fojo. Foi casado com Dona Risoleta Ferreira Carlquist e tiveram o filho João Carlquist que também trabalhou na Companhia e aposentou-se na CESP Companhia Energética de São Paulo.

Aristarco de Assis - Nascido em Campos do Jordão em 04/agosto/1927, ingressou na Companhia em 01/julho/1952, nas funções de escriturário. Foi casado com a Sra. Marina Frozino Siqueira. Na época tinham o filho Luiz Alberto Siqueira de Assis.

Epaminondas de Paula Freitas -

José Alves de Andrade Netto - Nascido em São Bento do Sapucaí, em 10/julho/1939, filho de Geraldo Alves de Andrade e Rosaria de Oliveira Andrade, ingressou na Companhia em 01/fevereiro/1958 n a função de Auxiliar de Escritório.

Na parte inferior da foto, na mesma ordem:

Myrna Figueiredo - Nascida em Machado-MG, em 15 de janeiro de 1932, filha de José Benedito de Figueiredo e Odila de Figueiredo, foi admitida na Companhia em 01/maio/ 1953 nas funções de Escrituraria.

Eduardo de Paula Freitas -

Maris Alves - Um dos antigos funcionários da Companhia Sul Mineira de Eletricidade, primeiramente trabalhando no Escritório de Vila Capivari e, posteriormente no Escritório de Vila Abernéssia onde, por diversos anos, foi o responsável pela área de faturamento e arrecadação.

Milton Rodrigues Carlquist - Nascido em Campos do Jordão em 15/janeiro/1937, filho de João Carlquist Filho e D. Ignez Rodrigues Carlquist, foi admitido na Companhia em 01/setembro/1952, na função de aprendiz-mecânico.

 

 

 

Escolas - Formandos de 1956 - Grupo Rio Branco


Foto dos formandos do saudoso Grupo Escolar Municipal Rio Branco, do ano de 1956. Esse Grupo Escolar estava sediado no mesmo local e prédio onde, atualmente, está sediada a Escola EMEF - Monsenhor José Vila, ali nas proximidades da Vila Ferraz.

Primeira Fileira - Da esquerda para a direita: Jorge Rabelo, Não identificado, Não identificado, José Carlos Marcondes Ferreira, Domício.......,Professora Elda Randoli, Professora Ana Elisa Bueno Galvão, a Dona Anita, Diretora da Escola,Professora Altair ...., Ermelinda Fonseca Simões, Não identificada, Marlene Vidal, Não identificada.

Segunda Fileira, na mesma ordem: Não identificado, Não identificado, Lázaro Dias Pereira, Não identificado,..... Caetano da Silva, Pedro Aoki, Cleusa Maria de Souza, Ruth Alves Ribeiro, Irmã do Arnaldo/Beija Flor, (filha do Pedro Teresa da Prefeitura Municipal).....,Eunice da Matta, Não identificada, Não identificada.

Terceira Fileira, na mesma ordem: Não identificado, Não identificado, Não identificado, Não identificado, Não identificado, Não identificado, Maria Gillei da Silva Moreira, Dalva Toledo,Vera Lucia Barbosa, Vitória Barbosa.

OBS: Foto cedida pela grande amiga e Professora do curso de admissão ao Ginásio, Elda Randoli. Esta foto também foi cedida posteriormente pelo amigo Jorge Rabelo.

 

 

 

Esportes - Lindas Jogadores de Voleibol do GEJ


Lindas jogadoras da Equipe de Voleibol Feminino do G.E.J. - Grêmio Estudantil Jordanense - Ano 1956

Agachadas - Da esquerda para a Direita: Dulcy de Almeida, Maria Julia, Irene Pedroso e Oliete de Figueiredo.

Em pé, na mesma ordem: Irma Pedroso, Lourdinha e Mariano Câmara Neto.

OBS: Foto gentilmente cedida pela amiga Oliete.

 

 

 

E.F.C.J. - Bondinho a gasolina da Diretoria


Lindo Bondinho, movido a motor de combustão a gasolina, pertencente à Estrada de Ferro Campos do Jordão, durante o período compreendido da sua inauguração, no dia 15 de novembro de 1914, até ao ano em que a ferrovia passou a ser eletrificada, em dezembro de 1924. Na oportunidade, o Bondinho estava nas proximidades da antiga Estação de Pindamonhangaba-SP. e se preparava para uma pequena viagem de passeio nas proximidades, possivelmente até à Ponte Metálica do Rio Paraíba, transportando pessoas importantes, algumas pertencentes à Diretoria da Ferrovia, dentre eles, acredito, o Empreiteiro Sebastião de Oliveira Damas. Esse Bondinho era conhecido como “Bondinho da Diretoria”.

 

 

 

Famílias - Maravilhosa Família Abrantes


A operante e maravilhosa Família Abrantes que tanto trabalhou e engrandeceu a história e a cultura de Campos do Jordão. Foi uma das famílias pioneiras de Campos do Jordão, tendo vindo para cá no início da década de 1920.

Na foto, infelizmente, está faltando a figura ímpar do Patriarca Sr. Álvaro Abrantes que, na oportunidade, já não estava nestas paragens terrenas. Na foto, ao centro, a Matriarca da Família Abrantes, Sra. Aurora Abrantes, pessoa muito querida por todos que tiveram a feliz oportunidade de conhecê-la, ladeada pelos filhos, Adolpho, José Ireu, Aniano, Celeste, Maria Amélia, Yvone, Iracema e Áurea.

OBS: Foto cedida gentilmente pela amiga Celeste Abrantes

 

 

 

Festividades - Saudades do Carnaval antigo


Lindo veículo ano 1924, de propriedade da valorosa Família Fracalanza, uma das pioneiras de Campos do Jordão. Esse veículo foi muito utilizado pelos sobrinhos, netos e amigos dos descendentes do Sr. Julio Fracalanza, especialmente durante as festividades carnavalescas, durante as décadas de 1950 e 1960.

Nessa época, os Carnavais de Campos do Jordão eram muito animados e procurados por turistas de várias cidades brasileiras. Essa turma da família Fracalanza vinha das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Faziam parte de grupo bastante privilegiado e muito animado.

O veículo, além de muito bonito, transportava lindas moças e rapazes, todos vestidos a caráter para participar dos desfiles de carros, muitos com diversas alegorias, transportando pessoas finamente fantasiadas. Os denominados, corsos carnavalescos, desfilavam pelas principais ruas e avenidas do centro da Vila Abernéssia.

Naquela época, ainda era permitido o usos do lança perfume, das batalhas de talco, confete e serpentina e, também, das tradicionais e disputadas batalhas de água de farinha de trigo. Muitas vezes, mesmo aquelas pessoas que estavam somente apreciando a beleza das festas carnavalescas, vestindo roupas normais, acabavam sendo atingidas pelos fortes jatos d´água e muita farinha de trigo ou talco.

Era comum chegarmos em nossas casas com as roupas enlameadas por aquela pasta de farinha de trigo que se formava. Quando atingia os cabelos era grande a dificuldade para nos livrarmos daquela gosma (praticamente uma cola) durante os banhos.

Bons e maravilhosos tempos que, infelizmente, não voltarão jamais. As pessoas brincavam pra valer, sem nenhuma dependência química. Quando muito rolava um pouco de algum tipo de bebida alcoólica, para facilitar a descontração.

 

 

 

Flora e Fauna - Samambaiaçu


Essa espécie da samambaia era abundante em nossas matas de Campos do Jordão. Infelizmente, atualmente, embora em número bastante reduzido, ainda é encontrada adornando e enfeitando nos matas e em alguns jardins particulares.

Nome Científico: Dicksonia sellowiana

Família: Dicksoniaceae

Características Morfológicas: Possui cáudice ereto, cilíndrico, e ramagem de até 2 metros.

Origem: Nativo da Mata Atlântica, no Brasil.

Ocorrência Natural: Os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul.

A samambaiaçu é uma das espécies mais antigas e contemporâneas dos dinossauros. Esta espécie é considerada um "feto arborescente", ou seja, uma samambaia que atinge porte arbóreo. Mas é um arbusto semi-lenhoso, fibroso, podendo atingir até a altura superior a 20 metros e chega a viver em ambiente natural mais de 50 anos.

O nome samambaiaçu ou samambaiaçu-imperial pode até parecer novo para algumas pessoas. Mas é de seu tronco que se extraía a matéria-prima para a fabricação de vasos e substratos, o famoso xaxim (a prática está proibida, em função de a planta estar na lista de espécies brasileiras ameaçadas de extinção).

Endêmica da Mata Atlântica. Houve um tempo em que este arbusto teve seu uso elevado à potência máxima em jardinagem e floricultura. Hoje, com a aprovação do uso da casca de coco verde como forma de conservação da biodiversidade pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) do Ceará, esta realidade começa a mudar. A idéia é que o coco possa substituir de vez o samambaiaçu nas mesmas funções do xaxim. De quebra, encontrou-se ainda outra destinação para lixo gerado por ele nas praias.

Curiosamente, a área com maior ocorrência do xaxim na Mata Atlântica é a Floresta das Araucárias, nos estados do Sul do País. Não por acaso, é nesta região que acontece também a sua maior exploração. Detalhe: o crescimento da samambaiaçu geralmente é lento (de 5 a 8 centímetros por ano).

O samambaiaçu multiplica-se através de esporos (célula reprodutora capaz de germinar, dando novo organismo) e geralmente precisa de um ambiente quente e úmido para isso.

Fonte: ptv.globo.com/terradagente

 

 

 

Históricas - Foto pouco usual, porém histórica.


Foto histórica e pouco usual, do dia 03 de outubro do ano de 1947, mostrando o funeral do Dr. Januário Miráglia, vitimado de morte súbita, atingindo-o em pleno exercício do cargo de Prefeito Municipal, no dia 02 de outubro de 1947.

Januário Miráglia, natural da cidade de Jaú-SP., era médico Tisiologista. Trabalhou e clinicou em Campos do Jordão na década de 1940, durante o famoso período da tuberculose. Foi nomeado pelo Governador do Estado de São Paulo, Dr. Adhemar Pereira de Barros, para o cargo de Prefeito Municipal de Campos do Jordão em 1º de abril de 1947, infelizmente, esteve à frente do executivo municipal, apenas durante seis meses.

Na foto, dentre muitos: Carregando o esquife mortuário do Prefeito Dr. JANUÁRIO MIRÁGLIA, na frente: Vereador Joaquim Corrêa Cintra e Dr. Lincoln Ferreira de Faria, médico em Campos do Jordão na época, seguidos do Dr. Adhemar Pereira de Barros, Governador do Estado de São Paulo e outros; à esquerda da foto, com as mãos para trás, o Sr. Paulo Sampaio Camargo, Escrivão de Polícia de Campos do Jordão,; ainda à esquerda bem ao fundo o Sr. Aziz Elias, Comerciante; Dr. Orestes de Almeida Guimarães, Advogado que atuou na Comarca durante a década de 1940; ao centro logo atrás do caixão o Sr. Tarcísio Coutinho; na porta do prédio Dona Leonor Mendes de Barros, esposa do Governador Adhemar de Barros, Primeira Dama do Estado de São Paulo pouco mais à direita, os Srs. Paulo Cury, Paulo Bockmann, Délio Jácome Rangel Pestana e Álvaro Cavalheiro.

 

 

 

Sanatórios e Pensões - Sanatorinhos S-2, só para mulheres


Foto da década de 1950 - Pertencente aos Sanatorinhos - Ação Comunitária de Saúde, o Sanatório S-2, localizado nos fundos da Vila Ferraz, em Campos do Jordão, foi inaugurado em 15 de outubro de 1934, com capacidade para 75 doentes tuberculosos, destinado somente para mulheres.

Na época de sua inauguração eram diretores do Sanatório S-2: Paulo Ayres, Rafael de Paula Souza, Nestor Ferreira da Rocha, Orlando Lima, Silvio Varela Martins e Nelson Barbosa.

O eminente prof. Waldemar Ferreira colaborou na modificação dos estatutos sociais da Entidade.

Prestavam serviços ao S.2 no ano de 1934, os médicos Edmundo Vasconcelos, Januário Miráglia, Hermínio Galhanone e Hildebrando Araújo, sendo dentista desde 1936, o Dr. Odilon Biller.

Em 1936, iniciaram-se as obras de ampliação do S-2, com o fim de elevar sua capacidade para 180 leitos.

Trabalharam na Entidade, em 1938, os médicos Américo Padula, Levínio de Souza e Silva, Otávio Del Nero, Fernando Paulino e César Camarinha, sendo dentista, o dr. Jean Arnaud.

Em 19 de abril de 1939 foi fundado o nosso “Clube Sanatorinhos”, que congregava as internadas do Sanatório S-2.

Durante as filmagens do filme “Floradas na Serra” da autoria da romancista Dinah Silveira de Queirós, diversas cenas foram gravadas nas dependências do Sanatorinhos - S-2.

Atualmente, infelizmente, o prédio está totalmente desativado e em fase muito precária de conservação, correndo o risco de perda total.

 

 

 

Hotéis - A famosa Pensão Inglesa


A famosa Pensão Inglesa, na década de 1920. Situada no atual Bairro Vila Inglesa, pouco adiante da atual Ducha de Prata. A Pensão Inglesa, pertencia ao casal Emília e Robert Backer, sendo por eles explorada. Adquiriu grande fama, pelo elevado nível social de seus hóspedes, alguns em tratamento de saúde, outros em vilegiatura.

 

 

 

Paisagens - Não falando é difícil acreditar.


Linda vista panorâmica da década de 1950, mostrando o trecho da atual estrada que liga o centro da Vila Capivari ao atual Bairro do Recanto Feliz. Esse trecho está situado entre o atual teleférico, pertencente a Estrada de Ferro Campos do Jordão e o atual Hotel Vila Regina, até poucos anos passados, pertencente ao dinâmico e saudoso Adolfo Torresin, antes da estrada de acesso ao Morro do Elefante.Nessa época ainda era estrada de terra, não contando com o asfalto atualmente existente.

 

 

 

Personalidades - Médicos da década de 1940


Médicos que muito valorizaram a medicina em nossa cidade na década de 1930, em frente ao Dispensário Dr. Emílio Ribas, posteriormente denominado Centro de Saúde Dr. Silvestre Ribeiro, localizado na Av. Dr. Januário Miráglia, ao lado da atual Agência dos Correios.

Esse Dispensário Dr. Emílio Ribas, era o ponto de cadastramento e atendimento a todos que procuravam Campos do Jordão em busca da cura para a tuberculose. Nesse local eram providenciadas a maioria das abreugrafias, chapas de raios X, para diagnosticar e ver a gravidade da doença pulmonar. Também eram providenciadas as abreugrafias exigidas para os turistas que vinham para cá a passeio, férias e laser. Os hotéis da cidade somente poderiam hospedá-los mediante a apresentação da abreugrafia com atestado de médico devidamente cadastrado no setor.

Na foto, da esquerda para a direita: Drs. Francisco de Moura Coutinho Filho, José Carlos da Silveira, Avelino Lemos Junior, César Camarinha, José Arthur da Motta Bicudo, na época, Prefeito Municipal de Campos do Jordão, Vicente Marsiglio e Lincoln Ferreira Faria.

 

 

 

Pessoas - Reunião do Ratary Club - década 1950


Na década de 1950, reunião festiva do Rotary Club de Campos do Jordão, realizada nas dependências do Hotel Vila Inglesa.

Na fileira da esquerda da foto: Sra.Flora Caiuby, Presidente do Tênis Clube de Campos do Jordão, Sr. Henry Jean Jacques Perroy, poeta, escritor, e grande Empreendedor de Campos do Jordão, Sra. Lourdes Reis, Esposa do Sr. José Alves dos Reis, Não identificada., Maria Cecília Rangel Pestana, filha do Sr. Délio Rangel Pestana, Oficial do Cartório do Registro de Imóveis de Campos do Jordão e Eduardo Moreira da Cruz.

Na fileira da Direita da foto: Dr. Guilherme Schultz, Médico pneumologista e a esposa Sra. Ignez, Sr. Victor Gonçalves, comerciante e proprietário da tradicional “Padaria e Confeitaria Santa Clara” e a esposa Sra. Brígida, Sras. Izabel Cury Paulo, esposa do Sr. Pedro Paulo, Comerciante e proprietário da famosa “Casa Pedro Paulo”, Sra. Ivete Farah, esposa do Sr. Jamil Pedro Zaiter, comerciante e proprietário da famosa “Casa Oriental”, Sr. Condelac Chaves de Andrade, Provedor da Santa Casa de Campos do Jordão, Hospital Dr. Adhemar de Barros, historiador idealizador do famoso “Álbum - Almanaque histórico de Campos do Jordão - ano 1948, Sr. José Pinheiro Silva, Gerente do Cine Glória de Campos do Jordão e Radialista da nossa ZYL-6 Rádio Emissora de Campos do Jordão, a mais alta do Brasil.

 

 

 

Politica - Uma das visitas de Ulisses Guimarães


Encontro de Jordanenses na década de 1950, para receber o importante político paulista e brasileiro Ulisses Guimarães, na época Deputado Estadual.

Na foto, da esquerda para a direita: Simão Cirineu Sarayva, Chefe dos Correios de Campos do Jordão; Sr. Santos, comerciante e proprietário da Alfaiataria Santos; Sr. Nestor de Oliveira Pinto da Silva, comerciante e proprietário da Farmácia São Paulo; Dr. Waldir Alves de Melo, Advogado militante em Campos do Jordão; Sr. Miguel Lopes de Pina, Vereador à Câmara Municipal; Dr. Ulisses Guimarães, Deputado Estadual; Dr. Antonio Nicola Padula, Prefeito Municipal de Campos do Jordão; Sr. Emílio Luiz de Brito; Sr. Fernando Guarinon Zen, Comerciante estabelecido na Vila Abernéssia com a famosa “Relojoaria Guarinon”. Atrás, duas pessoas não identificadas.

 

 

 

Transportes - Veículos da Prefeitura


Foto da década de 1940, mostrando parte dos veículos pertencentes à frota da Prefeitura Sanitária de Campos do Jordão, com seus motoristas da época, estacionados no pátio do Almoxarifado da Prefeitura, situado em Vila Abernéssia, no local onde hoje está sediado o “Gazebo Municipal” e parte do Fórum Embaixador José Carlos de Macedo Soares. Ao fundo, o tradicional e importante prédio Palacete Olivetti, inaugurado no ano de 1921, pertencente ao Sr. Próspero Olivetti; o prédio da antiga CSME - Companhia Sul Mineira de Eletricidade, localizado no mesmo local onde hoje está sediada a Receita Federal.

 

 

Veja fotografias publicadas em outras semanas clicando aqui.

 

Voltar

 

- Campos do Jordão Cultura -